_zZz_ Homemade project! finnaly :)

_zZz_

Professional Folder
_zZz_ Homemade WC project! finnaly :)

E tudo começou... hà uns meses atras, quando comecei a ler umas coisas sobre watercooling... J Fiquei logo fascinado...e com

interesse em possuir um sistema do género! O problema é que o sistema comprado de origem ainda era um dinheirão!
Mas descobri que era possível fazer quase tudo em casa...e a um custo mais reduzido! J Portanto a solução foi pôr mãos à

obra...e muita leitura

Aqui estão então os 1ºs resultados :) nao tem nada de original,é quase tudo aproveitamento de ideias de outras pessoas..

3 blocos
1 eheim 1048 controlada por relé (thanks lasac e buninho pelo esquematico)
um deposito em acrilico na baia de 5/2 (thanks m@ster pela ideia e dicas)
radiador de sauffage de um opel corsa A, pintado de preto e com novas entradas
tubo da innovatek,e conexões iguais às da innovatek mas mais baratas
2 fans Noiseblocker 80mm com controlador homemade de 0,5,7,12 v (se alguem quiser, faço um how-to)

Em termos de arrumacao..não foi fácil por tudo dentro da chieftec..mas acho que consegui..só os cabos de alimentacao é que

estragam a estética toda..

Em termos de temperaturas...ainda não tenho muito bem a noção se são boas ou não.é que mudei tb de processador e de bios!, e

agora é tudo novo
Estou com cerca de 39,40,41,42º C.. isto com 200*11 a 1.85vcore.. é bom?

e pronto..acho que é tudo..desculpem pela desorganização das pics..

Fico À espera dos vossos comentarios...bons ou maus, tou aqui para os ouvir

(são muitas imagens..mas espero que valham a pena

E ah....isto é tudo homemade,mas eu sozinho nunca o conseguiria fazer! tenho muito que agradecer ao meu avo...desde o 1º dia

em que lhe contei o que queria fazer (e no qual ele me chamou maluko)..ao dia em acabámos tudo...
Aqui fica entaão,um GRande obrigado a ele:)

00.jpg

01.jpg

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

18.jpg

19.jpg

20.jpg

21.jpg

22.jpg

23.jpg

24.jpg

25.jpg

26.jpg

27.jpg

28.jpg

29.jpg

30.jpg

31.jpg

32.jpg

33.jpg

34.jpg

35.jpg

36.jpg

37.jpg

38.jpg

39.jpg

40.jpg

41.jpg

42.jpg

43.jpg

44.jpg

45.jpg

46.jpg

47.jpg

48.jpg





E pronto,terminaram por agora as fotos..sao mesmo muitas,desculpem :(

so uns pormenores...
o método de fixacao do cpu é por parafusos +molas..copiei do sistema da aquacomputer :P

quanto à maneira de vedar os blocos..de inicio usei uma junta de cartao..(primeiras fotos),mas tive receio e acabei por fazer

com juntas de borracha..O sistema foi testado muitas vezes a busca de fugas..felizmente ate agora está tudo bem!

o deposito de acrilico ficou mal..usei cola tipo super cola para acrilico,que me manchou o acrilico todo :( quando tiver

tempo quero fazer um novo deposito...
 
Última edição:
Originally posted by UlTrA_Eagle
Muito bom trabalho pá! Exelente! :) Acho é que devias ter as fans mais proximas do radiador, ficava mais fresco! :)

nao era possivel aproximar o radiador delas..e aproximar as fans do radiador era dificil,porque perderia o ar fresco do exterior..assim fiz um genero de fanduct...

havia a hipotese de colocar o radiador no topo..mas alem de ter k cortar mt a caixa,perdia mt espaco que necessito para as drives..(so tenho uma midi tower...)ao fim de muito pensar,é que decidi colocar o radiador ali...mas perdi uma das caixas para os discos :(



obrigado pelo comentario positivo :)

_zZz_
 
oie

boas, na minha opiniao tens ai umas temp. uma beka estranhas man.Tenho um Barton 2,5ghz+@ 2330Mhz ,vcore 1.8, fsb 210

Neste momento tenho o cpu a 24Graus e o chipset a 18Graus, isto com um SLK900A+vantec tornado 90mm
 
