A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Vai? Mas onde é que viste isso escrito?
Por não existir nenhuma garantua escrita disso é que a Sony se pronunciou sobre o assunto.
O Phill é muito mentiroso, obviamente que a palavra do homem não conta para nada e num negócios destes isto tem que ficar tudo escrito num contrato como é óbvio.

Lol, como se na Sony fossem todos confiáveis. Na Sony até aos clientes mentiram. A MS e o Phil só terão que assinar algo se o regulador achar que é condição essencial para o negócio passar, se não achar a Sony tem que rezar para que a MS cumpra a palavra.
 
LOL. Andam várias empresas, incluindo a Sony, MS, Ubisoft, EA, etc, etc, a mais de 20 anos a tentar criar um novo FPS que destrone o COD e não conseguem. A MS compra o COD, a Sony tem 6 anos, é mais do que suficiente. LOL

No Halo Infinite a MS gastou cerca de 6 anos e cerca de 500 Milhões (rumores dentro da indústria), Nem precisamos dizer o que se passou.... Mas é fácil e tempo mais do que suficiente.

Enquanto não perceberem que não é o COD que está em equação, mas sim o precedente que vai abrir, é escusado dizer qualquer coisa.

Se essa compra for aprovada, com os moldes que a MS quiser, não dou 6 meses para a EA, Ubisoft e Take 2 serem compradas pela Amazon, google e outras grande companhias.

Então não se consegue inovar não se faz né?
Isso aliás é o grande mal da Sony atual em alguns estúdios, anda a lançar Remakes e Remastereds porque ao menos esses são certos que vão ter boas notas e vender bem, não vá criarem coisas novas e mal avialidade, e o seu estatuto vem por aí a baixo.

É tudo muito relativo e eu falei em qualidade não em públicos, já tivemos BF's melhores que COD e não vendeu mais. Mas então do que serve ter tantas consolas vendidas que se lançarem 1 FPS de qualidade não vai vender de jeito? E não falo em Killzone's e Resistances etc que isso está longe de Cod, BF, etc.


E não são só 6 anos, são mais 6 anos. Se a Sony se encostou à sobra sem ter FPS próprio à espera da maminha do CoD são os únicos culpados.


Halo Infinite foi um produto mal gerido desde início, que só agora levou à revisão da sua gestão. Foi um deixar andar completo, que diria que é a não repetir na MS e em qualquer empresa de jogos.
Perdem tempo os estúdios e os consumidores, à espera anos por algo que não cumpre.
Mas atenção que até acho um bom produto, não estão é a conseguir alimentar para estar sempre no ativo.
 
E qual é o mal se isso acontecer?
Sabes o que significa monopólio?

Qual o mal?! Se quiseres jogar COD, tens de comprar uma Xbox, Se quiseres jogar FIFA tens de comprar um Playstation, se quiseres jogar GTA tens de comprar uma Nintendo, Se quiseres jogar Far Cry tens de aderir a Amazon, etc, etc... Isso pode muito bem chegar a esse ponto se abrirem precedentes.

Se achas que isso é bom para o consumidor, nem digo mais nada!

Então não se consegue inovar não se faz né?
Isso aliás é o grande mal da Sony atual em alguns estúdios, anda a lançar Remakes e Remastereds porque ao menos esses são certos que vão ter boas notas e vender bem, não vá criarem coisas novas e mal avialidade, e o seu estatuto vem por aí a baixo.

LOL... Se me mostrares uma empresa nos últimos 30 anos que tem lançado mais novas IP´s de sucesso e variadas do que a Sony...
A Sony se dá ao luxo de ter várias ips de sucesso em stand by por não ter recursos suficientes para voltar a pegar nelas e não as entrega a qualquer estúdio um para estragar o que já foi feito. Se queres criticar a Sony, estas a vontade, mas falta de inovação nos jogos não foi de certeza. Remaster e remakes... Qual a empresa que não faz? Só compra quem quer, que em regra geral, até são estúdio de apoio que os fazem.

