A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Já viste os argumentos que andas a buscar? O que uma coisa tem a ver com outra?
A Microsoft está a comprar um empresa por 70 mil milhões, vários reguladores de vários países estão a monitorar e regular a compra por achar que pode ser uma pratica de monopólio e vens com argumentos de acordos de exclussividade pontuais para justificar a exclussividade de um jogo que é jogado mensalmente por mais de 100 milhões de jogadores em várias plataformas!

Estás a basear todo o teu argumento em Sony perder jogador e dinheiro devido ao CoD passar a pertencer à Microsoft.

Logo a minha questão é obvia. Se essa exclusividade viesse por meio de um acordo e não de uma compra, já não havia problema? É que a Sony ia perder exatamente o mesmo dinheiro e os mesmos jogadores.

PS: Fora do contexto. Escreveres sempre "exclussividade" está a dar-me trigger :D
 
PS: Fora do contexto. Escreveres sempre "exclussividade" está a dar-me trigger :D

LOL, não tinha reparado... Obrigado

Estás a basear todo o teu argumento em Sony perder jogador e dinheiro devido ao CoD passar a pertencer à Microsoft.

Logo a minha questão é obvia. Se essa exclusividade viesse por meio de um acordo e não de uma compra, já não havia problema? É que a Sony ia perder exatamente o mesmo dinheiro e os mesmos jogadores.

Se fosse por um acordo de exclusividade, não faço ideia se tinha de ser regulado ou não... Pois não me lembro de alguma vez ter existido algum acordo dessa magnitude.

Também tenho sérias dúvidas que a Activision ia aceitar tal acordo, pois ia perder de imadiato 70% dos jogadores de consola. Mesmo que a médio prazo conseguisse recuperar alguma coisa, nunca seriam todos... E tal acordo nunca seria rentavel para a Microsoft, seria demasiado caro e nunca iam ter retorno do investimento.

Mesmo a compra da Activision pela Microsoft é uma compra muito estranha, pois pagaram cerca de 70 mil milhões por uma empresa que tem lucros na ordem dos 3,5 mil milhões por ano... E antes de 2018 andava a baixo dos 2 mil milhões. Pela média dos ultimos 5 anos, a Microsoft ia demorar uns 25 anos a recuperar o investimento, se não vender a empresa.
 
Porque se chama regras de anti-monopólio! A Microsoft conhece bem essa regra, pois já teve de fazer vários ajustes no Windows por causa disso.

Caso contrário, chegava a Apple, comprava a EA, Ubisoft, Take2, etc, etc... Criava uma consola com todos os jogos dessas produtoras e quem quissese que comprasse uma Apple, caso contrario ninguem jogoa FIFA, GTA's, etc, etc.
Ver o tamanho de mercado da Tencent e da própria Sony e depois ver o tamanho da MS mesmo com a compra finalizada. Se calhar logo aí a parte do "monopólio" é um exagero da tua parte.
 
Também tenho sérias dúvidas que a Activision ia aceitar tal acordo, pois ia perder de imadiato 70% dos jogadores de consola. Mesmo que a médio prazo conseguisse recuperar alguma coisa, nunca seriam todos... E tal acordo nunca seria rentavel para a Microsoft, seria demasiado caro e nunca iam ter retorno do investimento.

Recuperava logo rapido. Achas que os tolinhos por CoD iam largar o vicio? Aquilo é tipo droga. Ia quase tudo correr a comprar uma Xbox. Isto para não falar do pessoal que tem ambas as consolas e bastava comprar o jogo para a outra.
O que podia também acontecer, para os mais fanaticos da Sony que não podem ver a Xbox à frente, era haver pessoal a migrar o jogo para o PC.
 
Não esquecer que quando COD tornou-se numa série mainstream, foi na geração da Xbox 360/PS3, e o jogo era mais popular nas consolas da Xbox 360. E na geração seguinte, a série continuou a ser mainstream, mas na Playstation 4.
 
Recuperava logo rapido. Achas que os tolinhos por CoD iam largar o vicio? Aquilo é tipo droga. Ia quase tudo correr a comprar uma Xbox. Isto para não falar do pessoal que tem ambas as consolas e bastava comprar o jogo para a outra.
O que podia também acontecer, para os mais fanaticos da Sony que não podem ver a Xbox à frente, era haver pessoal a migrar o jogo para o PC.

