1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A importância do CPU nos jogos de hoje

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Horus-Anhur, 24 de Agosto de 2012. (Respostas: 34; Visualizações: 4264)

1. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Atualmente, quando se fala de escolher um CPU para correr jogos é dada uma importância menor, pois na maioria dos benchmarks a diferença entre a média obtida entre os CPUs testados em jogos é muito pequena.
    No entanto, há quem afirme que um bom CPU permite manter uma jogabilidade mais suave e há quem negue isto e a sua importância.
    Há uns tempos atrás, o site Techreport começou a realizar os seus testes em gráficas verificando não só a média de frames por segundo, mas também a latência da renderização de frames. O resultado foi impressionante pois mostrou como uma média elevada de frames por segundo, não significa imediatamente uma experiência de jogo melhor.
    Agora, a Techreport fez o mesmo teste, focando-se nos CPUs da Intel e AMD e o resultado continua a ser impressionante, mostrando como o CPU é muito importante para a jogabilidade. Um bom exemplo é a diferença entre o Sandy Bridge e o Ivy bridge, que muitos sites afirmaram ser quase nula em jogos, mas na realidade o Ivy Bridge permite uma experiencia de jogo mais suave.

Techreport - Inside the second: Gaming performance with today's CPUs

2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Isso é o confirmar do que tenho andado a dizer á algum tempo.
    O cpu não é o mais importante, mas com um CPU equilibrado, a experiencia de jogo é melhor.
    Tive uma 7850 num G620 e jogava quase tudo com bons frames, mas faltava ali qualquer coisa em fullhd. Com o 3570K a média de fps não subiu muito ( sinal que o G620 não estava a cortar muito ) mas nota-se facilmente uma suavidade que o G620 não tem.

E não esquecer que hoje em dia, um sistema com Vista/Windows 7 tem largas dezenas de ciclos a correr ao mesmo tempo que jogamos, o que faz com que os cpu's mais modernos com melhor IPC consigam ser mais suaves.

PS - Que grande coça que a AMD leva :(

3. flak

flak Power Member

Bom post.

É bom ver o meu 3770K ali no topo. :)

4. JTiago99

JTiago99 Suspenso

True Story

Só é pena ali no bf3 ser passado por um da geração passada e ainda por cima i5

Última edição pelo moderador: 24 de Agosto de 2012
  5. XtremeDS

XtremeDS Power Member

No BF3, que tira mais partido dos cores, não fica nada mal o FX-8150.:p

Mais de resto é um descalabro prá AMD. Os processadores da AMD no Skyrim, Arkham city e mesmo no WoW perdem sempre um bocado, mesmo em termos de FPS.

6. turambar1337

turambar1337 Power Member

O meu 955 nem vê-lo... :P

7. vici

vici Power Member

Acredito que faça a sua diferença, mas não é por ai que não vais ter boa experiencia de jogo...

A gráfica continua com a responsabilidade maior sem duvida.

8. Horus-Anhur

Claro que a gráfica é a parte mais importante, mas o CPU continua a ter uma função bastante importante na experiência de jogo, nem tanto pelos fps médios, mas pela latência.

Provavelmente o jogo onde mais notei diferença foi no BFBC2, quando mudei de um Q9550 para um i72600K. Em termos de FPS medidos no fraps, parecia igual, mas sentia bem que os controlos eram mais suaves.
    O Q9550 fazia um excelente trabalho, mas o 2600K mostrou-se muito melhor.

9. tntnt

tntnt El Moderador
    Staff Member

Sim, um cpu mais fraco pode cortar um pouco a suavidade da jogabilidade, mas continuo a aconselhar a gráfica como prioritária no que toca a configurações para jogos.

10. vici

vici Power Member

Sim os cpu´s cada vez vão sendo mais equilibrados no ponto de ser o mais suave possivel.

Tentam ter os fps, mais dentro da media possivel com menos breaks possiveis.

Quem tem a mesma gráfica e troca o porcessador é que vai notar essa diferença, que foi o teu caso.

11. Horus-Anhur

Repara que este artigo não é para dizer que o CPU é mais importante do que a gráfica, mas sim para mostrar que o CPU ainda tem alguma importância nos jogos de hoje.
    Claro que o melhor investimento é a gráfica, mas ter um bom CPU ainda tem as suas vantagens e essas vantagens não são visíveis nos benchmarks normais, onde se procura a média mais alta.

12. Legacyprew

Legacyprew Power Member

alguem mais percebido pode explicar a latencia de renderização de frames para totós? explicar o conceito assim de uma forma mais facil de perceber?

13. integrao

integrao Power Member

um ivy bridge i5 3570k ou i7 3770k a acompanhar com umas mems 2133mhz para cima, fazem um excelente trabalho.
    As mems 2133 para cima, são tb muito importantes nos Ivy bridge.

14. _K_

_K_ Power Member

Podes ter 60fps mas haver um desnível de tempo ocorrido entre cada frame.

Podendo ficar tipo 30 muito rápidas e as outras 30 mais afastadas dando uma sensação de lag.

15. Legacyprew

Legacyprew Power Member

entao estamos a falar de uma irregularidade na cadencia de FPS que apesar de ter uma media instantanea boa? tipo durante 0.5 segundos emite 60 Frames e nos outros 0.5 segundos apenas 20 Frames em que claramente notamos a fase dos 20 Frames (mesmo sendo 80 FPS) por outro lado teremos um processador mais capaz que emite 40 frames em 0.5 seg + 40 frames em 0.5 seg nao tendo fases de low FPS, é isto?

Última edição pelo moderador: 24 de Agosto de 2012
  16. _Nikon_

_Nikon_ Whole lotta BOINC

Gostava que tivessem feito um teste com o GTAIV. Jogos destes, em que o carregamento é praticamente constante beneficiam imenso do CPU/acesso ao disco mais rápido.

17. america2

america2 Power Member

ja vi isso muitas vezes a jogar pois estou bem a 60 FPS e noto claramente Lag no jogo,era uma coisa que me metia algo confuso pois apesar de estar a jogar a 60 fps dava a sensação de breacks, e fraca fluidez.
    ja agora uma pergunta se eu bloquear os fps por ex a 40 posso esperar melhores resultados ?

18. vici

vici Power Member

Podiam ter posto no gráfico cpu´s dual cores da Intel e AMD, ou o pessoal é só i5/i7?

Gostava de ver como se portava o i3 2120 ai no meio da "bicharada"

19. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

O 2120 devido ao core Ivy Bridge e a ter um alto valor de Mhz per core, deverá estar ali muito perto do i5 2500K e muito longe das locomotivas dos FX.
    é perfeitamente notável para quem vem de 2500/2600 para um 3570/3770 que o PC é muito mais fluido.
    Estava a pensar fazer isso aqui á umas semanas e se calhar vou fazer na primeira semana de Setembro, comparativo em jogos com as memorias a diferentes velocidades para ver como o cpu se comporta. Não tenho é gráfica neste momento :)

20. BraveSoul

BraveSoul Power Member

Eu ainda me vou aguentando com o C2D E6400, que ainda dá para as curvas, pois lá está, para mudar processador tinha de mudar board, memórias, enfim, logo além de na gráfica ser onde se tem o maior ratio preço/perfomance, as mudanças de sockets nunca ajudam nos upgrades. Ter um bom CPU terá sempre importância, mas é muito menos acentuada nos jogos, devido ao custo que pode ter, e qualquer bom processador tem o custo de uma boa gráfica o que também não ajuda. Daí muita gente quando quer um aumento de perfomance simplesmente opte por mudar gráfica.

Partilhar esta Página