Gráfica A AMD vai integrar física nas suas GPUs

Boing

Banido
Enquanto que a NVIDIA oferece a sua tecnologia proprietária para os maiores estúdios de desenvolvimento de jogos, e a margem do desenvolvimento de uma tecnologia própria da Microsoft, a AMD está preparando uma resposta com a integração do motor de física Havok nas suas placas gráficas Radeon HD.

Apesar da AMD inicialmente ter apostado na ajuda dos seus processadores Phenom X4 para otimizar os cálculos ligados a física dentro dos jogos, nós descobrimos hoje através do site Clubic.Com que tudo agora será feito pelas placas gráficas ATI Radeon HD, que utilizarão o padrão OpenCL e a sua implementação ATI Stream.

De qualquer modo, é divertido ver que a AMD recorreu a uma tecnologia que pertence ao seu concorrente no segmento das CPUs, a Intel, proprietária do motor Havok, para parar o seu concorrente no segmento das GPUs, a NVIDIA.

O futuro da tecnologia Havok com a AMD deverá ser detalhado durante o Game Developers Conference que atualmente está acontecendo em São Francisco (Califórnia), e isso segundo Terry Makedon, diretos das tecnologias de software da AMD.

Fonte: Clubic.Com

Fonte: http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=252311
 
Finalmente, já estava a achar estranho a ATI nunca mais oferecer este suporte tal como a nvidia já o faz. Esperemos que a parceria com a Havok traga ainda melhores resultados dado que já estão á muitos anos no mercado e devem ter um bom conhecimento do assunto.
Agora é esperar para ver se não é só conversa para vender mais umas placas, porque com a implementação nas consolas em parceria com a Nvidia agora é que devem começar a sair muitos titulos com este tipo de tecnologia.
 
Pessoalmente acho que a PhysX nunca vai fazer grande sucesso, o Havok domina nas consolas e nos pcs vamos ter Intel + AMD com o Havok vs a Nvidia sozinha com o PhysX, vamos lá ver o que sai daqui.

Será que há videos nas internetz a comparar as duas tecnologias de física? :o
 
Por provavelmente ter conhecimento ou por antecipação deste passo da AMD é que a nvidea 'patrocinou' a entrada do physx na ps3 e na wiii, mesmo que sendo por software [que as graficas das consolas não suportam physx por hardware], afim de os dev's dos jogos em geral apoiarem e trabalharem mais com o physx...

Mas não sei não, pareceme que o physx tinham resultado e sucesso garantido era se a Nvidea abrisse mão dele para a AMD/ATI.. AMD/ATI+Nvidea quase de certo ganham a implementação da fisica nos jogos..



Assim [Intel+AMD/Ati cm havok e Nvidea com physx] a coisa pende para o lado do havok, mas é mais incerto..
 
O que me parece é que isto vai acabar empatado e no final se desenvolve um terceiro motor fisico que englobe o melhor do Physx e do Havoc.
 
:005:pode muito bem ser o fim do physx. Ficará apenas para uso para quem quiser alternar um pouco ao havok.

Como também se pode vir a notar algumas diferenças de performance.
Para um lado ou para o outro.

Contudo, a nvidia nao fica de fora na corrida aos motores fisicos.
 
pelo que a notícia dá a entender serão toda as ati hd (desde a série 2x00) ter suporte para tal já que usa a mesma tecnologia utilizada para a acelereção de vídeo HD.

Muito bom, parece que ainda vai dar para jogar uns joguinhos engraçados no meu barton :D
 
Ta-me a escapar qualquer coisa...

Então as novas gráficas da ATI só tiram partido do Havok se assuciadas a CPUs Intel? A AMD(/ATI) não vai ficar a perder? :wvsore:
 
pelo que a notícia dá a entender serão toda as ati hd (desde a série 2x00) ter suporte para tal já que usa a mesma tecnologia utilizada para a acelereção de vídeo HD.

Muito bom, parece que ainda vai dar para jogar uns joguinhos engraçados no meu barton :D

porreiro pá!!1

tava a ver que ja iam cento e tais euros pó galheiro.

outra vantagem disto, para mim, é tirar a dependência do CPU para jogos. Por exemplo, o GTA IV arrsta-se um bocado no meu pc por causa disso mesmo, a física vai toda pó CPU e ele esgana-se todo, depois não tenho framerate de jeito. Espero que isto ajude nisso.
 
não, a proprietária do havok é que é a intel, o que vai passar a acontecer é essa api ser executada pela gpu diminuindo a carga ao processador.
 
e a Intel cedeu a tecnologia à AMD? Tudo bem que a Intel não produz GPUs (nem deve tar com intenções de... pelos vistos) mas a AMD não pode aproveitar para incluir o Havock nos seus processadores?
 
Ainda não está definido quando é que isto vai realmente começar a ser utilizado, pois não? É que esta-me a parecer que so vamos ver isto implementado daqui a uns 6 meses ou mais...

O que é pena
 
e a Intel cedeu a tecnologia à AMD? Tudo bem que a Intel não produz GPUs (nem deve tar com intenções de... pelos vistos) mas a AMD não pode aproveitar para incluir o Havock nos seus processadores?

estás a fazer uma grande confusão, o havok é uma api, do género do directx. É apenas software não é nada físico. Actualmente já temos esse software a correr em bom número de jogos independentemente se o cpu é intel ou amd. O que vai acontecer é no caso de ter uma ati essa carga que actualmente se encontra nos cpus vai passar para a gpu, ficando o cpu mais liberto para, por exemplo, tratar de AI.

Acho que o PhysX perderá aqui a luta, o que, na minha opinão, poderia fazer para remediar era também facultar o PhysX à amd ou terá de abraçar o havok mais cedo ou mais tarde, pois quando a intel lançar o larrabee (ou lá como é que se escreve) serão duas potências e remar num sentido e outra no sentido oposto
 
eu nao percebo nada de folding, mas diria que estás a misturar um pouco as coisas.

O Havok vai ser suportado, recorrendo ao OpenCL (que está presente nas gráficas ATI).

Folding, fazes usando o OpenCL, não precisando do Havok para coisa alguma.
 
Back
Topo