1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A história da Techzone / ZWAME

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Chip, 12 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 104; Visualizações: 62376)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Hi,

    Escrevi este texto no seguimento de um mail que recebi por parte da Foruns-PT a pedir informações sobre a Techzone. Seguindo a sugestão do NoMercy, resolvemos publica-lo aqui, para quem não conhece a história da Techzone.

    Se houver alguma incorrecção digam pf.

    ---

    A história da Techzone / ZWAME


    Os fórums Techzone tiveram origem na antiga Unreal, loja de informática situada em Lisboa. Na altura, a loja tinha um portal onde publicava notícias do mundo da informática (colocadas na maioria pelo Demiurgo) e tinha também um fórum associado, com o mesmo nome.

    [​IMG]

    Os registos mais antigos do fórum podem ainda ser visualizados via web archive, procurando por http://www.unreal.pt, e remontam a Outubro de 1999.

    Eis alguns dos resultados da procura, em 1999, com o Ultraboard 1.x, onde se pode ver o primeiro moderador dos fórums, PNabais, ou outros utilizadores ligados à origem do fórum, como o Strakata, jcmendes, SUp3rFM, JFerreira, The_Z, entre muitos outros, e que ainda fazem parte do actual staff ou mantém a ligação activa ao fórum.

    Consultando alguns dos links, pode-se ver a evolução do fórum desde 1999, passando por 2000, 2001, 2002 (utilizando já o vbulletin 2.x), e 2003.

    Em 2002 houve um crash irremediável no UBB que causou a perda de todos os dados do fórum, e que motivou a transição para o Vbulletin 2.x. Todos os users tiveram de se registar novamente no fórum, daí a data de registo dos primeiros utilizadores nesta nova versão do Vbulletin ser de 2002, mais precisamente 2 de Abril de 2002.

    Desde sempre um dos factores mais interessantes na página de entrada da Unreal foi o destaque dado às notícias da área de informática, e que sempre cativaram muitos visitantes para o site.

    Em 2003 a loja Unreal encerrou, no entanto um grupo de utilizadores do fórum, entre os quais um dos sócios da loja, Poiuy, considerou que o fórum abrangia já uma comunidade muito grande e que não deveria ficar privada desse mesmo fórum, pelo que decidiu manter o mesmo online. Havia no entanto a necessidade de alterar o nome do mesmo, tendo surgido então a designação actual, Techzone.

    [​IMG]

    Entre 2002 e 2003, a Techzone dispos de um portal, onde eram colocadas notícias, análise a hardware e tutoriais, entre outras funcionalidades do portal, no entanto o fórum foi sempre a página de entrada para a Techzone e sempre teve o principal destaque.

    Com a separação da loja Unreal, a Techzone adquiriu algo que potenciou o seu crescimento: a independência. Um dos temas mais naturais para serem faladas nos fórums de informática é os preços de material e locais onde o mesmo se pode adquirir. Ao passar a ser um fórum independente, a Techzone possibilitava que se pudesse falar de tudo isto, o que não acontece na maioria dos fórums das lojas, em que não é permitido falar da concorrência, medida esta perfeitamente compreensível.

    A Techzone também não tem nenhum patrocinador o que faz com que não tenhamos de estar "presos" a nada nem a ninguém, permitindo criar um espaço onde os utilizadores possam comentar e criticar sempre que necessário, sem terem de temer nada nem ninguém, desde que de forma correcta.

    Este é sem dúvida uma das caracterísitcas que mais se destaca na Techzone: a liberdade para os utilizadores se expressarem, a proximidade entre os utilizadores e o corpo de Moderadores, SuperModeradores e Administradores, sempre presentes para ouvir críticas e sugestões.

    A comunidade que se criou e o necessário respeito no seio da mesma, o espírito de união e entreajuda da comunidade, a liberdade de expressão e sobretudo a qualidade que queremos e que indirectamente exigimos aos nossos membros são para nós os factores decisivos para manter os utilizadores actuais e incentivar à participação de novos utilizadores.
    Uma percentagem elevada dos nossos utilizadores provém já dos tempos da Unreal, que acabam por indicar o fórum a novos utilizadores.

