1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

A forma mais eficaz de tornar o Windows XP Seguro...

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por greven, 9 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 4260)

  1. greven

    greven Folding Artist

    Pois é, todos nós sabemos que o Windows XP (e a restante familia Windows) é o alvo constante de ataque por parte de Virus, Trojans, Spyware, Malware (e poderia estar aqui a tarde toda...).

    Se para uns isto não é grande problema (Power Users) para os menos precavidos (aka Joe Users) isto pode-se tornar um grande Pain in the ass (em Português, "chatisse do caraças")! :P

    Pois bem, são conhecidas a necessidade de correr ter instalado um Software AntiVirus para proteger dos ficheiros menos amigáveis com que lidamos todos os dias. Se a isto acrescentar-mos o facto de termos internet, esta necessidade torna-se ainda mais evidente. Com a internet veio o e-mail e com o e-mail vieram os attchments e com estes vieram os famosos mails do Enlarge Your Pennis, Get rich in twenty Seconds e claro, os Worms, Trojans, Malware (blá, blá, blá, ad nauseam).

    Mas um antivirus não chega. Convém também ter uma firewall. Esta necessidade tornou-se evidente quase surgiram na internet os exploits do Blaster e os seus derivados (ou irmãos se preferirem). A própria Microsoft implementou uma firewall no sistema (XP) quando lançou o SP2 (Serviço Pós-Vendas 2! :bigbiggrin: ).

    Então, com isto tudo ainda existirá necessidade de mais alguma coisa? Bem, a resposta é...


    (...)

    Suspence...

    (...)


    SIM! Claro que é. Convém correr o Anti-Virus de vez em quando (afinal, ele está lá para alguma coisa). Convém ter cuidados básicos a navegar na internet. Não convém abrir tudo que surja no ecrã (mesmo aqueles pop-ups que prometem dançarinas russas à distância e um click! :P ). Ajuda bastante usar outro Browser sem ser o internetExplorer (mais conhecido por manta de retalhos 6), por exemplo o Firefox ou o Opera, entre outros.
    E para acabar, convém instalar e correr ocasionalmente um Software AntiSpyware como o Spybot ou o Adware.

    Recomendo também um guia como lidar com SPAM, vesitem o excelente Site: http://www.eliminarspam.com/


    Mas depois disto tudo (que já todos sabiam) para que raio serviu este post? Pois bem, acontece que ainda existem uma outra medida para combater de forma eficaz o SPAM, VIRUS e afins.
    Como todos sabemos (ou não...) os sistemas *nix (Linux, Unix, Apple OS X) não permitem ao user (utilizador) do Sistema abusar das permissões de nível administrativo, isto é, fazem distinção entre um user de nível "normal" e entre o administrador do sistema. Ok, que confusão, mas o XP também o faz não é? NÃO! De facto existe um administrador de Sistema no Windows XP, mas não funciona da mesma forma que o Administrador (ou root) nos sistemas *nix. No XP existem basicamente dois tipos de conta quando instalamos o XP, conta de administrador ou conta limitada.
    Acontece que quase todas as pessoas ao instalarem o Windows XP escolhem por default (por defeito) uma conta de Administrador como user principal. Isto é normal que assim seja. A culpa é da forma como está estruturado o Windows.
    O que de facto sucede é que ao utilizarmos a nossa conta do dia-a-dia com permissões administrativas estamos a deixar os tão falados e ao mesmo tempo tão odiados VIRUS, Trojans (blá, blá, blá) terem acesso a "partes" do Sistema Operativo que não teriam se estivessemos numa conta limitada.
    O problema da Conta Limitada é que não podemos fazer tudo (como o próprio nome indica) como se tivessemos numa conta com previlégios administrativos (o default do Windows).

    Pois bem, eis que surge a principal razão da abertura deste tópico. Com a ajuda de um pequeno programa, podemos agora, criar uma conta Adminstrador quando instalamos o Windows e outra conta para uso diário, limitada e ao mesmo tempo ter o melhor dos dois mundos. O programa é basicamente uma "imitação" do sistema *nix...

    Este é o programa: SUperior SU

    Para verem as vantagens, vejam este link: LUA Makes you Safer

    E pronto, já sabem o que hão-de fazer na próxima vez que instalarem o Windows XP, isto claro até sair o Windows Vista. Ou então podem sempre mudar para Linux, OS x... :whistle:

    ;)

    Espero que este pequeno guia, sirva para ajudar aqueles menos informados na matéria, assim como ajudar todos os outros a manter o seu sistema BUG Free! ;)

    greven
     
  2. Feiticeiro

    Feiticeiro Power Member

    Convêm realçar o seguinte: "There are of course some programs which still don't work too well in a LUA context" :(
     
  3. greven

    greven Folding Artist

    Sim, é verdade, daí aquele programa que referi. :)
     
  4. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    greven n leves a mal, mas qd li o nome da Thread nos novos posts, pensei k tava no Anedotas e Curiosidades... Anyway, boa iniciativa :)
     
  5. greven

    greven Folding Artist

    Anedotas porquê? Sei que Windows e Sego não combinam muito bem na mesma frase, mas mesmo assim não é por isso que passa a anedota! :D
     
  6. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    greven a primeira coisa k me lembrei qd li isto era um post no Anedotas e curiosidades a dizer pra formatar o disco e instalar outro sistema operativo... Daí o comentário ;)
     
  7. kazuza

    kazuza Power Member

    Err... conheço bem o SU e digo-vos já que bem ...

    Não faz nada que o runas não faça ...
     
  8. É verdade que o Windows é muito vulnerável, mesmo usando um bom Antivirus, Firewall, Anti-Spyware/Malware e opcionalmente um HoneyPot, sabemos que tudo isto é facilmente burlado, o que estes "programas" fazem é diminiuir o grau de insegurança do nosso Sistema Operativo..

    Este programa na realidade é bom, apesar de também ser facilmente burlado, mas se a ele for adicionado também um programa do tipo Deep Freeze, que após o computador ser reiniciado ele repõe tudo o que foi ajustado quando instalado o programa, o que significa que se ocorrer algum problema, após ser reiniciado ele deixa de existir...

    Mas tudo isto, volto a avisar, apenas reduz o grau de segurança do Sistema Operativo...

    Mr.Dré
     
  9. sotavento

    sotavento [email protected] Member

    "deus queira" (assim os geeks o rezam todos os dias) que o Windows cá continue pro muitos e bons anos ... não há melhor "segurança" para o linux/mac.0sx do que um windows alvo de todos os ataques ... ;)

    Quanto ao post inicial ... epá parecia mesmo que tava no anedotas e curiosidades. :P

    A solução +simpels é mesmo criar uns user limitados para que o sistema não vá á vida ... e fazer a manutenção regular da maquina (firewal+av+spy) ... enfim ... o que vem explicaod no post do greven.

    Não havia já um sticky algures sobre isto ... quando li pensei mesmo que isto era do A&C ... :D
     

Partilhar esta Página