É a vida, a Apple é que decide, quanto a isso não há nem haverá nada a fazer, é deles, quem manda são eles, os devs ou se sujeitam ou caem borda fora.
Eu cá achei bastante bem não deixarem essas apps sem gosto nenhum e completamente inúteis entrarem na App Store.
Penso que não percebeste que com essa atitude da Apple o principal problema é dos clientes e não apenas dos Devs. Os clientes são os principais prejudicados, pois deixam de ter mais e melhor software só pq a Apple nesse dia acordou "mal disposta".
Se virmos bem, há tanta aplicação inútil que foi autorizada a estar (e está) na AppStore.
Por isso, para mim, o problema do critério da Apple é que.... não tem critério nenhum. E se o tem, o mesmo não é perceptível na qualidade e variedade das Apps que existem na App Store, antes pelo contrário.
Diz sim à aceitação de Apps inúteis e diz não à aceitação de outras Apps igualmente inúteis. Venha o Diabo e entenda.
Para não falar nas Apps redundantes e que apenas confundem o user. Mil e uma aplicações para Notas, mil e uma aplicações para fazer de Lanterna, mil e uma aplicações para fazerem Conversões, mil e um jogos de Solitário, etc, etc.
A Apple nem sequer se dá ao trabalho de separar o trigo do joio e como não o faz deveria, NO MÍNIMO, permitir o download das aplicações PAGAS em modo de DEMO por 1 dia.
Aliás um dia até seria tempo demais, pois uma aplicação para o Iphone experimenta-se em poucos minutos para ver se é a que pretendemos ou não.
Assim pelo menos poderiamos escolher a melhor aplicação (para nós) de Notas, de Lanterna e de Conversões, das tais mil e uma disponíveis. E das outras tb, óbviamente, principalmente os jogos.
Na situação que agora existe o cliente paga e só depois é que pode verificar se de facto a aplicação preenche aquilo que pretende. Caso não preencha, lá se foi o dinheiro, não há devoluções.
Esta confusão e redundância de Apps, sem que se possam experimentar antes de comprar, apenas beneficia a Apple e os programadores que têm as Apps menos boas.
Aliás ainda à tempos fui enganado que comprei a App "DOF qq coisa" (para fotografia) e dizia nas specs da mesma que a linguagem da App estava em Inglês e Alemão e depois de a pagar verifiquei que a mesma está só em Alemão, o que para mim é chinês.
Reclamei à Apple e a quem fez a App e nem resposta tive há mais de um mês.
Entretanto o €€€ já voou e eu fiquei com uma App q não me serve para nada.
resumindo... os clientes da AppStore não têm protecção nenhuma para Apps foleiras ou que não cumpram os requisitos que publicitam.
É importante criarem um sistema de se poder experimentar antes de comprar.
Just my 2 cents