A grande Duvida....A8JS ou F3JP

milus

Power Member
Consegui chegar a este ponto, ou um ou outro...a diferença são +- 320€ entre o A8JS-4S037C e o F3JP-AP076C

Acham que compensa?

O F3JP tem 3 defeitos o A8JS só tenho visto o do teclado desgastado rapidamente.

Que aconselham?
 
Se pagares mais 320€, ficas com um portátil que pesa menos 560 gramas e que tem um ecrã com uma área de trabalho 20% maior.

Tu é que sabes se essas diferenças irão justificar os 320€ a mais do A8Js, pois depende do uso que vais dar...
 
Se pagares mais 320€, ficas com um portátil que pesa menos 560 gramas e que tem um ecrã com uma área de trabalho 20% maior.

Tu é que sabes se essas diferenças irão justificar os 320€ a mais do A8Js, pois depende do uso que vais dar...

fico com uma área de trabalho 20% maior, devias querer dizer menor.

O A8JS tem de melhor a gráfica (um pouco), disco de 160 em vez de 120 mas o monitor é mais pequeno e em jogos talvez se note bastante. De qualquer modo penso ligá-lo a um LCD para jogos, sendo assim não parece que seja por aí.
Tem o problema das teclas tb.

O F3JP tem o problema do granulado (que se resolve), do catalyst (que tb se resolve) e fala-se muito da bateria por aí...mas n sei até onde é verdade.

Estou mesmo indeciso...ehehehe...sempre são 1000 e muitos euros...
 
fico com uma área de trabalho 20% maior, devias querer dizer menor.
Maior... 1440x900 (A8Js) vs 1280x800 (F3Jp), o que também se traduz no tamanho da letra, dos ícones, etc, que ficam muito mais pequenos (cerca de 40% menores) no A8Js.

O A8JS tem de melhor a gráfica (um pouco)
Nada que se note :P
Considera como se as gráficas fossem iguais, a não ser que precises da Nvidia do A8Js para trabalhar com coisas avançadas de Linux

Tem o problema das teclas tb.
Isso pode nem ser verdade... só aconteceu com algumas remessas.

fala-se muito da bateria por aí...mas n sei até onde é verdade.
Com o A8Js também não vais muito longe em termos de autonomia
 
fico com uma área de trabalho 20% maior, devias querer dizer menor.

O A8JS tem de melhor a gráfica (um pouco), disco de 160 em vez de 120 mas o monitor é mais pequeno e em jogos talvez se note bastante. De qualquer modo penso ligá-lo a um LCD para jogos, sendo assim não parece que seja por aí.
Tem o problema das teclas tb.

O F3JP tem o problema do granulado (que se resolve), do catalyst (que tb se resolve) e fala-se muito da bateria por aí...mas n sei até onde é verdade.

Estou mesmo indeciso...ehehehe...sempre são 1000 e muitos euros...

eu tb estive com essa indecisao, mas a relaçao qualidade preço do f3jp e mt melhor...a area de trabalho a mim nao me afecta mt pk para escrever codigo ate um 11" basta, mas pa jogar uns jogos porreiros acho preferivel o ecra maior pk sinceramente duvido que uses a resoluçao total do a8js nos jogos...esses problemas que falas do f3 sao todos corrigiveis e pelo que vejo a bateria e um bokado mito(so s passa com alguns)...para mim so tem uma coisa que me vai dar "dores de cabeça" e ser uma ATI que nao tem drivers decentes para linux e por isso nao da pa tirar 1 "cag*gesimo" da capacidade dela...por isso na minha opiniao os 320€ nao compensam (da pa comprares + 2 baterias de 9 celulas)
 
O meu A8Js dá-me para quase 3 horas, por isso não sei não... Julgo que o F3Jp tb ronda essa autonomia. Mais do que esta autonomia é difícil encontrar num portátil de consumo.


eu acho que aquilo que tu fizeres ao A8 para a bateria durar 3 horas da por o F3 com a mesma autonomia...
 
Boas,

Comprei um A8Js na semana passada e estou bastante contente com ele e nada arrependido de não ter ido também para o F3J.
A respeito da área útil, trabalhar a 1440x900 ou a 1280x1024 nota-se bastante (para quem está habituado a monitores com áreas maiores). Consegues ter mais coisas (icons, ferramentas, janelas) no ecrã visíveis ao mesmo tempo. A contrapartida é que as coisas ficam realmente mais pequenas, ainda para mais porque o ecrã é de 14,1", mas para mim compensa pois costumo ter sempre algumas janelas de aplicações, explorer, ferramentas, etc. abertas e preciso de as ver ao mesmo tempo. Em casa tenho inclusivamente o portátil ligado a um TFT externo com a mesma resolução, que está colocado mesmo atrás e em cima do ecrã do portátil, pelo que, na prática, tenho os dois ecrãs ligados a aproveitar uma área útil de 1440x1800! :007:

Em termos de bateria ainda não fiz um teste a 100% mas depois de carregada dizia que tinha pouco mais de 2 horas, o que não é lá muito bom.

