viperbruno
Suspenso
Preâmbulo
Como utilizador não me descrevo como um utilizador intensivo dos serviços. Por exemplo, não sou gamer de jogos exigentes a nível de latência (ping) nem faço consumos brutais ou uso de protocolos p2p. Não quer isto dizer que não seja exigente!
A nível de televisão, já liguei mais mas independentemente disso, gosto de tirar proveito das funcionalidades todas.
Instalação/migração
Mudar de Cabo/DOCSIS para Fibra poderá não ser pacifico, afinal falamos de tecnologias opostas e as casas portuguesas até à pouco tempo, só pensavam no coaxial.
Assim, na minha casa, a instalação de fibra exigiu muitas horas e duas intervenções sendo que a primeira não cumpriu os requisitos que tinha pedido e que afinal eram concretizáveis.
Pedi que o sinal coaxial da sala não se perdesse. Isso obrigou à mudança do cabo coaxial da NOS por um da MEO mais fininho que a empresa já têm preparada para estas situações, visto que a tubagem é pouco larga e ainda tinha de passar o cabo de rede.
Para o escritório pedi que o sinal de telefone + cabo de rede fossem disponibilizados. Foi aqui que me recusaram. Descobri posteriormente que a ANACOM diz que a rede original não pode ser mexida, mesmo que o cliente o permita (e eu o permiti). Neste caso a rede original é o cabo coaxial.
Depois a MEO instalou-me um router que, para quem entende da poda, sabe que não deve ser instalado no pacote de 100mbps, coisa que foi resolvida magicamente aqui no fórum (que não deixa de ser curioso que a MEO têm bastante mais preocupação com o feedback nos fóruns externos a eles)
Por isso tive dois instaladores, uns da parte das instalações a clientes e outro das "avarias". O segundo técnico trouxe o router compatível e que deveria ter sido instalado desde do primeiro dia. Mas afinal, dado o relato que lhe fazia da instalação anterior, prontamente se resolveu a refazer o que tinha sido feito e a deixar bem mais limpa a instalação. De relembrar que só vinha fazer uma troca de equipamento! Nunca tinha visto tamanho profissionalismo num técnico. Aliás, a paixão que tinha no exercício da profissão deveria fazer a Altice pensar duas vezes na política de custos...
Desta feita a instalação ficou impecável e podia começar a desfrutar do serviço.
SAC/Apoio ao Cliente
Aqui está a nódoa do serviço. Eu pensava que o atendimento da NOS estava longe de ser aceitável, até experimentar o da MEO. Antipatia, falta de interesse em resolver as questões e acima de tudo, o cliente quer rescindir? Tudo bem, isto não é comigo logo chuto a bola para o departamento respectivo e nem tento acalmar o cliente.
Há uma excepção no meio disto tudo que me fizeram a nota de crédito do comando MEO Jogos mas acima de tudo, o tom cordial, simpático que destoou dos 3 atendimentos anteriores. Por isso, posso dizer que a MEO vai do 8 ao 80 num lapise.
Como serviço
Aqui falarei da impressão com que se fica do funcionamento global do serviço. Por exemplo a área de cliente.
Posso dizer que é muito boa e rapidamente se entende como funciona. Aliás era neste tipo de coisas que esperava que a MEO fosse superior à NOS e não desilude. Serviços como MEO GO funcionam como se espera. Neste campo está anos luz dos últimos meses de IRIS Online.
As facturas acho mais complicadas de interpretar mas nada de outro mundo.
A fibra
A nível de estabilidade, tive dois reboots do router, pelo que dá a entender são espécie de actualizações mas num serviço de fibra, isto implica a ficar sem tv, internet e telefone... É aqui que começamos a percepcionar que estamos a lidar com tecnologias diferentes. Fico sem Internet? Sem problema que a televisão continua a dar... No sistema DOCSIS.
Aliás, o meu serviço da NOS era bastante estável, onde tinha quebras era de madrugada (talvez 8 vezes em 3 anos), presumo eu que eles escolhessem estas horas para fazer alguma manutenção ao serviço.
Tirando o que disse no primeiro paragrafo, temos mais um equipamento que faz comichão a algumas pessoas mas para mim acho preferível ter ONT + Router do que ter tudo num só como a Vodafone propõe.
Televisão:
É o paragrafo onde se nota maiores diferenças. Afinal são sistemas distintos e a tecnologia de serviço também permite outras coisas.
Uma delas são os canais RF. Ter uma grelha de 75 canais digitais (+ canais 4k) com muitas versões HD é um luxo.Todavia não têm EPG que me estranhou visto que a nossa TDT nos oferece isso e não entendo o porquê da MEO não o incluir. Edit: Deverá ser do meu equipamento que apresenta falhas no seu carregamento.
