A grande dúvida...

geotito

Power Member
Boas pessoal. Não sei bem onde colocar a minha pergunta, mas penso que é aqui que vou enontrar mais especialistas da área.
Tou no 9º ano e gostava de seguir engenharia informática (é aquilo que eu gosto). Por outro lado, os meus pais não me apoiam muito porque dizem que o emprego começa a escassear e já há muitos interessados...
A minha dúvida é: isto confirma-se? Existe a possibilidade de no 12º se não conseguir algo tipo medicina entrar pa informática?
Agradeco uma resposta
 
Realmente o mercado começa a ficar saturado. Como há tanta gente para a oferta eles dão-se ao luxo de fazer o q querem e de meter os pacotes salariais e condições à vontade deles..

O meu conselho é este:

Vai para o primeiro agrupamento e aprende bem o Inglês, Matemática, Fisica e Quimica, mas numca descurando as outras disciplinas.. dps qd lá chegares e quando essa altura começar a chegar começa a pensar no q queres e começa-te a informar..

Ainda és mto novo.

Nao gostas de mais nada além da informática?

Tens a Engª Aeroespacial, Engª Electronica, Engª Electrotécnica e de computadores (anda mto escasso a nivel de pessoas para trabalharem nesta area).. enfim, tens outras Engª que têm um pouco de informática e com maior empregabilidade.. isto é a minha opinião.

Só para finalizar, tb não sabemos o q se vai passar daqui a 3/5 anos.. à nivel de mercado..

Mas olha digo-te uma coisa, estuda, estuda mto para teres as melhores notas q conseguires para estares bem avontade.. não te deixes influenciar.

Cumps.
 
Se tudo correr bem ainda te faltam no mínimo 6/7 anos para teres uma licenciatura feita, até lá muita coisa pode acontecer, como já te aconselharam, vai-te dedicando à matemática, física, química e inglês, quando chegar a altura de escolher o curso logo decides se ficas pela informática ou se vais para outra.
Para já só tens de decidir que àrea queres, se estiveres indeciso entre informática e história é que é chato.
 
mas que outras variantes posso seguir. ipo, sigo um curso mais aplicado em que é preciso uma média alta. se não conseguir entrar em saúde (por exemplo) posso seguir engenharia informática?
 
mas que outras variantes posso seguir. ipo, sigo um curso mais aplicado em que é preciso uma média alta. se não conseguir entrar em saúde (por exemplo) posso seguir engenharia informática?

A minha questão é:

Mas tu sabes mesmo o que queres?​

É que estas a dizer que se não fores para a área da saúde vais para informática! É certo que as duas areas se cruzam em alguns pontos, mas não têm muito a ver. A mim parece-me que ainda anda alguma confusão nessa cabeça.

Não leves a minha resposta a mal, mas deixa o tempo andar. Com isto nao estou a dizer para te desleixares, muito pelo contrário. Com o tempo as ideias vão assentar e vais perceber mesmo o que queres!
 
é assim, o que eu gosto mesmo, mesmo é informática. mas por outro lado tb gosto de medicina. os meus pais acham k kas minhas notas e um coto der esforço entro um medicina, mas e se não consigo. vou ser enfermeiro ou farmacêutico????
Agora se eu tivesse garantias de emprego na área de informática o problmea começava a compor-se, mas ouvi dizer que está a ficar lotada. Logo, correr atrás deste gosto pode não ser a solução mais viável se tiver k ficar no desemprego ou fazer outra coisa que não o meu curso.

Como é no final do 9º ano que tenho que escolher definitivamente a minha área...

P.S.: Tenho um fraquinho pela programação.
 
Faz o curso q gostas? Ent se eu gosto de antropologia vou tirar o curso so pq gosto.. e dps é mais um licenciado e dps mais um num call center..

Enfim, eu já opinei sobre o q deveria fazer.. vai para o agrupamento 1.. estudar bem matematica, fisica, quimica biologia e geologia. Dps a medida q as coisas forem desenrrolando as tuas ideias vão acentando..

Agora se os teus pais estao a influenciar-te, é grave. Deves escolher o q gostas, mas dentro de um espectro que te permite arranjar emprego..

