7600 e 7900 GT... AGP8x

God_Lx disse:
blastarr diz lá k era uma 6800Ultra complicada... Que treta de placa saiu a 7800GS... Não vi motivo para lançarem tal coisa... Como já referi, eles provavelmente arranjaram outra solução diferente, senão n teria logica lançar gráficas destas, as que existem estão muito bem...

God_Lx, eles reconheceram na altura que havia mercado para o AGP, mas não íam mandar fabricar na TSMC mais NV40's, não é ?
Eram caros (130nm) e consumiam muita energia, e não tinham coisas como o TSAA, para apelar com novas features.

Como tinham as "sobras" das 7800 GT e GTX, que melhor do que usar esse mesmo chip G70, com um BR02, e vender a quem tinha uma AGP low-end e precisava de uma nova gráfica sem ter de mudar o sistema todo ?



A solução é simples:
A G71 e a G73 possuem menos transístores e são muito mais pequenas do que a G70 (a GPU da 7800GS, embora "capada"), ou do que a NV43 (6600/GT).

Isto a juntar ao facto de a G71 ser "pin-compatible" com a G70/7800, e podemos estar perante um produto que usa o mesmo PCB e o mesmo cooler das 7800GS AGP8x.
Impossível distingui-las (como entre as 7800 GTX 512 e as 7900 GTX), a não ser por pormenores minúsculos.
Deste modo a nVidia nem precisa de gastar dinheiro, os fabricantes usam o mesmo PCB e cooler (pois o chip é bastante mais "fresco"), e basta trocar a GPU pela 7900 GT.
 
blastarr a placa não tinha performance para justificar o preço ! Digas lá o que quiseres é a verdade... Aquela placa era para ser vendida a 200/250€ e não 360 como se viram praí...

Uma 7600GT a sair com a performance do PCI-E e ao mesmo preço mata completamente a 7800GS... Aliás, era mais viável comprar uma board PCI-E e uma 6800GS k uma 7800GS... Pq tive oportunidade de comparar ambas e eram muito equivalentes...
 
God_Lx disse:
blastarr a placa não tinha performance para justificar o preço ! Digas lá o que quiseres é a verdade... Aquela placa era para ser vendida a 200/250€ e não 360 como se viram praí...

Uma 7600GT a sair com a performance do PCI-E e ao mesmo preço mata completamente a 7800GS... Aliás, era mais viável comprar uma board PCI-E e uma 6800GS k uma 7800GS... Pq tive oportunidade de comparar ambas e eram muito equivalentes...

O preço é natural que fosse elevado.
Pequena série, BR02 adicionado ao custo de um novo PCB, etc.
Apesar de tudo, vendeu que nem ginjas.
E, mesmo com as G73/7600 a caminho, as 6800GS venderam-se bem durante o Q4'05, como tu mesmo podes atestar.


Mas grande parte do custo de desenvolvimento foi já absorvido.
Com uma G71 naquele padding da GPU, o preço fica mais baixo, pois é uma GPU de produção corrente, da mesma linha das G71 PCIe.
 
As 6800GS são um caso diferente... Mesmo estas 7600GT (Cá em PT) ainda não vi nenhuma em que a diferença de performance justificasse a espera... Aliás, as que vi tinham até resultados inferiores em testes sintéticos... (Leia-se 3DMark) E tinham um preço aceitável para a performance...

No entanto agora mesmo a 150€ ninguém pega nas 6800GS... Não me perguntes porquê, eu entre dar 200€ por uma 7600GT e 150 por uma 6800GS nem pensava duas vezes...
 
God_Lx disse:
As 6800GS são um caso diferente... Mesmo estas 7600GT (Cá em PT) ainda não vi nenhuma em que a diferença de performance justificasse a espera... Aliás, as que vi tinham até resultados inferiores em testes sintéticos... (Leia-se 3DMark) E tinham um preço aceitável para a performance...

No entanto agora mesmo a 150€ ninguém pega nas 6800GS... Não me perguntes porquê, eu entre dar 200€ por uma 7600GT e 150 por uma 6800GS nem pensava duas vezes...

A margem de lucro das 6800GS não estava no standard da Nvidia (45%), daí a 7600 GT, que tem mais performance do que a 6800GS, mas sobretudo é muito mais barata de produzir.
E serviu para contrabalançar (e bem) as X1600 XT.

E casos destes há muitos, desde as short-lived 5900 XT, passando pelas GF4 Ti 4200, etc.
Uma 5900 XT custava o mesmo que uma 5700 Ultra, mas a margem de lucro da XT era bastante mais baixa, por isso foi erradicada do mercado.

A ATI bem tenta, com coisas como as X1800 GTO e X1900 GT, mas segundo a Conference Call dos resultados da empresa há dias, ter margens de 28% não é lá muito abonatório quando se compara com os 45% da concorrente directa...
 
entao... vamos supor tenhu 230€ e de momento nao tenhu grafica(mas se for preciso faço um esforço):
compensa comprar uma 6800Gs AGP agora ou sera melhor esperar mais um mes e comprar uma 7600GT AGP?

