A "grande thread" dos rumores

Vocês estão todos malucos...

Estar lá 1080p ou 1920x1080 é a mesma coisa. É só mais para os leigos na matéria saberem que aquilo são resoluções para tvs/projectores/plasmas.

Quem não percebe da coisa facilmente troca o 1920x1200 (típico dos lcds 24'' de escritório) pelo 1920x1080 (típico dos lcds de 32''/37''/42''/etc de sala).
 
Última edição:
quanto a vcs nao sei...
mas eu nao tenho resoluçoes para hdtv na minha lista de resoluçoes disponiveis no meu mbp
e na realidade nao tou sequer habituado a ver muitas resoluçoes de 720 e/ou 1080 linhas em portateis...

portanto... agora... se eu quiser ligar o meu portatil a uma tv de 1280x720 escolho??
a) 1152x720 e fico com a imagem esticada horizontalmente ou com barras negras verticais.
b) 1280x800 e fico com a img esticada verticalmente ou com barras horizontais?

a mim parece-me que criar a opçao de 480,720,1080 i/p no snow leopard, e uma coisa simples que vai ajudar muita gente. nao interessa se na pratica e igual, ou nao, a ter 1280x720 ou 1920x1080 simplesmente está lá e as pessoas vao saber o que escolher para ter a melhor imagem.
 
Vocês estão todos malucos...

Estar lá 1080p ou 1920x1080 é a mesma coisa. É só mais para os leigos na matéria saberem que aquilo são resoluções para tvs/projectores/plasmas.

Quem não percebe da coisa facilmente troca o 1920x1200 (típico dos lcds 24'' de escritório) pelo 1920x1080 (típico dos lcds de 32''/37''/42''/etc de sala).

Assino por baixo!!
Eu tnh 1 LCD de 24'' que faz 1920x1200 e uso esta resoluçao no dia a dia pra tar a trabalhar no mac, e jogo xbox ligando-a por HDMI-DVI com a resoluçao de 1920x1080 ou seja 1080p :P que e exactamente a mesma coisa!!
Apenas noto ke fica a imagem esticada porke o LCD e 16:10 e nao 16:9 como as tvs/lcds convencionais ... mas la esta pk isto e um monitor !!
A mta bela gente ke pensa ke 1080p e outra resolução melhor ke 1920x1080 ;)
 
Última edição:
Vocês estão todos malucos...

Estar lá 1080p ou 1920x1080 é a mesma coisa. É só mais para os leigos na matéria saberem que aquilo são resoluções para tvs/projectores/plasmas.

Quem não percebe da coisa facilmente troca o 1920x1200 (típico dos lcds 24'' de escritório) pelo 1920x1080 (típico dos lcds de 32''/37''/42''/etc de sala).

Experimenta lá ligar o teu computador com uma resolução de 1920x1080 a 70Hz a um plasma usando um DVI-HDMI. Experimenta reproduzir um bluray com material protegido numa HDTV usando o teu Mac "apenas" escolhendo uma resolução de 1920x1080.

Para que o suporte seja de facto dado é necessário que essa ligação seja o mais transparente para o utilizador e isenta de quaisquer problemas. Há que distinguir entre o entrelaçado do não entrelaçado, qual a frequência de refrescamento que a TV suporta, se é 25, 30, 50 ou 60fps, ou mesmo o 24fps, o hardware tem que suportar o standard de protecção de conteúdo (eg. HDCP), meter de facto a ficha hdmi e mais importante que isto, a Apple largar umas massas em royalties a uns quantos.
 
Última edição:
Experimenta lá ligar o teu computador com uma resolução de 1920x1080 a 70Hz a um plasma usando um DVI-HDMI. Experimenta reproduzir um bluray com material protegido numa HDTV usando o teu Mac "apenas" escolhendo uma resolução de 1920x1080.

Para que o suporte seja de facto dado é necessário que essa ligação seja o mais transparente para o utilizador e isenta de quaisquer problemas. Há que distinguir entre o entrelaçado do não entrelaçado, qual a frequência de refrescamento que a TV suporta, se é 25, 30, 50 ou 60fps, ou mesmo o 24fps, o hardware tem que suportar o standard de protecção de conteúdo (eg. HDCP), meter de facto a ficha hdmi e mais importante que isto, a Apple largar umas massas em royalties a uns quantos.

Apontem aí num bloco.

