A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

E mais um desabafo, mas saber o quanto os Devs trabalharam a custa da saude no Cyberpunk para depois levar com death threat quando o jogo e adiado mais uma vez, faz me perder ainda mais fe na humanidade.

que tristeza de mundo em que vivemos.

Basta um otário para fazer uma fanbase ficar mal na fotografia,e de certeza que há pelo menos um doente capaz de esse tipo de atitude autodestrutiva(querer um jogo de forma ardente,mas depois não conseguir lidar com ser negado esse jogo e atacar de forma nojenta as pessoas que estão a fazer o jogo).

Uma andorinha não faz a Primavera, como se costuma dizer.
Os Devs da Cd Projekt sabem muito isso, e sabem que isso são minorias.

Já o disse anteriormente, o consumidor não está, nem tem de estar, sensibilizado para as condições de trabalho de um devs de um jogo. O consumidor quer o jogo cá fora porque a empresa que o desenvolve proclamou aos 4 ventos que o iria lançar na data X. Passou a data X e estamos no 3º adiamento.

São os próprios que têm de se "mexer" e em conjunto mandar as empresas à fava. Criem sindicatos, concelhos de trabalhadores, o que for. Queixarem-se e baixar as orelhas para continuar a ser explorado é receita para eternizar a questão.

O último paragrafo foi bom o primeiro nem por isso.
É verdade que as pessoas não tem de estar preocupadas, mas tem haver uma coisa chamada senso-comum.
O Mundo mudou, esta pandemia afectou tudo, e os jogos não são excepções, em circunstâncias normais, o jogo tinha saido quando oi mencionado, ou com algum ligeiro delay.
Mas estas não circunstâncias normais e as pessoas tem de entender isso.
 
O último paragrafo foi bom o primeiro nem por isso.
É verdade que as pessoas não tem de estar preocupadas, mas tem haver uma coisa chamada senso-comum.
O Mundo mudou, esta pandemia afectou tudo, e os jogos não são excepções, em circunstâncias normais, o jogo tinha saido quando oi mencionado, ou com algum ligeiro delay.
Mas estas não circunstâncias normais e as pessoas tem de entender isso.

O problema para os trabalhadores do meio não advém da pandemia. É algo que se arrasta há imenso tempo, tanto quanto sei.
Pois é, mas o que é do senso comum para mim não é para ti e para um terceiro é outra coisa qualquer. Ter as expectativas de que outros tomem medidas por algo que eu estou a sentir na pele enquanto trabalhador qualificado é totalmente irrealista. Os factos estão aí para comprovar, não é apenas na indústria dos videojogos que isso acontece.
 
O problema para os trabalhadores do meio não advém da pandemia. É algo que se arrasta há imenso tempo, tanto quanto sei.
Pois é, mas o que é do senso comum para mim não é para ti e para um terceiro é outra coisa qualquer. Ter as expectativas de que outros tomem medidas por algo que eu estou a sentir na pele enquanto trabalhador qualificado é totalmente irrealista. Os factos estão aí para comprovar, não é apenas na indústria dos videojogos que isso acontece.

É certo que a pandemia está a ter as costas largas e a ser usada como bode expiatório para justificar muitas coisas que já existiam antes.
Se estás a sofrer com isso, não é "vergonha" alguma pedires ajuda, há entidades para isso, e claro que a outra terá que ser feita por ti, se não te sentes bem onde estás, se isso está a mexer com a tua saúde, etc.
A opção é saires desse ambiente tóxico, claro que tenho noção que não é fácil, noutros tempos talvez fosse muito mais fácil.
Mas para mim ( lá está e isto vai de cada um) nenhum trabalho mesmo que pago a peso de ouro vale o sacrificio do nosso bem-estar.
 
Sei que alguns não gostam da Windows Central, mas era a fonte noticiosa que estava mais à mão. Têm as fontes nos artigos. De qualquer forma, deixo aqui os resumos.

EA posts Q2 results, EA Play has over 6.5 million subscribers
https://www.windowscentral.com/ea-posts-q2-2021-results

What you need to know
  • EA has shared its financial results for Q2 2021.
  • EA Play has passed 6.5 million subscribers.
  • EA is looking to launch an EA Originals title and a "remastered" game in the coming months.


