A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Se é ridículo a Microsoft estar a reclamar da Sony estar a pagar para jogos third-party não serem lançados no Gamepass, também é ridículo a Sony estar a reclamar que se COD passar a ser exclusivo da Xbox vai-lhes prejudicar gravemente.
 
Tens noção que estás desligado da realidade, certo? Mas quantos jogos é que a MS pagou por exclusividade comparada com a Sony?

Vários das duas partes... Logo não vejo razão para a Microsoft estar a reclarar!

Está a reclamar perante o argumento absurdo da Sony para não poder ter o COD exclusivo do seu serviço

Se é ridículo a Microsoft estar a reclamar da Sony estar a pagar para jogos third-party não serem lançados no Gamepass, também é ridículo a Sony estar a reclamar que se COD passar a ser exclusivo da Xbox vai-lhes prejudicar gravemente.

Vocês sabem que existem regras para esse tipo de compras, certo? Se a Microsoft falar que vai tornar o COD exclussivo Xbox o mais certo é a compra não ser aprovada nos USA e na Europa, tem noção disso?

O mais certo é a Microsoft ter de assinar vários documentos a garantir que não vai tornar o COD esclussivo para a compra da Activion ser aprovada pelos reguladores americanos e europeus.
 
Vários das duas partes... Logo não vejo razão para a Microsoft estar a reclarar!





Vocês sabem que existem regras para esse tipo de compras, certo? Se a Microsoft falar que vai tornar o COD exclussivo Xbox o mais certo é a compra não ser aprovada nos USA e na Europa, tem noção disso?

O mais certo é a Microsoft ter de assinar vários documentos a garantir que não vai tornar o COD esclussivo para a compra da Activion ser aprovada pelos reguladores americanos e europeus.
Mas porquê? É isso que gostava de perceber. Que raio tem o COD que não possa ser exclusivo lol
 
Mas porquê? É isso que gostava de perceber. Que raio tem o COD que não possa ser exclusivo lol

Porque se chama regras de anti-monopólio! A Microsoft conhece bem essa regra, pois já teve de fazer vários ajustes no Windows por causa disso.

Caso contrário, chegava a Apple, comprava a EA, Ubisoft, Take2, etc, etc... Criava uma consola com todos os jogos dessas produtoras e quem quissese que comprasse uma Apple, caso contrario ninguem jogoa FIFA, GTA's, etc, etc.
 
Vocês sabem que existem regras para esse tipo de compras, certo? Se a Microsoft falar que vai tornar o COD exclussivo Xbox o mais certo é a compra não ser aprovada nos USA e na Europa, tem noção disso?

O mais certo é a Microsoft ter de assinar vários documentos a garantir que não vai tornar o COD esclussivo para a compra da Activion ser aprovada pelos reguladores americanos e europeus.

A cena é que a Microsoft até agora tem sempre dito que, após a aquisição da Activison Blizzard, a intenção deles é manter jogos Call of Duty na Playstation. Obviamente que eles têm usado palavras bem escolhidas ao dizerem isso. Pode ser que após a aquisição, apenas vão manter os jogos que já foram lançados até então, e que futuros jogos sejam exclusivos Xbox/PC. Pode também ser que vão mesmo lançar futuros jogos na Playstation.

Imo, acho que vão continuar a lançar jogos COD na Playstation. Isto porque provavelmente, a compra da Activision/Blizzard não será a última compra por parte da Microsoft. Se eles dizem agora que COD vai continuar na Playstation, a compra é aprovada, e depois resolvem deixar de lançar jogos COD na Playstation, essa deslealdade pode influenciar futuras compras quando forem analisadas pelas entidades reguladoras.

De qualquer forma, a série COD não precisa de ser exclusiva na Xbox para a Playstation perder dinheiro. Mesmo mantendo a série multiplataforma a Sony vai perder bastante dinheiro, e eles sabem disso. Daí a Sony ter enaltecido a série de tal maneira que até parece que a série COD é inigualável, e de reclamar que esta aquisição por parte da MS vai-lhes ferir gravemente.
 
Sou só eu que me estou a marimbar para esta guerra de exclusividades, a partir do momento em que para mim, a grande vantagem é o jogo sair day one no Gamepass?

Aliás, até tenho todo o interesse em que o jogo não seja exclusivo e que seja multiplataforma...ao menos falta de pessoal para jogar dificilmente irá acontecer e a possibilidade de poder jogar com amigos que estão noutras plataformas (se depois têm de pagar o jogo, é um problema que é deles 😅), só vejo vantagens.
 
