1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

9800 GTX: Monstro ?

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 7 de Janeiro de 2008. (Respostas: 109; Visualizações: 12715)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. blastarr

blastarr Power Member

Specs divulgadas hoje por um site alemão que já é "habitué":

Isto vem dar força à minha ideia de que a GTX é uma nova GPU posicionada bem acima da 9800 GX2 já conhecida (em preço e em performance/features).
    Deve rondar os 599~650 euros como a 8800 Ultra, enquanto a 9800 GX2 fica logo acima da 8800 GTS 512MB baseada no actual G92.

Estamos a falar de 1800 Milhões de transístores e 32 ROP's (a G92 tem 754 e 16, respectivamente), 384 shaders, bus de 512bit, DX10.1, 55nm, etc.

Última edição: 7 de Janeiro de 2008
  2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem, são specs de respeito, principalmente no que toca ao transistor count e stream processors...

Deve pelo menos triplicar a performance :wow:

Mesmo a 55 nm, nem quero ver o que vai sair no que toca a Watts e Amperes :wow:

E aquelas memorias a "apenas" 2000 mhz (1000x2), indica claramente que deve ter espaço para uma 9800 Ultra (750/2500/2500?)

3. mascarilha

mascarilha I folded Myself

novo processo fabrico ja em fevereiro era mto bom

em 3/4 meses passarem de 90nm para 65nm e agora para 55nm é obra.............

ao confirmarem-se essas specs temos canhão sim sr

cumps

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Então, mas as ATI já são a 55 nm...

Blastarr, isto foi publicado no CES 2008?

5. blastarr

blastarr Power Member

Não.
    Eles não comentam produtos não anunciados, remember ?

Uma "tradugoogleção":
    Ou seja, as frequências de relógio podem aumentar daqui até ao lançamento, algures no Verão.
    O que existe agora é o que eles atingem nas samples internas neste momento.

Também podem contar com algum upgrade ao nível da velocidade e/ou tipo das memórias.

6. mascarilha

se a data prevista for a que os ultimos rumores comentam (finais de fevereiro) acho um pouco dificil que sejam mesmo estas as specs , mas nada e impossivel .

edit: ja vi na fonte que falam la para meio do ano (julho) ............... assim sim , sao specs perfeitamente alcançaveis

cumps

7. blastarr

blastarr Power Member

Eu sublinhei acima a parte da altura do lançamento, terceiro trimestre.
    Ou seja, Verão.

Não diz em lado nenhum que vai sair ao mesmo tempo que a 9800 GX2 e a 9600 GT, já em Fevereiro.

8. Zarolho

Zarolho Power Member

Então quer dizer que a nVidia para já lança a 9800 GX2 em Fevereiro e fica a "cozinhar" a GTX até ao Verão....

A nVidia está mesmo a reinar... Está como a Intel no dominio dos Cpus... É cada "paulada" na concorrência que até andam de lado... :p ... Curioso é que a concorrencia de ambas as empresas é exactamente a mesma "coitada", AMD/ATI!

Vamos lá ver se ao menos a AMD/ATI responde no mesmo prazo dado que a nivel de performance parece distante... Já seria um passo no caminho certo!

9. Kremlin

Kremlin Power Member

O mundo da informática é mesmo pra quem tem dinheiro a dar com força...
    Pessoal a dar 700€ por uma 8800 Ultra.. e em poucos meses depois saí uma que lhe dá uma grande porrada...

10. mascarilha

sim , aqui nesta noticia nao dizem

onde dizem é na [H]

nos proprios comentamos isso :

realmente faz mais sentido a noticia deste topico , da 9800GTX ja com processo 55nm com lançamento no verao (mesma altura da R700) , até la temos a 8800GT/8800GTS single card e a 9800GX2 no "lado verde" e depois no "lado vermelho" a HD3870 single card e a HD3870X2 .

tendo a 8800GTS saido a tao pouco tempo nao fazia mto sentido sair agora em fevereiro uma 9800GTX single card apenas com cloks mais altos , mas nunca se sabe , so a Nvidia ................

cumps

11. blastarr

blastarr Power Member

Um desses sites está errado, então.

Mas, lançar numa janela de apenas duas semanas em fins de Fevereiro tantos produtos de uma assentada não é típico da Nvidia:

- 9600 GT
    - 9800 GX2
    - nForce 780a SLI (plataforma AMD)
    - nForce 750a SLI (plataforma AMD)
    - nForce/Geforce 8200 (igual ao 750a SLI, mas sem o NF200 e com formato micro-ATX -ainda mantém o suporte PCIe 2.0 nativo-, plataforma AMD)
    - nForce 790i SLI (DDR3 e PCI-Express 2.0 nativos, plataforma Intel)

Se ainda se juntar uma 9800 GTX, fica tudo muito confuso, até em termos de reviews.