O meu A8Js (modelo 37C) já vem com o windows vista instalado e não noto qualquer problema de performance com as animações do aero no máximo. Para quem vinha de um AMD 2600+ com 512MB é um upgrade fantástico. Não tive que instalar nenhum driver adicional pois o portátil já vinha com tudo instalado de raiz e uma coisa que me agradou bastante foi o facto de se poder seleccionar colocar o windows em inglês - a primeira vez que arranquei o portátil perguntou-me qual a minha língua. Estava com receio de ficar com o windows em português e usar o CTRL+T para seleccionar "Tudo" não está com nada... :-D

Em termos de peso pensava que ía notar mais mas tenho um outro portátil bastante mais antigo que pesa 3 Kg e praticamente não se nota grande diferença quando tens que carregar o portátil + mala + rato externo + carregador + ...

Uma coisa que não gostei foi o mouse pad (útil em algumas situações de emergência...). Aquele botão único a servir de botão direito e esquerdo parece muito frágil e não funciona muito bem em qualquer zona que se carregue. É preciso pressionar sempre lá numa determinada zona que deve estar mais perto do sensor do botão ou então parece que se está a fazer muita força.

Mesmo assim aconselho vivamente este portátil!
 
Boas,

Comprei um A8Js na semana passada e estou bastante contente com ele e nada arrependido de não ter ido também para o F3J.
A respeito da área útil, trabalhar a 1440x900 ou a 1280x1024 nota-se bastante (para quem está habituado a monitores com áreas maiores). Consegues ter mais coisas (icons, ferramentas, janelas) no ecrã visíveis ao mesmo tempo. A contrapartida é que as coisas ficam realmente mais pequenas, ainda para mais porque o ecrã é de 14,1", mas para mim compensa pois costumo ter sempre algumas janelas de aplicações, explorer, ferramentas, etc. abertas e preciso de as ver ao mesmo tempo. Em casa tenho inclusivamente o portátil ligado a um TFT externo com a mesma resolução, que está colocado mesmo atrás e em cima do ecrã do portátil, pelo que, na prática, tenho os dois ecrãs ligados a aproveitar uma área útil de 1440x1800! :007:

Em termos de bateria ainda não fiz um teste a 100% mas depois de carregada dizia que tinha pouco mais de 2 horas, o que não é lá muito bom.

O meu A8Js (modelo 37C) já vem com o windows vista instalado e não noto qualquer problema de performance com as animações do aero no máximo. Para quem vinha de um AMD 2600+ com 512MB é um upgrade fantástico. Não tive que instalar nenhum driver adicional pois o portátil já vinha com tudo instalado de raiz e uma coisa que me agradou bastante foi o facto de se poder seleccionar colocar o windows em inglês - a primeira vez que arranquei o portátil perguntou-me qual a minha língua. Estava com receio de ficar com o windows em português e usar o CTRL+T para seleccionar "Tudo" não está com nada... :-D

Em termos de peso pensava que ía notar mais mas tenho um outro portátil bastante mais antigo que pesa 3 Kg e praticamente não se nota grande diferença quando tens que carregar o portátil + mala + rato externo + carregador + ...

Uma coisa que não gostei foi o mouse pad (útil em algumas situações de emergência...). Aquele botão único a servir de botão direito e esquerdo parece muito frágil e não funciona muito bem em qualquer zona que se carregue. É preciso pressionar sempre lá numa determinada zona que deve estar mais perto do sensor do botão ou então parece que se está a fazer muita força.

Mesmo assim aconselho vivamente este portátil!

Aproveito o teu excelente post nunopresley para perguntar o quão mais pequenas ficam os icones e o texto no ecrã do A8JS a 1440x900? Será possivel alguém que tenha um destes pcs postar alguns printscreen's do desktop ou de paginas da net para ficar com essa noção? Actualmente tenho um 15.4" a 1280x900 e, sinceramente, acho que tem uma resolução mt baixa para este tamanho de ecrã...
E em termos de aquecimento e de barulho das ventoinhas que acham deste pc?
Ainda aproveito para perguntar se alguém sabe de uma loja que tenha este pc em exposição na zona de lisboa.