Pelas vossas teorias :), até o meu macbook do jurássico suporta 1080i para uma tv externa ... :wow:

Não, a sério, percam 5 minutos a ler umas coisas, é só googlar :), pensar que 720p ou 1080i se limita a duas resoluções é no mínimo estranho ;)
 
Última edição:
Vocês estão todos malucos...

Estar lá 1080p ou 1920x1080 é a mesma coisa. É só mais para os leigos na matéria saberem que aquilo são resoluções para tvs/projectores/plasmas.

Quem não percebe da coisa facilmente troca o 1920x1200 (típico dos lcds 24'' de escritório) pelo 1920x1080 (típico dos lcds de 32''/37''/42''/etc de sala).

Ao que parece vai começar ser norma monitores "normais" com 1920x1080 e com HDMI em todos os modelos. Daí a questão do HDMI ser de extrema importância.

E eu configuro a resolução na minha HDTV exactamente da mesma forma que outro monitor. Alias uma TV com entradas VGA/DVI/HDMI é tecnicamente igual a qualquer monitor com as mesmas.

Experimenta lá ligar o teu computador com uma resolução de 1920x1080 a 70Hz a um plasma usando um DVI-HDMI. Experimenta reproduzir um bluray com material protegido numa HDTV usando o teu Mac "apenas" escolhendo uma resolução de 1920x1080.
Ai que entra o problema da Apple não oferecer HDMI nativo e o HDCP... o DP suporta HDCP, mas se utilizar um adaptador para DVI o HDCP também "passa" ? É que neste caso o adaptador é um conversor de vídeo e não adaptador fisico (como era o mini-DVI para DVI ou mini-DVI para VGA ou DVI-HDMI)
 
Está tudo maluco :)

É claro que 720p é igual a 1280x720 progressivo e que 1080p é igual a 1920x1080 progressivo. Qual é a dúvida?

Aliás, os 720p até vão piorar a vida a quem não percebe nada do assunto: quem tem LCDs HDReady vai seleccionar 720p em vez da resolução nativa (provavelmente 1366x768) e perder qualidade...

Não acho mal que se simplifique a vida do utilizador comum, mas não é mais que isto.

Experimenta lá ligar o teu computador com uma resolução de 1920x1080 a 70Hz a um plasma usando um DVI-HDMI. 70 hz
Been there, done that. Qual a dúvida ou problema?

Pelas vossas teorias :), até o meu macbook do jurássico suporta 1080i para uma tv externa ... :wow:
Erm... claro que sim. Não só 1080i como 1080p. Se quiseres podes passar cá em casa ;)
 
E agora o DHCP tem a ver com a resolução ? Pensava que tinha a ver com o dispositivo ..., o mesmo tem que suportar isso.

Devem estar é a confundir coisas.
 
DHCP
HDCP

coisas muito longe uma da outra :p

Sim, o HDCP não tem haver com resolução. Um monitor ligado por VGA a 1920x1080 não vai reproduzir blu-ray correctamente, enquanto por dvi/hdmi/DP vai.

Agora fica um questão do 1 milhão de éreos. tenho ou não HDCP com o adaptador mini-DP para DVI? É que se falhar, esqueçam lá os macbook e blu-ray.
 
Só mais uma nota : Acho que vai ai uma grande confusão entre frame rate e refresh rate. São coisas bem distintas.

Exacto. Por acaso usei erradamente "refresh rate" quando o correcto é "frame rate".
Hoje em dia até já são bem comuns as HDTVs com refresh rates de 100/120Hz ou 200/240 Hz e parece que até já andam por ai coisas na casa dos 400. :D Mas o ideal são os 300Hz. :D

Mas "back to topic" ?

Verdade ou photoshop?

121151-IMAGE_093_425.jpg


Fonte
 
Última edição:
Só mais uma nota : Acho que vai ai uma grande confusão entre frame rate e refresh rate. São coisas bem distintas.
Nem por isso. Um PC configurado para 60hz, ligado a um televisor a funcionar a 60hz apresenta 60 fps.
hz é apenas uma medida de frequência, neste caso, de apresentação de imagens num ecran.
 
Nem por isso. Um PC configurado para 60hz, ligado a um televisor a funcionar a 60hz apresenta 60 fps.
hz é apenas uma medida de frequência, neste caso, de apresentação de imagens num ecran.

Não, são coisas completamente diferentes. Por isso é que nos jogos tens a possibilidade de ligar a chamada sincronização vertical para que não tenhas efeitos indesejados.