Outra coisa curiosa é a inclusão dos marcadores "prima vermelho" mesmo nestes canais. Acho ridículo que não seja a box a adicionar esses marcadores ao invés de ser impresso no stream do canal.
Indo para a box há várias coisas que posso destacar sem ser o óbvio como a rapidez de zapping ou do restartTV. Primeiro lugar é a qualidade dos canais. Na MEO faz-se notar a diferença entre SD e HD numa televisão do início deste século. Ou seja, isto só releva a qualidade do stream da MEO ser fraca. Sim, em termos de qualidade de imagem a NOS vai à frente. Mais cor na NOS (talvez saturada de mais) em contraste com falta de cor na MEO, o bitrate é perceptível, nisso é inquestionável que a MEO deve trabalhar.
Falar do comando acho que é importante. Como já tinha sido dito na analise da Exame Informática e que também exprimi lá essa opinião, o comando da MEO sofre de excesso de botões. Isso torna a aprendizagem mais lenta do que podia ser, visto que a interface é fácil de entender. Entre NOS e MEO, prefiro o modelo da NOS, mesmo faltando 2 ou 3 atalhos, acho que padronizar as acções é sempre o modelo a seguir. Mas não é nada de outro mundo e o comando da MEO é muito confortável, e gosto do premir dos botões, o da Iris havia certos comandos que se parecia que estava a enviar uma sms num 3310
Outras diferenças entre o modelo de transmissão é o som. Não que o som da MEO seja melhor ou pior, mas que há diferença também entre versão SD e HD. Basicamente as versões SD deveriam ser eliminadas na MEO de tão fracas que são. Depois os canais exclusivos da MEO (ou que eram na adesão ao serviço) não estão ao nível dos exclusivos da NOS na qualidade de transmissão. Obviamente que estou a generalizar mas há vários exemplos de maus streams desses canais.
Ainda no som há mais uma diferença, é que num jogo da bola passamos a ter o som mais alto, senão ficamos a saber que foi golo quase 10 segundos antes
Em prédios NOS deverá ser uma questão para os amantes da bola.
Depois há um pormenor que pode chatear no IPTV que é dentro do mesmo canal, os streams SD e HD ficam desfasados, ou seja a fazer zapping, apanhamos a mesma fala do filme/série por exemplo.
Agora, enumerei vantagens do serviço digital da NOS e por isso estarão a pensar que o veredicto será a favor da NOS só que não. Não adianta ter estas vantagens quando a box é uma mê. Eu na MEO não tenho chatices, sei que a box não vai empancar, o restartTV funciona infinitamente melhor, assim acho que é o preço a pagar por uma tecnologia que funciona em pleno, todavia não posso deixar de sentir que o desfasamento poderia ser menor nas questões que apresentei anteriormente.
Internet:
Passar de um pacote de 130/8 para 100/100 enche os olhos a qualquer speedtest. Também o ping caiu para metade. Já coloquei vários speedtests cá no fórum, em ambos os serviços teoricamente tinha o contratado.
Acho que uma das diferenças talvez esteja nos servidores DNS. Apesar de rapidamente os trocar, quis colocar à prova os da MEO para ter uma comparação. E acho que os da MEO são mais rápidos a responder às solicitações. O menor ping e/ou rotas poderá estar a contribuir mas é a percepção com que fico. Mas como nunca tive queixas do serviço da NOS não posso dizer que noto grande diferença. A maior delas todas posso dizer é no router, esse sim que transmite o sinal Wi-Fi muito melhor que o Hub da NOS.
Fiz o teste de Traffic Shapping da Net.Mede e nada acusa tal como na NOS, que não tinha TS mesmo em p2p como muitos se queixam por aqui. Agora como disse no início não sou um utilizador intensivo e é normal que não entre no patamar de certas operadoras para aplicação dos limites encapotados.
Algum teste que queiram que faça com a MEO digam.
Veredicto final:
Fiquei a pagar o mesmo (+ 0,50€) mas a tecnologia Fibra/IPTV acho que são superiores e recomendo a mudança se for para ficar a pagar o mesmo. Não alinho nas discussões que uma é infinitamente melhor que a outra, aliás acho que isso ficou latente na minha analise.
Espero que tenham gostado, foi feito em pouco tempo esta analise por isso poderá ter escapado algum pormenor que terei todo o gosto de responder.
Passados 4 meses
O serviço funciona com a regularidade esperada. Aqui não tenho nada a apontar. Porém, já dei conta que a empresa, sem estar a cometer alguma injustiça, têm das piores praticas do mercado, procurando ludibriar os consumidores aquando do "aumento anual". Não sendo a NOS um exemplo, nunca tive problemas em expor a situação e "encontrar" uma proposta que fosse vantajosa, através do gabinete de renegociações como às vezes é chamado. Assim, devem pensar duas vezes se não se importam de levar com aumentos anuais, diria algo escandaloso (no meu caso superior a 7%) ou se têm paciência e não se deixam amedrontar por declarações falsas.
