'A Game Has Never Made You Cry'

Crrash

Power Member
encontrado a partir de Kotaku:
http://blog.ihobo.com/2008/12/a-game-has-never-made-you-cry.html
This is the nub of the issue here: a story can make you cry by empathising with the protagonist (or another character), but a game (when viewed as a formal system) cannot do this. It follows that the only way that a videogame can make you cry is by using narrative tools that have nothing to do with games as formal systems whatsoever. So even though, for instance, many people report that they cried when they played Final Fantasy VII at the fateful scene (and indeed, several other cRPGs also show up in player studies as having provoked tears) the moment that actually brought the player to tears was a non-interactive cut scene. It wasn't the game (in the systems view) that made them cry – it was the story – and there never was a question as to whether stories could make you cry.
qual a vossa opinião? já choraram por causa de um jogo? (e não venham com tretas "chorei por ter gasto dinheiro no jogo X")



eu não concordo.
Um livro é uma historia no mais puro e pode puxar pelas emoções. Um filme é uma historia que aumenta a experiencia e emoção através da imagem.
o jogo agarra no que o filme fez e aumenta-o com a interactividade. O problema da interactividade é que não combina com a tristeza. é dificil pensar no que aconteceu quando se tem de pensar no proximo passo a tomar. é por isso que existem cutscenes e dialogos. mas a tristeza pode vir do que aconteceu na parte em que se pode controlar.

neste momento não me vem exemplos concretos a cabeça (se calhar shadow of the colossus, dreamfall e kingdom hearts entre muitos)
 
Última edição:
Já chorei pela morte da Aeris no FFVII. Não na parte em que ela morre mesmo mas sim na queda da White Materia e da música e de todo o ambiente que cria. É bem possível se chorar com um jogo. No MGS3 por pouco não chorei na morte da Boss.
 
Nunca chorei nem num jogo nem num livro... Primeiro, por mais que esteja dentro do enredo da historia num livro não tenho sentimentos pelo livro; Depois nos jogos que compro é complicado chorar (jogos FPS, RPG, Desporto)

Nos filmes, chorei uma vez quando vi um filme (que já não me recordo do nome) em que uns cães estiveram muito tempo na antarctida e alguns morreram. De resto, os filmes de terror metem-me mais piada do que os de comédia.
 
Já chorei pela morte da Aeris no FFVII. Não na parte em que ela morre mesmo mas sim na queda da White Materia e da música e de todo o ambiente que cria. É bem possível se chorar com um jogo. No MGS3 por pouco não chorei na morte da Boss.
o problema é que daquilo que o artigo diz, chora-se é nas cutscenes e como tal chegaria ser um filme para se sentir as mesmas emoções

claro como "homens verdadeiros" (*sarcasmo*) não choram, tambem se aceitam momentos muito tristes
 
Já chorei pela morte da Aeris no FFVII. Não na parte em que ela morre mesmo mas sim na queda da White Materia e da música e de todo o ambiente que cria. É bem possível se chorar com um jogo. No MGS3 por pouco não chorei na morte da Boss.

Momentos de grande tensão emocional, não cheguei a chorar mas andei lá por perto.
 
o problema é que daquilo que o artigo diz, chora-se é nas cutscenes e como tal chegaria ser um filme para se sentir as mesmas emoções

claro como "homens verdadeiros" (*sarcasmo*) não choram, tambem se aceitam momentos muito tristes

A jogsr torna-se impossível a não ser que seja algo tipo Fahrenheit em que é um filme interactivo.
 
Já agora por que se entende chorar neste caso?
Vir lágrimas aos olhos? Chorar a sério e fungar? Ou o quê?

Chorar ou vir lágrimas ou ficar com a vontade de chorar. Mas que raio de pergunta... Fungar...

Vieram-me lágrimas no final do Fina Fantasy VIII na parte do laguna se lembrar do casamento no passado e logo a seguir ver-se ele a passear nos campos, junto à campa da Raine. No caso da Aeris, fiquei feito parvo, apanhado de surpresa e a pensar que tinha perdido o equipamento e matéria que ela tinha, mas não chorei nem fiquei com lágrimas.

Idem, com a música do Vagrant Story, quando o personagem cujo nome não me consigo agora lembrar desaparece no final.