LOL,

Não sei por onde a Microsoft vai pegar por esse ponto... Pois a Microsoft compra esclussividade de jogos a torto e a direito (Assim como a Sony), retirando a possibilidade de ser lançado nas consolas Playstation. No final vai dar no mesmo! A Sony compra exclussividade para ser lançado apenas no seu serviço de subscrição... O que não faltam são jogos que foram lançados no gamepass e não podem ser lançados no Plus.

Fala a empresa que nos ultimos anos gastou cerca de 80 Mil milhões para ter exclussividade de várias coisas.

Acho que o objetivo da Microsoft é muito obvio.

Basicamente é dizer que não tem mal a Microsoft comprar a Activision e os jogos ficarem exclusivos, pois a Sony já paga para os jogos não saírem na Xbox há muitos anos, e estamos a falar de jogos importantes como o Final Fantasy por exemplo.

O objetivo deles é apenas esse, explicar que exclusividades existe de ambos os lados e a compra da Activision não deve bloquear por esse motivo
 
Última edição:
Sou só eu que me estou a marimbar para esta guerra de exclusividades, a partir do momento em que para mim, a grande vantagem é o jogo sair day one no Gamepass?

Aliás, até tenho todo o interesse em que o jogo não seja exclusivo e que seja multiplataforma...ao menos falta de pessoal para jogar dificilmente irá acontecer e a possibilidade de poder jogar com amigos que estão noutras plataformas (se depois têm de pagar o jogo, é um problema que é deles 😅), só vejo vantagens.

Se a Sony pagar para o jogo não sair no Gamepass nem no day 976, já te vai afetar. Podes-te continuar a marimbar claro, mas afeta-te de qualquer forma.
 
Por essa oder de ideias, não podia existir qualquer tipo de exclussividade... Pois todas as exclussividades afetam de alguma forma as pessoas.
Não estou a falar de exclusividades. O que a Sony fez ou faz (ou alegadamente fez e/ou faz), era pagar para o jogo não sair no serviço da Microsoft. Não era para ter o exclusivo do jogo no seu serviço, era simplesmente para a concorrência não poder ter o jogo no seu próprio serviço de subscrição.

O jogo saia na mesma na Xbox, mas não podia ir para o gamepass, e ao mesmo tempo não estava em nenhum serviço de subscrição da Sony.

Isto não é exclusividade.
 
lol,explosiva. Que exagero.

Basicamente. Isto não é prática comum em serviços de subscrição? Aliás, se bem me recordo, Netflix assinou um acordo com a Sony para ter lá os seus filmes primeiro, inclusive filmes Spider-Man. A série Friends deixou o Netflix e foi para o HBO Max.

Conteúdo não é ilimitado, principalmente o bom conteúdo. Quem gere um serviço de subscrição com oferta de um catálogo de jogos/filmes/séries vai ter de criar conteúdo, adquirir conteúdo externo temporário e/ou bloquear rivais de adquirirem o mesmo conteúdo. É uma porcaria, mas é a natureza do negócio.
 
Basicamente. Isto não é prática comum em serviços de subscrição? Aliás, se bem me recordo, a Netflix assinou um acordo com a Sony para ter lá os seus filmes primeiro, inclusive filmes Spider-Man.

Mas aqui acontece o oposto.

Era o mesmo que a Netflix assinasse um acordo com a Sony para o Spider-man não sair no Disney+, mesmo que o filme não saísse igualmente no Netflix.

Ou seja, o filme saia no cinema e depois não saia em nenhum serviço de subscrição, pois a Netflix pagou para tal não acontecer.
 
Mas aqui acontece o oposto.

Era o mesmo que a Netflix assinasse um acordo com a Sony para o Spider-man não sair no Disney+, mesmo que o filme não saísse igualmente no Netflix.

Ou seja, o filme saia no cinema e depois não saia em nenhum serviço de subscrição, pois a Netflix pagou para tal não acontecer.

Estás a ler demasiado. O próprio artigo que colocaste diz que não é claro o que se passa e que acordos de publicação são complicados. Por exemplo, faz sentido que um jogo que tenha acordo de marketing com a Sony não vá parar ao Game Pass tão cedo. Mesma coisa para um jogo que tenha acordo de marketing com a Microsoft.