NBA 2K20 and 2K21 sales lead Take-Two Interactive's Q2 earnings
https://www.windowscentral.com/nba-2k20-and-2k21-sales-lead-take-two-interactives-q2-earnings

What you need to know
  • Take-Two Interactive has reported is Q2 financial results for fiscal year 2021.
  • The company now expects to make $3 billion by the end of the year.
  • Digital sales grew 14% for the quarter to $791.7 million, accounting for 83% of sales.

«Gimme that DLC money!»


The Nintendo Switch still keeps selling well
https://www.theverge.com/2020/11/5/21550621/nintendo-earnings-q2-2020-switch-sales

Nintendo shipped 6.86 million Switch consoles between July and September, increasing its numbers by more than 40 percent year-on-year and reaching 68.3 million units sold since its launch in 2017. That’s impressive growth for the company, since this quarter last year was a strong one — it saw the launch of the cheaper Switch Lite variant, boosting Nintendo’s shipments by more than 50 percent on 2018.


Dontnod moves to self-publishing, currently developing six games
https://www.windowscentral.com/dontnod-self-publishing-currently-developing-six-games

What you need to know
  • Dontnod is a studio known for working on interactive dramas.
  • Dontnod recently announced the opening of a new studio in Montreal.
  • Moving forward, the company is aiming to self-publish more games.
  • Dontnod is currently developing six different games, four of which are being self-published.

Esta decisão parece-me que os afasta de uma anterior possível falada aquisição por parte da MS.

Take-Two Interactive is looking to acquire Codemasters for $973 million
https://www.windowscentral.com/take-two-interactive-looking-acquire-codemasters-973-million

What you need to know
  • Take-Two Interactive is a major publisher of titles like 2K Games and Rockstar Games.
  • Codemasters is a U.K. developer and publisher known for racing titles like the Dirt franchise.
  • Take-Two Interactive is looking to acquire Codemasters for $973 million.
  • A full offer has to be made by December 4, 2020.


Square Enix announces game delays due to COVID during earnings report
https://www.windowscentral.com/square-enix-announces-delays-due-covid-during-earnings-report

What you need to know
  • Square Enix has reported its financial results for the past six months.
  • The company noted that the pandemic has impacted the development cycle of upcoming games.
  • As a result, some of these titles are being delayed into fiscal year 2022 or 2023 — or beyond.
 
Última edição pelo moderador:
https://www.videogameschronicle.com...-and-expects-sale-to-complete-early-next-year

Codemasters has reached a formal agreement with Take-Two on the terms of its sale, in a cash and shares offer which values the UK-based racing game firm at around £750m ($980m).

In a statement published on Tuesday, Take-Two CEO Strauss Zelnick said he believed that Codemasters’ racing games line-up would fit well within its own roster of sports games.

“With a leading position in sports gaming, the Board of Codemasters firmly believes the Company will benefit from Take-Two’s broad capabilities which will help propel the long term success of Codemasters,” he said.

Codemasters has reached agreement with Take-Two and expects sale to complete early next year
 
Situacao em Ubisoft Montreal onde 10 empregados do estudio estao a ser feito refens por alguem ou um grupo de pessoas ( ainda nao se sabe). Estamos a receber poucas informacoes em interno mas um amigo meu que mora ao pe do trabalho nao tem direito sair da casa e a estrada esta repleta de policias a volta do predio. A cruzar os dedos que tudo acaba bem.

https://www.tvanouvelles.ca/2020/11/13/important-operation-policiere-pres-dubisoft

Felizmente foi falso alarme.
 
Dava uma bela discussão.


Essa nova geracao cresceu com os jogos a sairem em formato digital e infelizmente nao entende a poder de compra que se poderia vir a perder se todos os jogos viessem a sserem digital. A steam pelo menos da a oportunidade aos devs de escolhere se querem que o jogo deles seja protegido pelo DRM da steam ou nao, e portanto temos alguns jogos Steam que estao DRM free, mas seja como for naenhuma plataforma a meu ver e melhor que o GoG em relacao a isso. Tu compras o jogo e tens o direito de fazer seja o que for com ele. podes fazer download do mesmo, gravar num disco ou num cartao SSD, empresatar a outra pessoa ( como eu ultimamente com o ghostrunner para um colega de trabalho).

Indo ainda mais longe, os jogos PC acabaram por nunca serem realmente assim tao bom como os jogos consolas. Os meus jogos consolas funcionam melhor hoje que os meus jogos PC em caixa sejam eles jogados nas plataformas originais ou emulado no meu PC. Conseguir jogar a versao PC do meu Splinter cell Chaos Theory por exemplo... a minha copia PC nao funciona desde o windows 7.... ja com emulador PS2, esta a bombar em 4k todo lindo 120 fps, no problemo.
 
