[A análise] Mudança entre NOS Cabo e MEO Fibra

@PWP em relação ao EPG, posso-te dizer que na TDT funcionava normalmente pelo que não entendo o que possa estar relacionado com a televisão, neste caso, a box dvb-t.

Em relação à isenção, obrigado pelas palavras mas também é fácil visto não ser accionista de nenhuma delas :D

Excelente review. Mais não fosse pelo tempo despendido, já era de agradecer.
Finalmente tenho fibra cá em casa e a informação EPG dá em 2 Tv's e num receptor DVB-T. O que noto é que demora um pouco a carregar a informação quando se liga a TV ou se faz algum zapping (são Tv's com alguns anos...).
Uma coisa que falta na Box da MEO e que a da NOS Iris tem nas definições: opção para remover os canais SD da grelha (quando tem alternativa HD) - faz todo o sentido.

Já agora, poderiam confirmar se a app android MEO Go não consegue comunicar com a Box 4K? Já enviei email ao programador da app, mas ainda não tive resposta.

Cumps

Nota: Ainda o assunto EPG - poderá haver algum modulador na rede coaxial que esteja a causar alguma interferência?
 
Última edição:
Excelente review. Mais não fosse pelo tempo despendido, já era de agradecer.
Finalmente tenho fibra cá em casa e a informação EPG dá em 2 Tv's e num receptor DVB-T. O que noto é que demora um pouco a carregar a informação quando se liga a TV ou se faz algum zapping (são Tv's com alguns anos...).
Uma coisa que falta na Box da MEO e que a da NOS Iris tem nas definições: opção para remover os canais SD da grelha (quando tem alternativa HD) - faz todo o sentido.

Já agora, poderiam confirmar se a app android MEO Go não consegue comunicar com a Box 4K? Já enviei email ao programador da app, mas ainda não tive resposta.

Cumps

Nota: Ainda o assunto EPG - poderá haver algum modulador na rede coaxial que esteja a causar alguma interferência?

Confirma-se que têm a haver com a tomada, liguei na sala e já tenho EPG mesmo que carregue por vezes de forma deficiente. Desta forma ou é da minha instalação ou é do equipamento. Obrigado pela dica.

@Centaurus
Sabes de algum update para as boxs que se vendem no Belmiro, eu tenho uma Easy Home HD TopBox (1754) mas o firmware daquilo é "igual" a tantas outras e a box oferece update via USB mas não encontro nada na net.
 
Última edição:
Ei fui TVcano durante 11 anos, no último ano desses 11 sofri um upgrade (diziam eles) para uma tal de IRIS .... Foi a minha desgraça ... Trocaram em 9 meses 4 boxes e 5 comandos... Fez em janeiro 1 ano que sou VDF e só posso dizer bem. Não posso falar da Meo pois nunca tive.
 
Posso dizer que já tive boa parte do que mercado ofereceu.

Sapo adsl > Tvcabo > clix adsl > vodafone adsl > meo fibra FTTH (ainda lá tenho a linha) > nos fibra FTTH > vodafone fibra FTTH (vodafone meteu uma segunda linha)...

De todos, em termos de estabilidade foram os ultimos três com fibra FTTH.
Em termos de equipamentos meo e vodafone fibra FTTH (nos três tive e tenho ONT + router separados)

Em termos de performance a vodafone fibra é o melhor. o único que não não pratica Traffic Shaping. A clix adsl tb não o fazia e em termos de pings funcionava muito bem para jogos tipo CS ou MOH.

Meo, mesmo em Fibra, apertava a largura. De que valia ter 30Mb se depois eles não nos deixavam usar a largura toda.
Nos foi a pior de todas.


O meu comentário apenas vale para a internet. Em termos de Tv ou box's nunca dei valor. Tenho isso mas é muito raro os ligar.
 