Does this mean Sony is evil and Microsoft is casually out here revealing some dastardly business practices? The reality is likely a little more complicated on both sides. Sony could simply be paying for exclusive rights for its own streaming services, or it may have clauses in some publishing contracts that prevent some games it publishes from being published on rival subscription services.
It’s not clear exactly what Microsoft is referring to here, but contracts for publishing games can be complex, particularly when rights for streaming and subscription services are involved. Documents filed in the Epic Games v. Apple trial last year revealed Microsoft had been considering lowering the revenue split for PC games “in exchange for the grant of streaming rights to Microsoft.”
If Microsoft had proceeded with its plans, that could have led to the company securing exclusive streaming rights on some games, preventing them from being available on rival streaming services. It all depends on how publishing contracts are written, and both Microsoft and Sony regularly secure game exclusives that involve timed releases, console exclusivity, and lots of marketing dollars.
 
Sou só eu que me estou a marimbar para esta guerra de exclusividades, a partir do momento em que para mim, a grande vantagem é o jogo sair day one no Gamepass?

Aliás, até tenho todo o interesse em que o jogo não seja exclusivo e que seja multiplataforma...ao menos falta de pessoal para jogar dificilmente irá acontecer e a possibilidade de poder jogar com amigos que estão noutras plataformas (se depois têm de pagar o jogo, é um problema que é deles [emoji28]), só vejo vantagens.
Não, eu também me estou completamente a marimbar, por mim a MS faz o que quiser com os jogos desde que saiam day one no gamepass, mas existem aqui faz dos dois lado. Uns desejam o sucesso do negócio e exclusividade, outros que falhe o negócio ou que pelo menos a exclusividade não se verifiquem.

Do meu ponte de vista, em que me interessa unicamente o que posso jogar no gamepass, até nem torço muito por este negócio, pois vai acrescentar muito poucos jogos do meu interesse. Se avaliar unicamente a qualidade dos jogos e os meus gostos o dinheiro da aquisição da Activision tinha muito melhor destino. Obviamente o negócio é feito com base nos gostos gerais, e como a própria Sony revela, pode trazer muitos clientes a MS.
 
Certo. Então se todos fazem porque é que a MS fazer é anti-monopolio?

Qual a parte da compra por parte da Microsoft de 70 Mil Milhões que não percebeste que tem que ser regulada para ser aprovada? Não é a Sony que vai decidir, são os reguladores que vão ver se essa compra pode causar danos para o consumidor em praticas de monopólio.

Não estou a falar de exclusividades. O que a Sony fez ou faz (ou alegadamente fez e/ou faz), era pagar para o jogo não sair no serviço da Microsoft. Não era para ter o exclusivo do jogo no seu serviço, era simplesmente para a concorrência não poder ter o jogo no seu próprio serviço de subscrição.

Mas isso a Microsoft não diz, se paga apenas para não ser lançado em outro serviço, ou se paga porque está a comprar a exclussividade para seus serviços... A Microsoft só diz que a Sony paga para jogos não serem lançados no Gamepass, mas não entra em detalhes em relação a esse tipo de acordos, que é a parte mais importante e que faz toda a diferença.

Quando se paga pela exclussividade de um jogo, estas automaticamente a pagar para esse jogo não ser lançado em outra plataforma... O que a MS diz é muito vago e hoje a Sony, Nintendo, Steam, etc, etc. podem dizer o mesmo da Microsoft que não estão a dizer mentira nenhuma, usando as mesmas palavras que a Microsoft usou.
 
Qual a parte da compra por parte da Microsoft de 70 Mil Milhões que não percebeste que tem que ser regulada para ser aprovada? Não é a Sony que vai decidir, são os reguladores que vão ver se essa compra pode causar danos para o consumidor em praticas de monopólio.

Ou seja, para já ninguém sabe se a Microsoft é obrigada a manter o CoD multiplataforma ou não.
A Microsoft também comprou a Bethesda, e não foi obrigada a manter os seus jogos multiplataforma.

A Disney também comprou a Fox por 70 mil milhões e ficou tudo exclusivo aos serviços e antes disso tinha comprado a Marvel e tudo exclusivo ficou.
 
Ou seja, para já ninguém sabe se a Microsoft é obrigada a manter o CoD multiplataforma ou não.
A Microsoft também comprou a Bethesda, e não foi obrigada a manter os seus jogos multiplataforma.

A Disney também comprou a Fox por 70 mil milhões e ficou tudo exclusivo aos serviços e antes disso tinha comprado a Marvel e tudo exclusivo ficou.

