1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[+/- 800€] [13.3",14"] Portátil para trabalho/jogos (pouco)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por rpedro5, 14 de Agosto de 2012. (Respostas: 36; Visualizações: 3627)

1. rpedro5

rpedro5 Power Member

Início do Questionário
    =============================================

1) Qual é o orçamento disponível? +- 800€. Se aparecer alguma coisa que compense mesmo dar mais, podem sugerir.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
    (eliminar as que não pretendes)
    c. Pequeno e Leve: 13" - 14"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Não tenho preferencia, desde que seja fiável e com qualidade de construção.

4) A que tarefas se destina o portátil?
    Principalmente trabalho e navegar na internet, mas gostaria que permitisse um ou outro jogo recente.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
    Transporte frequente.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
    Gostaria que tivesse uma boa autonomia. 3/4h... não sei se isso existe. :)

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    Maioritariamente Football Manager, aprecio bastante o jogo e jogo muitas horas mesmo enquanto trabalho, por isso é um ponto essencial na escolha de um portatil. Tem que suportar a 100% este jogo. Não fecho a porta a outros jogos recentes, como ja disse em cima, mas nada de especial, indispensável so mesmo FM.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
    Netbooks:
    1. 1024x600
    2. 1366x768

Notebooks:
    1. 1366x768
    2. 1600x900
    3. 1920x1080

Não percebo nada disto. :S

9) Quando é que vais comprar o portátil? Até ao final deste mês.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
    Acho que não.

=============================================
    Fim do Questionário

2. brruno

brruno Power Member

pior/pequeno/pesado██ ██ ██ ██ ██ ██ melhor/maior/leve
    (não comparei a RAM pois é o mais barato e fácil de aumentar)
    (TI) - Teclado iluminado
    Valores de bateria a navegar com wi-fi

M-Dualcore , QM Quadcore.
    .

*Acer Aspire M3-581TG#__ (15.6" 1366x768,_____,2.0kg, i5-2467M [1.6 - 2.3 GHz], 4GB RAM, 128GB___ SSD________, GT640M, 6h) >800€.
    *Samsung 530U4B-S02PT__ (14.1"1366x768, matte,1.8kg, i5-2467M [1.6 - 2.3 GHz], 6GB RAM,1TB+16GB 5400rpm+SSD, HD7550M, 6h) >800€
    *Asus U36SG-RX074V
    _____(13.3" 1366x768,_____,1.66kg, i5-2450M [2.5 - 3.1 GHz],4GB RAM, 500GB__ 5400rpm,____, GT520M,_ 7h45)>730€
    *Samsung 300E5C-S01PT__ (15.6" 1366x768 matte, 2.3kg, i5-3210M [2.5 - 3.1 GHz], 6GB RAM, 500GB__ 5400rpm,____, GT620M, 6h) >640€.

#Acer Aspire M3-581TG-52464G12MNKK

O Asus U36SG não tem leitor de DVD interno.

O Asus U36SG não permite acesso ao disco sem abrir o pc todo (invalida a garantia), caso estejas a pensar num SSD nos próximos 2 anos.
    Acer Aspire M3 tem espaço para adicionar um disco extra,

3. rpedro5

rpedro5 Power Member

Obrigado pela resposta brruno.

Uma questão: os portateis Samsung são de boa qualidade? É que não têm muita "fama" no meio... pelo menos para mim. :)

4. brruno

brruno Power Member

sim , são boas maquinas... so desde o ano passado é que a Samsung tem vindo a investir a serio no mercado do portateis , e tem apresentado maquinas bastante boas , a nivel das marcas concorrentes..

5. rpedro5

rpedro5 Power Member

Esse Samsung de 14.1'' interessou-me bastante. Isso são tudo máquinas que cumpram facilmente o que pedi?

6. brruno

brruno Power Member

sim, para uns trabalhos de word e navegar a net mesmo o i5-2467M que é mais fraco chega ; para jogar FM tb ambas chegam (HD7550M e GT620M) , caso queiras jogar algo mais potente a GT620M safa-se melhor

a meio da pagnha tens alguns exemplos de jogos , detalhes testados e fps obtidos.
    GT620M
    HD7550M

7. rpedro5

rpedro5 Power Member

Boa tarde.

