1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

775, que comprar barato?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Nabais, 26 de Junho de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 1204)

1. Nabais

Nabais Power Member

Boas!

Pretendo comprar cpu e board, socket 775. A ideia é para ser para um Desktop, no qual não irei jogar, pois uso apenas Linux e a ideia do PC é ser um Desktop onde ouço música, vejo filmes, navego e desenvolvo (java, php, html, css, entre outras), mas nada que necessite de muito processamento, overclock ou algo do tipo. Como tal, não pretendo gastar muito dinheiro.

Como tal, venho perguntar que CPU e Board aconselham vocês, nestas condições, com PCI-E, com suporte a DDRII a 667. Nem sequer sei que Chipsets para boards destas são os melhores para o que pretendo...

Que aconselham vocês?

Obrigado pelo vosso tempo e ajuda :)

Um abraço

2. Romani48

Romani48 Power Member

Asrock 4core-vsta Socket 775 ............................................. € 65.00
    Core 2 Duo E2140 1.60ghz Fsb800 1mb Cache Box .................... € 79.90

barato, bom, estável, e para o que queres chega perfeitamente..

3. Nabais

Nabais Power Member

Obrigado pela resposta :)

Infelizmente essa board não poderá ser, pois tem conflitos com Linux, como o próprio nome diz, foi feita para Windows Vista...

Uma coisa, alguém sabe onde posso obter info sobre as equivalências de velocidade dos Core 2 Duo e a velocidade real, como se dum p4 ou amd se tratasse, do tipo 3500MHz?

4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Eu percebo o que queres dizer, mas aquilo é a velocidade real, a performance já não depende só dos Mhz..por isso é um bocado díficil responder à tua pergunta, no máximo pode-se tentar encontrar benches de P4 vs C2D, mas podes ter a certeza que ficas com uma máquina melhor :)

Quanto queres gastar?? Pá se pudesses dar uns 100€ por uma P5B ou uma eVGA Ultra 650i, ficas com uma boa board durante muito tempo :)

Cumps

5. Romani48

Romani48 Power Member

exactamente..

ou então uma ASUS P5N-E SLi são muito estáveis e porreiras.. e ainda podias fazer um OCzito.. ao CPU como deve ser :D

6. Nabais

Nabais Power Member

Obrigado pelas respostas :)

Não vou fazer OC. Ao sistema.

Pensei nestas 2 configs ou em algo parecido com elas, que acham?

1-
    Asus P5LD2 SE rev.2
    Intel Core 2 Duo E4300 Box

2:
    Asus P5VD2-VM
    Intel Pentium Dual Core E2160

Tava mais virado para um E4300... É muito superior ao E2160 ?

Essa Asus P5N-E SLI também me agrada, mas ainda são 30€ a mais, em relação à Asus P5LD2 SE rev.2... que terá de melhor para compensar o preço, no meu caso?

7. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Pelo que me lembro o E2160 é idêntico ao E4300, só que o E2160 tem menos cache, como não vais fazer OC e não vais puxar muito pelo PC é capaz de te ir dar ao mesmo.

Entre essas duas boards eu ia para a P5LD2.. sempre tem chipset Intel enquanto que a outra tem VIA..

Em relação à P5N-E SLI vs P5LD2, pá a P5N tem um chipset melhor.. está melhor preparada para OC.. mas como não vais fazer, não sei se te compensa..

Cumps

8. loster

loster I'm cool cuz I Fold

Vou mandar aqui o meu bitaite:

Para aquilo que queres acho que esta configuração serve bem:
    360€

Podes sempre poupar uns trocos na board e ires para uma P5B, e gastares numa gráfica, senão gostares de gráficas partilhadas.

9. Romani48

Romani48 Power Member

mesmo que não compense a P5N-E está preparada para os CPUs de 45nm e é mais recente.. por tanto eu dou preferencia a esta.. quanto ao CPU, para o que é o E2140 dá perfeitamente

10. Nabais

Nabais Power Member

Obrigado mais uma vez, pelas respostas :)

loster, obrigado pelas dicas mas apenas preciso de decidir o CPU e Board, a fonte já tenho e memória já está pensada. O CPU devo ir buscar esse. A board que disseste, a Asus P5B-VM, é carota... :(

Em relação ao CPU, devo ir buscar um E2160, já que só custa 10€ a mais do que o E2140, e passa de 1.6 a 1.8. Penso valer a diferença. Realmente apenas parece ter menos cache do que o E4300. Como não vou jogar, provavelmente não deve compensar a diferença. Que acham disso?

