8700k Stock

O meu idle é ligeiramente melhor que o teu (27/30º), já estava a induzir em erro. O teu set Watercooling é que sim supostamente é melhor que um WC pré fabricado, digo eu..

Nem por isso, praticamente nem ouço o PC :banjump:
 
O meu idle é ligeiramente melhor que o teu (27/30º), já estava a induzir em erro. O teu set Watercooling é que sim supostamente é melhor que um WC pré fabricado, digo eu..

Nem por isso, praticamente nem ouço o PC :banjump:
Isso pode ser de muita coisa ate da temperatura ambiente, mas agora esta diferença em full é que acho estranha. Que vcore tens?
 
Eu acho que neste momento é mais temperatura ambiente. Por normalmente tenho o meu sempre 25/30 graus ontem estava com ele a 35/40 só em Idle mas estava com 35 graus temperatura ambiente estava uma boa sauna nem dá vontade de estar a beira do PC [emoji16]. Mas no verão é assim mesmo. Mas de um water cooler custom para um fechado quando os dois são radiadores 360 não é em Idle que se vê a grande diferença porque em Idle que chegue a 2/5 máximo. Agora em full load sim. Eu passei de um H150I para um custom. Idle Não mudou nada era o mesmo 30 graus mas enquanto a 5.0 GHz chegame a 60 graus no H150i chegava a 70 graus. Mas agora neste tempo esquece.
 
Se quiseres fazer delid é extramente fácil e tens duas opções ou compras um desses kits que existem a venda. Ou com uma lâmina cortas a cola entre o Cpu e o IHS mas este caso só se te sentires mesmo a vontade. Mas ao preço que estão os kits não vale apena o risco. E tens logo uma diferença mínimo 20 graus. Mas no teu caso não sei se o teu cpu ainda está em garantia ou não.
 
Eu comprei um kit por 4€ numa loja chinesa e conductonaut na tuga, perdi 20°c em loads mais pesados.

Em gaming perdi +-5°c. De ~55-62 para ~50-57.

Foi relativamente fácil, coloquei liquid metal na q-tip incluída e espalhei no cpu e ihs, não selei o ihs.
 
Última edição:
Para terem uma noção, o meu cpu a 4.9 1.256v (1.27v BIOS) em load no prime95 26.6 smallffts.


Dá-me 143w load e estabiliza nos 68°C com delid e um cooler a ar, scythe Mugen 5 rev.b

No prime v29 avx smallfft 190w 80°C. Os MOSFETs da board chegam aos 90°C passado 20min...
 
Última edição:
Para terem uma noção, o meu cpu a 4.9 1.256v (1.27v BIOS) em load no prime95 26.6 smallffts.


Dá-me 143w load e estabiliza nos 68°C com delid e um cooler a ar, scythe Mugen 5 rev.b

No prime v29 avx smallfft 190w 80°C. Os MOSFETs da board chegam aos 90°C passado 20min...
Com 190w é perfeitamente normal. Parece quase um 9900k. O 8700k é mesmo muito quente e pucha bastante energia em Overclock. O meu em 5.3ghz chega a passar dos 230w é uma coisa encontrolavel podes meter a rifregiracao que quiseres que um simples Cinebench R15 vai logo para os 80/83 graus. Depois é um bocado sorte ainda estes dias alguém postou no redit 8700k 5.5ghz 1.55Vcore 60 graus com 1 Wc apenas com um radiador 280mm. Até fiquei pasmado. E passa Cinebench r15/R20 com essa voltagem sem problema algum. Esquece.
 
Com 190w é perfeitamente normal. Parece quase um 9900k. O 8700k é mesmo muito quente e pucha bastante energia em Overclock. O meu em 5.3ghz chega a passar dos 230w é uma coisa encontrolavel podes meter a rifregiracao que quiseres que um simples Cinebench R15 vai logo para os 80/83 graus. Depois é um bocado sorte ainda estes dias alguém postou no redit 8700k 5.5ghz 1.55Vcore 60 graus com 1 Wc apenas com um radiador 280mm. Até fiquei pasmado. E passa Cinebench r15/R20 com essa voltagem sem problema algum. Esquece.

