• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[900€] [14" a 16"] Portátil para trabalho/FM - Atualizado

Coloquei isto noutro topico:

IdeaPad Slim 5 (16", 8)​

Tiras o OS que compras uma licença fora substitui o ecran existente por este com 100% sRGB : 16" WQXGA (2560 x 1600), IPS, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 350 nits, 60 Hz, painel estreito.

719 euros

  • Processador : Processador AMD Ryzen™ 5 7530U (2,00 GHz até 4,50 GHz)
  • Sistema operativo : Sem sistema operacionalatualização selecionada
  • Idioma do sistema operativo : Sem idioma do sistema operacionalatualização selecionada
  • Software de Produtividade Microsoft : Sem Microsoft Officeatualização selecionada
  • Memória : 16 GB DDR4-3.200MHz (Soldado)
  • Selecção de Armazenamento : SSD de 512 GB M.2 2242 PCIe TLC
  • Ecrã : 16" WQXGA (2560 x 1600), IPS, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 350 nits, 60 Hz, painel estreitoatualização selecionada
  • Placa Gráfica : Placa gráfica integrada
  • Webcam // Câmera : 1080P FHD RGB/IR híbrida com microfone duplo
  • Color: Cloud Grey
  • Fingerprint Reader: Sem leitor de impressões digitais
  • Teclado : Teclado retroiluminado cinza escuro – Português
  • Wireless : Wi-Fi 6 2x2 AX e Bluetooth® 5.1 ou superior
  • Palmrest: Al
  • Bateria : Polímero de lítio de 3 células, 47 Wh
  • Cabo de Alimentação : Adaptador de energia CA de 65 W de 3 pinos USB-C 90% PCC – UE
  • Adobe Elements: Sem Adobe Elements
  • Adobe Acrobat: Sem Adobe Acrobat
  • Adobe Creative Cloud: Sem Adobe Creative Cloud
  • Security Software: Sem software de segurança
  • Utomik: Nenhum
  • Garantia : 3 anos de serviço de transportadora/transporteÀ
Por mais uns euros podes escolher uma bateria com mais capacidade e um leitor de impressões digitais.
 
Coloquei isto noutro topico:

IdeaPad Slim 5 (16", 8)​

Tiras o OS que compras uma licença fora substitui o ecran existente por este com 100% sRGB : 16" WQXGA (2560 x 1600), IPS, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 350 nits, 60 Hz, painel estreito./

719 euros

  • Processador : Processador AMD Ryzen™ 5 7530U (2,00 GHz até 4,50 GHz)
  • Sistema operativo : Sem sistema operacionalatualização selecionada
  • Idioma do sistema operativo : Sem idioma do sistema operacionalatualização selecionada
  • Software de Produtividade Microsoft : Sem Microsoft Officeatualização selecionada
  • Memória : 16 GB DDR4-3.200MHz (Soldado)
  • Selecção de Armazenamento : SSD de 512 GB M.2 2242 PCIe TLC
  • Ecrã : 16" WQXGA (2560 x 1600), IPS, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 350 nits, 60 Hz, painel estreitoatualização selecionada
  • Placa Gráfica : Placa gráfica integrada
  • Webcam // Câmera : 1080P FHD RGB/IR híbrida com microfone duplo
  • Color: Cloud Grey
  • Fingerprint Reader: Sem leitor de impressões digitais
  • Teclado : Teclado retroiluminado cinza escuro – Português
  • Wireless : Wi-Fi 6 2x2 AX e Bluetooth® 5.1 ou superior
  • Palmrest: Al
  • Bateria : Polímero de lítio de 3 células, 47 Wh
  • Cabo de Alimentação : Adaptador de energia CA de 65 W de 3 pinos USB-C 90% PCC – UE
  • Adobe Elements: Sem Adobe Elements
  • Adobe Acrobat: Sem Adobe Acrobat
  • Adobe Creative Cloud: Sem Adobe Creative Cloud
  • Security Software: Sem software de segurança
  • Utomik: Nenhum
  • Garantia : 3 anos de serviço de transportadora/transporteÀ
Por mais uns euros podes escolher uma bateria com mais capacidade e um leitor de impressões digitais.
Confesso que não ando muito por dentro de processadores, gráficas, etc.
Este processador é bom? No site da Lenovo, o upgrade para o processador "melhor" são mais 100€...
16Gb é bom para uns anos, ou seria melhor 32Gb? A questão é que com 32Gb já não arranjo dentro do orçamento, né?

Qual a diferença das duas opções da Wireless?
E quais as diferenças nas opções de bateria? E do cabo de alimentação?