Em relação à board, Romani48, quando dizes que suporta CPUs de 45nm, referes-te a quais exactamente? Aos topo de gama do momento? pelo que percebi, a tua ideia é fazer com que a board dure mais tempo, ou seja, se daqui a 1 ou 2 anos quiser outro CPU, a board suportar, é isso?

Obrigado e um abraço :)

Última edição: 27 de Junho de 2007
  11. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Eu acho que por 10€ vale a pena o E2160.. e como não vais jogar, está mais que bom :)

Em relação aos 45nm, a próxima geração de processadores da Intel (fim deste ano/início do próximo) vão ser ainda na mesma socket, por isso se comprares uma board com suporte para os 45nm, podes considerar fazer um upgrade ao CPU no próximo ano

Cumps

12. Romani48

Romani48 Power Member

ora nem mais.. para já ainda não há nenhum CPU de 45nm.. mas vão chegar ai

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=149414
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=151181&highlight=45nm
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=161284&highlight=45nm
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=117712&highlight=45nm
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=123320&highlight=45nm

e tenho a certeza que quando aparecerem preços apetecíveis vai te suscitar uma troca para quad cores entre outros

13. Nabais

Nabais Power Member

Obrigadão pelas dicas :)

Nesse caso talvez opte por esse conjunto:

-Intel Pentium Dual Core E2160
    -Asus P5N-E SLI

Já agora, que marca de memória aconselham, dentro das normais, baratas? TwinMos? Transcend? Kingston? Outra? Já tinha decidido comprar 1GB Transcend, 667MHz, mas preferi perguntar na mesma, já que neste tópico já aprendi algumas coisitas simples, pode ser que me surpreenda também :winknu: A mem para esta plataforma está bastante acessível.

Um abração, pessoal.

14. benedek

benedek Power Member

eu tenho um asus p5l-vm com ubuntu edgy instalado, estou a utilizar pl. grafica onboard com driver de INTEL, bom preço, bom desempenho e não tem problemas de compatibilidade com linux

15. Romani48

Romani48 Power Member

1º o que queres gastar nas memorias e quantidade?

tipo o "normal" agora já são 2Gb que encontras fácilmente nos 100€ (+/- consoante a qualidade)

se não fores fazer OC muito puxado, ou então como tens essa board até podes puxar pelo FSB das memorias á parte, novas funções da nvidia :D, eu posso te recomendar coisas como:

TEAM ELITE 2GB 2x1GB DDR2-667 DUAL CHANNEL ........................................ € 81.50

ou então uma das melhores memorias em qualidade/preço são sem duvida as :
    GSkill DDR2 2x1024MB PC2-6400 (4-4-3-5) HK ............................................ €119.90

sinceramente penso que não precises destas, são muito boas, fazem bom OC, porém como não vais jogar, nem me parece que faças muito OC.. não sei.. só se quiseres mesmo boa performance e qualidade em OC também...

se não até umas twinmos de 1Gb cada uma por 38€ faz a festa com 2Gb por 76€.. estas de 667Mhz

16. Romani48

Romani48 Power Member

chipset antigo (945) e sem suporte para o "futuro", não digo que seja má, mas para comprar agora não vale a pena..

17. Nabais

Nabais Power Member

Pronto, já comprei o material :)

Comprei:

Asus P5N-E SLI
    Intel Pentium Dual Core E2160

A memória comprei Transcend, é barata e serve-me bem, pois, como disse, não irei fazer OC nem irei jogar.

Estou muito satisfeito com a performance. O melhor de tudo foi que nem precisei de formatar, o meu Linux reconheceu tudo sem problemas nenhuns :D Linux power eheh

Abraços e obrigado pelas dicas ;)

18. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Agora é desfrutar a máquina :)

Que distro estás a usar já agora??

19. Romani48

Romani48 Power Member

OpenSuse e Debian, pelo My System dele..

20. Nabais

Nabais Power Member

Sim, utilizo openSUSE no meu Desktop, Debian no meu server. Estou a pensar explorar Arch Linux para o meu Desktop, em substituição de openSUSE, mas ainda não é certo que troque. Utilizo ambas em 32-bit, apesar de ambos os pc's serem 64-bit.

Partilhar esta Página