1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A Apple e a falta de transparência

Discussão em 'Dispositivos iOS, watchOS e tvOS' iniciada por paperless, 16 de Setembro de 2008. (Respostas: 76; Visualizações: 5398)

  1. paperless

    paperless Power Member

    Encontrei um post de um developer frustrado porque a Apple recusou a entrada da sua aplicação "Podcaster" na App Store.

    Aconselho-vos a ler pois dá que pensar.

    Fonte

    Eu pessoalmente acredito que se a Apple não abrir a App Store um pouco mais pode acabar por deitar por terra o que de bom alcançou até agora com o iPhone enquanto plataforma.
     
  2. mi6as

    mi6as Power Member

    Pois, isso começa a ficar complicado para a Apple. Outras grandes aplicações também estão por enquanto na gaveta ou no pack de um qualquer Jailbreak.

    O Steve terá agora aí um grande problema por resolver, caso queira ser líder na nova geração móvel.
     
  3. Star-Child

    Star-Child Power Member

    Por acaso, essa aplicação vinha mesmo a calhar...
     
  4. anamnesies

    anamnesies Power Member

    A situação da "censura" na App Store sinceramente começa a roçar o rídiculo... Não sou contra o não deixarem entrar toda e qualquer aplicação, mas torna-se urgente definir guidelines claras sobre o que é que é aceitável e o que não é...
     
  5. syMMys

    syMMys Banido

    Convinha saber porque foi esta App recusada pela Apple antes de atirar os machados de guerra. Assim evita-se o ridículo. Quem desenvolve sabe perfeitamente quais são as regras da App Store. Sabem por acaso porque foi recusada?

    Já começa a roçar o ridículo certos posts de anti-apple fanboys.
     
    Última edição: 16 de Setembro de 2008
  6. fEiO

    fEiO Banido

    Foi recusada porque dizem que já existe um programa que faça isso, o iTunes, logo é concorrente e a Apple não quer.

    É feio, mas é a Apple. Nada novo. :P
     
  7. Watermelon

    Watermelon Power Member

    Então nesse caso também tinham de retirar todas as calculadoras, note takers, etc da App Store. Não passa de mais uma atitude caprichosa e incompreensível, mas sobretudo desrespeitosa para com os devs.
     
  8. Demio

    Demio Power Member

    Recomendo que leias (por ordem) isto:
    http://www.roughlydrafted.com/2008/09/15/sdk-333-the-iphone-podcaster-surprise-myth/

    Depois isto:
    http://daringfireball.net/2008/09/podcasters_rejection

    E finalmente isto:
    http://www.roughlydrafted.com/2008/09/16/banned-iphone-apps-and-the-john-gruber-podcaster-defense/

    Cumprimentos,
    Demio
     
  9. syMMys

    syMMys Banido

    Isso é falso. Penso que esteja relacionado com "uns dinheiros que recebem por fora". :D

    edit: ver o post anterior.
     
  10. jatbas

    jatbas Power Member

    Eu não consigo é perceber como consegue existir pessoas que ainda defendam a Apple nesta situação. Sim a Apple tem razão, está descrito nas regras basicamente o seguinte: Apenas se pode adicionar conteúdos através do iTunes.

    Section 3.3.3 of the iPhone SDK Agreement.
    3.3.3 — Without Apple’s prior written approval, an Application may not provide, unlock or enable additional features or functionality through distribution mechanisms other than the iTunes Store.
    Não interessa discutir a regra em si, mas sim o que ela implica. Então para que a divulgação de uma API para permitir exactamente isto!!! Só mesmo para mandar areia para os olhos. O dinheiro faz toda a diferença, uns milhões e a Apple passa a carta magica, caso contrario agarra-te e não chores.

    Isto para mim mata completamente este bichinho mágico que a informática tem, de que se não existe faz-se, se não queres usar algo que já exista constróis tu mesmo, se queres algo bem feito utiliza o teu código. Isto não é um argumento válido para a discussão, mas a mim revolta-me que se tenha um iPhone, se elabore um software que é inovador e diga-se de passagem, muito útil, ter noção disso e querer partilhar o mesmo e, ver este a ser barrado só porque sim, vai contra uma das regras que apenas à propria Apple interessa, colocando totalmente de parte o interesse dos utilizadores.

    Quer dizer, toda a gente precisa de ter um macbook (pro) isto se não tiver o azar de ter o seu iTunes em casa... it Just Works :D mas não da maneira mais pratica... Por a Apple não quer... mais uma vez :D
     
    Última edição: 16 de Setembro de 2008
  11. syMMys

    syMMys Banido

    Ok, eu faço-te um desenho.

    Eu desenvolvo uma aplicação toda XPTO e ponho-a à "venda" na App Store à borla, FREEEE.

    Fazes o download mas só tens acesso a uma parte da funcionalidade. Para teres o resto, ou seja a verdadeira aplicação, só precisas de fazer um pagamento via Paypal para a App ficar desbloqueada. Isto é possível tecnicamente porque ainfal o iPhone não passa de um computador pequeno.

