8800 GTS 512 "G92" Oficial overclocking thread

Pois, agora é que reparei que o ATI Tool também dá para fazer OC. Mas no ATI onde é que podemos alterar a velocidade da ventoinha?
 
Ok, é que estive a testar e colocando o clock a 700Mhz ao fim de 3min a temp está nos 75º. Não será um pouco elevado ao fim de tão pouco tempo?
 
Já estive a fazer uns testes. A 700Mhz core e mem stock a 972Mhz tudo ok, agora com a mem a 1035Mhz já começam a aparecer uns pontinhos amarelos. Estive a jogar o NFS ProStr e notam-se bem.

Uma pergunta, o ATI Tool tem aquele modo de achar as velocidades máximas, mas isso é sem dar erros certo? Ora estes pontos aparecem mesmo sem ele os detectar, logo não vale a pena estar a testar isso pois não evita o seu aparecimento correcto?

Acho que vou baixar um pouco a mem até aos 1000Mhz a ver no que dá. Já agora outra dúvida. Por exemplo no caso dos FSB e das Ram o melhor é mesmo tentar não desperdiçar ciclos de processamento. Isso neste tipo de situações também ocorre? Ou seja, é aconselhável aumentar a mem em função da velocidade do core??
 
Já estive a fazer uns testes. A 700Mhz core e mem stock a 972Mhz tudo ok, agora com a mem a 1035Mhz já começam a aparecer uns pontinhos amarelos. Estive a jogar o NFS ProStr e notam-se bem.

Uma pergunta, o ATI Tool tem aquele modo de achar as velocidades máximas, mas isso é sem dar erros certo? Ora estes pontos aparecem mesmo sem ele os detectar, logo não vale a pena estar a testar isso pois não evita o seu aparecimento correcto?

Correcto. O melhor teste que podes fazer ao overclock é utilizando o sistema na prática, se notas instabilidade não vale a pena estares a confirmar com um programa, há que resolver o problema.

Acho que vou baixar um pouco a mem até aos 1000Mhz a ver no que dá. Já agora outra dúvida. Por exemplo no caso dos FSB e das Ram o melhor é mesmo tentar não desperdiçar ciclos de processamento. Isso neste tipo de situações também ocorre? Ou seja, é aconselhável aumentar a mem em função da velocidade do core??

Não necessariamente. O aumento da frequência das memórias num GPU, na maior parte dos casos ao aumentares a frequência das memórias, não ganhas mais de 3,4fps, mas num benchmark podes ganhar mts pontos (dependendo do benchmark, claro).

Repara que os GPUs dependem imenso da largura de banda; a largura de banda em Gb/s resulta do BUS das memórias x velocidade efectiva /8.

Exemplo: 8800GTS 512 (com memórias a 2000mhz):

256x2000/8= 64000Gb/s = 64GB/s, ou seja imensa largura de banda;

Exemplo: 8800GTS 512 (com memórias a 18000mhz):

256x1800/8= 57600Gb/s = 57.6GB/s, apenas menos 6.4GB/s, o que pouco ou nada influencia na performance em jogos ;)

Agora, num CPU: (actualmente, os CPUs desktop em Dual-Channel utilizam 128-bit de bus, no exemplo vou usar memórias a 1000mhz, tanto faz serem DDR2, como DDR3 - à excepção das latências, claro :P)

128x1000/8= 16000Gb/s = 16GB/s

Como podes ver, a largura de banda é muito maior num GPU do que num CPU, devido principalmente ao tipo de processamento (paralelo no GPU, sequencial no CPU)

Concluindo, não faz muita diferença teres as memórias num GPU a 1800 ou 2000mhz, mas se as puderes ter estáveis a 2000mhz, melhor :P
 
Ok, obrigado pela explicação lohka_86! :)

Ontem depois já não estive com mais experiências mas hoje ou amanhã a ver se faço mais uns testes com a mem um pouco mais baixa para ver no que dá. Eu tenho a impressão que a 1035Mhz me apareciam no ATI Tool alguns, logo acho que posso confiar no ATI Tool para ver se aparecem ou não nos jogos. Mas vou ver.

Também quando joguei o NFS foi com tudo no máximo para ver como ficava, isso também deve ter tido bastante influência. Já a temperatura se ligar a fan a 70% não passa dos 64º o que acho que é bastante bom pois mais que isso atinge ela normalmente ao fim de algum tempo a jogar.
 
Última edição:
com o sistema do my system?
+/- com as mesmos clocks, mas com um E6600 e uma 8800GT faço ligeiramente mais, sem tweaks
no entanto penso que o score deve estar dentro da media
 
um quad tem o dobro dos cores de um dual(dah), logo é normal que faça mais cpu score, mesmo com menos clocks e isso traduz-se em mais marks

mas o que as graficas querem(em apps nao optimizadas para multi core) é MHz
 
Descobri o que se passava. Tenho sempre o Vertical Sync a ON. Agora com isso desligado já deu 14500 marks. Já é mais parecido com o teu score EVO8?

p.s. Voces não têm sempre ligado o vertical sync? Eu se não ligo em jogos tipo pes2008 tenho sempre problemas de sync e tenho uma barra transparente horizontal no ecrã a passar de vez em qdo.
 
Bem, depois de alguns teaks e afinações. Este é o melhor score que consigo com OC estável na gráfica. Já testei as mems a 2050mhz mas o ati tool detecta artefactos (embora a jogar crysis eu não note nada).

 
Descobri o que se passava. Tenho sempre o Vertical Sync a ON. Agora com isso desligado já deu 14500 marks. Já é mais parecido com o teu score EVO8?

p.s. Voces não têm sempre ligado o vertical sync? Eu se não ligo em jogos tipo pes2008 tenho sempre problemas de sync e tenho uma barra transparente horizontal no ecrã a passar de vez em qdo.



Sim, é isso mesmo :)
 
Back
Topo