Se gostas de medicina vai.. mas nao penses q é so os 5 ou 6 anos e pronto..

Já te disse outras vertentes.. há cursos como a Engª Electrotecnica e de computadores q tem duas areas mto boas.. e há sempre emprego para isso. Dps tiras o mestrado, equivalente à antiga licenciatura.. Dps quem sabe, qd já tiveres tudo organizado, não vás tirar um curso de informatica de noite?

Cumps.
 
Se queres mesmo prosseguir estudos vai para o agrupamento 1 porque te dá um bom leque de escolhas. Não precisas de ir para Informática no 10º ano só porque pensas ir para um curso de Eng Informática mais tarde (aliás, penso que a maior parte dos alunos de Eng Informática vêm o geral e não do tecnológico). Acho que ainda tens bastante tempo para decidir o que queres.
 
Então, vou para o primeiro agrupamento. Estudo essas disciplinas e no final do 12º, mediante a minha média posso escolher medicina, informática ou outro curso idêntico?

P.S.: Pelo que percebi informática está mesmo super-lotada... certo?
 
como ja disseram vai pro agrupamento 1, pro geral. assegura entrada em quase tudo

quanto a medicina e informatica, tens a certeza que gostas?? isso não é doutor house, nem jogos.

para medicina e enfermagem é preciso estomago e nervos. uma vizinha minha esta em medicina e uma das cadeiras que gostou mais implicava abrir mortos. a minha prima é enfermeira das novas, no estagio esteve no ipo , doentes terminais, esteve tambem noutro onde tambem tratava de doentes terminais com sida, alem das coisas tipicas como limpar idosos e afins, sera que tens estomago? eu não me acanho com sangue e fluidos, mas não tinha certamente estomago pra tudo. a minha prima, mesmo diz que muitas amigas nos anos iniciais não tinham estomago e mudavam de curso

informatica é bom que gostes mesmo muito, senão "welcome to a world of pain", aconselho a dares uma olhadela pelos topicos desta secção e veres que não é pera doce

o sucesso em qualquer curso esta relacionado com o gosto no mesmo, estar em algo contrariado ou sem animo não é boa opção. tenho sorte dos meus pais não me obrigarem a nada desde que trabalhe, estudar conta como trabalho, mas tenho caso do meu irmão que não quer continuar a estudar depois do 12.º e os meus pais aceitam. tem é que trabalhar que eles não tratam de preguicosos

eu estive 1 ano em electro e até gostava daquilo, fiz muitos amigos, etc, mas prefiro informatica?? certamente
 
mas tipo, que posso eu fazer em engenharia electrotécnica e de computação? e a oferta de emprego é mesmo boa? em que tipo de empresas vou trabalhar...
 
Se queres um futuro garantido, esse futuro está na Engenharia Biomédica e derivadas, isto é, na relação entre tecnologias de ponta e medicina.
 
Então tu gostas é de informática e vais para medicina só porque os pais querem? Porra, desculpa lá mas isso é completamente estupido. Eu nem que tivesse media de 20,0 ia para alguma coisa que não fosse informática, porque é o que eu gosto. E acredita que se eles querem é um curso com prestigio, entrando em informática com media a cima de 18 e mantendo essa media tens uma vida muito melhor do que se seguires medicina. No entanto, tens de gostar mesmo, e se gostas não vás para o que os outros dizem.

Desculpa lá, mas se vais para o curso que os teus pais querem, tu não tens poder de decisão, e os teus pais são egoistas e não se preocupam assim tanto contigo. Peço desculpa se estou a ser duro mas é a minha opinião quanto a este assunto.
 
pessoal, na entenderam o fundo da questão. eu estão dividido. Kem disse que não gostava de medicina? informática é uma área kom mais matemática, e em que posso desenvolver as minhas capacidades no âmbito da computação.
Ou seja, se conseguir ter emprego estável em informática, é para informática que irei (até porque não é preciso tanto esforço como em medicina).
Caso seja uma área superlotada, medicina é talvez uma área que merece o esforço.

P.S.: Tanta coisa e não me responderam ao cúmulo da última questão... O que posso eu fazer em engenharia electrotécnica e de computação? onde posso trabalhar (tipo de empresas)?...
 
Back
Topo