Os que só jogam COD o ano todo, acredito... Mas muita gente joga vários jogos, tem vários grupos de amigos e não iam dar ao trabalho de migrar todo o ecosistema apenas por um jogo.

A primeira coisa que o pessoal das consolas faz é desligar o crossplay com PC, achas mesmo que iam se meter lá no meio das vespas (hack's e cheat's) e ter de montar todo um setup só por causa de um jogo? Quem é maluco por COD já faz isso por causa dos gráficos, FPS e competitividade... Quem está nas consolas joga de forma mais casual e não está assim tão preocupado, jogam o Warzone porque é a borla, pois se fosse pago não jogavam, prova disso foi o jogo ter triplicado o numero de jogadores depois do F2P.

Por isso, se a XBox ganharia em tornar exclussivo, sim, mas nunca ao nível que a Activision ganha atualmente, logo nunca ia ser rentável, pois a Activision ai querer receber mais do que agora, por perder publico e desvalorizar a série.
 
A Activision sendo da MS não tem voto na matéria se ganhava mais ou não

Estavamos a falar na hipotese de em vez da compra, ser um acordo de exclussividade, dai meu ponto de vista de achar que iam perder muito dinheiro.

Estava a responder a isso...

Estás a basear todo o teu argumento em Sony perder jogador e dinheiro devido ao CoD passar a pertencer à Microsoft.

Logo a minha questão é obvia. Se essa exclusividade viesse por meio de um acordo e não de uma compra, já não havia problema? É que a Sony ia perder exatamente o mesmo dinheiro e os mesmos jogadores.
 
LOL,

Não sei por onde a Microsoft vai pegar por esse ponto... Pois a Microsoft compra esclussividade de jogos a torto e a direito (Assim como a Sony), retirando a possibilidade de ser lançado nas consolas Playstation. No final vai dar no mesmo! A Sony compra exclussividade para ser lançado apenas no seu serviço de subscrição... O que não faltam são jogos que foram lançados no gamepass e não podem ser lançados no Plus.

Fala a empresa que nos ultimos anos gastou cerca de 80 Mil milhões para ter exclussividade de várias coisas.

A Sony junto com os marketing rights do Avengers e Resident Evil meteu uma cláusula que os jogos não podiam sair no Gamepass durante um ano. Daí termos visto o Avengers a bater primeiro num serviço anemico(Now) em vez de de um com umas dezenas de milhões de subscritores(o que influencia em termos de população disponível para comprar cosméticos).


Vários das duas partes... Logo não vejo razão para a Microsoft estar a reclarar!



Vocês sabem que existem regras para esse tipo de compras, certo? Se a Microsoft falar que vai tornar o COD exclussivo Xbox o mais certo é a compra não ser aprovada nos USA e na Europa, tem noção disso?

O mais certo é a Microsoft ter de assinar vários documentos a garantir que não vai tornar o COD esclussivo para a compra da Activion ser aprovada pelos reguladores americanos e europeus.

Eu acho que ainda vais ser surpreendido.

A cena é que a Microsoft até agora tem sempre dito que, após a aquisição da Activison Blizzard, a intenção deles é manter jogos Call of Duty na Playstation. Obviamente que eles têm usado palavras bem escolhidas ao dizerem isso. Pode ser que após a aquisição, apenas vão manter os jogos que já foram lançados até então, e que futuros jogos sejam exclusivos Xbox/PC. Pode também ser que vão mesmo lançar futuros jogos na Playstation.

Imo, acho que vão continuar a lançar jogos COD na Playstation. Isto porque provavelmente, a compra da Activision/Blizzard não será a última compra por parte da Microsoft. Se eles dizem agora que COD vai continuar na Playstation, a compra é aprovada, e depois resolvem deixar de lançar jogos COD na Playstation, essa deslealdade pode influenciar futuras compras quando forem analisadas pelas entidades reguladoras.

