A grande dúvida...

Realmente o mercado começa a ficar saturado. Como há tanta gente para a oferta eles dão-se ao luxo de fazer o q querem e de meter os pacotes salariais e condições à vontade deles..

O meu conselho é este:

Vai para o primeiro agrupamento e aprende bem o Inglês, Matemática, Fisica e Quimica, mas numca descurando as outras disciplinas.. dps qd lá chegares e quando essa altura começar a chegar começa a pensar no q queres e começa-te a informar..

Ainda és mto novo.

Nao gostas de mais nada além da informática?

Tens a Engª Aeroespacial, Engª Electronica, Engª Electrotécnica e de computadores (anda mto escasso a nivel de pessoas para trabalharem nesta area).. enfim, tens outras Engª que têm um pouco de informática e com maior empregabilidade.. isto é a minha opinião.

Só para finalizar, tb não sabemos o q se vai passar daqui a 3/5 anos.. à nivel de mercado..

Mas olha digo-te uma coisa, estuda, estuda mto para teres as melhores notas q conseguires para estares bem avontade.. não te deixes influenciar.

Cumps.


Concordo contigo. A melhor opcao e o primeiro agrupamento
 
A área de informática ainda não está tao super-lotada como dizem.. daqui a uns 6/7anos que seria o que te interessa mais não sei, mas agora de um modo geral, continua a ter muita saída, até porque estando em informatica permite-te ir para muita coisa...

acho espantoso tu ainda no 9ºano e ja a pensar nisso.. eu tá bem ta lol

na minha opinião.. medecina -> 1ºagrupamento
informática -> curso tecnológico
 
Última edição:
Disponha-mos as coisas assim. agrupamento geral, prepara-te já razoavelmente para as cadeiras de matemática do curso superior de informática (e terás bastantes:P), o curso profissional (eu ainda frequento o tecnologico, tou no ultimo ano) da-te umas luzes em análise de sistemas, programação, o essencial mesmo, a partir do qual consegues "fluir" mais facilmente, além de que também te prepara pa mercado de trabalho caso te fartes dos estudos.(o meu conselho. mesmo que te fartes, faz um esforço. vale a pena). Agora, ires para medicina só porque os teus pais querem? desculpa, mas isso não é nada. O futuro é teu, não deles. Se por acaso mais tarde, queiras tirar o curso de medicina, oh pah, se tiveres cabeça pa isso e conseguires coordenar com o trabalho, tira, aliás, é algo que planeio fazer em alguma altura na minha vida, mais calma:P Agora qual curso seguir... eu pus essa mesma questão a mim mesmo, já no 8 ano, porque já desde miúdo que gosto de informática. Podes seguir o profissional, visto que o tecnológico já acabou, e vais já aprendendo umas coisas no que toca a informática, mas isso será repetido na universidade. ou podes ir para o curso geral,e ires aprendendo matemática e tal, e caso te apercebas que informática não é o que queres, sempre tens mais saída. Mas atenção, ao contrário do que muitos dizem, o curso de informátca não é facil. especialmente o último ano em que tens que coordenar PAT, estágio e exames. mas se te esforçares, safas-te;)

Abraço (sorry pelo long post)
 
antes de mais que notas tens.. ex. a MAT e ciencias? é que eu acabei o 9º com 5 a tudo e se quisesse entrar em medicina agora tinha de ir roubar :D

Apesar que, e ainda ontem disse á minha stora de Biologia que nem que tivesse média para tal, medicina era no-no.

depois tens de ponderar certas coisas, eu entrei no 10º a dizer o meu futuro é programação.. agora acabo a dizer o meu futuro é fazer uma coisa diferente (do que estou habituado, mas que gosto) e por a informatica como hobby..

por isso agradeço aos deuses por ter segido o curso geral, otherwise agora estava bem lixado ;)
 
ok. já não percebo nada. uns dizem que informática tá superlotada, outros dizem que não? Eu realmente acabei o 8º ano com cinco a tudo. quase sempre 100% a matemática e ciências tb. Agora gostava de uma resposta mais coerente. Informática já está lotada? Será que pode vir a ficar?
Obrigado.
 
Não sei se está assim tão lotado como dizem, eu sou estudante do 4º ano de Eng. Informática e este ano decidi começar a trabalhar em simultâneo com o curso... e digo-te já que bastou colocar o meu currículo (praticamente vazio) em 2 sites de emprego e choveram propostas de emprego. (ao ponto de receber 2 ou 3 telefonemas por dia durante os 15 dias em que andei à procura). Acabei por ficar numa empresa perto da faculdade como programador .NET e estou a gostar bastante, apesar de me começar a faltar tempo para a faculdade (mas isso já é outra história)...

Na minha faculdade, IST - Taguspark, as vagas de Eng. Informática não ficaram todas preenchidas nos dois últimos anos, e o curso é igual ao do pólo da Alameda do IST.

Também te digo para não pensares que é por teres tudo 5s até ao 9º ano que vais entrar para medicina, o secundário é bastante mais díficil!

Se gostas de informática mesmo e não apenas de jogar jogos, ou seja, se gostas de mexer em hardware, já experimentaste programar ou te sentes atraído por outras áreas da informática, a minha sugestão é apostares nisso!
 
ok. já não percebo nada. uns dizem que informática tá superlotada, outros dizem que não? Eu realmente acabei o 8º ano com cinco a tudo. quase sempre 100% a matemática e ciências tb. Agora gostava de uma resposta mais coerente. Informática já está lotada? Será que pode vir a ficar?
Obrigado.

actualmente não está sobre lotada (naturalmente não posso falar por todas as áreas... mas de uma forma geral.. não está), no futuro preve-se que fique com muita gente concorrente, já que é uma área muito procurada e o crescimento vai sendo menor..
 