    Alguns dos exemplos da excelente comunidade de que dispomos são as futeboladas semanais, as lan parties, os jogos de paintball, ou os meets entre membros do fórum. Existe incluisive um espaço no fórum apenas para marcação destes encontros.

    Consideramos que os fórums Techzone contém muita informação valiosa e que muitos dos nossos membros tem vastos conhecimentos em áreas específicas da informática, e que abrangem o hardware, redes, segurança informática, programação, etc.
    Surpreendemo-nos inclusive quando verificamos que temos vastos conhecedores por exemplo de motores, isto apesar de ser um fórum cujo principal tema é a informática.
    A pluralidade de conhecimentos da nossa comunidade é uma grande mais valia para o fórum.

    Não publicitamos a Techzone, apenas surgimos nos motores de pesquisa como qualquer outro site, no entanto a comunidade tem crescido ao longo do tempo, fruto em grande parte de utilizadores que trazem outros utilizadores. A Techzone é para muitos, tal como para mim, um vício sem o qual já não conseguimos passar sem visitar, é a minha home page e sabemos também que é a de muitos dos nossos users.

    Não temos por isso receio que sejam falados outros sites, por vezes chamados concorrentes, para nós paralelos. Aconselhamos inclusive outros sites de especialidades que não são a nossa, como por exemplo design 3D, quando nos solicitam que seja desenvolvida uma área no site, isto porque entendemos que há locais melhores que a Techzone para determinadas áreas e que não faz sentido pelo menos para já desenvolver, já que ficariam sub-aproiveitadas.

    O projecto Techzone tem vindo sempre a crescer, tanto em qualidade como em quantidade e notoriedade nacional. Como todos os projectos, tem os seu altos e baixos mas felizmente os altos suplantaram e continuam a suplantar em larga escala os momentos menos bons.

    Mas não é apenas a nível nacional que a Techzone se se faz notar, já que a participação de equipas e membros da Techzone no 3DMark elevaram o nome da Techzone aos mais altos patamares mundiais, ao atingirem o topo da ORB sendo falada em todos os fórums e sites de referência internacionais, como o XtremeSystems, the Inquirer, ou o russo ModLabs.net, entre outros. Os nossos agradecimentos vão inteirinhos para utilizadores como o |RickY| e Pedro Rocha, OJDR2001, Raptor, Skatan, entre muitos outros que já levaram o nome Techzone aos tops da ORB.

    Outras actividades que trazem destaque internacional da Techzone são os projectos de computação distribuida sedeados no fórum, já que a classificação das equipas [email protected] (Seti/BOINC) e [email protected] no ranking mundial se pode considerar muito boa, em cada um dos projectos.

    Com o crescimento da comunidade, o âmbito do fórum foi-se alargando, para acomodar as necessidades desta, deixando o fórum de ser apenas um ponto de discussão sobre informática, computadores e tecnologia, e passando a abranger temas como a cultura, o desporto, o mundo automóvel entre outros. Não obstante o tema principal do fórum foi, é, e será sempre a informática.

    Neste momento a Techzone é a nível nacional um fórum de referência nesta área e os nossos objectivos passam por afirmar ainda mais a Techzone, nunca perdendo aquele que é para nós um dos factores determinantes para tal: a qualidade das participações em deterimento da quantidade.

    Com o crescimento da Techzone a nível de utilizadores, também os problemas ocasionais acabam por surgir. Dentro das áreas mais problemáticas estão os fórums de Classificados, onde quando os negócios nem sempre correm bem e os problemas são depois trazidos para o fórum, e o fórum de Desporto, onde as discussões sobre o futebol ficam por vezes inflamados, mas o futebol desperta paixões e por isso é necessária uma dose extra de bom senso naquele fórum.

