Gráfica A AMD vai integrar física nas suas GPUs

Primeiros videos:

This cloth demo is pretty groovy, best real time cloth demo I've seen:

http://gamevideos.1up.com/video/id/24095

Bridge Destruction:

http://gamevideos.1up.com/video/id/24096

This AI demo:

http://gamevideos.1up.com/video/id/24092

Yes, we were running Havok cloth demos on multi-core CPU as well as GPU via OpenCL, all with the same OpenCL code underneath the Havok API. As was said above, there is no visible difference between the OpenCL code on either the CPU or the GPU and Havok's native code. The dancer dances off screen if you don't have the camera follow enabled, but the camera follow has a "bob" to it that makes some people sick after watching it for awhile. ;-)

We had a few demos we were cycling between. All OpenCL with no specific AMD functions or native code. I'm still partial to the Powdertoy demo and I have probably spend more time than I should playing with it. All in the name of debugging and optimizations. ;-)

I really hope Andrew's talk (EA) gets posted soon (the slides should all go up in not too long) as I think it's pretty cool that he was able to extract the Ropa cloth code used in Skate, port to OpenCL, and throw his code at AMD and Nvidia after developing on a different platform, and have AMD showing multi-core CPU and GPU and Nvidia showing GPU, side by side on alpha implementations. OpenCL is a real thing and the implementations are getting there. This year is going to be interesting and some of us are going to be very busy. ;-)
http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1280212&postcount=24

O demo foi demonstrado tanto a correr em CPU como GPU via OpenCL. O GPU usado foi uma ATI não indicaram qual o modelo.
Bye Bye API´s proprietárias -> Cuda/Physics/ATIStream.
 
Última edição:
No site da Havok diz isto

"ATI and the ATI CrossFire multiple-GPU platform with Physics enable true-to-life representations of reality and one of the most immersive game experiences possible with Havok FX."

mas tb diz isto

"Havok developed Havok FX in collaboration with NVIDIA, enabling massive-scale physics simulation on GPUs."

http://www.havok.com/content/blogcategory/30/68/
 
De qualquer forma pelo muito que tenho lido pela net, o Havok e OpenCL são o futuro próximo, independentemente da ATI pegar no Havok. Ainda por cima parece que não vão haver os entraves da Intel (como fizeram com o DirectX vs. OpenGL) porque a Intel tambem é uma das principais interessadas, especialmente no Havok.

A PhysX e o Cuda também são bastante promissores e no caso da PhysX já tem provas dadas, a questão é que a nVidia quer ser unica a tê-las. Tal como se eles tivessem "dado" o SLI a chipsets de 3ºs tinham vendido muito mais gráficas na era C2D, mas pelos vistos não aprendem.

Vamos ver.
 
O physx não é "proprietario" da Nvidia/Cuda ... lá que corra debaixo de Cuda em placas nvidia não impede que corra debaixo de outra api em hardware diverso. :rolleyes:
 
O physx não é "proprietario" da Nvidia/Cuda ... lá que corra debaixo de Cuda em placas nvidia não impede que corra debaixo de outra api em hardware diverso. :rolleyes:

PhysX é sim uma API proprietária da Nvidia, claro que não impede que possa correr em outros GPU´s, a questão nem é essa, mas quem controla a situação é a Nvidia e só tem PhysX por GPU quem ela quiser.

Porque será que ainda não há ATI´s a correr de forma natural PhysX nas suas GPU´s? Só se a Nvidia importar PhysX para OpenCL é que as ATI´s poderão ter acesso a isso, ou seja, pode correr noutro hardware, mas é sempre se a Nvidia estiver disposta a isso.
 
deixem me ver se percebi isto

Havok e a empresa que vai fornecer o processador de física?
e se sim sera que vai ser melhor que o PhysX?

o havok e que se dedica mesmo ao desenvolvimento do processador de acelaração física?
 
tás um bocado trocado

Havok (Physics) é um motor de fisica desenvolvido por uma empresa que tb se chamava Havok. A Havok foi depois comprada pela Intel, mas nao faço a minima ideia se manteve as instalações/staff e se continuam a trabalhar
 
tás um bocado trocado

Havok (Physics) é um motor de fisica desenvolvido por uma empresa que tb se chamava Havok. A Havok foi depois comprada pela Intel, mas nao faço a minima ideia se manteve as instalações/staff e se continuam a trabalhar

ah oki
thank you for the update

:x2:
 
ATI + Intel = Havock

Nvidia = PhysX

O ideal era fazerem uma nova linguagem com o melhor de ambas para que ambas as marcas tivessem isso nas placas como o DirectX
 
ATI + Intel = Havock

Nvidia = PhysX

O ideal era fazerem uma nova linguagem com o melhor de ambas para que ambas as marcas tivessem isso nas placas como o DirectX

Uma nova linguagem para ambas? Já está feita.... :007:

ATI + Intel + Nvidia = Havok

Não sei para que é que a Nvidia vai andar sozinha a combater contra todos com o Physx, sabendo que apenas corre nas sua graficas.
Uma pergunta simples. Voces a desenvolver um jogo, programavam para physx ou havok, sabendo as plataformas em que cada uma consegue correr?... :rolleyes:
 
PhysX é sim uma API proprietária da Nvidia, claro que não impede que possa correr em outros GPU´s, a questão nem é essa, mas quem controla a situação é a Nvidia e só tem PhysX por GPU quem ela quiser.

