95ºC no CPU de portátil! Ajuda!

rodmarcos

Power Member
Boas!
Comprei um portátil já há algum tempo, mas de há uns dias para cá reparei que ele aquecia muito. Mas não liguei... Não tinha jogo nenhum recente então já não "puxava" por ele já há algum tempo...
Adquiri o trackmania, um jogo altamente viciante, diga-se de passagem, mas que passados uns minutos a jogar me reiniciava o pc sem aviso prévio.
Até pensei que fosse do Windows Vista.
Formatei o pc e instalei o XP Home Edition. Todavia, o problema mantém-se.
Instalei o Notebok Hardware Control e qual não é o meu espanto que ao jogar o Call Of Duty 2, após cerca de 20 minutos, aparecia-me que o portatil ia reiniciar e o CPU estava a 95ºC!!!:004:
Este foi um jogo que o ano passado, jogava o dia inteiro sem parar sem nunca aquecer assim!
Reparem no printscreen a jogar um joguinho do miniclip... Após cerca de 10 minutos a jogar isto, a temperatura já vai nos 80ºC!!!



O meu portátil é um:
Modelo: Acer 1692LMi
Processador: Intel Pentium M 740 (1.73Ghz)
Gráfica: ATI Mobility Radeon X700 256MB
RAM: 1GB DDR2

Alguém me pode ajudar? Obrigado desde já
 
se a ventoinha funciona e mesmo assim está a aquecer dessa maneira, o cooler deve estar mal colocado ou então a ventoinha está muito lenta...
 
se a ventoinha mandar vento que seja "notório", não deve ser da velocidade dela...
poderá ser o cooler que, por algum motivo (soltou-se? sem massa térmica? mal montado?) não faz a transferencia do calor para os dissipadores
 
se a ventoinha mandar vento que seja "notório", não deve ser da velocidade dela...
poderá ser o cooler que, por algum motivo (soltou-se? sem massa térmica? mal montado?) não faz a transferencia do calor para os dissipadores

Pois... eu tava aki a meter a mao ao lado dos burakos... lembro-m k "bufava" muito mais do k agora...
obrigado pela ajuda!
 
Encontrado!!!

de qualquer maneira podes sempre começar por verificar a ventoínha, mal não há-de fazer

Bem, após abrir o portatil, reparei que a ventoinha estava bem badalhoca! Consegui remover algum pó com um pincel, mas ficou a maior parte, parece que está agarrado.
Mas tirei todo o pó que consegui, liguei e voltei a jogar o miniclip... passei o jogo 2 vezes (cerca de 30minutos) até atingir a temperatura de 80ºC, que no primeiro post aingi em apenas 10 minutos... Parece-me que está encontrado o que está a causar isto...
Como posso tirar o resto de pó da ventoinha? Com aqueles sprays de ar comprimido, não é?

Uma última questão... Após o fecho do jogo, denoto uma imediata redução na temperatura do CPU... é normal descer assim tão rápido?... Estava a 80ºC e passados dois minutos, está a 54ºC...
Muito obrigado pela ajuda! :D
 
Bem, após abrir o portatil, reparei que a ventoinha estava bem badalhoca! Consegui remover algum pó com um pincel, mas ficou a maior parte, parece que está agarrado.
Mas tirei todo o pó que consegui, liguei e voltei a jogar o miniclip... passei o jogo 2 vezes (cerca de 30minutos) até atingir a temperatura de 80ºC, que no primeiro post aingi em apenas 10 minutos... Parece-me que está encontrado o que está a causar isto...
Como posso tirar o resto de pó da ventoinha? Com aqueles sprays de ar comprimido, não é?

Uma última questão... Após o fecho do jogo, denoto uma imediata redução na temperatura do CPU... é normal descer assim tão rápido?... Estava a 80ºC e passados dois minutos, está a 54ºC...
Muito obrigado pela ajuda! :D
Essa descida repentina, deve-se ao facto de o cooler aumentar a sua velocidade. É perfeitamente normal.

Com o passar do tempo, é normal que o cooler do processador ganhe algum pó. Por isso já sabes, sempre que notares que a temperatura está um pouco alta, basta limpar e certamente resolve o problema.
 
mesmo assim ha um grande diferenca entre o iddle e full.. verifica o contacto entre o cooler e o cpu.. ek é mto estranho.. eu tenho em iddle 45 e 65 no max em full..
 
Já me aconteceu ao hibernar o portatil (a8js) atingir 80ºC mas teve a ver com os controladores ACPI, aliado aos "excelentes" programadores da asus, que também "hibernaram" e não accionou a fan como deveria... Mas estando a fan a trabalhar é bem possivel que esteja defeituosa.. RMA com isso..
 
é raro mas tenta ver com outro prorama as vezes o chip nao é do mesmo fabricante do programa que usas dai a margem de erro ser mt elevada, ate os crashs e isso pode n ser das temps:)

uma vez tive o cpu a 98ºc sem me dar conta e dava nas calmas sem crashs nem reboots. sem ventilação nehuma so reparei quando instalei o core temp, isto num celeron 2.8.
 
Última edição:
Já está resolvido

Boas pessoal!
Bem, primeiro, quero agradecer a todos aqueles que deram a opinião sobre o meu problema, todas as vossas opiniões foram úteis.
Fui comprar o spray de ar comprimido. Bem, tanto pó que saltou desta ventoinha lol!. Também não admira, quase 2 anos sem nunca ser limpo, acho que é normal.
Após a limpeza, meti-me a jogar supertrucks no miniclip à quase meia hora e a temperatura não vai para além dos 65ºC.
Parece que era mesmo o pó :-D
Pessoal, fiquem bem, mais uma vez obrigado pela ajuda. Um abraço!:Winkani:
 
Ainda vem aí o verão, apesar de 65º ser normal num portátil, se já não estiver dentro da garantia e quiseres ter um bocadinho de trabalho, abre-o e mete massa térmica entre o cooler e o cpu, aconselho a artic ceramique que podes comprar por ex. na loja da agua, dá trabalho mas "fica bem feito" :)
 
Ainda vem aí o verão, apesar de 65º ser normal num portátil, se já não estiver dentro da garantia e quiseres ter um bocadinho de trabalho, abre-o e mete massa térmica entre o cooler e o cpu, aconselho a artic ceramique que podes comprar por ex. na loja da agua, dá trabalho mas "fica bem feito" :)

Pois, mas não faço ideia do que estás a falar :007:. Hardware não é comigo... Vou-me informar sobre isso... Obrigado pela dica ;)
 
Toshiba-Tecra-A2-06.jpg



tás a ver? neste caso é só desapertar aqueles 3 parafusos, e com jeitinho retirar todo aquele conjunto, o processador está por baixo daquilo, e entre aquilo e o processador leva um bocadinho de massa térmica.
Depois de retirares aquilo é limpar bem limpinho, podes usar um pano que não largue pêlo ou um guardanapo com um bocadinho de alcool.
Depois mete a massa mais ou menos como podes ver aqui na animação em flash, é espalhar bem e numa camada fininha pois quando tornares a apertar o cooler isso vai encostar, e se tiver massa a mais transborda(o que é perigoso pq há massas condutoras de electricidade).
Mais uma vez aconselho a artic ceramique por ser uma das melhores(a meu ver é mesmo a melhor) e tb por não ser condutora, reduzindo assim possiveis riscos de fritares alguma coisa.
Qq duvida apita.
 
Back
Topo