Olha eu tenho o ONT e Router separados, mas noutra instalação já tenho os 2 num só serviço.
O separado é 100/10 megas o 2 em 1 tem a velocidade 100/100, para dizer a verdade ainda não me dei ao trabalho de analisar o que quer que seja porque não tenho queixa.
Também tenho um serviço de 4G só Router por 12€ mês ( serviço empresarial da vdf)
 
Em termos de performance a vodafone fibra é o melhor. o único que não não pratica Traffic Shaping.
Meo, mesmo em Fibra, apertava a largura. De que valia ter 30Mb se depois eles não nos deixavam usar a largura toda.
Nos foi a pior de todas.

A MEO também só pratica TS, pelo que se sabe, em zonas muito concretas. Por exemplo, quem te diz que eu tenho TS?
Mas se quiseres, poderei fazer um download em concreto à tua escolha para te comprovar isso.
 
A questão é que pratica... Podes não ter TS agora, mas nada te garante que não venhas a ter. Apesar que para ti não te deve afectar porque não usas p2p. Agora para quem saca sempre as suas séries, filmes, etc. Ter TS é algo completamente irritante e frustrante. Eu tinha TS na NOS (mais no upload) e resolvi a questão com uma VPN. Mas mesmo assim continua a ser frustrante teres que ter serviços terceiros para teres direito ao serviço que pagas. Neste ponto a Vodafone sem dúvida está à frente. Aliás em termos de internet está à frente em todos os pontos (pings, velocidades, etc).
 
Última edição:
Palavras de operadores passam-me ao lado. Podem tirar isso do site e é como se nunca tivesse existido. A esmagadora maioria dos clientes nem sabe o que isso é.
 
No meo desde que mudei para da vodafone que não tenho qualquer TS
A minha mae nos açores também tem meo fibra e ha 2 anos tinha TS, no entanto no ano passado e este ano não senti qualquer TS quando lá fui nas férias.
 
Última edição:
Nem sabia que já tinhas tido Vodafone. Já agora o que se diz da Vodafone a nível de Internet face ao que tens agora com a MEO, sentiste alguma diferença para pior (ou até para melhor) na navegação, downloads, pings?

Não jogo online pelo que a nivel se pings não sei responder.
Na navegação ou nos download não notei diferença alguma. Navego na net e faço bastantes downloads de torresmos e consigo 7-8Mb de down (uso apenas wifi e tenho 60-70mb por wireless).
Houve uma altura que tive probs nos torresmos mas o problema era do meu lado.
 
Preâmbulo
Como utilizador não me descrevo como um utilizador intensivo dos serviços. Por exemplo, não sou gamer de jogos exigentes a nível de latência (ping) nem faço consumos brutais ou uso de protocolos p2p. Não quer isto dizer que não seja exigente!
A nível de televisão, já liguei mais mas independentemente disso, gosto de tirar proveito das funcionalidades todas.


Instalação/migração
Mudar de Cabo/DOCSIS para Fibra poderá não ser pacifico, afinal falamos de tecnologias opostas e as casas portuguesas até à pouco tempo, só pensavam no coaxial.
Assim, na minha casa, a instalação de fibra exigiu muitas horas e duas intervenções sendo que a primeira não cumpriu os requisitos que tinha pedido e que afinal eram concretizáveis.
Pedi que o sinal coaxial da sala não se perdesse. Isso obrigou à mudança do cabo coaxial da NOS por um da MEO mais fininho que a empresa já têm preparada para estas situações, visto que a tubagem é pouco larga e ainda tinha de passar o cabo de rede.

Perdoa-me a ignorância, quais são as consequências de perder o sinal coaxial? Caso quisesse voltar um dia à NOS, p.e., teriam de passar cablagem novamente?


