1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A Fotografia na 7ª Arte

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por helius, 13 de Abril de 2008. (Respostas: 42; Visualizações: 2021)

1. helius

helius Power Member

Lembrei-me de criar este tópico, pois acho que os apreciadores de fotografia têm, geralmente, também uma veia cinéfila.. :) Pelo menos no meu caso é assim (além de que a minha formação é em Estudos Cinematográficos :p)..

Então fica aqui alguma cinematografia que tem como tema a fotografia (e também filmes em que a fotografia apesar de não ser o tema principal é abordada)

para já ficam estes, em breve a lista vai ser actualizada.. se se lembrarem de mais não se esqueçam de "postar" ;)

cumps

Última edição: 23 de Julho de 2008
  2. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Filmes sobre fotografia, não me tou a lembrar de muitos.

Mas posso indicar alguns com uma excelente fotografia, entre eles o que ultimamente me fascinou mais foi mesmo o Babel. Aliás todos os filmes do iñaritu têm optima fotografia, mas este Babel é qualquer coisa, já ofereci o livro da Tashen sobre a fotografia do filme e é espantoso, faz lembrar sebastião salgado.

The Thin Red Line também tem uma fotografia espantosa.

Já agora Control, de anton corbijn fotógrafo holandês que enverdou agora pela 7ª arte.

Mas pronto ficava aqui o resto do dia, mas um bom filme, passa necessariamente por boa fotografia, não fosse filme imagens em movimento.

3. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

o war photographer é mesmo sobre fotografia sobre um dos meus fotografos preferidos ;)

1 info sobre esse filme é que se virem reparem que nem os camaras conseguem chegar perto de onde o james anda e é por isso que ele tem tanta fama. em casos de guerras civis em africa onde andam pelo ar balas, cocktails e gazes ele está no meio sem medo a disparar a camara para mostrar ao mundo como as coisas andam na realidade.

Grande mesmo.. adorava uma experiencia identica eheh

4. helius

helius Power Member

também gosto bastante desse filme Jamiro, realmente o James é um excelente fotógrafo, e este documentário julgo que capta bem a essência do seu método de trabalho..

@tetsuo: sim realmente existem filmes em que a fotografia é excelente e em que é um dos aspectos de maior relevo no filme em si (lembro-me por exemplo do Stalker de Tarkovsky, cuja fotografia me deixou deslumbrado..)

edit/ por falares em Sebastião Salgado, o filme Spectre of Hope parte do trabalho dele..

cumps

Última edição: 13 de Abril de 2008
  5. OldMan

OldMan Power Member

Vi esse blow up numa aula de fotografia e achei muito bom, para além de não haver muitos diálogos o que poderia fazer com que o filme se tornasse um bocado secante, a ironia do gajo conseguiu fazer com que eu ficasse agarrado ao filme o tempo inteiro. Pessoalmente não sou grande fan de filmes, vejo quando alguém me põe algum à frente porque por iniciativa própria é raro ver algum.

6. kamadas360

kamadas360 Power Member

o meu favorito é o APOCALIPSE NOW..... CONHECEM?

simplesmente fabuloso!

7. cantara

cantara Power Member

Julgo que quem goste de fotografia e o tenha como hobby, o Baraka e a trilogia Qatsi são filmes incontornáveis.
    Utilizando em grande parte dos filmes a técnica de timelapse, conseguem imagens simplesmente fabulosas e mensagens fortíssimas.

8. helius

helius Power Member

realmente o Baraka tem um visual espectacular, ainda não o vi do principio ao fim, apenas excertos.. mas pelo que vi, tem um universo visual excelente..

cumps

9. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Recomendo mesmo o baraka... Fui alugá-lo ontem e senhores que grande trabalho de cinema! Ainda por cima no DVD que aluguei vinham algumas fotos (em video) e um making of bastante interessante.

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

11. Seavoices

Seavoices Power Member

Esse filme não é sobre fotografia.

É um filme de terror e as fotos é apenas um meio para chegar ao motivo do enredo do filme!

Se tivesses atenção ao que se tem conversado terias reparado nisso!

12. helius

helius Power Member

realmente não é sobre fotografia em si, mas esta desempenha um papel de relevo no enredo do filme, logo acho que faz sentido aparecer nesta thread..

cumps

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Esta malta já não sabe ter um pouco de sentido de humor... :(

O filme tem uma visão completamente distorcida sobre a realidade, mas é sobre fotografia. Não é algo com que se aprenda alguma coisa, mas não deixa de ser interessante ver o que as pessoas conseguem "conceber" em volta desta "caixinha mágica" que tanto gostamos.

14. cantara

cantara Power Member

Sim, mas julgo que não se pode colocar ao lado de filmes como o baraka ou blow-up, por exemplo. ;)

Entretanto lembrei-me deste: One Hour Photo, com o Robin Williams. Empregado numa loja de revelações, começa a ter comportamentos obsessivos com uma família que lá costuma revelar as suas fotos.

15. jmmsmm

jmmsmm Power Member

eh lá..!! :boxing_sm

calma... calma...

então se "shutter" é o titulo e "as fotos são um meio para chegar ao motivo do enredo"....

é um filme sobre quê...!?

que falta de humor... nossa...:wow:

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pah... Não está ao lado, está uns 20 posts abaixo... :pTens toda a razão, não é comparável com os do primeiro post, mas não deixa de ser interessante (digo eu). Até porque aquilo que é retratado no filme, de espíritos a aparecer nas fotos, são coisas que já foram documentadas na realidade (por gente maluca, mas foram).

BTW, esse filme que falaste toca num assunto bastante interessante! Eu já há alguns anos que revelo os meus próprios rolos, mas conhecendo bem a realidade das lojas de revelações, sempre me fez alguma confusão a falta de privacidade que esse tipo de serviços gera.

Última edição: 23 de Julho de 2008
  17. jmmsmm

jmmsmm Power Member

para variar, o Robin Williams faz um papelão... a não perder, este filme... antigo, mas continua a retratar um problema muito actual...

18. Jintro

Jintro O Colaborador

Que problema?

19. jmmsmm

jmmsmm Power Member

a nossa privacidade... ou a falta dela...

Partilhar esta Página