Tenho continuado a ver alguns portateis para decidir qual comprar.

Na minha zona de residencia encontrei estes modelos à venda dentro dos preços e tamanhos que estou à procura, no entanto não percebo muito acerca das suas caracteristicas.

Se alguem me puder dar uma opiniao... os modelos sao estes:

• Samsung 530U38-A07
    • Samsung 700Z3C-S01P
    • Asus U36SG-RX074V
    • Toshiba L830-116
    • Asus UX32VD-R3001V

Obrigado.

8. rpedro5

rpedro5 Power Member

Ninguem consegue dar uma ajudinha?

9. Jfs_

Jfs_ Power Member

Estou na mesma situação.

Já há cerca de uma semana que ando a pesquisar e não encontro nada que me satisfaça completamente. Já subi o orçamento de € 600 para € 800 e estou muito inclinado para o Samsung 530U3C-A02, com um i5.3317 e a HD4000.

Não há muito feedback por aí. Vi uma review que falava em algum aquecimento, mas parece ter bom comportamento. No geral, tendo em conta o aspecto/peso/características, julgo que é o que se aproxima mais do que procuro.

E a Fnac está agora a oferecer um disco externo de 500GB na compra de um ultrabook...

10. rpedro5

rpedro5 Power Member

Para que funçoes estas a procura de um portatil? Na Fnac de guimaraes na segunda feira tinha um desses Samsung com i7. Achei estranho... será que o papel que o descrevia estava mal? estava a 800€.

11. Jfs_

Jfs_ Power Member

O uso é parecido com o que puseste no questionário. Maioritariamente Office e net, e um FM ocasionalmente.

Vi na Fnac mas não era com o i5? acho que sim...

12. rpedro5

rpedro5 Power Member

Tinha ambos: i5 e i7.

Diferença de preços 100€.

13. Bom dia, o meu Asus U36SG chegou hoje de manhã, estou impressionado com a qualidade de construção (rigidez em geral, teclado sem folgas e espaçoso), com a bateria (chegou com 34% de bateria e uma duração estimada de 3:14 minutos) e com a leveza (digamos que não rivaliza com o meu Transformer Prime mas não fica muito longe se tivermos em conta o tamanho).

Ainda estou a explorar as capacidades do sistema. Assim um review rápido do que me apercebi em pouco mais de 2 horas:

- O som é um bocadinho "pequeno" mas num computador deste tipo é mais do que normal, o Asus Sonic Focus ajuda um bocadinho a tirar o timbre metálico;
    - O ecrã é reflectivo mas a iluminação do LCD ajuda a limitar esse problema, tem ângulos de visualização razoáveis para o preço e para um painel TN. A Asus junta um pequeno pano de limpeza do ecrã e o software Asus Splendid que ajuda a optimizar o ecrã para algumas utilizações em específico (soft, vivid, theater, normal, gamma correction). O máximo ângulo de abertura do ecrã é na ordem dos 150º/160º mas tendo em conta os ângulos de visualização não daria para aproveitar mais do que isso;
    - O processador é rápido e expedito, não tem problemas em acelerar quando é preciso mas controla-se para poupar bateria (visto pelo Intel Turbo Boost Technology Monitor 2.0);
    - O teclado é fantástico, teclas grandes (com o Enter, Backspace e Shifts de tamanho normal), bem espaçadas e bem localizadas. O touchpad permite multi-touch (ao nível do resto dos PC no mercado, não é um MB contudo), o driver da Synaptics permite algumas configurações úteis, como toques em determinadas áreas funcionarem como determinados cliques ou movimentos;
    - O ruído é quase inexistente, só de vez em quando se ouve o disco rígido mas tendo em conta a minha experiência com outros portáteis, é normal o disco vir um bocadinho "preso" de fábrica. A ventoinha não precisou ainda de entrar a sério em funcionamento e as temperaturas são mais do que aceitáveis (poderia dizer até frescas). Contudo por cima do HDD (canto inferior direito) aquece um pouco mas nada de mais;
    - Pesa 1,66kg e mesmo com o carregador ficas com menos de 2kg. A Asus tem a mania de enrolar os cabos do carregador de maneiras que os deixam completamente tortos, precisa de se tirar "as voltas" antes de começar a usá-los. A Asus junta uma pequena correia em velcro numa das partes do cabo do carregador, e há ainda outra que vem na caixa.
    - Os tempos de início (23 segundos até carregar o Ambiente de Trabalho completamente), suspensão (15 segundos, mais coisa menos coisa) e encerramento (35 segundos) são os esperados num portátil equipado com Windows 7 e um disco de tipo mecânico;
    - A bateria parece apresentar-se uns furinhos abaixo das 10 horas que o fabricante aponta (o "até" quer dizer alguma coisa) mas prevejo uma duração de cerca de 7 horas e muito com uma utilização do género da que pretendes (Office e Wi-fi ligado);
    - As gráficas (sim, tem duas, a HD3000 para poupar bateria, e uma Nvidia GeForce 610M com 1GB dedicados) geridas pelo sistema Optimus chegarão para o FM pelo que vi de benchmarks na net;
    - Em termos de ligações tem tudo o que se exige num portátil actualmente, localizando-se (ordenadas da frente para trás) à esquerda (Kesington lock, carregador, VGA, 2x USB 2.0) e à direita (Ethernet de tamanho normal, HDMI, 1x USB 3.0 Ss - com "charger+" que mantém a corrente eléctrica mesmo estando o portátil desligado -, Leitor de cartões, mic in e audio out), já que atrás reina a generosa bateria.