    Manter um fórum com tantos utilizadores nem sempre é fácil. felizmente contamos com uma excelente equipa de Moderadores e SuperModeradores, cuja dedicação à Techzone permite manter o fórum sem grandes sobressaltos, a quem aproveitamos para deixar uma palavra de apreço pela dedicação. É sempre na defesa da comunidade e do fórum que criamos regras, que os nossos Moderadores actuam, embora sempre sejamos compreendidos por todos os utilizadores, mas é impossível agradar a todos. Dispomos de um fórum de sugestões para que caos entendam que algo deve ser mudado o possam sugerir e repondemos sempre às solicitações dos nossos membros. É também esta proximidade com os nossos utilizadores uma mais valia da Techzone.

    Por forma a manter a comunidade unida e o fórum sem problemas criamos algumas regras com vista ao bom funcionamento do mesmo. Sabemos, como já dissemos, que é impossível agradar a todos, no entanto sem regras facilmente se geraria o caos e seria de todo impossível manter a Techzone no rumo que pretendemos: ser o melhor e maior fórum nacional dedicado à informática.

    Julgamos já ter atingido este patamar, no entanto queremos sempre mais e melhor e portanto novos projectos surgirão em torno da Techzone. Não podemos descurar aquilo que possuimos, que é uma excelente comunidade com excelentes conhecimentos; as regras visam também proteger isto mesmo, ao impedir que novos utilizadores venham para o fórum apenas com o intuito de destruir.

    Mas manter esta comunidade online tem também os seus custos, não apenas do tempo dispendido pelos membros do staff do fórum, mas também custos com a manutenção do site online e das licensas necessárias.

    Como já dissemos, não temos nenhum sponsor, já recusamos inclusive várias propostas de publicidade, tudo porque desejamos manter a independência do fórum e não queremos sobrecarregar os nossos utilizadores com publicidade. Tivemos os anúncios do google, que acabamos por os desactivar pois tornavam lenta a abertura das páginas do fórum, no entanto também o retorno era manifestamente insuficiente para a manutenção do fórum. O crescimento constante obriga-nos a procurar alternativas para o alojamento, cada vez mais caras e é graças ao contributo dos membros do staff que vão suportando o custo do alojamento que a Techzone se mantém online, já que não possuimos fontes de receita.

    Em jeito de conclusão, a Techzone é sobretudo uma grande comunidade de pessoas com um interesse comum: a informática. O fórum é o repositório do vasto conhecimento dessas pessoas e tem sem dúvida um grande valor mas o importante são as pessoas que constituem esta comunidade e que fazem dela a melhor de Portugal.

    07/12/2008
    O Fórum passou a designar-se por ZWAME. A mudança de techzone para zwame ficou a dever-se a haver uma empresa que nada tinha a haver connosco e devido à falta de resposta de algumas entidades decidimos não esperar mais e avançarmos com um novo nome e mais umas novidades que irão aparecer :)
     
    Última edição pelo moderador: 7 de Dezembro de 2008
  2. Sacripanta

    Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

    Tá linde, ò Chiiiiip :D:p
     
    Última edição: 12 de Fevereiro de 2005
  3. Chip

    Chip Zwame Advisor

    ermmm.. caga... andaste a limpar o monitor???


    É que deve tar a fazer de espelho :P

    Obrigado, beibí. :D

    LOL, andam a editar os meus posts :P
     
    Última edição: 20 de Fevereiro de 2005
  4. tonipig

    tonipig I fold therefore I AM

    Engraçado, ia jurar q a Unreal tinha fechado no início de 2002 (ou final de 2001) :rolleyes:

    Até pq as datas dos nossos registos (o teu, por ex) é do início de 2002, data em q, penso, já não existia a Unreal.

    Estes registos não são já os 'novos'?

    :cool:
     
  5. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Em 2002 houve um crash irremediável no UBB que causou a perda de todos os dados do fórum, e que motivou a transição para o Vbulletin 2.x. Todos os users tiveram de se registar novamente no fórum.

    Podes consultar a thread 1 aqui :) - http://www.techzonept.com/showthread.php?t=1

    Vou acrescentar isto à história :)
     
    Última edição: 16 de Janeiro de 2006
  6. tonipig

    tonipig I fold therefore I AM

    Uhm, agora q falas nisso, acho q me recordo de qq coisa desse género :rolleyes:

    Já estava a ficar uma beca baralhado :D

    Problem solved! :x2:
     
  7. VinE

    VinE Power Member

    5 estrelas..