De qualquer forma, a série COD não precisa de ser exclusiva na Xbox para a Playstation perder dinheiro. Mesmo mantendo a série multiplataforma a Sony vai perder bastante dinheiro, e eles sabem disso. Daí a Sony ter enaltecido a série de tal maneira que até parece que a série COD é inigualável, e de reclamar que esta aquisição por parte da MS vai-lhes ferir gravemente.

Eh,acho que isto é a última grande editora. Isso e basta ficarem-se por estúdios/editoras não cotadas em bolsa e safam-se.

Basicamente. Isto não é prática comum em serviços de subscrição? Aliás, se bem me recordo, Netflix assinou um acordo com a Sony para ter lá os seus filmes primeiro, inclusive filmes Spider-Man. A série Friends deixou o Netflix e foi para o HBO Max.

Conteúdo não é ilimitado, principalmente o bom conteúdo. Quem gere um serviço de subscrição com oferta de um catálogo de jogos/filmes/séries vai ter de criar conteúdo, adquirir conteúdo externo temporário e/ou bloquear rivais de adquirirem o mesmo conteúdo. É uma porcaria, mas é a natureza do negócio.

Não é explosivo porque aposto que ele até deve ter alguns artigos escritos acerca do Resident Evil 8 e a suposta exclusividade que a Sony pagou. Aquilo é um título sensacionalista.



LOL, não tinha reparado... Obrigado



Se fosse por um acordo de exclusividade, não faço ideia se tinha de ser regulado ou não... Pois não me lembro de alguma vez ter existido algum acordo dessa magnitude.

Também tenho sérias dúvidas que a Activision ia aceitar tal acordo, pois ia perder de imadiato 70% dos jogadores de consola. Mesmo que a médio prazo conseguisse recuperar alguma coisa, nunca seriam todos... E tal acordo nunca seria rentavel para a Microsoft, seria demasiado caro e nunca iam ter retorno do investimento.

Mesmo a compra da Activision pela Microsoft é uma compra muito estranha, pois pagaram cerca de 70 mil milhões por uma empresa que tem lucros na ordem dos 3,5 mil milhões por ano... E antes de 2018 andava a baixo dos 2 mil milhões. Pela média dos ultimos 5 anos, a Microsoft ia demorar uns 25 anos a recuperar o investimento, se não vender a empresa.

A Activision sendo comprada faz o que a MS manda. Pode haver algum choro como o Pete Hines da Bethesda,mas se eles aceitaram a compra e olhando para a situação da Bethesda,eles sabem o que o futuro aguarda. Mas no que ao COD toca,basta manter o Warzone multiplataforma e a galinha dos ovos de ouro continua a fazer dinheiro. Vai é haver maior sinergia do lado Xbox,por causa dos operadores poderem ser desbloqueados/armas serem evoluídas mais facilmente.

A MS,nao é o dinheiro da venda dos jogos que lhes interessa. É as pessoas que mudam para o ecossistema deles e gastam dinheiro em compras third party e subscrições(Gamepass). Isso e a MS não se preocupa muito com retorno. Basta olhar para o Minecraft. Vamos a caminho de 8 anos da compra da Mojang e o IP ainda nem cobriu metade da compra. E nem se sabe bem porque é que o comprar.Para o Windows Phone? Para o Hololens? Tipo,é um mistério.



https://investor.activision.com/new...d-announces-fourth-quarter-and-2021-financial

8 e trocos por ano. Mas não é tanto o dinheiro que eles fazem que é importante,mas o peso do IP e o valor que trazem ao ecossistema.


Ver o tamanho de mercado da Tencent e da própria Sony e depois ver o tamanho da MS mesmo com a compra finalizada. Se calhar logo aí a parte do "monopólio" é um exagero da tua parte.

É aquilo que no fim de contas vai fazer isto ir para a frente sem restrições. A MS não ia adquirir uma posição dominante face ao platform holder concorrente que diz que seria mais prejudicado. Ironicamente é o sucesso da PS4 que se calhar vai queimar a Sony agora.
 
Os que só jogam COD o ano todo, acredito... Mas muita gente joga vários jogos, tem vários grupos de amigos e não iam dar ao trabalho de migrar todo o ecosistema apenas por um jogo.