Re: oie

Originally posted by deaf
boas, na minha opiniao tens ai umas temp. uma beka estranhas man.Tenho um Barton 2,5ghz+@ 2330Mhz ,vcore 1.8, fsb 210

Neste momento tenho o cpu a 24Graus e o chipset a 18Graus, isto com um SLK900A+vantec tornado 90mm

essas temperaturas no meu caso sao complicas..visto que no meu quarto estao 23ºc.. e a temperatura na board neste momento sao 30ºC...


se eu tivesse 24ºC no cpu...Nao mudava para wc...acredita...
_zZz_
 
Excelente!

Faz como o ultra_eagle te disse, mete uma fan 120mm e vês o poder desse harrisson! :D

Btw, pintaste o Radiador todo ou só nos lados?

É k a tinta é um isolamento térmico e assim não tiras 100% do poder disso :P

Se pintaste só á volta fizes-te bem, para k na parte k eu xamo a "colmeia" leve com o ventinho fresco a 100% ;)

Outra cena. mete o radiaddor á saída da bomba e dps mete no cpu->grafica->chipset

Vais ver essas temps a descer ;)

Eu costumava usar Bomba->Radiador->CPU->GPU->Reservatório->Bomba...

Depois comprei um AirplexEVO120 e meti á saída do CPU para refrescar a água para entrar de seguida no GPU :D

Já testei de várias formas e feitios, e com akelas configurações consegui melhores temps :)

De resto tá tudo impecável!

Tás de parabéns! :)
 
estou a chegar à conclusao que os T's foram uma má ideia...

a ideia inicial,é que como o cpu é mais "importante".o fluxo fosse maior nesse lado... e estando em paralelo,iria aquecer menos o cpu..

Por isso é que tenho Bomba->radiador->processador->reservat
->Gpu->NB-> reservat

Seria em série melhor?

O problema é que o fluxo foi mesmo quase todo cortado...estando a ter temperaturas altas na grafica! talvez isso me esteja depois a aumentar a temperatura global...

Sempre pensei que o sistema em paralelo funcionasse melhor..mas pronto,ha coisas que só mesmo experimentando :p

assim que tiver tempo...vou tentar fazer essa alteracao

Quanto à fan de 120..as duas de 80 juntas tem mais CFM's que uma de 120mm..nao torna isso uma melhor solucao as 2?

o radiador foi mesmo um erro meu :( queria po-lo bonito,mas esqueci-me dessa parte do isolante térmico :( agora ja nao ha mesmo nada a fazer... :(

Obrigado pela opiniao positiva :)


Custo total...
asssim por alto :
+-€15 cobre.. ( sobrou ainda para 2 blocos,vêm ai a caminho uns tweakmonsters homemade )
€37.5 a bomba + kit antivibracoes (2ª mao ao MArsu)
+-15 euros,acrilico e cola para ele
€18 para as conexoes todas
€20 pelo radiador (mais 25 se contarmos que o 1º que comprei tava estragado )
€6 euros o macho para abrir a rosca no acrilico
5€ 3metros de tubo aqui da *****
€9* Noisblocker 80mm
€5 AcFluid

e pronto..assim à primeira lembraça é tudo.. dá o total de €139.5.. ainda foi caro,e se calhar uma solucao ja comprada teria melhores resultados (e muito menos trabalho)....
Mas nao me daria 5% do gozo que me deu a realizar este...

_zZz_
 
Última edição:
_zZz_, chica...dp d tanto tempo, acabast por terminar os blokos....tas d parabens!

1.jpg


tinha a foto do bloko donde tirast a ideia deste, mas infelizmente perdeu s... :(

mas PARABENS! :P

um abraco
 
Originally posted by _zZz_
Quanto à fan de 120..as duas de 80 juntas tem mais CFM's que uma de 120mm..nao torna isso uma melhor solucao as 2?

o radiador foi mesmo um erro meu :( queria po-lo bonito,mas esqueci-me dessa parte do isolante térmico :( agora ja nao ha mesmo nada a fazer... :(

Obrigado pela opiniao positiva :)


_zZz_

Pá por experiência própria, tinha 4fans 80mm a 7v no harrisson e kuando comprei a Y.S.Tech 120mm na *****, foi mesmo nakela de ficar mais bonito.