    O que se obtêm com isto?

    Comercialização, distribuição e marketing de uma aplicação comercial sem PAGAR UM CHAVO à Apple. Deves pensar que os advogados que a Apple paga a peso de ouro andam a brincar aos senhores doutores. Aquilo não é Portugal.


    Já é hora de pararem com o fanatismo anti-Apple e de verem "diabos" em todo o lado.
     
    Última edição: 16 de Setembro de 2008
  12. jatbas

    jatbas Power Member

    Parece que quem precisa de um desenho és tu...

    Eu acredito que a 3.3.3 tenha sido elaborada para proibir o uso de "trials" e, muito bem, mas o que tem o Podcaster com isso???

    A Apple utilizou a 3.3.3 para dizer que o Podcaster é ilegal porque permite o download de podcasts, logo isto é uma feature provided through a distribution mechanism that is other than iTunes.

    Então em que é que ficamos??!! Por isso, ve se atinas, porque se aqui alguém está a falar já demais e sem razão és tu. A regra tem dupla interpretação e isso é que está mal pois leva a exactamente isto, ao engano.
     
  13. paperless

    paperless Power Member

    As aplicações de peidos são os exemplos mais flagrantes desta falta de transparencia que se fala.

    Segundo aquilo que sei (posso, obviamente, estar enganado) a Apple não permitiu a venda dessas aplicações na loja por serem "tasteless". Gostava de saber quem são eles para dizer aquilo que é tasteless e aquilo que não é (sim, são eles que vendem e têm todo o direito de escolher o que entra na loja mas gostava de ler a regra que descreve aquilo que é "tasteless").

    Tanto quanto sei eu podia desenvolver uma aplicação qualquer que se arriscaria a ser rotulada de "tasteless" e lá iam muitas horas de trabalho pelo cano abaixo.
     
    Última edição: 16 de Setembro de 2008
  14. fEiO

    fEiO Banido

    É a vida, a Apple é que decide, quanto a isso não há nem haverá nada a fazer, é deles, quem manda são eles, os devs ou se sujeitam ou caem borda fora.
    Eu cá achei bastante bem não deixarem essas apps sem gosto nenhum e completamente inúteis entrarem na App Store.
     
  15. jatbas

    jatbas Power Member

    Mas fEiO neste caso não se é sujeitar, ou isto agora é tipo totoloto, é mandar e rezar que se tenha sorte?! É que o universo de aplicações realmente úteis não é tão vasto como parece e, se os developers começam a fazer aplicações mais arrojadas (como o Podcaster) e começam a levar literalmente na peida, o efeito pode acabar é por ser nefasto para a Apple.

    É que visto bem, 90% das aplicações disponiveis são tudo menos uteis... são brincadeiras, joguinhos e derivados.

    Mas eu no básico concordo ctg, eles é que mandam e eles é que decidem, agora eu tenho é opinião propria e posso ou não concordar e saltar borda fora.
     
  16. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Devido ao modelo de distribuição que a Apple escolheu isto era mais tarde ou mais cedo inevitável. É impossível a Apple publicar ou dar aos developers guidelines descrevendo explicitamente todas as aplicações que não são aceites na App Store. E acho que também nos estamos a esquecer que o iPhone é também um iPod (e já agora este programa - Podcaster - era também para o iPod Touch), ora a plataforma iPod é desde início, completamente fechada, todas as funcionalidades iPod related (descarregamento/leitura/organização de ficheiros audio/video) passam inevitavelmente pela iTunes Store/iTunes app (não incluo aqui videos youtube ou notas audio, ou qualquer coisa desse género).
     
  17. syMMys

    syMMys Banido

    O que é que não percebeste no exemplo que te dei? Encontras algum erro de raciocínio?
     
    Última edição: 17 de Setembro de 2008
  18. jatbas

    jatbas Power Member

    No teu raciocínio não, sou de acordo com ele também. Mas onde entra o Podcaster na tua lógica! Nada era pedido em troca. Daí estares sempre a insistir numa moeda que no fundo nada tem haver com este caso.

    E como eu já disse também, a 3.3.3 tem duplo sentido, ao que parece tanto serve para a questão dos "trials" como serve para proibir aplicações para carregar conteúdos para o iPhone, que é exactamente o que o Podcaster faz.

    Mas existem n calculadoras e ninguém ligou...
     
    Última edição: 17 de Setembro de 2008
  19. Às tantas o pessoal da apple decidiu roubar essa ideia e está a trabalhá-la para a vender de uma outra forma rentável para eles.
     
  20. jatbas

    jatbas Power Member

    Eles não precisam de roubar nada (não que não o façam :D) porque o iTunes tem esta funcionalidade desde o ano 0 a.C. não é disso que se trata :)
     

Partilhar esta Página