Este é uma boa opção para o meu orçamento?
Em relação a comprar sem SO... Depois como faria para comprar uma licença?

Esta opção é uma melhor opção do que as que tem na Worten até 900/950€?
 
Não tenho disponibilidade para responder a todas essas questões.
Estou a questionar porque tem várias opções de personalização ali no site da Lenovo e queria entender minimamente as diferenças...

Para o que disseste que irias usar 16GB RAM são bons.
Também penso que seja "suficiente" para aguentar uns aninhos... Mas a verdade é que para 32gb, acho que deva ser impossível arranjar dentro do orçamento!

Em relação a comprar sem o SO... Teria que comprar online? Fica barato? É seguro?

A minha maior questão é se esta opção é melhor opção do que as que tem na Worten até 900/950€?
 
Confesso que não ando muito por dentro de processadores, gráficas, etc.
Este processador é bom? No site da Lenovo, o upgrade para o processador "melhor" são mais 100€...
16Gb é bom para uns anos, ou seria melhor 32Gb? A questão é que com 32Gb já não arranjo dentro do orçamento, né?

Qual a diferença das duas opções da Wireless?
E quais as diferenças nas opções de bateria? E do cabo de alimentação?


Este é uma boa opção para o meu orçamento?
Em relação a comprar sem SO... Depois como faria para comprar uma licença?

Esta opção é uma melhor opção do que as que tem na Worten até 900/950€?
O processador inicial é suficiente para o que queres, penso que não compense a diferença fazer o upgrade.

16GBs também chega perfeitamente, 32GBs seria muito dificil com esse orçamento, a não ser que conseguisses uma promoção muito boa. Mas para o que vais fazer, os 16GBs são suficientes.

Não existe diferença na questão wireless, podes deixar como está.

A bateria maior significa que o portátil terá maior autonomia, se isso for importante para ti pode valer a pena dar mais alguns euros. O cabo de alimentação podes deixar como está também.

Penso que seja uma boa opção sim, apenas não sei se a falta de placa gráfica dedicada pode causar problemas no FM, visto que não estou de todo familiarizado com esse jogo. Podes sempre perguntar num forum do Reddit associado a esse jogo se corre com a gráfica integrada do processador, que julgo ser a Vega 7.

Em relação à falta de SO, sinceramente nem precisas de comprar uma licença, a única coisa que perdes são algumas opções de personalização. Podes instalar um SO por ti mesmo, só precisas de um dispositivo USB com uns 8GB ou mais de espaço, existem vários tutoriais na internet sobre como o fazer, é bastante fácil. Não te sei dizer onde compras a licença, mas ouvi dizer que é muito mais barato do que comprar o SO.

Na Worten vale a pena ver os descontos que vão aparecendo ao longo do mês, assim pelo que vi de relance não me parece que haja nada que compense mais do que o Ideapad. Eu comprei, em Setembro, este aqui: Portátil HP Pavilion Laptop 15-eg2005np 15.6". Com a promoção do Back to School ficou a 600€, com um i5-1235U, 16GBs, 512GBs, ecrã 100% sRGB. Até agora tem sido impecável, as minhas tarefas são semelhantes às tuas, excepto que em vez de jogar FM, os meus jogos são mais CK2, EU4, Stardew Valley, etc. Todos funcionam bem com a gráfica integrada do processador. Só peca pela bateria relativamente baixa e pela camera de 720p que só dá mesmo para desenrascar. Se conseguires encontrar esse em promoção algures, recomendo vivamente.
 
O processador inicial é suficiente para o que queres, penso que não compense a diferença fazer o upgrade.

16GBs também chega perfeitamente, 32GBs seria muito dificil com esse orçamento, a não ser que conseguisses uma promoção muito boa. Mas para o que vais fazer, os 16GBs são suficientes.
Sim, eu acredito que seja suficiente para o que pretendo, mas a minha ideia era manter o computador por uns bons anos... Daí a minha dúvida se seriam necessários os 32Gb. Mas a verdade é que com o meu orçamento, é praticamente impossível arranjar alguma coisa com os 32Gb. Por isso, acho que vou mesmo ficar pelos 16Gb.

Não existe diferença na questão wireless, podes deixar como está.
Já estive a ler sobre as diferenças de wireless, e fiquei com a ideia de que o "6E", é mais recente...

A bateria maior significa que o portátil terá maior autonomia, se isso for importante para ti pode valer a pena dar mais alguns euros.
Penso que acaba por ser algo importante, porque a longo prazo e com o desgaste da bateria, aumentaria a longevidade da bateria. Embora, em grande parte, será para usar na secretária. Mas de qualquer das formas, quero um computador que me permita mobilidade também...