Por espanto meu, baixei cerca de 3ºC Full com a 120mm em comparação com 4 fans 80mm!!! 8o (nota-se muito mais a diferênça com vcores altos!)

A parte de teres pintado.... isso com o tempo vai saindo... o meu tb pintaram, mas após usar umas poucas vezes mergulhado no gelo (Para chillar a água) foi saindo, até k á coisa de 2meses as temps baixaram um pouco! (pouco, mas notei essa dif.) :)

Esses T's são foleiros, existem uns k são em curva em vez de ser logo a 90º.

Uma coisa k me tava a eskeçer, compras-te o radiador a um sucateiro ou foi a alguém k já usava isso num home-made wc?

Se foi á sucata (aka sucateiro) convinha meter aí coca-cola dakela rasca do Lidl k custam 60centimos, k tem muito gás e é corrosiva por causa da cafeína, para limpar as impurezas e lixo do radiador são escelentes! ;)

São pekenas coisas k parecem inuteis e perda de tempo k depois fazem diferênça nas temps! :D

Mas é como digo, isso está excelente!
 
Última edição:
Parabens :D
A partir de agora é só ires melhorando :)
Assim à 1ª vista tb diria que os T´s tão a atrapalhar assim como a falta de ar a passar no radiador, experimenta por uma de 120mm no rad e 2 de 80mm na caixa... não sei é se já é mt barulho... :rolleyes:
Qt ao q o Lasac disse em relação a limpares o radiador por dentro, penso que tb tens q ter isso em conta, o radiador do meu sistema de WC é semelhante ao teu e tb o arranjei numa oficina de automoveis e vinha bem sujo por dentro e com fugas, nada que certos produtos de limpeza de radiadores e anti-fugas nao resolvam... ou então coca-cola para limpar :)
Qt às temperaturas, tendo em conta que tens 3 blocos e o radiador dentro da caixa, sem mt airflow, nem estão más, a meu ver... apesar de haver sp melhoramentos a fazer...
Cumprimentos e boa sorte
 
bemescrevi uma msg longuissima..mas pus um atach demasiado grande e perdia-a :(

ja escrevo tudo de novo..grrrrrrrrrrrrr

_zZz_
 
Originally posted by _zZz_
bemescrevi uma msg longuissima..mas pus um atach demasiado grande e perdia-a :(

ja escrevo tudo de novo..grrrrrrrrrrrrr

_zZz_

aqui estou de novo entao :)

pois,eu tinha lido esse artigo do strakata (mt bom mesmo),mas como tinha visto tb esta imagem
5.jpg

..pensei que resultasse bem

mas pelos vistos nao..estou seriamente a pensar mudar para o sistema em série...
quanto as temperaturas..ja tao melhorzitas..bazei o fim de semana e deixei isto ligado,volto agora e esta a 38ºC sempre... mas para isso,deixei com as fans no maximo..o que faz um barulhao que nao é admissivel,claro!
portanto,vou vender as fans da noisblocker..e arranjar 2 de 120mm.. e fazer algo deste género:
rad3.jpg


que acham?

quanto ao radiador,foi comprado numa loja de peças em 2ª mao...e dei-lhe muitos banhos de agua kente e vinagre... mas aprendi da pior maneira! o 1º k comprei num sucateiro,a uns meses atras..aparentava nao tar furado.. a 1 mes quando me lembrei de o limpar,comecou a verter agua :(
logo,o 2º que comprei ja avisei o vendedor e tudo... e esta como novo :)

_zZz_
 
Grande trabalho... esta lindo... :D

Pago-te um lanche no central para me explicares como e que fizeste o reservatorio... :D ... adorei...

Fiquem bem
 
Originally posted by eeyore
Grande trabalho... esta lindo... :D

Pago-te um lanche no central para me explicares como e que fizeste o reservatorio... :D ... adorei...

Fiquem bem
thanks :)
infelizmente.a ideia do reservatorio pertence toda ao m@ster :P

e podes ve-la ja aqui... :)
http://www.*****.com/forum/viewtopic.php?t=6423&highlight=

um abc
_zZz_
 
Back
Topo