Não precisas de migrar todo o ecossistema, quem comprar a Xbox não precisa de vender a PS, e tendo em conta que o CoD ia para o Gamepass, se calhar iam passar a comprar menos jogos e a poupar dinheiro.

Não penses é que o pessoal ia deixar de o jogar. O CoD é sempre o jogo mais vendido, a legião de fãs tem de ser muito leal.

Como disseram mais atrás, na altura da x360, o CoD vendia mais nessa consola e depois já vendeu mais na PS4. As migrações de ecossistema sempre aconteceram, não é nada de anormal.


A primeira coisa que o pessoal das consolas faz é desligar o crossplay com PC, achas mesmo que iam se meter lá no meio das vespas (hack's e cheat's) e ter de montar todo um setup só por causa de um jogo?

Há tantos que o fazem.


Por isso, se a XBox ganharia em tornar exclussivo, sim, mas nunca ao nível que a Activision ganha atualmente, logo nunca ia ser rentável, pois a Activision ai querer receber mais do que agora, por perder publico e desvalorizar a série.

Pensas sempre que tens muitas certeza, mas olha que estás redondamente enganado, e eles não são nenhuns burros.

Um dia destes se o CoD se tornar exclusivo, depois voltamos a falar quando ficares pasmado.
 
Última edição:
Não precisas de migrar todo o ecossistema, quem comprar a Xbox não precisa de vender a PS, e tendo em conta que o CoD ia para o Gamepass, se calhar iam passar a comprar menos jogos e a poupar dinheiro.

Não penses é que o pessoal ia deixar de o jogar. O CoD é sempre o jogo mais vendido, a legião de fãs tem de ser muito leal.

Como disseram mais atrás, na altura da x360, o CoD vendia mais nessa consola e depois já vendeu mais na PS4. As migrações de ecossistema sempre aconteceram, não é nada de anormal.

Não é bem assim, nessa geração ter duas consolas custa cerca de 1000€... E também tempo para jogar, nem todos tem tempo que justifique o investimento em duas consolas.

Essa migrassão aconteceu por vários fatores, principalmente o preço das consolas, as politicas iniciais da MS que mataram o hype inicial de muitos jogadores, tanto que as vendas da One deixaram muito a desejar e a razão não foi qualquer jogo ter se tornado exclussivo da PS.

Da mesma maneira que muita gente migrou da PS2 para 360 e deixou de lado a PS3, muito por causa do preço da consola e do online da Xbox. Não foram os exclussivos que fizeram essa diferença.

Pensas sempre que tens muitas certeza, mas olha que estás redondamente enganado, e eles não são nenhuns burros.

Um dos destes se o CoD se tornar exclusivos, depois voltarmos a falar quando ficares pasmado.

Eu ficar pasmado?? Como disse, é para o lado que durmo melhor se o jogo acabar amanha ou todos migrarem para a XBox...
Tenho meu ponto de vista nesse tipo de assunto.

O Ninja também era o maior streamer do mundo e ia para a Microsoft e os 15 milhões de subscritores iam atras dele... No final a MS perdeu vários milhões e só os fanaticos foram atrás dele para o Mixer... Resultado foi um grande prejuízo para a MS e encerraram o Mixer porque estavam com números bastante a baixo do esperado, cerca de 20% seguiram o Ninja para o Mixer.

As pessoas mudam de plataforma, quando querem mudar, não quando são forçadas. Como disse, apenas os malucos por COD vão mudar e muitos deles já estão no PC gaming por causa do pc master race com as consola. Os que jogam casualmente que é a grande maioria, nunca vai migrar por causa de se tornar exclussivo Xbox.
 
Se eu fosse a MS não tiraria já o COD á concorrência, é um erro dado ao investimento de 70milhoes.
O ideal seria gerar receita por alguns anos até abater parte do investimento da comprar da Activision.
 
Basta olhar para o Minecraft. Vamos a caminho de 8 anos da compra da Mojang e o IP ainda nem cobriu metade da compra. E nem se sabe bem porque é que o comprar.Para o Windows Phone? Para o Hololens? Tipo,é um mistério.
Tens a certeza disso? Vendo as revenues diria que já está pago.
 