Podes ter um ecrã a 60 hz e só estar a emitir 20 fps. O que vai acontecer é que tens vários refrescamentos com a mesma imagem.
 
Opps, parece que o update é já para amanhã:

UPDATE
Er komt bij OMT steeds meer informatie binnen over de Mac mini en de iMac. Hieronder vind je de specificaties waarover de nieuwe Mac mini en iMac zullen beschikken. Daarnaast is wederom bevestigd dat de updates morgen zullen worden aangekondigd.

Mac mini
- 5x USB
- 1x FireWire 800
- 1x mini DVI
- 1x Display poort
- Nvidia chipset (net als de nieuwe MacBooks)
- vanaf 2.0 Ghz Intel Core 2 Duo
- 1 of 2 GB DDR3 ram geheugen (max 4 GB)
- 120 GB harde schijf (max 320 GB)

iMac
- 1x 20" model, 3x 24" modellen
- Intel Core 2 Duo (géén quad core dus): 2.66 Ghz, 2.93 Ghz en 3.06 Ghz
- 1x Display poort
- 20" 2 GB DDR3 ram geheugen, 24" 4 GB DDR3 ram geheugen (max 8 GB)


Desculpem o uso da língua da Holandesas mas sugiro que "experimentem". :P
 
e que tal se falar dos rumores não ? ok.



E dizer que amanha vamos ter novidades :

"
iMac and Mac mini which are expected to be released tomorrow:
The new iMac models and their corresponding references:
- MB417: Entry level model
- MB418: "Mass market" model
- MB419: high-end model
- MB420: ultimate model
The entry level model should come with a 20" display, while the three other models will feature a 24" panel.

For the Mac mini, the references are the following:
- MB463: entry-level model
- MB464 high-end model
"
Fonte: Macrumors
 
Última edição:
e que tal se falar dos rumores não ? ok.



E dizer que amanha vamos ter novidades :

"
iMac and Mac mini which are expected to be released tomorrow:
The new iMac models and their corresponding references:
- MB417: Entry level model
- MB418: "Mass market" model
- MB419: high-end model
- MB420: ultimate model
The entry level model should come with a 20" display, while the three other models will feature a 24" panel.

For the Mac mini, the references are the following:
- MB463: entry-level model
- MB464 high-end model
"
Fonte: Macrumors

parece-me bem... vamos lá ver como estamos de preços. Outra coisa que ainda não percebi, dia 24 do corrente mês vai haver tipo um "apple festival" certo? porque é que não serão as coisas lançadas nessa altura? a mac não tem por tradição fazer isso?

Cumps
 
Não, são coisas completamente diferentes. Por isso é que nos jogos tens a possibilidade de ligar a chamada sincronização vertical para que não tenhas efeitos indesejados.

Podes ter um ecrã a 60 hz e só estar a emitir 20 fps. O que vai acontecer é que tens vários refrescamentos com a mesma imagem.

E portanto tens 60 frames por segundo no ecran :) Há é alguns iguais, como bem disseste.
 
parece-me bem... vamos lá ver como estamos de preços. Outra coisa que ainda não percebi, dia 24 do corrente mês vai haver tipo um "apple festival" certo? porque é que não serão as coisas lançadas nessa altura? a mac não tem por tradição fazer isso?

Cumps

Acrescento só o update também do macrumors.


Update: OneMoreThing.nl also "confirms" that the iMac and Mac mini will be released tomorrow and provides the following specs (translated by Sijmen):
Mac mini
- 5x USB
- 1x FireWire 800
- 1x mini DVI
- 1x Display poort
- Nvidia chipset (like the newest MacBook)
- starting at Intel Core 2 Duo 2.0 Ghz
- 1 of 2 GB DDR3 memory (max 4 GB)
- 120 GB hard disk (max 320 GB)

iMac
- one 20" model, three 24" models
- Intel Core 2 Duo (not a quad core): 2.66 Ghz, 2.93 Ghz and 3.06 Ghz
- 1x Display port
- 20" 2 GB DDR3 memory, 24" 4 GB DDR3 memory (max 8 GB)

Edit: Afinal já tinha atrás, my bad.
 
Última edição:
Quantas vezes vão repetir o post 99 ?


Vamos lá ver..... hummmmm....

Salta um Mac Mini para cá. Vou passar os iMacs desta vez.

NOTA: O iMac Ultimate (MB420) pode vir a ser 2x mais interessante que os outros. :D
 
Última edição:
Back
Topo