77d + lentes EF vs Sony a7 iii (longo prazo)

TheHitman20

Power Member
Olá malta,

Trago-vos aqui uma questão que me tem vindo a apoquentar nos últimos tempos e sobre a qual ainda não consegui obter resposta. Assim, nada melhor perguntar a opinião de quem por aqui anda e que sabe muito disto / já passou por dilemas parecidos.

Ora, já alguns anos que sou um entusiasta por fotografia, mas sempre me limitei a fotografar por hobby e sobretudo para mim. Já tive um kit básico com a Canon 450d e atualmente tenho uma Canon 77d + 18-135mm + 55-250mm e a 50 mm 1.8.
Até ao momento este conjunto cumpriu, dentro das limitações que muitas vezes apresenta em pouca luminosidade.

Qual o problema?

Não tenho grandes razões de queixa da Canon 77d, a não ser o facto de ser APS-C, o que me limita a procura/aquisição de novas lentes. Já ponderei comprar lentes para APS-C, mas fico sempre de pé atrás porque sei que será inevitável a passagem para FF. Daí não ter dado o salto para uma Sigma 18-35m 1.8 ou a Canon 17-55mm 2.8.

Opções:

1- Manter a Canon 77d por agora, perspetivando a mudança para FF Canon (Mirrorless à partida) no futuro. Apostar na compra de lentes que irão formar o kit básico. Aqui, incluiria a Canon 24-70mm 2.8, Canon 16-35mm 2.8 e a Canon 70-200mm 2.8. Somando a isto, teríamos de somar a compra de um corpo FF (R6...nessa altura já teria saído uma R6 Mk II..)

2 - Mandar tudo para a sucata (!) e começar do zero num novo sistema. Aqui, a mudança seria para a Sony. Dentro da gama, parece-me +/- indiscutível a qualidade da Sony a7 iii, que ronda entre os 1500-2000€ em lojas nacionais e grey market. A somar a isso, como é óbvio, viria a necessidade de comprar novas lentes para o sistema.

Todo este "problema" vem numa dinâmica do que comprar agora, pensando no futuro.

Segue o questionário de qualquer das formas.

  1. O QUE: Máquina + lentes
  2. POR QUANTO: 1500-2000€, dependendo da situação.
  3. PARA FAZER O QUE: Retratos, paisagens, viagem, longas exposições, fotografia rua.
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.
  5. COMO ÉS: Entusiasta.
  6. JÁ TENS: Referido em cima no post.
  7. COMO É A TUA "REDE": n/d
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online.
 
Eu despachava a 18-135 e ia buscar uma 17-55. Caso fosse mesmo preciso, trocava a 55-250 por uma 70-200. Talvez um flash.

Opçao 1 - Tenho ideia que as lentes para mirrorless ff da canon nao dao para aps-c. Se comprasses com o mount ef depois ias ter de andar com adaptadores. Meh...

Opcao 2 - Por norma quem tem duvidas se precisa de FF é porque nao precisa...

Edit: Com esse orçamento nao me parece que fizesses kit nenhum equivalente ao que tens, a nao ser que ponderes usados.
 
Eu despachava a 18-135 e ia buscar uma 17-55. Caso fosse mesmo preciso, trocava a 55-250 por uma 70-200. Talvez um flash.

Opçao 1 - Tenho ideia que as lentes para mirrorless ff da canon nao dao para aps-c. Se comprasses com o mount ef depois ias ter de andar com adaptadores. Meh...

Opcao 2 - Por norma quem tem duvidas se precisa de FF é porque nao precisa...

Edit: Com esse orçamento nao me parece que fizesses kit nenhum equivalente ao que tens, a nao ser que ponderes usados.

Sim, comprando as lentes EF da Canon que falei, mais tarde teria de usar na mirrorless com adaptador. Porque o preço das RF ainda é demasiado proibitivo.

O orçamento representa um valor inicial, vá, como se fosse o ponto de partida. Aqui o pensamento é sempre no longo prazo.

Com esse valor conseguiria comprar (vendo só em loja física nacional, por agora) a Sony a7iii + 28-70mm e a 50mm 1.8.
 
Com esse valor podes comprar "muita coisa"... :)

O que importa perceber é quais sao as tuas limitaçoes.
Se nao forem nenhumas mas ainda assim quiseres comprar, estas no teu direito.

Comprar lentes EF é estar a gastar mais dinheiro para andar com lentes maiores e mais pesadas para nao tirar proveito delas. E mais tarde usa-las com adaptador... Por isso que disse que era uma soluçao meh.
 
Acho que precisas primeiro perceber quais as limitacoes. Daquilo que escreveste nao parece teres nenhuma limitacao ou melhor secalhar fotografia em baixa luz que era o meu caso. Escolhi ir para a 6D na altura. As lentes EF funcionam flawlessly no sistema EOS R com o adaptador.
 
Ora, uma das limitações que efetivamente sinto é sem dúvida em situações interiores (e mesmo exteriores) com pouca luminosidade. Em qualquer tipo de evento indoor com pouca luz, via-me muitas vezes a recorrer à 50 mm ou a ter de puxar muito pelo ISO. Usar a 50mm (na prática uma 80mm indoor nem sempre fica fácil).

Uma das áreas que queria começar a explorar de forma mais séria, seria retrato. Aqui a minha 50mm 1.8 em APS-C cumpre de forma satisfatória para o básico. Para dar o salto qualitativo precisava de algo mais, tanto em distância focal como em abertura. Confesso que aqui o eye-AF da Sony me deixa a babar um pouquito! Uma 85 mm 1.2 (mesmo a 1.4) ou a 70-200mm 2.8 em FF dão resultados fantásticos e uma flexibilidade enorme.

