1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

a barreira do gelo! WaterChiller

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por |Oc|CRASH_OVer, 13 de Abril de 2003. (Respostas: 18; Visualizações: 1486)

1. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

Em tributo ao amigo [3D_Master], que gentilmente me vendeu o Waterchiller... vou meter aqui umas Pics do sistema que ele desenhou! tem o tamanho duma arca frigorifica, mas tass bem :D

depois de tirar uma cenazita do chiller (filtro).... ele passou a fazer isto no espaço de uma hora! :D

aqui desligado...

aqui ligado.... a bombar -35º e o anticongelante a lixar-se todo...

felizmente, a -35 ainda ha liquido nos cantos que chegue para a bomba funcionar! isto significa.... Super bombástic Overclock!
    Brigadão [3D_Master]!

PS: é pra demonstrar que os produtos caseiros tambem rulam!

2. Crusher

Crusher Power Member

Boa sorte com isso dude. :(

E então quando vêm os primeiros resultados disso? E que tal o bloco? Estava bem isolado?

3. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Sim, já agora também quero ver resultados nisso! ;) Sempre quero ver se o que eu calculava é possível.

Força nisso companheiro! ;)

4. Raptor

Raptor OC Legend

isola muito bem isso, -35ºC é mesmo muito frio... até -20ºC uma simples camada de neoprene de 5mm consegue ser ridiculamente insuficiente...

5. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

sim exacto, ja tive a estudar a lição no phase-change.com á uns bons tempos atraz.... podes reparar uma coisa, nos tubos que entram no deposito, o de cá ta cheio de gelo, o de lá tem vaselina pura e nem gelou.... todos dizem para meter montes de vaselina em redor do socket, Wblock, tubos ( dentro do neopreme )....

depois disto é certo que consigo arrancar os 19k á força... depois a grafica é o tal molho de vmods :D

a Tua kryo meu? ja n ouço dela á bue....

6. Raptor

Raptor OC Legend

19k consegues com uma pernas às costas! ;) tens sistema para isso e mais! :)

a minha kryo tá parada, enquanto não chega a epox para montar tudo como deve de ser. mas tem sido um exito sempre que vêem cá visitas a casa para verem aquilo a criar gelo em segundos! ;)

7. Lasac

Lasac OC Legend

Excelente trabalho do [3D_Master] sim sr.:)

|Oc|CRASH_OVer como te tinha dito no #overclock vaselina rula, ja vi mtos australianos a usar vaselina nas grafikas por causa dos peltiers k por sinal sao potentíssimos e apenas neoprene nao era o suficiente :D

Bom trabalho nixo e tou ansioso pelos benchs:cool:

Abraço

8. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

:D r404a powa.... e o r134a conheces? é este q tenho...

deve ser uma experiencia engraçada transformar aquele waterchiller em direct phase change.... nesse caso, o evaporador é apenas um waterblock com mais alguns pormenores para a condensação etc... perfeitamente possivel transformar o Wb ja feito num evaporador, é q desenhar um de raiz demora e dá trabalho

9. Raptor

Raptor OC Legend

dá perfeitamente, creio que o maso ja fez isso num bloco dele, mas os resultados axo que não foram os esperados (o tipo de bloco n está optimizado para a fase de evaporação) mas serve.

a minha kryo usa R404a, o teu chiller são os "normais" R134a... é o gas mais vulgar usado em sistemas de arrefecimento (frigorificos dos gelados nos restaurantes, bandacas de frio nos cafés, prometeia e vapochill, etc...), pq é barato, leve (nem todos os compressores aguentam os outros gases) e existe em maior numero...

10. andre.morao

andre.morao Power Member

OFF-TOPIC: Raptor, tens aí uma bela assinatura :)

ON-TOPIC: Tive opurtunidade de comprar isso ao [3D_Master] e nao comprei. DAMN! :005: :005: :005: :005:

Já anda por aí muito boa gente com waterchillers e direct phase change cooling homemades, bem que podiam fazer um tuturialzito tipo o que o p_d_c fez com wc.... Kek acham? :)

Kero ver benchs!

11. Raptor

Raptor OC Legend

ora ai está uma boa ideia para um artigo para o site! ;)

12. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

como funcionam na Teoria, grande parte de nós sabe explicar, as peças constituintes tambem se sabe mas ja começa a complicar, agora, montar e carregar, tiro o cavalinho da chuva lol quem estara apto para fazer um artigo desta magnitude?

13. Lasac

Lasac OC Legend

sinceramemte axo k o [3D_Master] está apto para fazer um toturial, uma vez k foi ele k construiu esse chiller, td bem com ajuda de tecnicos mas ixo é porke ele nao percebe de TUDO axim como mtos de nos, mas axo k com uma maozinha de todos, faziamos um toturial á maneira:)

Pessoal da Techzone e OC-Zone, maos á obra:D

Abraço

14. [3D_Master]

[3D_Master] Power Member

Sobre este assunto percebo mais dos processos termodinâmicos, químicos e físicos do que propriamente sobre a construção das coisas. Mesmo carregar o sistema e as contas que é preciso fazer para este ficar "equilibrado" não sei. Nesse aspecto há pessoas bem mais conhecedoras neste forum do que eu.

Agora, estou mas é a pensar em escrever um artigo sobre a termodinâmica que está por trás dos diversos processos de arrefecimento de computadores, mas ainda não tenho a certeza de o concretizar porque tenho medo de que venha a ser demasiado técnico.

15. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

Demasiado tecnico? nunca é demasiado... alguem quer saber fazer bem, entao esse alguem tem que saber a teoria! o meio termo disto é uma mistura de ignorancia com as palavras que um outro disse sobre o assunto e sai barraca...!

exemplo disto foi o individuo que isolou completamente o computador e encheu de agua, e depois queixou-se aos outros do forum pq o pc pifou :D

Se fizeres um artigo detalhado podes ter a certeza que vou ver!

16. Raptor

Raptor OC Legend

ó crashover... tenho andado a pensar... n queres testar esse chiller no suposto evento que o _zZz_ esta a tentar organizar de 3dmark? dava-nos jeito um sistema destes para a gráfica! ;)

17. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

isso implica eu levar o chiller até onde?? e implica que alguem tenha um block para a grafica....

quanto ao chiller.... com tempo chega aos -35º, com agua em movimento é possivel ter -25º no block....

seja como for, sou do porto e pra levar isto ao PC eleito " deduzo q seja um de lisboa" vai complicado...

18. Raptor

Raptor OC Legend

ups... esqueci-me que eras do Puerto... :rolleyes:

19. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

case closed then loll

se vierem ao grandioso avizem....

Partilhar esta Página