Esses 60 graus com 1.55v não acredito. Basta qualquer coisa a limitar a performance do cpu para não aquecer tanto. Windows/ram/ settings na bios.

Qual foi a pontuação?
 
Esses 60 graus com 1.55v não acredito. Basta qualquer coisa a limitar a performance do cpu para não aquecer tanto. Windows/ram/ settings na bios.

Qual foi a pontuação?
Por isso fiquei abismado. Ele postou a página do HINFO que correu em background. 60.5 graus eu disse logo ou os sensores estão a bater mal ou o Cpu é muito bom mesmo. Fez 1869 pontos se não estão em erro. Eu 5.350 GHz faço 1810 pontos. Mas eu vou procurar o link.
 
Por isso fiquei abismado. Ele postou a página do HINFO que correu em background. 60.5 graus eu disse logo ou os sensores estão a bater mal ou o Cpu é muito bom mesmo. Fez 1869 pontos se não estão em erro. Eu 5.350 GHz faço 1810 pontos. Mas eu vou procurar o link.

Se calhar vive num clima muito frio, pc acabado de ligar com o liquido do WC quase gelado. Anyway tinha lido que não é recomendável ter loads acima dos 180-190w no 8700k, acelera a degradação do chip.
 
Era isso que está a ver porque na altura só tinha lido assim de relance. É da Noruega estava a ver agora no HWBOT. Mas já apagaram grande parte dos links. Mas fica aqui o que eu tinha visto.

https://www.reddit.com/r/overclocki...w_on/?utm_medium=android_app&utm_source=share

Tudo ajuda quando maior a voltagem que aplicares no Cpu pior. Intel diz máximo 1.42V ou 1.40 já não me lembro muito bem mas isso já dá 230w eu quando faço a 5.350 GHz chego a consumir 300w. Mas é por breves momentos. Claro que tudo isso acelera a degradação do cpu. Isso é perfeitamente normal.
 
Humm tenho algumas dúvidas, nem sequer dá para abrir o perfil do men no hwbot, mesmo que ele tenha feito os testes lá com ar do exterior e de inverno custa-me a crer que aquele rad consiga dissipar 350w durante muito tempo, ou seja até pode ser verdade mas apenas para testes muito rápidos.
 
Sim foi o que eu pensei cá para mim e para os meus botões. Ou o Cpu é de outro mundo mas quando vi a pontuação que ele conseguia a 5.5 GHz é apenas 2 pontos abaixo do que eu consigo a 5.350 GHz ou seja o Cpu já está no teto máximo ele podia até conseguir boot ou fazer o teste a 5.6 GHz que de nada lhe valia que a pontuação iria ainda ser mais baixa.

No redit ele tinha dito que tinha conseguido fazer 1869 mas estive a verificar no HWBOT e esse teste não foi lá validado. Ou seja para mim nem existe. Depois leva-me a pensar para dissipar 350w com um radiador de 280mm o gaijo teria mesmo que meter o computador a temperaturas negativas.

Porque eu com um radiador 480mm+360mm o máximo que consigo são 320w e ele já chega aos 90/92 graus ventoinhas a 100%. Agora quando ele diz que o Cpu não passa dos 60 graus aí fiquei mesmo queixo caído.

Disse logo este gaijo está mentir com os dentes todos que tem na boca. Porque 5.5ghz a 1.55V é a mesma voltagem que eu consigo no meu cpu. Ou seja ele para ter essas temperaturas tinha que conseguir 5.5ghz com 1.40/1.42V máximo. Não a 1.55v. Ele para mim fez o teste a 5.350/5.360 GHz máximo e quando tirou o print para validar a pontuação fez Overclock para 5.5ghz só para dizer que é o maior da terrinha dele. Isto eu cá a pensar para os meus botões.

Porque não tem nenhum print de temperatura em nenhum dos testes no HWBOT eu vi um print realmente no redit mas não mostrava o clock do cpu. Por isso depois uma coisa me levou a outra. Mas isto a minha humilde ideia.
 
Back
Topo