A industria move se de acordo com o mercado e os interesses do mesmo, hoje em dia todos queremos ter tudo disponível na hora e quando queremos. Isto está mais intrínseco nas novas gerações mas facilmente tem aliciado os mais velhos, exemplos disso são os serviços de streaming de música e filmes/series.
Há uns dias atrás li comentários sobre o estado do futebol e como as novas gerações já não ligam tanto ao futebol e mais à tecnologia e afins, sendo que o mais provável é daqui a uns 30 anos os e-sports terem a maioria dos adeptos.
Quero com isto dizer que irão sempre existir problemas pontuais, mas não me parece que venha a ser generalizado a perda de acesso aos conteúdos, ainda para mais com o futuro a serem serviços de streaming, se queres ter acesso ao jogo terás de pagar a mensalidade, eles terão todo o interesse em ter bibliotecas grandes e com o maior número de títulos. Quando for possível jogar em streaming a 100% com a qualidade similar à de instalar o jogo na consola, quem irá querer comprar DVDs e consolas/pc e perder tempo a instalar, trocar de disco para mudar de jogo... ou seja, vão ser os gamers a ditar o fim do DVD como mainstream.
 
Indo ainda mais longe, os jogos PC acabaram por nunca serem realmente assim tao bom como os jogos consolas. Os meus jogos consolas funcionam melhor hoje que os meus jogos PC em caixa sejam eles jogados nas plataformas originais ou emulado no meu PC. Conseguir jogar a versao PC do meu Splinter cell Chaos Theory por exemplo... a minha copia PC nao funciona desde o windows 7.... ja com emulador PS2, esta a bombar em 4k todo lindo 120 fps, no problemo.

Provavelmente, o jogo não funciona por culpa do Windows.
Não do jogo em si.
É que eu também tenho jogos da PS3 que colocados na PS4 não dão.
 
Provavelmente, o jogo não funciona por culpa do Windows.
Não do jogo em si.
É que eu também tenho jogos da PS3 que colocados na PS4 não dão.

Claro, mas o meu ponto nao era esse. O problema sendo do windows ou nao, a versao consola devido a constante actualizacao do emulador em relacao ao OS permite-me jogar melhor do que o jogo versao PC no PC, o que de forma intrisecta torna a versao de um jogo PC inferior aos das consolas mesmo sendo jogado no PC ( o que acaba por ser um bocado ironico ) Resultado, compro sempre que posso a versao consola fisica de um jogo se este estiver disponivel, porque sei o quao future proof esta em relacao a versao PC.
 
Eu acho que o problema é mais como diz no titulo do vídeo, neste momento não somos 100% donos dos nossos jogos. Quem me diz a mim que de um dia para o outro os meus mais de 400 jogos da Steam com as centenas de euros que gastei lá, não posso ficar sem eles? Sim, é possivel recuperar a conta se me a roubarem ou se por acaso me banirem por alguma razão, mas no fundo só vai ao encontro que somos reféns de clientes atrás de clientes. E aquilo que é meu por direito pode simplesmente desaparecer por não ter a sorte de a ter de volta.

Os tempos simples de comprar um jogo que vinha com o dito CD/DVD, a devida key e era só instalar já lá vão. Mesmo que se compre agora o jogo físico vai ser sempre preciso o cliente x, y ou z. E por mim falo que já nem me recordo a última vez que comprei um jogo no formato físico tenho que admitir.
 
@PanterA Mesmo com as versões físicas tinhas geralmente DRM nos discos, fosse através de simples CD-Keys, CD checks (disco presente na drive), através de protecções anti-cópia (umas mais eficazes que outras, e de tal forma entranhadas no código do jogo), etc. Até nos velhinhos jogos para DOS e afins tinhas "DRM" quando te era exigido consultar o manual do jogo para ir pescar aleatoriamente uma palavra X numa página Y para prosseguires no jogo, coisa que ficou obsoleta com a massificação das fotocópias, scanners, PCs domésticos e internet (partilha de ficheiros). Mesmo no físico quase sempre estivemos presos a DRM e a alguma forma de licença.

Pensar que uma cópia física é realmente nossa também é de certa forma uma falácia. É para todos os efeitos uma licença. A única coisa que realmente possuímos é a componente física do disco em si (e manuais, caixas, etc), porque o seu conteúdo é, e sempre foi digital, mesmo nos cartuchos, e sempre foi software licenciado. Os videojogos nunca foram diferentes neste aspecto de todo o outro tipo de software. Pode-se não concordar, mas é a realidade.

