A escolha mais difícil da actualidade - Camera de Video

Screamkiller

Power Member
Olá a todos!

Quero comprar uma câmera de video.

Antigamente as câmeras usavam uma vhs pequenina e prontos.. depois dependia do tamanho da câmeras.. funções.. pco mais.

Hoje em dia já não é assim, ora vejamos:

Temos vários tipos de câmeras:

MiniDv, MiniDVD, HD, Cartão de Memória (entre outros)

Cada uma delas com as suas vantagens e desvantagens.

De todos os formatos, optei ou por MiniDv ou HD (visto as câmeras com cartão de memória ainda estão a um preço alto e não sei se há em alta definição ( a não ser que me provem o contrário, posso estar enganado, até acho que este sistema era o ideal).

Portanto o combate será entre MiniDv e HD.

Pelo que li e fiquei a perceber MiniDv tem melhor qualidade de imagem do que HD, usa bitrate a 25 e HD apenas 15.

MiniDv é mais facil de editar depois os videos e mesmo para gravar em dvd.

HD usa um codec recente AVCHD que ao que parece ainda não há muito software compatível e é preciso um bom computador para esse efeito.

HD tem muito mais tempo de gravação, pois tem varios armazenamento, desde 40gb a 60gb ou 100gb, o que dá um tempo estrondoso de gravação.

HD numa viagem, se o disco encher chapéu... nada a fazer.
Se a câmera cai e o disco se estraga, chapéu.. dinheirama!
Ouvi dizer que em HD a câmera sempre que faz um REC novo, cria um ficheiro de vidio novo, depois fica uma confusão para editar mais tarde.

MiniDV so grava até 80 min. Se quiser gravar um concerto, uma viagem grande, tenho que estar sempre prevenido com as minidvs, o trocar, o gravar por cima que depois reduz a qualidade de gravação.

Será que o formato MiniDv está por dias?
Será que que HD e Mermory Card vão futuramente dominar o mercado?

São imensas dúvidas que tenho e que gostava que fossem esclarecidas.

As principais são:
Afinal o que é mais facil de editar para um pc ou gravar em DVD, MiniDv ou HD?
A qualidade de imagem de uma e outra é assim tão significativa?
A qualidade de som idem?
Vou usa-la para uso doméstico.. nada de profissionalisos, vale a pena estar-me a matar com estas duvidas?

Qual escolhiam?
 
Eu vou começar pelo fim, eu tanto escolheria, como acabei mesmo por escolher a camera co HD.

1º Tenho um portatil, se numa viagem encher o disco, passo para pc.
2º Se a camera cai ao chão e não é o disco que se estraga.... dinheirinha vai nas duas :D
3º HD tem mais tempo de gravação
4º Só precisei de instalar o software que vinha com a maquina... nada mais
5º Não experimentei editar em MiniDv, mas digo-te que com HD é bastante facil
6º Experimentei ambas as cameras (e varias marcas) e para cameras a preços semelhantes não vejo grande diferença de qualidade (também não vi as imagens em televisores nem pc's, apenas vi na loja, na respectiva camera)
7º Penso que o futuro passa por HD, com maior/menor capacidade, mas posso estar enganado. Duvido é que consigas viver tempo suficiente para esperar pelo topo dos topos de gama:D
8º Ainda usei as grandes, VHS na mesma, e digo-te que depois disso, quando experimentei as cassetes de 8mm (saltei a VHS pequena), fiquei com tantas dores de braços... pelo menos com a outra parecia que andava a filmar casamentos mas tinha o apoio no ombro, lol

Abraço
 
Olá
PAra passares e editares no PC por muito que custes a acreditar o melhor ainda são aquelas com fita.
Eu tenho uma mini dv e posso te dizer que é a melhor opção custo qualidade pois o custo dessas cameras são já muito baixos e o suporte media para elas estão a preço bastante bom.

Agora se quiseres gastar dinheiro com já uma com definição HD, e disco rigido vais ainda gastar uma pipa de massa.
 
Back
Topo