1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

_zZz_ Homemade project! finnaly :)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por _zZz_, 27 de Março de 2004. (Respostas: 18; Visualizações: 2050)

1. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

_zZz_ Homemade WC project! finnaly :)

E tudo começou... hà uns meses atras, quando comecei a ler umas coisas sobre watercooling... J Fiquei logo fascinado...e com

interesse em possuir um sistema do género! O problema é que o sistema comprado de origem ainda era um dinheirão!
    Mas descobri que era possível fazer quase tudo em casa...e a um custo mais reduzido! J Portanto a solução foi pôr mãos à

obra...e muita leitura

Aqui estão então os 1ºs resultados :) nao tem nada de original,é quase tudo aproveitamento de ideias de outras pessoas..

3 blocos
    1 eheim 1048 controlada por relé (thanks lasac e buninho pelo esquematico)
    um deposito em acrilico na baia de 5/2 (thanks [email protected] pela ideia e dicas)
    radiador de sauffage de um opel corsa A, pintado de preto e com novas entradas
    tubo da innovatek,e conexões iguais às da innovatek mas mais baratas
    2 fans Noiseblocker 80mm com controlador homemade de 0,5,7,12 v (se alguem quiser, faço um how-to)

Em termos de arrumacao..não foi fácil por tudo dentro da chieftec..mas acho que consegui..só os cabos de alimentacao é que

estragam a estética toda..

Em termos de temperaturas...ainda não tenho muito bem a noção se são boas ou não.é que mudei tb de processador e de bios!, e

agora é tudo novo
    Estou com cerca de 39,40,41,42º C.. isto com 200*11 a 1.85vcore.. é bom?

e pronto..acho que é tudo..desculpem pela desorganização das pics..

Fico À espera dos vossos comentarios...bons ou maus, tou aqui para os ouvir

(são muitas imagens..mas espero que valham a pena

E ah....isto é tudo homemade,mas eu sozinho nunca o conseguiria fazer! tenho muito que agradecer ao meu avo...desde o 1º dia

em que lhe contei o que queria fazer (e no qual ele me chamou maluko)..ao dia em acabámos tudo...
    Aqui fica entaão,um GRande obrigado a ele:)

E pronto,terminaram por agora as fotos..sao mesmo muitas,desculpem :(

so uns pormenores...
    o método de fixacao do cpu é por parafusos +molas..copiei do sistema da aquacomputer :P

quanto à maneira de vedar os blocos..de inicio usei uma junta de cartao..(primeiras fotos),mas tive receio e acabei por fazer

com juntas de borracha..O sistema foi testado muitas vezes a busca de fugas..felizmente ate agora está tudo bem!

o deposito de acrilico ficou mal..usei cola tipo super cola para acrilico,que me manchou o acrilico todo :( quando tiver

tempo quero fazer um novo deposito...

Última edição: 28 de Março de 2004
  2. UlTrA_Eagle

UlTrA_Eagle Power Member

Muito bom trabalho pá! Exelente! :) Acho é que devias ter as fans mais proximas do radiador, ficava mais fresco! :)

3. _zZz_

nao era possivel aproximar o radiador delas..e aproximar as fans do radiador era dificil,porque perderia o ar fresco do exterior..assim fiz um genero de fanduct...

havia a hipotese de colocar o radiador no topo..mas alem de ter k cortar mt a caixa,perdia mt espaco que necessito para as drives..(so tenho uma midi tower...)ao fim de muito pensar,é que decidi colocar o radiador ali...mas perdi uma das caixas para os discos :(

obrigado pelo comentario positivo :)

_zZz_

4. deaf

deaf Banido

oie

boas, na minha opiniao tens ai umas temp. uma beka estranhas man.Tenho um Barton 2,5ghz+@ 2330Mhz ,vcore 1.8, fsb 210

Neste momento tenho o cpu a 24Graus e o chipset a 18Graus, isto com um SLK900A+vantec tornado 90mm

5. _zZz_

Re: oie

essas temperaturas no meu caso sao complicas..visto que no meu quarto estao 23ºc.. e a temperatura na board neste momento sao 30ºC...

se eu tivesse 24ºC no cpu...Nao mudava para wc...acredita...
    _zZz_

6. UlTrA_Eagle

UlTrA_Eagle Power Member

Deixavas assim como tá mas ponhas uma fan de 120mm mesmo "colada" ao radiador! Acho que ias conseguir melhores temps! :)

7. Lasac

Lasac OC Legend

Excelente!