Os valores desta 7600GT (AGP) vao ser muito superiores a 230€?

:wscared:
 
Olaraitraitrai com uma 6800GS AGP a 133€ axo k n vale a pena esperar... Está na ***** a esse preço... (Passo a publicidade...)
 
Olaraitraitrai disse:
entao... vamos supor tenhu 230€ e de momento nao tenhu grafica(mas se for preciso faço um esforço):
compensa comprar uma 6800Gs AGP agora ou sera melhor esperar mais um mes e comprar uma 7600GT AGP?

Os valores desta 7600GT (AGP) vao ser muito superiores a 230€?

:wscared:
Eu aconselhava-te seriamente a esperar mais um ou dois meses pela 7600 GT AGP.
As 6800GS AGP são mais fracas do que as 6800GS PCIe (8 pixel pipelines, em vez de 12; menos mhz no core e nas memórias).
Os preços vão estar no mesmo nível das 6800GS, tal como as 6600 GT AGP8x não se desviaram assim tanto das 6600 GT PCI-Express x16.

Neste caso das 7600 AGP, até é provável que o PCB seja o mesmo das anteriores 6600 GT AGP, pelo que esse custo já estará diluído.
 
God_Lx disse:
blastarr já viste o preço actual da 6800GS ? Eu não esperava... Só esperava para fazer um upgrade para PCI-E...

Mesmo assim, eu preferia esperar.
A 6800 GS, especialmente em AGP8x, não é apelativa em termos de performance e dissipação de calor (é um core a 130nm, afinal de contas, contra os 90nm das 7600).
 
blastarr concordo em parte contigo, mas até aos 230€ duvido k arranjes qq coisa melhor mesmo daqui a algum tempo... As 7600GT como tu proprio referiste vão ter de ser capadas, logo a performance não poderá diferir muito da 6800Ultra, ora a GS como já se sabe não fica longe, e com o mod fica igual caso funcione... Axo k por 133€ é uma excelente compra quer agora quer daqui a 6 meses caso estejas correcto quanto à 7600GT ser capada...
 
God_Lx disse:
blastarr concordo em parte contigo, mas até aos 230€ duvido k arranjes qq coisa melhor mesmo daqui a algum tempo... As 7600GT como tu proprio referiste vão ter de ser capadas, logo a performance não poderá diferir muito da 6800Ultra, ora a GS como já se sabe não fica longe, e com o mod fica igual caso funcione... Axo k por 133€ é uma excelente compra quer agora quer daqui a 6 meses caso estejas correcto quanto à 7600GT ser capada...

God_Lx, acho que estás a pressupor que a 6800GS AGP8x é tão boa como a PCI-Express, mas não é o caso, como sabes.


Além de o core ser fabricado num processo mais antigo, a 6800GS AGP tem um fraco desempenho em OC (como é normal nas velhas NV40, por comparação com a tua NV42).
E os pipelines da série 7 são bastante mais eficientes do que os da série 6, a série 7 tem aceleração de WMV-HD no Purevideo (a NV40 tem todos os formatos menos esse), etc.
 
blastarr não estou a pressupor isso... Tanto k disse k a 6800GS AGP era inferior à 6800Ultra... Mas o k referi é k pode desbloquear os pipes e aí fica exactamente igual... É um mod, não é garantido, mas pode acontecer...
 
Esta dos 133€ 8o posme a pensar duas vezes porque não tenhu pc de momento pk a minha 9800pro berrou e n sei se vou aguentar mt tempo sem ela..... Sera que esta diferença de preço de 133€ para uns (supostamente) 230€ da 7600GT compensam? E o tempo que vou ficar sem pc compensa a espera? Gostava mm que me ajudassem pk estes 133€ sao mm aliciantes...
 
blastarr disse:
Eu aconselhava-te seriamente a esperar mais um ou dois meses pela 7600 GT AGP.
As 6800GS AGP são mais fracas do que as 6800GS PCIe (8 pixel pipelines, em vez de 12; menos mhz no core e nas memórias).
Os preços vão estar no mesmo nível das 6800GS, tal como as 6600 GT AGP8x não se desviaram assim tanto das 6600 GT PCI-Express x16.

Neste caso das 7600 AGP, até é provável que o PCB seja o mesmo das anteriores 6600 GT AGP, pelo que esse custo já estará diluído.


quem é que disse que a 6800GS AGP era 8 pipes contra 12 da pci-expres????
bacorada!!!
 
A Verdadeira 6800GS são 12 pipes.. aliás..nenhuma placa é diferente da versão AGP pra PCI-Express

agora vender 6800XT por 6800GS é gato por lebre.. mas garanto-te que a versão 6800GS AGP é tão performante quanto a sua irmã pci-expres..

e digo mais... ter que esperar 2 meses, e inchar mais quase 80 euros por uma 7600GT que tme os mesmos features da 6800GS apenas com o core das novas 7 e tal.. não compensa nada

a perfomance se melhorar é marginal.. e se conseguires a 6800gs a 133 euros nem penses duas vezes..
 
Back
Topo