O cabo de alimentação podes deixar como está também.
Tal como o cabo de alimentação, quanto mais potente, melhor!

Penso que seja uma boa opção sim, apenas não sei se a falta de placa gráfica dedicada pode causar problemas no FM, visto que não estou de todo familiarizado com esse jogo. Podes sempre perguntar num forum do Reddit associado a esse jogo se corre com a gráfica integrada do processador, que julgo ser a Vega 7.
É uma das dúvidas que tenho: se é necessário, ou é aconselhável a gráfica dedicada. Mas também tem a questão de arranjar opções de boa qualidade com gráfica dedicada, dentro do budget. O jogo não exige muito graficamente, mas...
Os requisitos do jogo para este ano são:
- OS: Windows 10/11 with updates - 64 bit
- Processor: Intel Core 2 or AMD Athlon 64 X2;
- Graphics: Intel GMA X4500, NVIDIA GeForce 9600M GT, AMD/ATI Mobility Radeon HD 3650 - requires 256MB VRAM and DirectX® 11;
- Memory: 4GB RAM; |
- Storage: 7GB;
- Display: 1024x768.
Performance scales with higher-end systems.

Em relação à falta de SO, sinceramente nem precisas de comprar uma licença, a única coisa que perdes são algumas opções de personalização. Podes instalar um SO por ti mesmo, só precisas de um dispositivo USB com uns 8GB ou mais de espaço, existem vários tutoriais na internet sobre como o fazer, é bastante fácil. Não te sei dizer onde compras a licença, mas ouvi dizer que é muito mais barato do que comprar o SO.
Eu nunca comprei licença de SO pela net, mas pelo que já tive a ver, é bastante simples. Só acho demasiado barato e tenho receio que não seja seguro. Isto, porque o preço oficial é muito alto, comparado com o preço a que vendem as chaves digitais.

Na Worten vale a pena ver os descontos que vão aparecendo ao longo do mês, assim pelo que vi de relance não me parece que haja nada que compense mais do que o Ideapad.
É a maior dúvida que tenho. Porque tal com disse tenho aquela questão de fazer uma compra na Worten e não pagar o valor do IVA (ou seja, acaba por ser um desconto de 23%), o que me parece ser um bom desconto...
E acho estranho não existir em tanta oferta que tem lá no site da Worten e que cumprem os requisitos, alguma que seja melhor que a opção da Lenovo (ainda que também tenha com um valor de desconto).
 
Gente, preciso duma ajudinha...
Estou a tentar filtrar na Worten, que opções encontro lá, dentro daquilo que quero e do budget. Só que os únicos filtros que consigo aplicar para a pesquisa que pretendo é em relação ao preço, à RAM, o tamanho de ecrã, a capacidade do disco SSD, e sendo assim aparecem-me quase 200 opções... Uma das características que vocês falam muito e aconselham é o ecrã ser 100% sRGB. Ou seja, de forma a "filtrar" a pesquisa no site da Worten, de que forma posso "pesquisar" isso (ecrã 100% sRGB) como um requisito?
 
Não...mas comprar pelo configurador da lenovo está fora de questão, é?
Não, não... Claro que não!

Eu é que estava a tentar perceber se existe alguma opção na Worten que fique mais em conta, uma vez que tenho o desconto de 23% (o que me parece ser um bom desconto, ainda para mais se tiver já algum desconto)... Apenas por isso! Eu tenho um ASUS e adoro, mas não tem que ser necessariamente ASUS. Vocês falam bastante aqui dos Lenovo. Acredito que sejam boas máquinas! Ou é apenas por dar para "criar o pc"?
 
O problema é que eles não vendem pcs ultrabook/low power de jeito abaixo de 1000€. E mesmo acima é difícil de encontrar um bom
O que te recomendaram já cumpre os teus requisitos e fica bem abaixo do orçamento
O configurador da lenovo nem sempre tem a melhor escolha mas na maioria das vezes tem porque deixa-te configurar o portátil *a tua maneira sem mais nem menos.
 
O problema é que eles não vendem pcs ultrabook/low power de jeito abaixo de 1000€. E mesmo acima é difícil de encontrar um bom
De entre quase 200 ofertas com os critérios que consigo aplicar na filtragem (com 16Gb de RAM, com disco SSD de 512Gb, com entre 14" e 16" de ecrã, e até os 900/950€), custa-me a acreditar que não hajam boas opções... Eu é que não sei filtrá-las...