Como utilizador não me descrevo como um utilizador intensivo dos serviços. Por exemplo, não sou gamer de jogos exigentes a nível de latência (ping) nem faço consumos brutais ou uso de protocolos p2p. Não quer isto dizer que não seja exigente!
A nível de televisão, já liguei mais mas independentemente disso, gosto de tirar proveito das funcionalidades todas.
Instalação/migração
Mudar de Cabo/DOCSIS para Fibra poderá não ser pacifico, afinal falamos de tecnologias opostas e as casas portuguesas até à pouco tempo, só pensavam no coaxial.
Assim, na minha casa, a instalação de fibra exigiu muitas horas e duas intervenções sendo que a primeira não cumpriu os requisitos que tinha pedido e que afinal eram concretizáveis.
Pedi que o sinal coaxial da sala não se perdesse. Isso obrigou à mudança do cabo coaxial da NOS por um da MEO mais fininho que a empresa já têm preparada para estas situações, visto que a tubagem é pouco larga e ainda tinha de passar o cabo de rede.
Para o escritório pedi que o sinal de telefone + cabo de rede fossem disponibilizados. Foi aqui que me recusaram. Descobri posteriormente que a ANACOM diz que a rede original não pode ser mexida, mesmo que o cliente o permita (e eu o permiti). Neste caso a rede original é o cabo coaxial.
Depois a MEO instalou-me um router que, para quem entende da poda, sabe que não deve ser instalado no pacote de 100mbps, coisa que foi resolvida magicamente aqui no fórum (que não deixa de ser curioso que a MEO têm bastante mais preocupação com o feedback nos fóruns externos a eles)
Por isso tive dois instaladores, uns da parte das instalações a clientes e outro das "avarias". O segundo técnico trouxe o router compatível e que deveria ter sido instalado desde do primeiro dia. Mas afinal, dado o relato que lhe fazia da instalação anterior, prontamente se resolveu a refazer o que tinha sido feito e a deixar bem mais limpa a instalação. De relembrar que só vinha fazer uma troca de equipamento! Nunca tinha visto tamanho profissionalismo num técnico. Aliás, a paixão que tinha no exercício da profissão deveria fazer a Altice pensar duas vezes na política de custos...
Desta feita a instalação ficou impecável e podia começar a desfrutar do serviço.
SAC/Apoio ao Cliente
Aqui está a nódoa do serviço. Eu pensava que o atendimento da NOS estava longe de ser aceitável, até experimentar o da MEO. Antipatia, falta de interesse em resolver as questões e acima de tudo, o cliente quer rescindir? Tudo bem, isto não é comigo logo chuto a bola para o departamento respectivo e nem tento acalmar o cliente.
Há uma excepção no meio disto tudo que me fizeram a nota de crédito do comando MEO Jogos mas acima de tudo, o tom cordial, simpático que destoou dos 3 atendimentos anteriores. Por isso, posso dizer que a MEO vai do 8 ao 80 num lapise.
Como serviço
Aqui falarei da impressão com que se fica do funcionamento global do serviço. Por exemplo a área de cliente.
Posso dizer que é muito boa e rapidamente se entende como funciona. Aliás era neste tipo de coisas que esperava que a MEO fosse superior à NOS e não desilude. Serviços como MEO GO funcionam como se espera. Neste campo está anos luz dos últimos meses de IRIS Online.
As facturas acho mais complicadas de interpretar mas nada de outro mundo.
A fibra
A nível de estabilidade, tive dois reboots do router, pelo que dá a entender são espécie de actualizações mas num serviço de fibra, isto implica a ficar sem tv, internet e telefone... É aqui que começamos a percepcionar que estamos a lidar com tecnologias diferentes. Fico sem Internet? Sem problema que a televisão continua a dar... No sistema DOCSIS.
Aliás, o meu serviço da NOS era bastante estável, onde tinha quebras era de madrugada (talvez 8 vezes em 3 anos), presumo eu que eles escolhessem estas horas para fazer alguma manutenção ao serviço.
Tirando o que disse no primeiro paragrafo, temos mais um equipamento que faz comichão a algumas pessoas mas para mim acho preferível ter ONT + Router do que ter tudo num só como a Vodafone propõe.
Televisão:
É o paragrafo onde se nota maiores diferenças. Afinal são sistemas distintos e a tecnologia de serviço também permite outras coisas.
Uma delas são os canais RF. Ter uma grelha de 75 canais digitais (+ canais 4k) com muitas versões HD é um luxo.
Outra coisa curiosa é a inclusão dos marcadores "prima vermelho" mesmo nestes canais. Acho ridículo que não seja a box a adicionar esses marcadores ao invés de ser impresso no stream do canal.