Faz como o ultra_eagle te disse, mete uma fan 120mm e vês o poder desse harrisson! :D

Btw, pintaste o Radiador todo ou só nos lados?

É k a tinta é um isolamento térmico e assim não tiras 100% do poder disso :P

Se pintaste só á volta fizes-te bem, para k na parte k eu xamo a "colmeia" leve com o ventinho fresco a 100% ;)

Outra cena. mete o radiaddor á saída da bomba e dps mete no cpu->grafica->chipset

Vais ver essas temps a descer ;)

Eu costumava usar Bomba->Radiador->CPU->GPU->Reservatório->Bomba...

Depois comprei um AirplexEVO120 e meti á saída do CPU para refrescar a água para entrar de seguida no GPU :D

Já testei de várias formas e feitios, e com akelas configurações consegui melhores temps :)

De resto tá tudo impecável!

Tás de parabéns! :)

8. _zZz_

estou a chegar à conclusao que os T's foram uma má ideia...

a ideia inicial,é que como o cpu é mais "importante".o fluxo fosse maior nesse lado... e estando em paralelo,iria aquecer menos o cpu..

Por isso é que tenho Bomba->radiador->processador->reservat
    ->Gpu->NB-> reservat

Seria em série melhor?

O problema é que o fluxo foi mesmo quase todo cortado...estando a ter temperaturas altas na grafica! talvez isso me esteja depois a aumentar a temperatura global...

Sempre pensei que o sistema em paralelo funcionasse melhor..mas pronto,ha coisas que só mesmo experimentando :p

assim que tiver tempo...vou tentar fazer essa alteracao

Quanto à fan de 120..as duas de 80 juntas tem mais CFM's que uma de 120mm..nao torna isso uma melhor solucao as 2?

o radiador foi mesmo um erro meu :( queria po-lo bonito,mas esqueci-me dessa parte do isolante térmico :( agora ja nao ha mesmo nada a fazer... :(

Obrigado pela opiniao positiva :)

Custo total...
    asssim por alto :
    +-€15 cobre.. ( sobrou ainda para 2 blocos,vêm ai a caminho uns tweakmonsters homemade )
    €37.5 a bomba + kit antivibracoes (2ª mao ao MArsu)
    +-15 euros,acrilico e cola para ele
    €18 para as conexoes todas
    €20 pelo radiador (mais 25 se contarmos que o 1º que comprei tava estragado )
    €6 euros o macho para abrir a rosca no acrilico
    5€ 3metros de tubo aqui da *****
    €9* Noisblocker 80mm
    €5 AcFluid

e pronto..assim à primeira lembraça é tudo.. dá o total de €139.5.. ainda foi caro,e se calhar uma solucao ja comprada teria melhores resultados (e muito menos trabalho)....
    Mas nao me daria 5% do gozo que me deu a realizar este...

_zZz_

Última edição: 27 de Março de 2004
  9. greven

greven Folding Artist

zZz ganda trabalho mate!!! ;)

Sim sr, grande nível!! Quanto te vir pessoalmente no ist dou-te os parabéns!! :)

10. HoMe_CaNiBaL

HoMe_CaNiBaL I fold therefore I AM

_zZz_, chica...dp d tanto tempo, acabast por terminar os blokos....tas d parabens!

tinha a foto do bloko donde tirast a ideia deste, mas infelizmente perdeu s... :(

mas PARABENS! :P

um abraco

11. BarroZo

BarroZo Power Member

12. Lasac

Lasac OC Legend

Pá por experiência própria, tinha 4fans 80mm a 7v no harrisson e kuando comprei a Y.S.Tech 120mm na *****, foi mesmo nakela de ficar mais bonito.