E da mesma forma que um ban ou hack de conta pode implicar perda da nossa biblioteca digital, o mesmo pode acontecer a uma colecção física com um incêndio ou roubo. Outro exemplo: perda de conteúdo digital devido a corrupção de ficheiros? Disc rot num jogo físico é comparável. E por aí fora... De resto, é tema mais pertinente para o tópico físico vs. digital já existente.

Dito isto, e quanto ao vídeo em si, só vem reforçar o que sempre disse, porque sempre fui seu utilizador: a preservação dos videojogos está maioritariamente encarregue à pirataria e a quem a pratica, seja a fonte ou o consumidor final. Não é incomum ter-se drives de vários Terabytes com scene releases ou P2P releases armazenadas pelo simples propósito de arquivo, coisa que muitas vezes nem as próprias editoras fazem do seu próprio trabalho. É em geral mais fácil arranjar uma cópia digital crackada ou dump 1:1 de um jogo de há 20 ou 30 anos atrás, do que a sua cópia física, especialmente se for um jogo raro devido a pouca tiragem, ou outro motivo. Jogos que já deviam ser abandonware, shareware, etc, mas que as editoras fazem questão de os reciclar e monetizar constantemente.

Ao longo dos anos ficou mais que provado que a pirataria não é o bicho papão que muitas vezes se apregoa, que por diversas vezes as próprias editoras recorreram à mesma para seu proveito próprio (Steam releases com origem em versões crackadas, é um exemplo), e a própria GOG já recorreu a cracks de scene releases para remover DRM de jogos, porque as editoras não possuíam ou backup do seu trabalho ou outra cópia para além da final e retail.

Não me surpreende a quantidade de vezes que os scene groups são referidos nesse vídeo. Pirataria de videojogos sempre existiu desde os anos 70/80 e a indústria nunca fez tanto dinheiro. As práticas essas, continuam iguais ou piores dado a massificação e popularização dos videojogos. E se as consolas sempre tiveram de certa forma uma carta branca ou uma aplicação muito mais ligeira de DRM, mesmo nas consolas o controlo está muito mais apertado, seja no digital ou no físico (DRM always online mesmo em jogos SP).

Indo ainda mais longe, os jogos PC acabaram por nunca serem realmente assim tao bom como os jogos consolas. Os meus jogos consolas funcionam melhor hoje que os meus jogos PC em caixa sejam eles jogados nas plataformas originais ou emulado no meu PC. Conseguir jogar a versao PC do meu Splinter cell Chaos Theory por exemplo... a minha copia PC nao funciona desde o windows 7.... ja com emulador PS2, esta a bombar em 4k todo lindo 120 fps, no problemo.

Isso talvez se deva à mudança de paradigma que se assistiu a determinada altura na indústria de videojogos. Lembro-me que de forma geral no final dos anos 90 e na primeira década de 2000, os videojogos cross-platform eram feitos com o PC em mente em primeiro lugar, e depois os ports eram feitos para consola. De há muitos anos para cá, que os jogos são feitos para consola primeiramente, e é o PC a levar com um port em cima, maioria das vezes mal optimizado. A Rockstar foi quem começou ou pelo menos popularizou esta prática assumidamente.
 
Última edição:
Mas isso foi precisamente o que disso. Antes a DRM que tinhas era apenas e só a key que vinha no manual do jogo, e estava pronto a jogar. Não precisavas de nenhum cliente todo xpto para o correres ou se quisermos ser picuinhas uma ligação á Internet. Quer dizer, havia aqueles jogos que te pediam que tivesses o CD/DVD na drive para o arrancares, mas não mais que isso.

Claro que se entramos em situações de probabilidade e hipotéticas, os meus 400 jogos que podiam ser físicos podem ser roubados ou queimados num incêndio verdade, mas isso já é extrapolar para uma dimensão um pouco irrealista. È muito mais provável eu perder os meus 400 jogos digitais na Steam amanha, que os perder num roubo ou incêndio. Pode acontecer? Claro, mas nesta comparação parece algo entre a estrada da beira e a beira da estrada.

Aqui a questão é que neste momento ninguém me dá garantias que aquilo que investi na steam desde 2004 não possa desaparecer do dia para a noite, sem que consiga fazer nada.
 
Back
Topo