Até agora ainda não me apercebi de nenhum defeito de maior monta para além do tal ruído do disco rígido e a Asus recomendar a gravação de um CD de Recuperação do Sistema podendo ter juntado uma pen ou um DVD na caixa (quando o portátil não tem drive de DVD - mas ao menos há uma opção de gravar em formato ISO - a aplicação fez o favor de encravar duas vezes mas à terceira foi de vez).

No fim de semana sou capaz de lhe instalar o Windows 8 RTM e Ubuntu para testar qual funciona melhor, mas não sei se terei tempo, começo estágio na 4ª e vai ser a doer, sem férias durante uns anitos...

14. Jfs_

Jfs_ Power Member

Qual a versão? RX204V, RX074V, ...?

E onde compraste?

E no comparativo i5.3317U com HD4000 e i5.2450M com 610M qual é mais recomendável em termos de performance?

15. A versão que comprei foi a RX074V, com o i5 2450M (2.5GHz) e a Nvidia 610M. Comprei na Fnac.pt por 764€, aproveitando uma promoção exclusiva para clientes com cartão que houve na noite de 21 para a manhã de 22 de Agosto. Reduziram o preço em 10% (sem possibilidade de receber os 5% em saldo em cartão) e por causa de uma demora na expedição acabaram por me dar 5% do valor em vale (tive de ligar para tirar satisfações da demora - foram quase 48 horas sem expedição e publicitavam 24 - mas valeu a pena deixar sair o meu espírito contencioso, bendito curso de Direito!).

O brruno, um colaborador do fórum, disse-me que em matéria de processamento o i5 Sandy Bridge do RX074V tem melhor desempenho por ter um turbo boost superior e ser de voltagem "normal", já o i5 Ivy Bridge 3317U é Ultra Low Voltage (poupará bateria - só em teoria, já que os testes de bateria não dão esses resultados - mas não terá tanta potência).

A nível gráfico a HD4000 e a 610M estão mais ou menos ao mesmo nível, vejam os comparativos no notebookcheck. Como a HD3000 gasta menos energia (pelo que fui lendo) quando o sistema Optimus não tem a GeForce 610M ligada (por não ser precisa para processamento gráfico) poupa-se bateria, se quiseres jogar a gráfica com memória dedicada puxa pela máquina.

Quanto a análises também é o notebookcheck.net o melhor site. Têm um teste do Asus U36S com uma configuração semelhante ao RX074V.