Que eu saiba os filmes Marvel continuam a ser exibidos em todos os cinemas e os canais Fox continuam em vários serviços de televisão (Meo, Noz, Vodafone, etc, etc).

Comparar os jogos da Bathesda com os da Activision é comparar o dia com a noite! O COD sozinho gerou em 2021 cerca de 3 mil milhões em receitas... Em pouco mais de dois anos a Microsoft paga o dinheiro invstido na Bathesda só com o dinheiro gerado pelo COD.

O COD tem mais de 100 milhões de jogadores mensalmente a mais de 3 anos, sendo que a plataforma com mais jogadores é a Playstation... Por isso sim, comprar uma empresa por 70 mil milhões para retirar cerca de 50 milhões de jogadores mensais de uma plataforma, penso que pode ser considerado pratica de monopolio.
 
Que eu saiba os filmes Marvel continuam a ser exibidos em todos os cinemas e os canais Fox continuam em vários serviços de televisão (Meo, Noz, Vodafone, etc, etc).

Vai verificar se os filmes e series da marvel dão em serviços de streaming que não os da Disney+.

O COD tem mais de 100 milhões de jogadores mensalmente a mais de 3 anos, sendo que a plataforma com mais jogadores é a Playstation... Por isso sim, comprar uma empresa por 70 mil milhões para retirar cerca de 50 milhões de jogadores mensais de uma plataforma, penso que pode ser considerado pratica de monopolio.

Isso é tudo muito bonito, mas agora junta todos os third party exclusivos que a Sony foi pagando ao longo do tempo para não saírem na Xbox, e vê o valor que isso deve dar.

Há pouco deste um bom exemplo, se a Apple criasse uma consola e comprasse todos os estúdios, como seria...
E se a Apple em vez de comprar todos os estúdios, desse balurdios de dinheiro a todos os developers para garantir exclusividades à sua consola em todos eles, assim já era mais fácil de passar?

Resumindo, se a Microsoft em vez de comprar a Activision, fizesse um acordo com eles em que o CoD passava a ser exclusivo da Xbox e PC, nesse caso já não havia monopolio?
 
Vai verificar se os filmes e series da marvel dão em serviços de streaming que não os da Disney+.

Mas a Disney nem tem de colocar essas coisas em outros serviços, já disponibiliza os filmes no cinema para todas as pessoas poderem assistir, o que faz depois é a Disney que decide. E a compra da Fox por parte da Disney também teve de ser aprovada pelos reguladores e a Disney teve de ceder em várias posições para a compra ser aprovada. Existem leis, as coisas não são a vontadinha de quem tem mais dinheiro.

Isso é tudo muito bonito, mas agora junta todos os third party exclusivos que a Sony foi pagando ao longo do tempo para não saírem na Xbox, e vê o valor que isso deve dar.

Achas que isso é argumento?

Há pouco deste um bom exemplo, se a Apple criasse uma consola e comprasse todos os estúdios, como seria...
E se a Apple em vez de comprar todos os estúdios, desse balurdios de dinheiro a todos os developers para garantir exclusividades à sua consola em todos eles, assim já era mais fácil de passar?

Resumindo, se a Microsoft em vez de comprar a Activision, fizesse um acordo com eles em que o CoD passava a ser exclusivo da Xbox e PC, nesse caso já não havia monopolio?

Já viste os argumentos que andas a buscar? O que uma coisa tem a ver com outra?
A Microsoft está a comprar um empresa por 70 mil milhões, vários reguladores de vários países estão a monitorar e regular a compra por achar que pode ser uma pratica de monopólio e vens com argumentos de acordos de exclussividade pontuais para justificar a exclussividade de um jogo que é jogado mensalmente por mais de 100 milhões de jogadores em várias plataformas!

Já agora, em questão ao COD, se o jogo acabasse amanha, não me aquecia, nem arrefecia, joguei meia duzia de vezes o Warzone a mais de 2 anos, mais umas 10 horas todos os outros COD's juntos que já foram lançados e não gosto nada do jogo, principalmente do online. Logo a Microsoft se quiser tornar exclussivo, é igual, nunca joguei e se continuar igual, nunca vou jogar.

Não estou a falar isso por ser a Microsoft a comprar a Activision... Se a Sony comprasse a EA, teria a mesma posição em relação a exclussividade dos jogos!
 
Back
Topo