A arte de ver

pimpampum

Banido
Boas pessoal,

Começo-me a aperceber que estudar o trabalho dos outros é um bom começo para nos inspirarmos e evoluirmos e então precisava de saber que livros existem por aí com fotografias deslumbrantes para inspiração. Só mesmo com fotografias, não procuro um livro instrutivo, mas simplesmente algo que inspire. Quería algo mesmo sublime, de alta qualidade, sem olhar ao preço.

Se houver algum que vocês já tenham visto, ou conheçam e possam recomendar, agradeço.
 
Última edição:
Boas pessoal,

Começo-me a aperceber que estudar o trabalho dos outros é um bom começo para nos inspirarmos e evoluirmos e então precisava de saber que livros existem por aí com fotografias deslumbrantes para inspiração. Só mesmo com fotografias, não procuro um livro instrutivo, mas simplesmente algo que inspire. Quería algo mesmo sublime, de alta qualidade, sem olhar ao preço.

Se houver algum que vocês já tenham visto, ou conheçam e possam recomendar, agradeço.

Sugiro que vejas muitas galerias! E algumas revistas da especialidade!

Tens o exemplo do site Olhares que independentemente de não ser muito amado por estes lados, tem do melhor que se faz em Portugal!

O flickr também é muito bom!
 
Eu gostaría de algo impresso... que pudesse desfolhar e colocar na colecção :)

editado - acabo de ter uma ideia "genial" :P ! Acho que vou começar a procurar livros de PINTURA. Exactamente, leram bem. Pintura. Existe melhor arte para inspiração do que os grandes pintores? Há pintores de landscape, de pessoas, de "coisas" (tipo close-up photography), enfim... Acho que é uma óptima ideia. Se algum de vocês estiver em Artes ou Art e Design e puder recomendar alguns deste tipo de livros (para inspiração), agradeço :)
 
Última edição:
Se o objectivo está em pegar a ideia de alguém não estás a ser original logo à partida. A fotografia é algo que se faz por gosto e as coisas saiem ao fazer o que mais se gosta. Existem vezes que se anda mais em baixo e outras que não mas quando entramos no nosso 'campo' não é preciso nada mais que inspirar fundo e fazer o que mais se gosta. A inspiracção vem de dentro ;)
 
Uma coisa é replicar trabalhos para aprender. É e sempre foi uma forma de aprendizagem válida nas artes. É como na primária fazerem-se cópias para aprender a escrever.
Outra é ver e estudar muitas obras, para se ficar com uma cultura visual extensa, que obviamente nos trás vantagens em termos criativos, visto que conhecemos mais conceitos e técnicas.
Outra é inspiração e essa depende de muita coisa. Dos dias, dos locais em que temos que fotografar, das pessoas/coisas que temos que fotografar, dos estilos e liberdades, etc...
 
Para mim ser auto-didacta e a melhor forma de aprender fotografia. Atraves da observaçao detalhada de mtas fotos,horas e horas a ver sites de fotografia variados,ler livros,experimentar com por exemplo auto-retratos e ate os frouns.

Em termos de inspiraçao axo k tudo,rigorosamente tudo nos pode trazer inspiraçao. Desde uma simples nuvem em cima de uma arvore a letra de uma musica.

tenta procurar fotografos k te agradem e segue o trabalho deles. nao so aprendes como tb te pode dar ideias.

falando de originalidade. Imitar serve para aprender e nao para realmente fazeres algo teu como e obvio. Agora,podes sempre pegar em ideias e conceitos de outros e trabalha-los a tua maneira,dar-lhes a tua visao. Ai podes ser original e teres inspiraçao.

Uma coisa e certa. nao fikes a espera k a inspiraçao xegue, senao tas tramado. Vai tentando ideias por mais parvas k pareçam. Se nao servir a primeira tenta outra.
Eu pessoalmente nao tenho metodo de inspiraçao,axo k tal coisa nao existe, mas mtas vezes vem da musica.
 