Para o escritório pedi que o sinal de telefone + cabo de rede fossem disponibilizados. Foi aqui que me recusaram. Descobri posteriormente que a ANACOM diz que a rede original não pode ser mexida, mesmo que o cliente o permita (e eu o permiti). Neste caso a rede original é o cabo coaxial.
Depois a MEO instalou-me um router que, para quem entende da poda, sabe que não deve ser instalado no pacote de 100mbps, coisa que foi resolvida magicamente aqui no fórum (que não deixa de ser curioso que a MEO têm bastante mais preocupação com o feedback nos fóruns externos a eles) ;)

Por isso tive dois instaladores, uns da parte das instalações a clientes e outro das "avarias". O segundo técnico trouxe o router compatível e que deveria ter sido instalado desde do primeiro dia. Mas afinal, dado o relato que lhe fazia da instalação anterior, prontamente se resolveu a refazer o que tinha sido feito e a deixar bem mais limpa a instalação. De relembrar que só vinha fazer uma troca de equipamento! Nunca tinha visto tamanho profissionalismo num técnico. Aliás, a paixão que tinha no exercício da profissão deveria fazer a Altice pensar duas vezes na política de custos...
Desta feita a instalação ficou impecável e podia começar a desfrutar do serviço.
Que sintomas tiveste com o router não compativel? E se puderes, quais foram os respectivos routers :)
Já agora, uma cena que me faz confusão, o ONT tem de ser instalado onde? E posso ter o router num piso e a box tv noutro piso? Isto porque quero ter o desktop ligado por cabo.
 
Perdoa-me a ignorância, quais são as consequências de perder o sinal coaxial? Caso quisesse voltar um dia à NOS, p.e., teriam de passar cablagem novamente?



Que sintomas tiveste com o router não compativel? E se puderes, quais foram os respectivos routers :)
Já agora, uma cena que me faz confusão, o ONT tem de ser instalado onde? E posso ter o router num piso e a box tv noutro piso? Isto porque quero ter o desktop ligado por cabo.

Sim, no meu caso foi só o cabo que ia para uma das tomadas que foi removido. Mas se não tivesse feito esse pedido eles tinham também tirado o da sala.

O router não compatível com os 100mbps é o Thomson TG784 (têm de te instalar a versão V4 ao invés desse) que dá teoricamente os 100mbps mas teóricos e práticos nunca correspondem.

O ONT é instalado, preferencialmente, na tua caixa de derivação do sinal RF, ou seja à entrada das telecomunicações do apartamento (caso seja) mas há quem queira box + ont ou router + ont no mesmo sítio. Mas se a casa o permitir a forma que eu acho correcta é como a que pedi que fosse feita. Se for ITED nem se põe em questão onde fica o ONT na minha forma de ver.
 
Última edição:
Depois a MEO instalou-me um router que, para quem entende da poda, sabe que não deve ser instalado no pacote de 100mbps, coisa que foi resolvida magicamente aqui no fórum (que não deixa de ser curioso que a MEO têm bastante mais preocupação com o feedback nos fóruns externos a eles) ;)
não percebi. era o tipo de router que não era adequado á instalação?

O serviço da NOS, SAC, ser uma nódoa, apenas acha que nunca usou outros...
A UMA, no geral é uma grande evolução, mais de estabilidade da box ( embora a minha volta e meia bloqueia no arranque...) do que propriamente na qualidade de imagem e som, embora ache que é uma evolução.

@predolte, tu tens ainda as DVR, certo[emoji51]?

Essas boxes davam-me uns nervos[emoji35]
fizemos contrato há coisa de 3 meses. foi a box que nos deram. mas ficamos com um preço porreiro. 25€/mes sensivelmente.
não obstante noto que há muitas quebras na qualidade de imagem. na altura do Tour de France, psotei no twitter que a transmissão estava caca: quebras e chuva na Eurosport. simpaticamente aferiram nos estudios e viram que o problema so podia ser no operador porque em meo e no Eurosport player estava tudo okapa.
 
Tens que serviço?
Cabo, fibra ou satélite?
Pode haver aqui e ali um problema mas pequeno, tipo, a imagem ligeiramente pixelizada mas momentâneo.
Pelo menos, deveria...não tiveste mais problemas?
É que se continua é ver com o apoio.
 
Back
Topo