GIMP - Tópico Geral

HecKel

The WORM

GIMP (GNU Image Manipulation Program) is a cross-platform image editor available for GNU/Linux, macOS, Windows and more operating systems. It is free software, you can change its source code and distribute your changes. You can further enhance your productivity with GIMP thanks to many customization options and 3rd party plugins.



First Look at GIMP 2.4 é este o head da noticia da slashdot que fala sobre a próxima versão do GIMP.

(...) The first thing most users will notice about 2.4 is the addition of three new tools to the palette: the Align tool, the Foreground Extraction tool, and a new 'Simple' Rectangle Selector. (..)

Talvez boas noticias para os amantes da edição de imagens (e linuxers ;)).

abraços, HecKel

PS -> Coloquei o post nesta secção porque..., se trata do GIMP e não encontrei quadro de discussão para tratamento de imagens.
 
Thanks pelas News Heckel. O Gimp está bastante bom e poderoso para um projecto OS. Claro que para um "PowerUser" habituado a outras lidas (leia-se Photoshop por exemplo) é bastante difícil largar algumas rutinas e hábitos (assim como funções que não existem no GIMP). Mas digo-vos que para quem utiliza Linux ou simplesmente procura um editar de imagem pequeno, grátis e bastante funcional, o GIMP é 5 estrelas!
 
O Gimp é muito porreiro, e sendo free é óptimo para quem precise de fazer umas cenas mais complexas com imagens estando sempre na legalidade, isto em Windows.

Só soube um dia destes que existia um Gimpshop, que imita os menus do Photoshop, não cheguei a experimentar mas pareceu-me muito porreiro (só há versão linux acho).
 
Já consegui e já instalei-o mas quando o abro (apenas pela consola pois no menu> graphics não aparece nada. dá este erro:

/usr/local/lib/gimp/2.0/plug-ins/print: error while loading shared libraries: libgimpprint.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory

(gimp:31707): LibGimpBase-WARNING **: gimp: wire_read(): error


E se fecho a consola o programa fecha.

Obg!
 
Última edição:
Numa de contribuir para esta comunidade fantástica de utilizadores Linux, aqui ficam umas dicas acerca do Gimp, essa ferramenta tão poderosa mas ao mesmo tempo tão incompreendida.

Primeiro, um esclarecimento. A versão do Gimp que vem instalado em todas as distros, incluindo o Ubuntu Feisty, é uma suposta versão estável, velha como as igrejas, já com bastante tempo em cima, e por isso aqueles menus toscos, muito estranhos para quem está habituado a mexer, por exemplo, no photoshop.

A questão é que existem outros derivados do Gimp, como o Gimpshop, que tem uns arranjos "cosméticos" nos menus, mas que também é baseado na série 2.2.xx do Gimp, e devido a isso faltam-lhe muitas ferramentas que as novas versões já têm, como o "pespective clone tool", conhecido no Photoshop como "Vanishing Point", assim como novos ícones, menus "normais", e muitas outras coisas.

Saibam também que podem perfeitamente instalar uma nova versão sem ter que desinstalar a que vem no sistema (não aconselho, de todo, desinstalar o Gimp que já vem de origem).

Para quem for utilizador de Ubuntu, e partindo do princípio que já fizeram upgrade para o Feisty, podem sacar a última versão do Gimp (2.3.15) a partir daqui - http://data.ruimoura.net/software/ (usem e abusem dos downloads, não tenho limites de tráfego).

Para quem se quiser aventurar a instalar do source, já existe a versão 2.3.16, aqui - ftp://ftp.gimp.org/pub/gimp/v2.3/gimp-2.3.16.tar.bz2.

Quem nunca instalou do source, saibam que é relativamente simples. (instalar, primeiro, o pacote build-essential)
  • Primeiro, descompactam o ficheiro para uma directoria.
  • Entram nessa directoria, pela consola.
  • inserem o comando ./configure
Aqui, provavelmente, vão aparecer erros, por causa de dependências que não estão satisfeitas. Vêm o erro onde o configure parou, abrem o synaptic e procuram pelo pacote que ele diz que está em falta. Ppode não ser bem pelo nome exacto que ele tem, mas um parecido. Os pacotes em falta são quase sempre o -dev do pacote (por exemplo, se disser que falta o pacote libpango, o que têm que instalar é o lipango-dev, e assim sucessivamente)
  • Quando acabarem com todas as dependências, ele faz um report, no fim (uma espécia de lista), onde diz algumas features que estão desabilitadas devido a dependências, mas que já pode ser instalado. É só verem se querem mais alguma feature, irem ao synaptic instalar, e voltar a fazer o ./configure, até estraem satisfeitos
  • Agora é so inserir o comando make (vai demorar uns belos minutos ...)
  • Por fim, inserem o comando sudo make install
Pronto, têm o Gimp compilado e instalado do source. Para iniciarem, se ele não instalar uma entrada no menu (em Gráficos) iniciam com o comando gimp-2.3 (o outro, o original, é só gimp).

Ps: não só instalaram o Gimp do source, como aprenderam a instalar qualquer programa pelo mesmo método, porque é sempre assim.
 

Mais easy é instalar o .deb que eu dei acima ;) (não aconselho, a sério, a desinstalar o Gimp original, porque não é necessário e tem muitos pacotes dependentes)

Esses .debs são para Debian em geral?
 
ola pessoal. tenho aqui umas duvidas:
1) se eu instalar com os binarios, faz conflito com a versao do aptitude?
2) se eu instalar com os binarios, como é que é para actualizar? vou acabar por encher o sistema de lixo?
3) se eu instalra o .deb ele detecta a minha ultima versao do GIMP e actualiza-a?
 
ola pessoal. tenho aqui umas duvidas:
1) se eu instalar com os binarios, faz conflito com a versao do aptitude?
2) se eu instalar com os binarios, como é que é para actualizar? vou acabar por encher o sistema de lixo?
3) se eu instalra o .deb ele detecta a minha ultima versao do GIMP e actualiza-a?

Não há conflitos possíveis, assim como não há actualizações possíveis, porque não está nos repositórios ... (o Gimp original vai continuar a ser actualizado, se isso vier a acontecer)

Em relação à pergunta 3 não entendi muito bem. Ele não actualiza nada. Instala, e ficas com os dois (em relação à série 2.2.xx). Se tiveres instalado, por exemplo, o 2.3.14 e agora instalares o 2.3.15, ele actualiza, obviamente.
 
eu referiame a actualizacao da versao q foi instalada com o make install :) essa da para actualizar?
entao é melhor usar os .deb's certo? se substituem a versao que foi instalada com o aptitude e o aptitude fica a saber que é a versao x que está instalada... depois qd houver nos repo's uma versao nova, superior a essa - ainda vai demorar, ja q nem a q estaria a intsalar esta nos repo's - ele actualiza né?
 
ok. eu estou a usar ubuntu e corri o .deb, pus a pass no gksu, instalou com sucesso, mas abro o gimp e a versao continua a 2.2....
 
ok. pelos vistos ficou como um pacote diferente.. fiz aptitude search gimp e obtive para alem do gimp o gimp-2.3 com o i a esquerda - installed
 
ok. pelos vistos ficou como um pacote diferente.. fiz aptitude search gimp e obtive para alem do gimp o gimp-2.3 com o i a esquerda - installed

Pá, está no meu post. Ficas com as duas versões. A nova inicia-se com o comando gimp-2.3, ou pelo menu (notas a diferença no menu pela diferença dos icones de um e de outro) ...

gimpfy7.png
 
Última edição:
Back
Topo