O objectivo é conhecer mais conceitos e técnicas e aprender mais sobre composição vendo as obras de outros. Não é replicar, mas desenvolver uma visão artística, aprender a ver criativamente, para desenvolver um estilo próprio, porque isso se não for inato, aprende-se, desenvolve-se. Daí querer estudar o trabalho de outros. Sejam fotógrafos, sejam pintores. Gracias pelas opiniões :)

editado - se calhar o título inspiração não foi o mais bem escolhido. A arte de ver, talvez? (título já editado)
 
Última edição:
Para mim ser auto-didacta e a melhor forma de aprender fotografia. Atraves da observaçao detalhada de mtas fotos,horas e horas a ver sites de fotografia variados,ler livros,experimentar com por exemplo auto-retratos e ate os frouns.

isso é porque nunca tiveste alguém que te mostra uma fotografia, e diz: "olha para isto assim, vê isto, o que ele queria fazer era isto"

não tem comparação.
embora a opção auto-didacta seja mais que válida, ter alguém que te encaminhe correctamente é muito mais rápido.
é como tentar aprender uma língua sozinho. não é impossível, mas com um professor é muito mais rápido.
 
uma lingua tem regras que tem que ser obedecidas se queremos que alguem entenda o que dizemos
uma fotografia tem regras que podem ser quebradas e n é por alguem me dizer "olha para as linhas" ou "a cor X com Y" que me vai fazer gostar de uma foto.

o que é para mim uma foto magnifica poderá ser banal para outro e vice versa

tal como ja disse inumeras vezes n acredito que se ensine a ver. ou a pessoa tem essa capacidade ou n tem
ver fotos ajuda, mas pode levar-nos a cair no erro, mesmo que inconsciente, de reproduzir algo que ja vimos
 
Muito sinceramente em fotografia na minha opiniao ser auto-didacta e o melhor e explico porque. Na minha experiencia e plo k ja vi pessoalmente, a maioria das pessoas k tenta ensinar fotografia tem a mania de mostrar mais a sua opiniao pessoal, a sua visao pessoal e os seus gostos, e ai vai estar a influenciar kem esta a tentar aprender. Axo isso pessimo.

Uma coisa e ensinar a parte practica da fotografia e alguma tecnica outra coisa e ensinar a parte artisca. Isso na minha opiniao nao se ensina. E algo k tem de partir de nos e da nossa sensibilidade.

Mas realço k hj em dia com as novas tecnologias de informaçao e com a facilidade de acesso k a internet proporciona aprender sozinho esta ao alcance de ***** um, e mto sinceramente kem nao tiver paciencia pra procurar aprender dessa forma duvido k tb tenha para aprender num curso.

Ainda por cima os cursos sao carissimos e nao dao seker um diploma profissionalmente valido. Just my humble opinion.
 
o que é para mim uma foto magnifica poderá ser banal para outro e vice versa

tal como ja disse inumeras vezes n acredito que se ensine a ver. ou a pessoa tem essa capacidade ou n tem
ver fotos ajuda, mas pode levar-nos a cair no erro, mesmo que inconsciente, de reproduzir algo que ja vimos

O que pode ser uma foto magnífica para um, pode ser banal para o outro, mas ou se tem essa capacidade de ver ou não tem. Então qual dos dois tem essa capacidade de ver? O que acha a foto banal ou o outro?
Com essa lógica entras num campo de subjectividade que está bastante longe de ser real.

uma lingua tem regras que tem que ser obedecidas se queremos que alguem entenda o que dizemos
uma fotografia tem regras que podem ser quebradas e n é por alguem me dizer "olha para as linhas" ou "a cor X com Y" que me vai fazer gostar de uma foto.

Sê coerente. Passaste do "entender" para o "gostar".

Tal como uma língua, a fotografia também tem regras que têm que ser obedecidas se queremos que alguém entenda o que fizeste. E tal como numa língua (Saramago?!), há quem quebre essas regras.
De qualquer forma, não precisas de gostar de uma foto para aprenderes a entendê-la, tal como não precisas de gostar de uma língua.
 