O que te recomendaram já cumpre os teus requisitos e fica bem abaixo do orçamento
Mesmo dentro dos do site da Lenovo, tem outras opções que talvez possam ser melhores.
Eu por exemplo, também gostava de equacionar uma hipótese de 14" (pela questão da mobilidade), embora acredite que vá optar por um de 15/16" (porque vou usar maioritariamente em secretária, em casa).

O configurador da lenovo nem sempre tem a melhor escolha mas na maioria das vezes tem porque deixa-te configurar o portátil *a tua maneira sem mais nem menos.
Sim, estou a entender. Mas mesmo lá no site, tem tantas opções. Gostava de perceber mais disto para conseguir escolher!
 
De entre quase 200 ofertas com os critérios que consigo aplicar na filtragem (com 16Gb de RAM, com disco SSD de 512Gb, com entre 14" e 16" de ecrã, e até os 900/950€), custa-me a acreditar que não hajam boas opções... Eu é que não sei filtrá-las...
Ou têm processadores da geração passada, ou têm ecrãs inferiores ao lenovo que já te recomendaram.
E já agora duvido que sejam 200 ofertas, já tiveste em conta que muitas delas são pcs do marketplace e que não são vendidos por essa loja?
Mesmo dentro dos do site da Lenovo, tem outras opções que talvez possam ser melhores.
Eu por exemplo, também gostava de equacionar uma hipótese de 14" (pela questão da mobilidade), embora acredite que vá optar por um de 15/16" (porque vou usar maioritariamente em secretária, em casa).
Já te recomendaram um sólido para o preço no post #21
Disseste que querias gastar o mínimo possível...a lenovo tem melhores portáteis no site sim, mas também são mais caros.
 
E já agora duvido que sejam 200 ofertas, já tiveste em conta que muitas delas são pcs do marketplace e que não são vendidos por essa loja?
Sim, depois considerei isso e que a lista ficava reduzida a umas 30 opções, para pcs vendidos apenas pela Worten. E fica ainda mais reduzida se não considerar as opções gaming.

Ou têm processadores da geração passada
Pois, infelizmente, não sei considerar isso... Eventualmente um processador duma geração anterior, não pode ser melhor/mais potente do que um duma geração mais recente? (estou meramente a perguntar, porque não tenho mesmo conhecimento nenhum a nível de processadores.)

A única coisa que sei e que quero mesmo é 32Gb (embora ache impossível para o meu budget) ou 16Gb de RAM; 512Gb ou 1Tb de SSD (embora dispense bem porque tenho disco externo); um ecrã de 14" ou máximo de 16" (para permitir mobilidade); que não seja pesado (máximo 2kg, por aí...). Não tenho preferência da marca, embora goste da ASUS que foi o pc que venha a utilizar há mais de 10 anos. Mas não estou "agarrado" à marca, mas sim à qualidade do computador que comprar. E vocês têm vindo a falar dos Lenovo. Acredito que seja pela qualidade e não pela opção de criar algo à "medida"!

ou têm ecrãs inferiores ao lenovo que já te recomendaram.
Reparo que referem muitas vezes a "necessidade" dum ecrã 100% sRGB. É assim tão importante ter essa reprodução de cores? É mais confortável/saudável para os olhos? Nas opções que vejo na Worten, não encontro nada com esse tipo de ecrã...

Já te recomendaram um sólido para o preço no post #21
Sim, estou de olho nesse. Existem mais equipamentos no site da Lenovo, dentro do orçamento, mas com outras/melhores specs? (por exemplo, queria também uma opção de 14"). Ou acham que o tamanho de 14" se torna pequeno para trabalhar?

Disseste que querias gastar o mínimo possível...a lenovo tem melhores portáteis no site sim, mas também são mais caros.
Sim, já gastei 540€ no telemóvel e tinha como objetivo não gastar mais do que 1200/1300€ no total dos dois equipamentos, o que quer dizer que o ideal, era o computador rondar os 700/800€ (ou no caso de ser na Worten, subiria até aos 1000€, por conta do desconto do valor do IVA). Naturalmente que quero comprar o melhor possível e para durar uns bons anos (daí ter equacionado os 32Gb de RAM).
Mesmo no site da Lenovo, consigo personalizar algum modelo diferente e que se "torne" melhor do que a solução apresentada?


Talvez vá adiar a compra até ao meu aniversário (são mais 2 meses e pouco). Acham que eventualmente os preços podem descer desses Lenovo? É que estive a ler tópicos cá do fórum e o IdeaPad Slim 5 16" que me falam, já esteve quase 100€ mais barato.
 
Última edição:
Back
Topo