Não me lembro de mais momentos agora, mas sei que houveram outros que também me tocaram.
 
Off-topic: tiagosousa25, esse filme deu no outro dia na Sic e também me vieram as lágrimas aos olhos, coitadinhos dos cães.

On-topic: Só me vieram as lágrimas aos olhos num jogo: Crisis Core Final Fantasy VII PSP. Foi no final:

SPOILER ALERT:

Quando no fim o Zack morre com aquelas balas todas, e ele diz ao Cloud p'ra ele dizer á Aerith que ele se tornou um herói etc...

Melhor momento num jogo p'ra mim...

PS: Ah, e as pessoas que acham que os homens que choram são maricas são estúpidas...não há mal nenhum em chorar, ás vezes até faz bem...
 
eu chorei quando acabei o 1º jogo do resident evil, queria mais e nao tinha. XD agora a serio eu nao chorei por causa de nenhum jogo, nem nunca senti vontade. muitas pessoas falam do FFvii, quando a aeris morreu, foi um alivio.. ela nao servia para nada no jogo.
 
Bom, não chorei baba e ranho, mas a primeira vez que joguei o FFVII em 1997 fiquei com os olhos embargados com a morte da Aeris, e fiquei triste e deprimido até ao fim do jogo, não por causa daquele momento, mas porque durante todo o jogo encontramos armas e equipamento que só poderiam ser usados pela Aeris, inclusive encontramos a Ultimate Weapon da Aeris com facilidade proximo do fim do jogo, o que provoca uma profunda sensação de de impotência e frustração.
Não existe qualquer overhype no FFVII, é simplesmente genial de principio a fim.


Já em filmes, chorei quando vi o Akira pela primeira vez em 1992 em VHS.
O fatal destino do pobre Tetsuo deixou-me marcado.
Tinha 12 anos na altura, era bem novo pelo que tinha um desconto ao ser ainda um jovem facilmente impressionavel, mas foi um evento que não mais esqueci.
E vai-se a ver com o passar dos anos, o Akira tornou-se na principal referência em filmes Anime, tal era a sua profundidade e proeza tecnica.
 
A mim o único que me comoveu foi o Shadow of Colossus..
Aquele final..se um gajo tiver mesmo dentro do ambiente..é impossível não ficar comovido..
 
Não é que tenha chorado mas fiquei triste na cena do túnel do MGS4 em que parece que todos vão morrer. E ontem quando no FFX o Seymour diz que matou os Ronso todos. Fiquei mal pelo Kimahri.:(
 
Eu tenho um coração de manteiga. Choro em quase tudo o que é para chorar. Mas o que o gajo diz não é isso. Ele diz que não há momentos que contenham uma emoção forta ao nível de ser chorar que não sejam scripted.

Eu concordo com isso mas acho que é algo que mudará, especialmente com o crescer do que é chamado emergent storytelling. Qualquer jogo pode ter/criar emergent storytelling geralmente é mais usual isso aparecer em jogo com muito liberdade de acção (god-games, sandbox games, etc.).

Para haver uma reacção emocional grande o suficiente para se chorar, é muito mais fácil fazer uma personagem e dizer-lhe o que fazer, do que criar um algoritmo pseudo aleatorio para gerir o comportamento dos npc.

É claro que aa imaginação do jogador também ajuda muito nisso. A imaginação ajuda a criar aquilo que não existe no jogo.

Agora alguns exemplos de reacções emocionais que tive com jogos (sem ser coisas scripted):
- No pokemon eu costumava falar com os meus pkms. Incentivava-os e recompensava-os. É claro que isso não fazia diferença nenhuma para o jogo, mas para mim era importante.

- Quando joguei fallout2 havia uma cidade que tinha um bordel. Eu por piada paguei a uma das meninas para ter uns miminhos. Da proxima vez que fui à cidade, fui ter com a mesma menina e pedi mais uns miminhos. Pasado algum tempo reparei que sempre que passava por lá (e as vezes até fazia desvios para lá ir) ia sempre ao bordel e passava uma noite com a mesma rapariga.

Mas quanto há pergunta. Não, ainda não chorei com assuntos derivados de gameplay mas espero bem chegar a esse ponto. :)
 
Back
Topo