80D: Barulho no sistema de Auto Limpeza

gr2

Power Member
Estou mesmo chateado neste momento.

Tenho a minha Canon 80D desde Julho\2017 e nunca me deu problemas, ontem estive a fazer uns pequenos vídeos em família (nada de extraordinário e que justifique qualquer anomalia) e quando cheguei a casa reparei que ao ligar e desligar a máquina ouve-se um 'clic clic clic' muito ao de leve vindo do sistema de Auto Cleaning... ela não fazia isto antes!

Andei a ver pela web e existem montes de pessoas, mesmo com outros modelos, em que isto aconteceu.. o barulho é exatamente ao que está neste vídeo:

Já alguém teve esta avaria e\ou sabe se é muito grave? Tenho que ligar para a Canon para ver o que sugerem..mas a última coisa que queria fazer era enviá-la para reparação.. tenho sempre receio do tratamento que pode vir a ter...
 
A menos que eu esteja a perceber mal...parece-me normal.

Na minha minha 80D foi sempre assim, a auto-limpeza nunca foi silenciosa, e sempre foi mais barulhenta do que noutros modelos de gamas superiores. A minha 6D2 é menos ruidosa nisso, embora se ouça na mesma.

Muito embora não tenha qualquer influência no funcionamento disto, a lente que estiver encaixada na câmara pode influenciar o som que se ouve quando a câmara faz isso. Com algumas lentes o som torna-se mais audível do que com outras, por causa da forma como ele se propaga no espaço existente entre o sensor e o vidro, e ao longo da própria lente.
 
Última edição:
Agradeço a resposta mas o meu problema é que isto nunca se ouviu antes, mesmo com a lente que tenho agora. Foi mesmo só a partir de ontem... por isso digo que seja algo menos bem que esteja lá para dentro. Como já não está na garantia se calhar vou deixar estar, pode ser que não afete nada no seu funcionamento.
 
Curioso. Na 80D que eu tive o som era facilmente perceptível. Não era nada do outro mundo, mas estando eu com a câmara nas mãos num local interior e sem barulho, ouvia.
Sempre achei normal, afinal, aquilo está a fazer vibrar o filtro a alta velocidade. Agora, que estou com a 6D2, esta é mais silenciosa, mas também todo o mecanismo desta câmara parece-me ser diferente (até o obturador tem um som distinto da 80D, tem um movimento mais suave, com menos vibração). Ainda assim, se eu me aproximar desta, também a ouço.

Já cheguei a pegar numa 750D e, pelo menos naquela, era ainda mais audível do que na 80D.

O vídeo que postaste é daqui:
https://community.usa.canon.com/t5/EOS/Canon-80D-making-noise-while-turning-ON-amp-OFF/td-p/220713

Mais respostas:
https://community.usa.canon.com/t5/...d-the-sensor-clean-worked-I-heard/td-p/154057
 
Bom, vou deixar estar.. algumas pessoas dizem que é normal pq é suposto fazerem barulho.. outros dizem que não e que inclusivé, na garantia, a Canon trocou o sistema todo por outro novo. O que é certo é que eu nunca ouvi e não foi por estar com menos atenção, simplesmente ela nunca fez este barulho antes.

Se não afetar o funcionamento vou pensar que é normal e pronto...
 
Back
Topo