O que pode ser uma foto magnífica para um, pode ser banal para o outro, mas ou se tem essa capacidade de ver ou não tem. Então qual dos dois tem essa capacidade de ver? O que acha a foto banal ou o outro?
Com essa lógica entras num campo de subjectividade que está bastante longe de ser real.



Sê coerente. Passaste do "entender" para o "gostar".

Tal como uma língua, a fotografia também tem regras que têm que ser obedecidas se queremos que alguém entenda o que fizeste. E tal como numa língua (Saramago?!), há quem quebre essas regras.
De qualquer forma, não precisas de gostar de uma foto para aprenderes a entendê-la, tal como não precisas de gostar de uma língua.

n tenho que gostar duma foto para a entender ou o contrário
n tenho que ter visão para gostar de uma foto, tenho que ter gosto proprio

para fazer uma boa foto (e suponho que estejamos a falar de fotos artisticas/criativas e n de jornalismo onde sai tudo igual) tem que se ter visão ou faz-se apenas mais uma igual a tt outras
gostar ou n gostar é subjectivo

passei do que para onde?
onde é que eu falei em entender uma foto?

uma lingua obedece a regras que n podem ser quebradas. quando perguntam "quem é o Rui?" tu respondes "sou eu" não respondes "eu sou"
n dizes "fui vestir-me" dizes "fui-me vestir"

uma foto pode n obedecer à regra dos terços e continuar a ser uma boa foto
pode ter um céu queimado e ser uma boa foto
 
n tenho que gostar duma foto para a entender ou o contrário
n tenho que ter visão para gostar de uma foto, tenho que ter gosto proprio

para fazer uma boa foto (e suponho que estejamos a falar de fotos artisticas/criativas e n de jornalismo onde sai tudo igual) tem que se ter visão ou faz-se apenas mais uma igual a tt outras
gostar ou n gostar é subjectivo

Como tu próprio disseste, gostar ou não gostar é subjectivo. Mas o ser ou não ser uma grande foto não é. Não precisas gostar para ser uma grande foto, nem precisas que seja uma grande foto para que gostes dela.
O teu gosto é subjectivo, é pessoal. A arte não.

E desde quando é que jornalismo sai tudo igual? Isso só demonstra que o ver realmente ensina, porque se visses muitos trabalhos de vários fotojornalistas, saberias que há imensa margem criativa. A diferença é que as criativas raramente são publicadas no jornal diário, porque o objectivo do jornal também não é mostrar a arte do fotógrafo.

passei do que para onde?
onde é que eu falei em entender uma foto?
Falaste de entender uma língua. Não podes fazer uma analogia com o gostar de uma foto, porque o gostar de uma foto e o entender uma foto são coisas distintas, tal como o gostar de uma língua e o entender uma língua.
Disseste que não era explicarem-te uma foto que te ia fazer gostar dela, mas o objectivo também não é gostares, é entenderes, tal como a língua.

uma lingua obedece a regras que n podem ser quebradas. quando perguntam "quem é o Rui?" tu respondes "sou eu" não respondes "eu sou"
n dizes "fui vestir-me" dizes "fui-me vestir"

uma foto pode n obedecer à regra dos terços e continuar a ser uma boa foto
pode ter um céu queimado e ser uma boa foto

Mas desde quando é que as regras de uma língua não podem ser quebradas?! Ainda no post acima te deixei um exemplo e se abrires os olhos para a literatura de certeza que encontras muitos outros. E são consideradas boas obras, portanto...

O quebrar regras, como em tudo, tem muito que se diga. Uma foto não precisa de obedecer à regra dos terços para ser uma boa foto, tanto como um texto não precisa de obedecer à pontuação, por exemplo. Se te pedirem um retrato e fizeres isto está tão errado como a resposta do "eu sou".
 
Para quebrares a s regras tens de as conhecer. E isso leva o seu tempo. Aliás, anos ;)

Não deixam de existir e ser tão válidas para a fotografia como para outra actividade qualquer. E não, não leva anos. Qualquer pessoa pode quebrar regras, só precisa de as conhecer. Afirmar essas quebras como sendo o seu estilo próprio é que já pode levar mais tempo...
 
Última edição:
Back
Topo