Guia Guia dos Processadores

ZWAME

STAFF
Este guia serve para ajudar na escolha de um novo processador.

Estes guias servem como indicadores de que hardware comprar. Estão em actualização e se tiverem sugestões para melhorar e produtos que sejam uma melhor escolha não hesitem.

Fontes de Alimentação
Máquinas Fotográficas Compactas
Máquinas Fotográficas DSLR
Monitores
Motherboards
Placas Gráficas
Processadores
Teclados Mecânicos


Para orçamentos particularmente curtos e para jogar com pouco dinheiro:

G4560.jpg

Pentium G4560: Como podem ver na análise que efetuamos, este é um CPU mais poderoso do que o preço faz antever. Com dois núcleos “KabyLake” a 3,5GHz, este processador é mais do que suficiente para todas as tarefas de produtividade, navegação na Web e consumo de multimédia.
Além disso, este é o 1º Pentium a utilizar a tecnologia Hyperthreading, que lhe permite lidar com 4 threads em simultâneo, tornando-o funcionalmente idêntico à gama i3, no que respeita à capacidade de trabalho paralelo. Esta capacidade faz deste CPU a escolha perfeita para máquinas de jogos de baixo orçamento, sendo o único CPU que vale a pena considerar até à gama dos i5s, para a esmagadora maioria das aplicações, neste momento.​


O melhor negócio para quase tudo:

56601.jpg

i5 7400: Um quad-core de raiz, com toda a tecnologia e poder da mais recente arquitectura da Intel, este é o CPU ideal para a grande maioria dos utilizadores caseiros, com performance suficiente para lidar com várias tarefas em simultâneo, jogar sem compromissos, e editar vídeo e imagem sem qualquer problema. Enquanto não desaparece das lojas, o i5 6400 mantém-se uma alternativa muito apetecível, já que oferece tecnologia e performance similares, por um pouco menos de dinheiro.
O público mais entusiasta poderá querer optar pelo i5 7600K que, além de uma velocidade de relógio um pouco mais elevada, permite overclock. Mas esta opção (pelo overclock) implica, por norma, um investimento mais avultado na restante plataforma.​

Para quem necessita de performance extra:

56589.jpg

Intel Core i7 7700: Para quem quer o melhor, quem efectua muito trabalho paralelo, ou utilizar profissionalmente ferramentas de modelação gráfica e/ou matemática, tem no i7 7700 a resposta para as suas necessidades. Este CPU, graças ao Hyperthreading, oferece 8 threads lógicas, permitindo mais processamento simultaneo.
A versão desbloqueada, i7 7700K oferece velocidades de relógio superiores de origem e a possibilidade de overclock, para que se extraia o máximo de performance do CPU.​
A versão de baixo consumo i7 7700T mantém todas as funcionalidades de um i7, incluíndo o Hyperthreading, com uns incrivelmente baixos 35W de TDP, sacrificando apenas um pouco a velocidade de relógio. Particularmente indicado para quem procura um sistema silencioso e de baixo consumo, sem comprometer a performance.

Para os profissionais ou muito entusiastas:​
AMD1700.jpg

E a AMD está de volta. No lançamento dos novos Ryzen, a AMD começou pelo topo da gama e entrou com preços de arromba, oferecendo CPUs de 8 núcleos a partir de 360€, tornando, pelo caminho, toda a plataforma X99 da Intel largamente irrelevante.
Os utilizadores que se vejam profissionalmente a braços com tarefas altamente paralelizáveis (renderização de vídeo, cálculo matemático paralelo, etc) têm a partir de agora uma solução relativamente acessível, com CPUs de 8 núcleos físicos (16 lógicos) que serão uma enorme mais valia nesse tipo de cargas de trabalho.
A melhor escolha é o AMD 1700. É o mais acessível quando comparador com o AMD 1700X e o AMD 1800X adicionando ainda um cooler que esperando que não seja muito bom, atendendo que o que possuem possa não ter adaptador para socket AM4 resolve o problema no imediato. O AMD 1800X e AMD 1700X não trazem cooler. Todos permitem overclock.​
 
Última edição pelo moderador:
Quando dizes que se, se optar pelo i5 6600k ao invés do i5 6400, tem que se fazer um investimento extra a que te referes?

Uma board que tb permita OC e uma fonte ligeiramente mais potente?

Obrigado
 
Não tem que se fazer um investimento extra, além do CPU em si, que ele funciona em qualquer board lga 1151. Mas quem comprar um 6600K quer, à partida, fazer overclock (caso contrário compraria, no máximo, o 6600 normal, que é igual), e é o overclock que implica um investimento extra, nomeadamente na motherboard e possivelmente na RAM, para acompanhar.
A fonte deverá sempre ser sempre ajustada à configuração, claro, mas à partida, mantendo tudo o resto, uma fonte de qualidade que sirva um 6400 também deverá ser perfeitamente capaz de sustentar um 6600k com overclock. ;)
 
Obrigado. Quem lê pode ficar confuso. Mas foi o que imaginei.

Acho que para mid range o 6600 está interessante. Mas sem dúvida que o 6400 é melhor em termos de custo/performance. Ficando a uns sensíveis 10 a 20 porcento de desempenbo a trás, dependendo do uso/aplicação.

Abraco
 
Passamos a recomendar o AMD Ryzen em particular o AMD 1700 é a melhor opção entre performance / preço.
 
Back
Topo