12. mascarilha

yep , foi o k referi agora , tb acredito mais numa nova linha 9800GT/GTX ja com processo fabrico 55nm la para julho do que lançarem ja daqui a 1 mes (apenas 3 meses apos lançamento da GTS) uma nova 9800GTX ainda a 65nm , tipo uma 8800GTS com cloks mais altos , etc ! Ate pk a nvidia nao tinha necessidade disso pois a GTS em single card nao tem concorrencia a nivel de performance

cumps

13. blastarr

blastarr Power Member

Sinceramente não é o processo de fabrico ou mesmo a largura do bus que seriam impeditivos (ambos foram feitos antes, e o próprio processo 55nm é um "straight optical die shrink, ou seja, pode portar-se rapida e facilmente um desenho nativo de 65nm para o novo half-node de 55nm).

Antes, é o número em bruto de transístores que torna tudo um pouco mais difícil tão cedo (é o equivalente a quase sete G71/7900 GTX num só chip, ou duas vezes e meia de um G92...).

14. mascarilha

o OBR da XS diz k e fake , que tem a certeza que a 9800GTX e uma nova G92 com 512-bit e 1Gb ram com lançamento para fevereiro/Março ( mesmas previsoes dadas pela [H] )

cumps

15. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Mas no raodmap da Nvidia pelo Hardcop a GTX seria para lançar em Fevereiro e não la para o Verão.
    E se é para lançar em Fevereiro com essas specs não faz sentido depois preencherem gamas medias com placas do tipo GX2 em vez de versoes cut-down dessa GTX.

Das duas uma ou sai agora uma GTX um pouco melhor que a 8800 GTS, ou sai uma GTX com muito melhor specs la para o Verão na altura do R700:
    Ou então sai outra coisa qq.

Sair ja em Fevereiro a GX2 e essa GTX não me parece nada provavel.

16. blastarr

blastarr Power Member

512bit só com 16 ROP's ??
    Riiiiight. :rolleyes:

24 ROP's e 384bit ainda vá lá, agora 512bit num core G92 parece-me um pouco "wishful thinking".

17. mascarilha

estive a pensar , e mesmo capaz de sair antes uma 9800GTX ja em fevereiro/Março , mesmo que seja so uma GTS melhorada , ate por causa do suporte Tri-SLI , estavamo-nos a esquecer desse factor , ainda nao ha graficas com suporte Tri-SLi alem da GTX e da ULtra , alem do suporte Tri-SLi tb deve vir ja com DX10.1 e SM4.1

alem da [H] a techpowerUp ja tinha mencionado o mesmo

cumps

18. mais_um

mais_um Power Member

Boa tarde

Eu acho que a data de lançamento de uma nova GTX poderá também depender da performance da 9800GX2 relativamente a ATi HD3870X2 é que não estou a ver a Nvidia deixar que o consumidor tenha dúvidas na placa de topo e também é claro pela nova norma da Nvidia "Geforce Bost/Hybrid SLI".

Fiquem bem

19. mascarilha

penso que isso e secundario , pk a 9800GX2 independentemente da performance que tenha vai ser sempre SLI , nao e considerada uma placa topo Single Card , ou seja a performance nunca irá ser a mesma em todos os jogos ao contrario de uma 9800GTX single card

cumps

20. mais_um

mais_um Power Member

Sim, mas se não sair a nova GTX na mesma altura que sai a GX2, a GX2 independentemente de ser SLI no pior das hipóteses vai ser uma G2 GTS, isto é, vai ter um rendimento parecido á ultra ou melhor no caso de funcionar em SLI numa percentagem 30%, ou mais no caso de altas resoluções, em média de performance (corrijam se estiver errado), isso vai tornar na melhor gráfica da Nvidia, não estou a por em causa que as siglas GTX/Ultra é símbolo de topo, isso é incontestável.

A questão nem é relativamente á nova GTX (eu até nem vou muito com o SLI por motivos de eficiência do 2º GPU vs €€) mas sim á melhor placa da ATI a HD3870X2 que a meu ver é a melhor gráfica da ATI em performance. Aí é que vejo a necessidade da Nvidia lançar a nova GTX (pelo que se tem dito neste tópico, é claro o melhor GPU que podemos esperar), para que o consumidor não tenha dúvidas, haja dinheiro.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página