Indo para a box há várias coisas que posso destacar sem ser o óbvio como a rapidez de zapping ou do restartTV. Primeiro lugar é a qualidade dos canais. Na MEO faz-se notar a diferença entre SD e HD numa televisão do início deste século. Ou seja, isto só releva a qualidade do stream da MEO ser fraca. Sim, em termos de qualidade de imagem a NOS vai à frente. Mais cor na NOS (talvez saturada de mais) em contraste com falta de cor na MEO, o bitrate é perceptível, nisso é inquestionável que a MEO deve trabalhar.
Falar do comando acho que é importante. Como já tinha sido dito na analise da Exame Informática e que também exprimi lá essa opinião, o comando da MEO sofre de excesso de botões. Isso torna a aprendizagem mais lenta do que podia ser, visto que a interface é fácil de entender. Entre NOS e MEO, prefiro o modelo da NOS, mesmo faltando 2 ou 3 atalhos, acho que padronizar as acções é sempre o modelo a seguir. Mas não é nada de outro mundo e o comando da MEO é muito confortável, e gosto do premir dos botões, o da Iris havia certos comandos que se parecia que estava a enviar uma sms num 3310
Outras diferenças entre o modelo de transmissão é o som. Não que o som da MEO seja melhor ou pior, mas que há diferença também entre versão SD e HD. Basicamente as versões SD deveriam ser eliminadas na MEO de tão fracas que são. Depois os canais exclusivos da MEO (ou que eram na adesão ao serviço) não estão ao nível dos exclusivos da NOS na qualidade de transmissão. Obviamente que estou a generalizar mas há vários exemplos de maus streams desses canais.
Ainda no som há mais uma diferença, é que num jogo da bola passamos a ter o som mais alto, senão ficamos a saber que foi golo quase 10 segundos antes
Em prédios NOS deverá ser uma questão para os amantes da bola.
Depois há um pormenor que pode chatear no IPTV que é dentro do mesmo canal, os streams SD e HD ficam desfasados, ou seja a fazer zapping, apanhamos a mesma fala do filme/série por exemplo.
Agora, enumerei vantagens do serviço digital da NOS e por isso estarão a pensar que o veredicto será a favor da NOS só que não. Não adianta ter estas vantagens quando a box é uma mê. Eu na MEO não tenho chatices, sei que a box não vai empancar, o restartTV funciona infinitamente melhor, assim acho que é o preço a pagar por uma tecnologia que funciona em pleno, todavia não posso deixar de sentir que o desfasamento poderia ser menor nas questões que apresentei anteriormente.
Internet:
Passar de um pacote de 130/8 para 100/100 enche os olhos a qualquer speedtest. Também o ping caiu para metade. Já coloquei vários speedtests cá no fórum, em ambos os serviços teoricamente tinha o contratado.
Acho que uma das diferenças talvez esteja nos servidores DNS. Apesar de rapidamente os trocar, quis colocar à prova os da MEO para ter uma comparação. E acho que os da MEO são mais rápidos a responder às solicitações. O menor ping e/ou rotas poderá estar a contribuir mas é a percepção com que fico. Mas como nunca tive queixas do serviço da NOS não posso dizer que noto grande diferença. A maior delas todas posso dizer é no router, esse sim que transmite o sinal Wi-Fi muito melhor que o Hub da NOS.
Fiz o teste de Traffic Shapping da Net.Mede e nada acusa tal como na NOS, que não tinha TS mesmo em p2p como muitos se queixam por aqui. Agora como disse no início não sou um utilizador intensivo e é normal que não entre no patamar de certas operadoras para aplicação dos limites encapotados.
Algum teste que queiram que faça com a MEO digam.
Veredicto final:
Fiquei a pagar o mesmo (+ 0,50€) mas a tecnologia Fibra/IPTV acho que são superiores e recomendo a mudança se for para ficar a pagar o mesmo. Não alinho nas discussões que uma é infinitamente melhor que a outra, aliás acho que isso ficou latente na minha analise.
Espero que tenham gostado, foi feito em pouco tempo esta analise por isso poderá ter escapado algum pormenor que terei todo o gosto de responder.
Passados 4 meses
O serviço funciona com a regularidade esperada. Aqui não tenho nada a apontar. Porém, já dei conta que a empresa, sem estar a cometer alguma injustiça, têm das piores praticas do mercado, procurando ludibriar os consumidores aquando do "aumento anual". Não sendo a NOS um exemplo, nunca tive problemas em expor a situação e "encontrar" uma proposta que fosse vantajosa, através do gabinete de renegociações como às vezes é chamado. Assim, devem pensar duas vezes se não se importam de levar com aumentos anuais, diria algo escandaloso (no meu caso superior a 7%) ou se têm paciência e não se deixam amedrontar por declarações falsas.
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