1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

9800Pro Overlock (Newbie Questions...)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por dA_PhReAk, 20 de Dezembro de 2005. (Respostas: 13; Visualizações: 932)

1. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

Estava eu ontem sem nada para fazer, quando resolvo iniciar me no overcloking (apenas tinha lido algumas coisas...). instalo o programa Ati tray tools e ponho me a experimentar, o programa la me deu dois valores maximos para o core e para a mem mas por razoes de seguranca resolvo usar valores um pouco a baixo (420/368 sendo o default 378/338) isto de aumntar as velocidades e bonito... mas tem resultados?
    800x600 (Overclocked 420/368) --- 1985
    800x600 (default 378/338) --- 1851 --> 3dMark05 (feitos um a seguir ao outro nas mesmas condicoes... sem cpu test.. etc)
    130 pontos... bem ja é alguma coisa, mas a minha grande duvida é.. devo manter estas novas velocidades a toda a hora? ou apenas qd vou jogar... isto nao vai danificar a minha placa? nao uso um stock cooler, uso o artic cooler para a placa. Posso ter problemas de futuro devido a este overclock? etc etc por favor elucidem me sobre a seguranca deste overclock e se é relevante o incremento de performance.

Placa: Ati Radeon 9800 Pro 128Mb Saphire w/ artic cooler
    PS: de resto so tenho stock coolers, e a caixa e muito mal refrigerada, tendo apenas uma fan para saida de ar.

Última edição: 20 de Dezembro de 2005
  2. Sway

Sway To fold or to FOLD?

como tens o artic á partida esse OC que fizeste está seguro... mas não deves arrancar para o OC do CPU sem antes refrigerares a caixa e principalmente o proprio CPU, mas em principio isso ainda dá mais... e depois mais dará se refrigerares mais a caixa porque aí em vez de a ventoinha do artic suprar ar viciado (que esta dentro da caixa) vai suprar ar fresco resultante da corrente de ar que deves tentar provocar!

3. X3non

X3non 1st Folding then Sex

Desde que as temps sejam boas e não encontres artefactos, podes manter esses valores para o dia-a-dia.

4. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

o problema e q nao consigo ver as temps da grafica :P

5. BuG

BuG Power Member

Nas pro's nao é possivel verificar a temperatura por software. Chegou a haver algumas que era possivel tinham um sensor(umas raridades.... ).
    Se tens o artic podes puxar por isso....desde que nao abuses :D

Cumps
    BuG!

6. BuG

BuG Power Member

Outra coisa.... sabes se o core da grafica é o 'r360' ? (podes verificar isso ao tirar o artic da grafica e les o que diz no core) É que se for podes fazer um mod para a 9800XT. É so alterar a bios da grafica.. mas ve la disso se for o caso eu ajudo-te ;).

Cumps
    BuG!

7. Tripnotik

Tripnotik Power Member

e fazendo o softmod, confirmando-se o R360, activa tanto o sensor de temp como o Overdrive

Esses 420/368 são clocks de XT (420/365). Tambem uso uma dessas e está com clocks de XT como timmings tb de XT nas mems. Os ganhos com a mudança de timmings ainda sao notórios pq sobe-se mais com a velocidade das mesmas.

Os timmings no caso de kereres dar-lhes algum uso:

tWrL = 1.0
    tCAS = 4
    tCMD = 0 clock
    tSTB = equals tWrL
    MEM_tRcdRD = 5
    MEM_tRcdWR = 3
    MEM_tRP = 5
    MEM_tRAS = 10
    MEM_tRRD = 4
    MEM_tR2W = CL + 3
    MEM_tWR = 3
    MEM_tW2R = 2
    MEM_tR2R = 2
    tRFC = 17
    tRBS = CL + 3
    tERST = CL - 0.5
    tQSREQ = CL - 0.5

Usa os de 9800 PRO e depois estes (sao os da XT). Se reparares agora o próprio software já determina um valor estável mais alto. Pessoalmente antes tinha 390 Mhz como limite estável, agora passou a dar 411, 822 Mhz efectivos, apesar de só recomendar valores destes para benchmarks e nao para uso diário. Manualmente estes 411 podem ser 440 445 Mhz.