Se eu fosse a MS não tiraria já o COD á concorrência, é um erro dado ao investimento de 70milhoes.
O ideal seria gerar receita por alguns anos até abater parte do investimento da comprar da Activision.

O dinheiro que o COD faz é trocos comparado com o que podem fazer com subscrições e compras no ecossistema deles.A divisão da PSN fez em 2018 mais dinheiro que a divisão de gaming da Xbox e Nintendo juntas.

https://www.resetera.com/threads/ps...whole-gaming-division-revenue-for-2018.97022/


E a razão é porque tem uma userbase grande derivada de um install base grande,e na geração passada o mercado começou a pender para o digital. E a Sony vê 30% de todas as compras na PSN.

Estas compras de estúdios,é tudo acerca de chamarizes para o ecossistema de cada um.


Isso e a MS só precisa de deixar os f2p como Warzone e Overwatch 2 como multiplataformas.


Tens a certeza disso? Vendo as revenues diria que já está pago.

Estava a ir por uns números que Ansatsu meteu cá no fórum,mas agora é que vejo que são apenas do mobile. Contas de cabeça parece que ficou pago em 2020.
 
Não é bem assim, nessa geração ter duas consolas custa cerca de 1000€... E também tempo para jogar, nem todos tem tempo que justifique o investimento em duas consolas.

Essa migrassão aconteceu por vários fatores, principalmente o preço das consolas, as politicas iniciais da MS que mataram o hype inicial de muitos jogadores, tanto que as vendas da One deixaram muito a desejar e a razão não foi qualquer jogo ter se tornado exclussivo da PS.

Da mesma maneira que muita gente migrou da PS2 para 360 e deixou de lado a PS3, muito por causa do preço da consola e do online da Xbox. Não foram os exclussivos que fizeram essa diferença.



Eu ficar pasmado?? Como disse, é para o lado que durmo melhor se o jogo acabar amanha ou todos migrarem para a XBox...
Tenho meu ponto de vista nesse tipo de assunto.

O Ninja também era o maior streamer do mundo e ia para a Microsoft e os 15 milhões de subscritores iam atras dele... No final a MS perdeu vários milhões e só os fanaticos foram atrás dele para o Mixer... Resultado foi um grande prejuízo para a MS e encerraram o Mixer porque estavam com números bastante a baixo do esperado, cerca de 20% seguiram o Ninja para o Mixer.

As pessoas mudam de plataforma, quando querem mudar, não quando são forçadas. Como disse, apenas os malucos por COD vão mudar e muitos deles já estão no PC gaming por causa do pc master race com as consola. Os que jogam casualmente que é a grande maioria, nunca vai migrar por causa de se tornar exclussivo Xbox.

Se isto não obriga ninguém a mudar de consola além de meia dúzia de fanáticos do COD que ainda jogam na PS, não devia existir grande preocupação da Sony nem da autoridade da concorrência para aprovar o negócio.



.....
Estava a ir por uns números que Ansatsu meteu cá no fórum,mas agora é que vejo que são apenas do mobile. Contas de cabeça parece que ficou pago em 2020.



Mesmo que não tivesse pago, que estivesse só a metade, seria um negócio fabuloso. O sucesso das compras não está dependente de o valor retornar em 8 anos, mas sim dos lucros que gerou ao ano e do valor do ativo. Se a Majong desse um retorno de 5%, aliado ao ativo valer tanto ou mais que o valor da compra, seria já um negócio fabuloso.
 
Última edição:
Está difícil de perceberem o que ė o regulador de mercado, isto era como a Sony tirar o destiny da Xbox depois de vários users terem gastado dinheiro com ele in-game. Era justo?
 
Está difícil de perceberem o que ė o regulador de mercado, isto era como a Sony tirar o destiny da Xbox depois de vários users terem gastado dinheiro com ele in-game. Era justo?

O Destiny 2 não podem tirar, tal como a Microsoft não tirou o Minecraft, nem vai tirar os jogos que já existe contratos assinados relativos ao CoD, nem vai retirar os CoD's já existente na Playstation.

Mas consegues garantir e meter na mãos no fogo que a Sony vai lançar um Destiny 3 na Xbox?
 
Back
Topo