Porque será que ainda não há ATI´s a correr de forma natural PhysX nas suas GPU´s? Só se a Nvidia importar PhysX para OpenCL é que as ATI´s poderão ter acesso a isso, ou seja, pode correr noutro hardware, mas é sempre se a Nvidia estiver disposta a isso.

Errado ... e certo.


PhysX é um motor de fisica ... corres o ditucujo se este vier incluido no "software" (seja ele um programa de CAD/rendering3D/jogo/etc).

A nvidia alem do software (compraram a Ageia e o seu physx) implementou uma versão hardware accelerated (aka wraped in cuda) ... até vêr a ATI não tem a "hipotese" de correr q.q. cena acelerada actualmente.



Agora aonde a tua teoria falha é ao defenires as coisas sem ter em atenção que a Nvidia HOJE tem o physx a correr em graficas nvidia com o CUDA e em placas dedicadas da ex.Ageia ... mas e há sempre um mas ... os planos da nvidia são para que o physx corra em open_cl ... quando este sair. :rolleyes:

E ai já tens uma simples "guerrinha" de motores de fisica em igualdade de circunstancias.


Havok vs. physx vs. direct.physics(? talvez?) vs. outro k.k. :o

deixem me ver se percebi isto

Havok e a empresa que vai fornecer o processador de física?
e se sim sera que vai ser melhor que o PhysX?

o havok e que se dedica mesmo ao desenvolvimento do processador de acelaração física?

Pegas num q.q. software ludico (aka jogo) e vais vêr o que fazem os motores de fisica ...

PhysX era duma empresa chamada ageia e foram comprados pela Nvidia ... tinham placas PCI que aceleravam a fisica e software dedicado

Havoc é um motor de fisica por software ... havoc fx é(era?) um motor de fisica com aceleração por hardware desenvolvido pela HAvoc(empresa) em conjunto com ATI/NVidia/outros ... foram comprados pela Intel e segundo alguns rumores está mais que morto o HavocFX. :rolleyes:


Até vêr a grande diferença entre o HavocFX e o PhysX é que o havocFX só passa o processamento de "efeitos" pro GPU e o processamento da fisica continua exclusivamente no CPU. :ohno:
 
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ATI + Intel = Havock

Nvidia = PhysX

O ideal era fazerem uma nova linguagem com o melhor de ambas para que ambas as marcas tivessem isso nas placas como o DirectX

Havoc (original) = fisica por software ... tem prai uns 10 anos em cima (mais de 150 jogos) ... devem-no conhecer por exemplo do STEAM (é o motor de fisica em jogos steam) ... o plugin REACTOR para 3DMAx tambem é "puro" Havoc ... o Maya e o Shockwave tambem usam Havoc ... etc e tal.


HavocFX (notar o FX) = fisica por software + "efeitos" processados pelo GPU ... desenvolvido pela havok + ati + nvidia + outros ... até noticias em contrario está "cancelado" desde que a Intel comprou a empresa.

PhysX = processamento de fisica + efeitos pelo GPU e/ou placas dedicadas


FEAR = havok = fisica por software
Unreal Tournament 3 = physx = fisica acelerada

you choose ...

Uma nova linguagem para ambas? Já está feita.... :007:

ATI + Intel + Nvidia = Havok

Não sei para que é que a Nvidia vai andar sozinha a combater contra todos com o Physx, sabendo que apenas corre nas sua graficas.
Uma pergunta simples. Voces a desenvolver um jogo, programavam para physx ou havok, sabendo as plataformas em que cada uma consegue correr?... :rolleyes:


Nenhum ??? escolhes o que mais te convier ??? é o mesmo que programar para software mode ou direct X ... qual escolher ??? (dificil não é???)

Porque é que utilizas uma grafica dedicada se EM MODO SOFTWARE poderias ter os graficos todos a serem processados pelo CPU ??? para quê a aceleração 3D por hardware dedicado (aka placa grafica) ???



HavokFX vs. PhysX é mais ou menos o mesmo:

Havok usa o CPU para a fisica e efeitos (tal como os graficos por software)
HavocFX usa o CPU para fisica e a GPU para processar os efeitos
PhysX usa a GPU para calculos de fisica e efeitos

Basicamente se tiveres uma esfera a brilhar aos saltos ... no havok tens o CPU a calcular tudo ... no havokFX tens o CPU na mesma a calcular a trajectoria da bola e a GPU a meter-lhe o brilhozinho ... no physx tens a GPU a fazer ambas as coisas. :rolleyes:

E ambas as opções são MOTORES de fisica (aka software de processamento de fisica) ... a API em que ambos correm não tem nada que vêr directamente com o motor A ou B.

Uma questão que temos que ter em conta é que a fisica por software processada nos CPU's já era ... e de momento ou as editoras pulam pro barco da Nvidia ou não tem barco sequer para andar. :lol:

A AMD/ATI é que já lançava cá pra fora uma API para correr fisica ... :lol:

E como nota final ... o mais ridiculo da situação é que a NVIdia é um dos maiores impulsionadores do open_cl ... aliás ... o presidente da fundação que anda a desenvolver o open_cl é inclusivamente um funcionario da Nvidia. :cheers:


Por outro lado ... a implementação da Havok cloth (o software que a ATI demonstrou) parece que se anda a vender como bolinhos quentes aos game-developers ... esperem MUITOS titulos com capas a abanar ao vento nos proximos tempos. :lol:
 
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