Por espanto meu, baixei cerca de 3ºC Full com a 120mm em comparação com 4 fans 80mm!!! 8o (nota-se muito mais a diferênça com vcores altos!)

A parte de teres pintado.... isso com o tempo vai saindo... o meu tb pintaram, mas após usar umas poucas vezes mergulhado no gelo (Para chillar a água) foi saindo, até k á coisa de 2meses as temps baixaram um pouco! (pouco, mas notei essa dif.) :)

Esses T's são foleiros, existem uns k são em curva em vez de ser logo a 90º.

Uma coisa k me tava a eskeçer, compras-te o radiador a um sucateiro ou foi a alguém k já usava isso num home-made wc?

Se foi á sucata (aka sucateiro) convinha meter aí coca-cola dakela rasca do Lidl k custam 60centimos, k tem muito gás e é corrosiva por causa da cafeína, para limpar as impurezas e lixo do radiador são escelentes! ;)

São pekenas coisas k parecem inuteis e perda de tempo k depois fazem diferênça nas temps! :D

Mas é como digo, isso está excelente!

Última edição: 27 de Março de 2004
  13. Lasac

Lasac OC Legend

Aki está uma pic k mostra os bons e os maus conectores:

Imagem retirada de Cooling de A a B by Strakata

Keep goin'! :)

14. deaf

deaf Banido

re

Mas tens ai um belo trabalho, 5 estrelas mm,feito com amor e carinho !!! ehehe Parabens zzZ:D

15. Bugs

Bugs Power Member

Parabens :D
    A partir de agora é só ires melhorando :)
    Assim à 1ª vista tb diria que os T´s tão a atrapalhar assim como a falta de ar a passar no radiador, experimenta por uma de 120mm no rad e 2 de 80mm na caixa... não sei é se já é mt barulho... :rolleyes:
    Qt ao q o Lasac disse em relação a limpares o radiador por dentro, penso que tb tens q ter isso em conta, o radiador do meu sistema de WC é semelhante ao teu e tb o arranjei numa oficina de automoveis e vinha bem sujo por dentro e com fugas, nada que certos produtos de limpeza de radiadores e anti-fugas nao resolvam... ou então coca-cola para limpar :)
    Qt às temperaturas, tendo em conta que tens 3 blocos e o radiador dentro da caixa, sem mt airflow, nem estão más, a meu ver... apesar de haver sp melhoramentos a fazer...
    Cumprimentos e boa sorte

16. _zZz_

bemescrevi uma msg longuissima..mas pus um atach demasiado grande e perdia-a :(

ja escrevo tudo de novo..grrrrrrrrrrrrr

_zZz_

17. _zZz_

aqui estou de novo entao :)

pois,eu tinha lido esse artigo do strakata (mt bom mesmo),mas como tinha visto tb esta imagem[​IMG]
    ..pensei que resultasse bem

mas pelos vistos nao..estou seriamente a pensar mudar para o sistema em série...
    quanto as temperaturas..ja tao melhorzitas..bazei o fim de semana e deixei isto ligado,volto agora e esta a 38ºC sempre... mas para isso,deixei com as fans no maximo..o que faz um barulhao que nao é admissivel,claro!
    portanto,vou vender as fans da noisblocker..e arranjar 2 de 120mm.. e fazer algo deste género:

que acham?

quanto ao radiador,foi comprado numa loja de peças em 2ª mao...e dei-lhe muitos banhos de agua kente e vinagre... mas aprendi da pior maneira! o 1º k comprei num sucateiro,a uns meses atras..aparentava nao tar furado.. a 1 mes quando me lembrei de o limpar,comecou a verter agua :(
    logo,o 2º que comprei ja avisei o vendedor e tudo... e esta como novo :)

_zZz_

18. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Grande trabalho... esta lindo... :D

Pago-te um lanche no central para me explicares como e que fizeste o reservatorio... :D ... adorei...

Fiquem bem

19. _zZz_

infelizmente.a ideia do reservatorio pertence toda ao [email protected] :P

e podes ve-la ja aqui... :)
    http://www.*****.com/forum/viewtopic.php?t=6423&highlight=

um abc
    _zZz_

Partilhar esta Página