    Time really does fly...
     
  8. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Grande História!! Gostei de saber mais detalhes

    Eu já conheço a Unreal desde meados 2000, ou seja quase quando vim para Portugal, visto ter visto pub em revistas e acessar o site regularmente para ver novidades (o forum nunca me cadastrei, mas sempre dava uma vista de olhos)
     
  9. _@_

    _@_ Power Member

  10. Strakata

    Strakata [email protected] Member

    Falta aí a parte em que em 2003/2004 o Chip começou a ser trazer um monte de ideias novas, um novo espírito de organização e uma nova dinâmica que em muito contribuiram para a força da Techzone ;)



    5 estrelas Chip :)
     
  11. [ThunderS]

    [ThunderS] Power Member

  12. Ramiro

    Ramiro Banido

    Não sabia muito sobre a techzone visto que sou novo aqui e gostei muito desta história tá muito boa ó chip
     
  13. Chip

    Chip Zwame Advisor


    :o:o:o tudo treta, é tudo mentira :p









    Mas aqui o meu registo na Unreal já deve ser prai de 2000, não tenho bem a certeza :)
     
  14. ALEX

    ALEX Banido

    haaaa....... bons tempos em k enfiava uns headshots na cabeça do straka e do sup3r.... e depois vinha gozar com eles para o forum da unreal....
     
  15. ALEX

    ALEX Banido

  16. AVxAMD

    AVxAMD I fold therefore I AM

    Um dos moderadores ainda tem a Vaca no Avatar. ;)
    As "Vacas" era um nome bem melhor que Techzone... :D :x2:
    Como o tempo passa... :sad:
    Falta ai umas pequenas coisas, mas está ai o que realmente interessa.
    Estás de parabéns ao fazeres esse apanhado sobre o Fórum. ;)
     
    Última edição: 17 de Maio de 2005
  17. jjoao

    jjoao Power Member

    Olha, que coisa mais engraçada. E eu por acaso até cheguei a comprar uma fonte de alimentação na Unreal, ou pelo menos fiquei lá com o nome no caso de uma especifica chegar. Não fizia a minima ideia que a TZ tinha surgido a partir da Unreal. Boa leitura de qualquer maneira, Chip.
     
  18. Rob-Zombie

    Rob-Zombie Power Member

    Excelente texto! ;)
    Já sei que passou algum tempo desde a sua publicação mas só agr o vi.

    Embora não seja propriamente um user muito activo, já que maior parte do tempo que cá passo,(que é bastente estou dentro do grupo dos completamente viciados na TZ , abro a página milhentas vezes ao dia e é a primeira coisa que faço quando ligo o pc) lei-o mais do que escrevo.
    Quando comecei a frequentar o forum à 3\4 anos atrás (ainda no tempo da unreal) conseguia responder em alguns topicos como os de tweaking / Overclock / hardware mas com o tempo vai passando e quando não se actualiza a maquina fica um bocado dificil poder ajudar ou tentar novos experiencias.
    Por isso continuo a frequentar assiduamente o forum mas mais para ver as coisas que o pessoal descobre, dar uma cheiradela nas ultimas novidades de hardware, tentar dar uma ajudinha no suporte tecnico, mandar uns bitaites no geral, desporto e motores , rir um bocado nas anedotas e quando há alguma velharia cá por casa para despachar à que recorrer aos classificados.

    Espero bem que esta comunidade dure saudavelmente por muito tempo caso contrario a minha vida na web resumiria-se á pagina das noticias na hora d'O jogo. :lol:
     
  19. Cooling

    Cooling 1st Folding then Sex

    jejeje como o tempo passa :D
    lembro me desse crash...
    o tempo voa mm :)
     
  20. _Rock_

    _Rock_ I'm cool cuz I Fold

    este fórum é como disseram á pouco tempo, é uma droga :D :) eu faço exactamente a mesma coisa que o "Rob-Zombie" faz,que é quando ligo o pc a primeira coisa que faço é vir aqui, concordo plenamente com tudo o que ele disse.;)


    Abraço
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página