Última edição:
Eu por acaso estive com um dilema semelhante até à algum tempo.

O ano passado terminei o 12º ano carácter geral com média para escolher quase tudo o que quisesse (incluindo medicina se tivesse 19 nos exames especificos) e apesar de já ter pensado no assunto bastantes vezes foi dificil de escolher o que por na candidatura. Acabei por entre outras coisas por na primeira opção um curso novo que abrira aqui no Instituto Politécnico de Setúbal na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Esse curso era Eng. Biomédica que parecia-me uma boa ideia porque sempre estive indeciso entre Eng. Informática e Biologia/Medicina na óptica de investigação. Acontece que não gostei do curso e visto ter tido a sorte de os meus exames terem sido os primeiros a valerem o ano em que os faço e os seguintes este ano pude-me voltar a candidatar sem fazer novos Exames.

Acontece que mais uma vez voltou a mesma dúvida... Falei com muita gente, incluindo professoras antigas do Secundário, os meus pais, amigos... etc. E como o meu coração estava dividido e a maioria das pessoas diziam que investigação era para o fracasso em Portugal (só saindo durante uns anos depois do curso é contruir nome e depois voltar e ai já teria oferta dos poucos institutos de investigação em portugal) voltei a pender para a Eng. Informática (e ainda me passou pela cabeça Medicina pura e dura que simplesmente o conhecimento médico fascina-me, tenho vários amigos em cursos de saúde 3 dos quais em Medicina...) mas não passa do conhecimento... Na prática não me vejo a tratar de pessoas a sério... Ou seja, para mim Medicina seria um fechado num Laboratório a Investigar ou ter um Department of Diagnostic Medicine como o Dr. House em que basicamente tento perceber os problemas e mando os outros fazer as cenas... Como tal não era viável e uma das cadeiras que mais gostei de fazer no meu curso de Eng. Biomédica foi Introdução à Programação (em que demos C) acabei por pender para Eng. Informática.

Neste momento estou na FCT-UNL em Eng. Informática e espero ter acertado desta vez e acredito que sim.

Já agora podia ter escolhido qualquer universidade do país para tirar o curso escolhi a FCT por estar na área de Lisboa e ir e vir todos os dias (que cansa como tudo andar de Fertagus todos os dias mais autocarro, ainda por cima sou de Setúbal e só tenho comboios de hora a hora, nas horas de ponta de meia em meia hora) e porque gostei mais do currículo do curso do que outras alternativas na área de Lisboa.
 
Para informática vai haver sempre mercado por aí e grande parte deles bem pagos.
Por agora acho que isto anda bem, visto que grande parte do pessoal de informática que conheço mal acaba o curso arranja logo trabalho e bem remunerado ;D
 
Eu por acaso estive com um dilema semelhante até à algum tempo.

O ano passado terminei o 12º ano carácter geral com média para escolher quase tudo o que quisesse (incluindo medicina se tivesse 19 nos exames especificos) e apesar de já ter pensado no assunto bastantes vezes foi dificil de escolher o que por na candidatura. Acabei por entre outras coisas por na primeira opção um curso novo que abrira aqui no Instituto Politécnico de Setúbal na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Esse curso era Eng. Biomédica que parecia-me uma boa ideia porque sempre estive indeciso entre Eng. Informática e Biologia/Medicina na óptica de investigação. Acontece que não gostei do curso e visto ter tido a sorte de os meus exames terem sido os primeiros a valerem o ano em que os faço e os seguintes este ano pude-me voltar a candidatar sem fazer novos Exames.

Acontece que mais uma vez voltou a mesma dúvida... Falei com muita gente, incluindo professoras antigas do Secundário, os meus pais, amigos... etc. E como o meu coração estava dividido e a maioria das pessoas diziam que investigação era para o fracasso em Portugal (só saindo durante uns anos depois do curso é contruir nome e depois voltar e ai já teria oferta dos poucos institutos de investigação em portugal) voltei a pender para a Eng. Informática (e ainda me passou pela cabeça Medicina pura e dura que simplesmente o conhecimento médico fascina-me, tenho vários amigos em cursos de saúde 3 dos quais em Medicina...) mas não passa do conhecimento... Na prática não me vejo a tratar de pessoas a sério... Ou seja, para mim Medicina seria um fechado num Laboratório a Investigar ou ter um Department of Diagnostic Medicine como o Dr. House em que basicamente tento perceber os problemas e mando os outros fazer as cenas... Como tal não era viável e uma das cadeiras que mais gostei de fazer no meu curso de Eng. Biomédica foi Introdução à Programação (em que demos C) acabei por pender para Eng. Informática.

Neste momento estou na FCT-UNL em Eng. Informática e espero ter acertado desta vez e acredito que sim.

Já agora podia ter escolhido qualquer universidade do país para tirar o curso escolhi a FCT por estar na área de Lisboa e ir e vir todos os dias (que cansa como tudo andar de Fertagus todos os dias mais autocarro, ainda por cima sou de Setúbal e só tenho comboios de hora a hora, nas horas de ponta de meia em meia hora) e porque gostei mais do currículo do curso do que outras alternativas na área de Lisboa.

DAqui a uns anos tens a opção de tirar uma especializaçao em bioinformática, se te agradar ;)
 
Daqui a uns anos?

Aqui em Dresden já existe o mestrado em Informática na Medicina ou que raio é, só sei o nome em alemão :P

Graças a Bolonha podes procurar a especialização um pouco mais além de Portugal sem qualquer problemas de reconhecimento ;)
 
Back
Topo