NOTA: que CPU tens? a gráfica parece sufocada pelo teu sistema. A definicoes default no 3d2005 esta placa, que é igual á tua, faz 2600 sem overclock nenhum, 380/340.

8. BuG

BuG Power Member

activa o sensor como quem diz... se nao tiver sensor nao activa nd. A minha da para mod e nao activa sensor nenhum pk nao tem.

Cumps
    BuG!

9. Tripnotik

Tripnotik Power Member

hmmmm penso que nao é uma hipótese

@ www.overclockers.co.nz

É só alterar a BIOS que fikam activas ambas as features ;)

Podes é ter feito o mod mas possuis R350, será?

Última edição: 22 de Dezembro de 2005
  10. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

Nao existe mais nenhuma maneira de ver sem ser tirar o artic? tipo equivalente de cpu-z pa grafica ;)

qd vcs dizem fazer o mod e como instalar uns drivers novos ou e uma coisa + complicada? (ja agora.. eu ja tinha lido sobre o mod, e aconselhavam a por dissipadores na ram... e eu nao os tenho.. problema aqi?)

Tripnotik: eu sou mt noob mesmo.. nao percebi nada do que esses timings querem dizer ;)

Sistema :
    Pentium IV @ 3.0
    Asus P4P800D-X (Vendo, comprada em 11/05)
    Creative Audigy 2ZS
    2 x (DDR 333(2,5) 512Mb*16)
    Disco Seagate (Ligação IDE) 75Gb
    Ati Radeon 9800 Pro Saphire 128 w/ Artic cooler
    Revoltec Chromus 450W
    Esta limitado por que? a exepcao da RAM que e um cócó(e nem percebo bem o q e akele 2.5 e o *16) acho q e material bastante decente.

11. Tripnotik

Tripnotik Power Member

os ramsinks podes saltar, baixas o clock da memória depois do mod.

Para a alteraçao dos timmings é só usar o atitool, vais as opcoes das mems e os valores que vão ali, estarão outros iguais lá, é só atribuir o novo valor.

Exemplo:

A 9800 PRO tem MEM_tRcdRD 3.

é só mudar para MEM_tRcdRD = 5

fazes o mesmo com todos e salvas num perfil. Tá feito. Agora tens as memórias com timmings de XT, são mais relaxados mas no conto geral o aumento de clock que permitem tras mais rendimento á placa.

Quanto a limitações que possam existir nao consigo propriamente identifica-las, tirando talvez a board que podia ser melhor e a RAM que é 333 Mhz, que FSB tem esse CPU? nao será 800 Mhz?

EDIT: correcção, clocks de XT = 412/365 e nao 420

12. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

Encontrei uns ramsimks baratuchos a venda na ***** ( http://www.*****.com/*****/ListaProdutos.asp?Familia=Cooling&[email protected] ) valerá a pena?

quanto aos timings, a minha ja tem MEM_tRcdRD = 5 (de acordo com o atitraytool? ou 5 e o valor d outra coisa?) e algumas coisas nao encontro...
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

no entanto --> [​IMG] no atitools ja encontro tudo, os dois programas dao coisas diferentes pq aqui o mem_trcdrd =3!! e r350? Mas eu prefiro o ati tray tools ja que me salva o overclock, enquanto q o AtiTool tenho de o abrir sempre que entro no windows e activar o perfil...ja agora o programa sabe mesmo aquilo do r350 ou esta a deduzir devido a ser uma 9800pro.
    Mas o mod nao para por aqui pois n :/ a parte do sensor e da outra cena?

o fsb pensava eu que era 800 mas qd abro o cpu-z aparece isto... 133mhz? huh?

13. BuG

BuG Power Member

Sim tripnotik, é possivel. Mas é necessario que tenha o sensor. Pelo que sei houve algumas 9800xt que foram vendidas como pro's.. dai terem o sensor e o pca igual ao das 9800xt. Ai é possivel activar o sensor pk tem. Agora nao basta ter o r360 para activar o sensor de temperatura.

Cumps
    BuG!

14. God_Lx

God_Lx Folding Member

Eu tenho aqui uma 9800SE com o core r360... (Sem levar mod nem qq tipo de OC morreu á toa LOL, ainda nem tinha começado a brincar com ela...)

Partilhar esta Página