Thanks ;)
 
Aproveito o teu excelente post nunopresley para perguntar o quão mais pequenas ficam os icones e o texto no ecrã do A8JS a 1440x900? Será possivel alguém que tenha um destes pcs postar alguns printscreen's do desktop ou de paginas da net para ficar com essa noção? Actualmente tenho um 15.4" a 1280x900 e, sinceramente, acho que tem uma resolução mt baixa para este tamanho de ecrã...
E em termos de aquecimento e de barulho das ventoinhas que acham deste pc?
Ainda aproveito para perguntar se alguém sabe de uma loja que tenha este pc em exposição na zona de lisboa.

Thanks ;)

Penso que printscreens não te vão ajudar uma vez que um printscreen de 1440x900 ía ficar maior que o teu ecrã de 1280x900 e dar a ideia errada de que as coisas podiam aparecer maiores. Na prática, na largura do meu ecrã com 30,3 cm consigo ter 1440 pixeis; o logo aqui da techzone mede 4,5 cm; no windows vista, no tamanho dos icons por defeito, consigo ter 19 icons horizontalmente. O ideal seria mesmo ver ao vivo mas, pelo menos aqui no Porto, não conheço nenhuma loja que tenha este modelo em exposição.

Em termos de aquecimento não noto nada de anormal para um portátil mas como nunca me apercebi é porque não aquece muito (uma pessoa só repara em certos promenores quando estes incomodam).
Quanto às ventoinhas, como venho de um desktop para mim isto não faz barulho nenhum :-D. De vez enquando começam a "ventilar" e faz um pouco mais de ruído mas nada que se compare a um desktop nem o suficiente para incomodar.

Uma grande dúvida que tinha no início, e que nem no site da Asus estava bem definido, era sobre as características dos vários modelos do A8J. Havia uns que só tinham 120GB de disco, outros que não tinham bluetooth e outros que tinham uma resolução mais baixa. Pelo menos era o que algumas lojas online tinham exposto e em outros fóruns estrangeiros que consultei comprovei que havia modelos que não tinham bluetooth e tinham apenas WXGA em vez de WXGA+ (ou WSXGA). Para meu descanso o meu tem 160GB, tem bluetooth e tem WSXGA pelo que deve ser erro tipográfico ou mesmo má informação cedida pela Asus em alguns sites de lojas.
 
E em termos de aquecimento e de barulho das ventoinhas que acham deste pc?

Thanks ;)
Quanto ao barulho das ventoinhas, já fiz referência ao mesmo em diversas threads sobre o A8Js. No meu caso, e sou um bocado picuinhas nessas coisas, acho que faz um pouco de barulho a mais. Há pessoas que não notam. Esse barulho é mais notório em ambientes fechados e silenciosos. No entanto, se instalares o Notebook Hardware Control e sacares o ficheiro de configuração que está aqui (vê os últimos posts para a versão mais actualizada; muda as referências a A8Jh para A8Js em todos os ficheiros) resolve-se o problema, ficando o computador extremamente silencioso (quase não consigo ouvir a ventoinha). Claro que aumenta a temperatura um pouco em idle (algo negligenciável na minha opinião pois a temp em idle sem o NHC a fazer o controlo das fans fica em cerca de 45º e com o NHC, com uma menor rotação, fica com 47/48). O problema é que o autor tarda em lançar uma versão para o Vista, uma das razões pela qual ainda não mudei para o Vista. Só mais uma coisa: já foi dito que a bateria dura 2h, mas isso é com o Vista. O vista parece que usa mais a bateria de portáteis, nem que não seja pela utilização do sistema de indexação que obriga o disco a trabalhar mais. Se calhar, desligando isto consegue-se ter uma autonomia maior. Volto a dizer, eu com o Xp e com o NHC a controlar a fan (o que significa que trabalham a uma rotação inferior, logo gastando menos bateria) consigo ter 3h de utlização. Com a fan em default vai para as 2.45/2.40.
 
Última edição:
Decidi-me pelo F3JP porque 300€ são 300€...penso que este é mais do que suficiente para o que pretendo.

Obg a todos.

É pá acho ke te taz a percipitar, olha ke eu tenho um A8JS desdo dia 19 de Janeiro e nao me arrependo dos 300€ a mais, este portatil faz 4100 e picos no 3D Mark 2005 e como é pekeno dá muito geito pra universidade.

Oa meus colegas ke tem 15.4 dizem ke se pudessem tinham comprado 14.1'' por causa do tamanho e do peso.

Acredita eu dei 1645€ pelo meu A8JS e nao me arrependo por 1 centimo.
E isso da bateria é verdade dura quase 3h a ver filmes no modo CD-Audio, pk em Battery Saving manda slides devez em quando.

Outra observaçao o enter do meu A8JS é dos grandes, nao é como o ke se vê nas imagens por ai, o teclado é espetacular e o pad é diferente do normal mas é fixe.
 
Back
Topo