Uma das maiores limitações que sinto é mesmo a menor variedade de lentes EF-S em comparação com EF. E a reticência que tenho em comprar as EF-S (que na minha opinião, não são future proof).

Edit: A fazer investimentos grandes (porque o são) em lentes mais profissionais, estou à espera que estas lentes sejam competentes e, lá está, future proof para um longo período de tempo.
 
Última edição:
Bom, acho que a maior questão é se tens ideias de tornar o hobby em algo profissional ou não.

Se não o quiseres, acho que não faz grande sentido estares a montar um sistema de 6000 a 8000€ que, no fundo, é do que estás aqui a falar.
1000 e tal ou 2000 e tal euros no corpo, mais 1300 a 2000€ numa 24-70 f/2.8, mais 1500 a 2000€ numa 70-200 f/2.8, mais 1300 a 1800€ numa 16-35 ou 15-35 f/2.8.

E também ainda não espremeste dessa câmara tudo o que ela tem para dar, com essas lentes.

Canon 77d, a não ser o facto de ser APS-C, o que me limita a procura/aquisição de novas lentes.
Isto não te limita, isto dá-te mais oferta, sobretudo de lentes baratas.

sei que será inevitável a passagem para FF.
O que te leva a dizer isto?


Eu, mediante o que dás a entender, no teu lugar faria aquilo que fiz no passado, que foi arranjar uma 17-55 f/2.8. E mais tarde juntei-lhe uma 70-200mm f/2.8, ambas compradas nos usados. Comprar barato, para vender barato e perder pouco dinheiro.


Por outro lado, se for para passar para uso profissional, então aí sim, escolhe uma marca e dá o salto para o material profissional e mirrorless. Seja em Canon ou em Sony, ficarás certamente bem servido. Se não o puderes pagar, então não compres nada até poderes pelo menos comprar o corpo novo + lente standard, nem que fiques com as duas câmaras num período de transição até teres o novo sistema pronto.
 
Última edição:
E' como te disse antes, tens uma serie de lentes que podem fazer o que queres e continuar a usar essa maquina. E sem rebentar com a carteira.

Canon 17-55 2.8, Sigma 17-50 2.8, Sigma 17-70 2.8-4, Sigma 18-35 1.8, Canon 24 2.8, Sigma 30 1.4, Sigma 35 1.4, Canon 85 1.8, Canon 70-200 2.8/4, Sigma 50-100 1.8

Ainda assim repito, se apenas queres um brinquedo novo, tambem nao ha problema nenhum. Poe fotos depois ;)
 
Bem, antes de mais, obrigado a todos pelas opiniões. Levantaram pontos importantes e válidos que eu também já tinha equacionado.

@m4ndr4ke
Efetivamente, de momento, não faço intenções de tornar o hobby em algo profissional. O futuro ninguém sabe. Gostaria sim, de começar a olhar para certos tipos de fotografia de forma mais séria/competente.

Quando digo que o facto das APS-C limitarem a escolha de novas lentes, refiro-me numa perspectiva futura e em compatibilidade com FF. Até posso estar enganado, mas tenho a consciência que no futuro começarei a sentir a vontade de trocar de câmara...para um modelo mais novo..para um sistema mirrorless..seja o que for.
Daí ficar reticente em comprar lentes específicas para APS-C, que depois não poderei usar no futuro e acabarei por inevitavelmente ter de vender (perdendo mais ou menos dinheiro, dependendo do tipo de compra).

@TheMadyor
Tens razão no que dizes..e de facto com 2/3 lentes posso conseguir espremer muito mais da máquina do que aquilo que tenho conseguido no passado.

Procurando arranjar aqui um compromisso que sirva para o presente mas que não se torne "inútil" no futuro:

1. Arranjar uma Canon 17-55 2.8 como a lente que vai andar grande parte do tempo na máquina. Pelo que tenho pesquisado, o pessoal acaba por preferir esta em relação à Sigma 18-35 1.8, certo?

2. Arranjar uma lente que sirva os propósitos do presente e do futuro. Aqui estou na dúvida entre uma Sigma 85mm 1.4 ou a Canon 70-200 2.8. Especificamente para retrato parece-me que a Sigma tenha alguma vantagem, mas a Canon acaba por ser mais versátil.

E, como disse o @m4ndr4ke, estas duas opções ficariam +/- pelo preço de um kit inicial da Sony a7iii.
 
Pelo que tenho pesquisado, o pessoal acaba por preferir esta em relação à Sigma 18-35 1.8, certo?
Provavelmente. A 17-55 é mais barata se usada, tem mais zoom range, e tem melhor fama em termos de focagem.



Sim, mas as minhas sugestões passam por material para DSLR usado ou material para mirrorless novo. Não estou a sugerir comprares lentes para DSLR novas. Como disse, "comprar barato para vender barato".

O material mirrorless é mais complicado encontrar usado, visto que ser um mercado recente. Mas, se encontrares, ainda melhor.

Só me parece é que estás a comparar duas opções altamente desniveladas, uma face à outra. Estamos a falar de gastares uns 900 ou 1000€ em lentes para EF/EF-S e ficares com um sistema ali +/- na gama semi-profissional VS 6000 a 8000€ num sistema novo mirrorless FF completamente profissional. Se as duas te parecem opções válidas, então é porque provavelmente não precisas da segunda, se não acho que estarias mais seguro do que precisas.
 
Back
Topo