Acabei há pouco de carregar a bateria até aos 100%, vai para 8 minutos nesse nível em modo "Quiet Office" do Power4Gear (baixa o ruído - que por acaso já era quase inexistente, tão silencioso que se ouve mais o disco do que a ventoinha - e regula a luminosidade do ecrã para cerca de 35/40%) e a previsão do Windows são mais 9 horas e 44 minutos (a placa Wifi está ligada e tenho o Chrome, o Pidgin abertos, o Dropbox e o Box a sincronizar). Há ainda um atalho dedicado a ligar e desligar o LCD (algo que só tinha no meu anterior portátil com um atalho através do autohotkey), o Fn+F7, que ajudará com certeza a poupar ainda mais a bateria nos tempos mortos no escritório (que não serão muitos xP ).

16. Jfs_

Jfs_ Power Member

Também recebi essa promo mas acabei por não aproveitar.

É uma dúvida existencial, são parecidos e ambos acima do meu orçamento inicial. Estou inclinado para o Samsung, por ser da nova "fornada", mas agora vou deixar passar o fim de semana para ponderar melhor e depois decido.

17. Boa sorte para a decisão Jfs_ , eu também demorei um bom bocado e com a promoção a tempo limitado mais complicado se tornou. O meu timing acabou por ser perfeito, juntei a promoção ao bónus do vale e ainda poupei em relação ao portátil que estava a pensar comprar.

Vê o tal site de que falei há bocado, pode ser que ajude. Na dúvida, o youtube é um mundo de reviews e apresentações de produtos, e os comentários também são importantes para perceber os problemas que os portáteis possam ter. O melhor canal na minha opinião é o MobileTechReview, ultimamente tem analisado muitos note e ultrabooks, ainda que para orçamentos mais elevados que o teu e em versões norte-americanas, mas sempre ficas com uma ideia, quanto mais não seja do aspecto das máquinas em causa.

18. rpedro5

rpedro5 Power Member

Jear_13 Daquela lista que coloquei, achas que esse é o melhor no geral? É que não tenho grande conhecimento na matéria. xD

19. Eu comprei-o em comparação com outros do mesmo tamanho de ecrã e espectro de preços, entre os quais o Asus UX32VD que tens na lista. Depois fui pessoalmente à loja para lhes mexer, para me certificar da qualidade de construção, dos ecrãs e dos teclados. O UX32VD sofre de um ecrã sem vivacidade (talvez por causa de ser matte) e de um teclado esponjoso (a tecla "espaço" então nem vou dizer nada), o Toshiba tem um bom teclado mas com alguma folga perto das teclas G e H (flecte um bocado) e estava quente (talvez por causa das condições do espaço mas os outros também estavam lá e mais frescos), o U36SG tem um teclado excelente e um touchpad menos bom (o driver consegue contrabalançar isso mas perdes tempo a configurar) e um ecrã reflectivo mas que consegue contrapor o problema com luminosidade q.b. Apontaram como vantagens do meu Asus as duas gráficas geridas pelo Optimus que ajudam a bateria de longa duração e o processador que apesar de ser da anterior geração tinha mais potencial do que os dos outros (por ser capaz de frequências mais reduzidas mas também mais altas quando necessário do que os novos i5 Ivy que equipavam os outros), decidi-me por isso (vê o meu tópico aqui). Quanto aos Samsung, vi de longe o 700 que tens na lista e pareceu-me uma máquina premium, bem construída e com uma configuração potente para o valor que pediam por ele, mas tive uns azares com a marca coreana e prefiro manter-me afastado de tudo o que meta mecânica em movimento deles (um HDD e um leitor DVD que deixaram de funcionar dois ou três dias depois de acabar a garantia - isto num desktop, e sem ser montado pela marca, para que conste, ainda que quase todos os componentes fossem da Samsung).

Espero não ter criado mais dúvidas.

20. rpedro5

rpedro5 Power Member

Muito obrigado pela ajuda.

Quando tiveres um tempinho, se te der jeito coloca aqui uma review mais pormenorizada sobre o desempenho principalmente. Estou a ficar inclinado para comprar esse, vi o teu tópico e o portatil destina-se praticamente ao mesmo.

Mais uma vez obrigado.

Partilhar esta Página