Problema 8 Gb de Ram e vai tudo parar a cache

Guiniro

Power Member
Boas, o problema é como o título do thread indica.

Ontem comprei 8 GB de Ram para por no meu sistema ( Ripjaws ) e o que acontece é que toda a memória vai parar a memória cache.

Isto é normal? É que fico mesmo com 0 mb de memória livre.
 





Isto está assim, e liguei agora a computador, aparentemente tudo normal. Mas ontem, tinha 6000 e tal "em cache", 6000 e tal "disponíveis" e pouco mais que 10 em "livre".

Acham isto normal? Quando tinha 4 GBs de ram, tinha pelo menos 1 Gb livre..
 
Última edição:
Ah, estás a falar de cached memory. Sim é perfeitamente normal. E não tem problema nenhum, não te afecta a performance em nada, pelo contrário melhora-a.

Teres informação em cache significa que se precisares dela não vais ter de a ler do disco rígido (o que é extremamente lento). A memória está disponível na mesma, portanto entre teres memória não utilizada, ou em cache, ter em cache é muito melhor...
 
O problema é que eu não sabia que era normal, e como quando tinha 4 GBs tinha sempre 1 GB de memoria livre, achei estranho. Mas obrigado pelo esclarecimento :)
 
Tens algum programa/jogo que seja muito pesado ?
se sim, deixas em aberto essa janela, entras no jogo/software pesado e sai passado 1/2min. E ve como está esses valores.
 
Acrescentando ao que ao disse no meu post anterior. A filosofia por trás de cache (seja que tipo de cache for) é de que a probabilidade de acederes a informação que acedeste recentemente é elevada! Logo se tiveres essa informação em memória o seu acesso é mais rápido (aceder ao disco é mesmo *muito* lento). Mas a memória continua disponível para ser usada na mesma. Se alguma aplicação requisitar memória (um jogo por exemplo) e tiver que carregar informação que não esteja em cache, terá de a ler do disco. Se a memória não estivesse a ser usada (free) terias de a ler a informação no disco na mesma, portanto não iria melhorar nada.

A diferença é que se a memória estiver a ser usada para cache só tens de ir ao disco caso haja um cache miss, nesse caso o que está em memória é substituido por nova informaçao lida do disco. Como acabaste de usar essa informação é provável que voltes a precisar dela nos próximos tempos e portanto pode ser mantida em cache.
 
Back
Topo