A Sony pouco a pouco e com pequenos estúdios conseguiu construir um império em termos de IP, tem mérito e qualquer produtora tem inveja de a Sony ter feito isso, que os maiores estúdios internos já vem da década de 90 ou inicio dos anos 2000. A MS tenta replicar desde os anos 2000, conseguiu chegar perto no final da geração 360, mas não se sabe como, arrebentaram com aquilo tudo e agora tiveram de fazer uma compra de 70 Mil Milhões para remediar...

Se achas que o caminho melhor para os consumidores... Eu não acho.
 
Última edição:
Qual o mal?! Se quiseres jogar COD, tens de comprar uma Xbox, Se quiseres jogar FIFA tens de comprar um Playstation, se quiseres jogar GTA tens de comprar uma Nintendo, Se quiseres jogar Far Cay tens de aderir a Amazon, etc, etc... Isso pode muito bem chegar a esse ponto se abrirem precedentes.

Se achas que isso é bom para o consumidor, nem digo mais nada!



LOL... Se me mostrares uma empresa nos últimos 30 anos que tem lançado mais novas IP´s de sucesso e variadas do que a Sony...
A Sony se dá ao luxo de ter várias ips de sucesso em stand by por não ter recursos suficientes para voltar a pegar nelas e não as entrega a qualquer estúdio um para estragar o que já foi feito. Se queres criticar a Sony, estas a vontade, mas falta de inovação nos jogos não foi de certeza. Remaster e remakes... Qual a empresa que não faz? Só compra quem quer, que em regra geral, até são estúdio de apoio que os fazem.

A Sony pouco a pouco e com pequenos estúdios conseguiu construir um império em termos de IP, tem mérito e qualquer produtora tem inveja de a Sony ter feito isso, que os maiores estúdios internos já vem da década de 90 ou inicio dos anos 2000. A MS tenta replicar desde os anos 2000, conseguiu chegar perto no final da geração 360, mas não se sabe como, arrebentaram com aquilo tudo e agora tiveram de fazer uma compra de 70 Mil Milhões para remediar...

Se achas que o caminho melhor para os consumidores... Eu não acho.
Já não é assim? Se quiser jogar Halo tenho que comprar Xbox, se quiser jogar Pokémon Nintendo, se quiser TLOUS Playstation. Os serviços também são assim, cada uns tem /, compram os seus conteúdos.
Ninguém está probido de comprar todas as consolas logo as franquias não ficam inacessíveis.
 
Qual o mal?! Se quiseres jogar COD, tens de comprar uma Xbox, Se quiseres jogar FIFA tens de comprar um Playstation, se quiseres jogar GTA tens de comprar uma Nintendo, Se quiseres jogar Far Cay tens de aderir a Amazon, etc, etc... Isso pode muito bem chegar a esse ponto se abrirem precedentes.
E isto já não acontece?

Das duas uma, ou as pessoas têm dinheiro ou têm de fazer escolhas, simples.
O Horizon Zero Dawn está no meu top 3 de jogos favoritos. Eu como não sou rico, não posso ter as duas consolas, ao optar pela xbox sabia que só iria poder jogar o Forbidden West daqui a uns anos.
Quem diz o FW, diz o TLoU part 2, o Stray....

Também gostava de jogar o Mário ou o Zelda, mas para isso tenho de comprar uma Nintendo.

Como vês, isso que referes já acontece atualmente.
De qualquer das formas, não acredito que a compra da MS despolete esse cenário extremista que estás a fazer.
 
Mas também digamos, se a Sony é tão aplaudida pelos seus exclusivos, em 6 anos não têm tempo para desenvolver um FPS que rivalize com o CoD? Não é fácil atingir logo o patamar de jogadores, mas a qualidade não é nada por aí além.

Façam um Reboot ao Socom agora em FPS, pena é que já tenham fechado alguns estúdios que podiam ajudar como a Zipper.

Supostamente para aí 10 jogos live service para começar a sair até 2025.

Não é arte, é o futuro... A 40 anos atrás a Volkswagen era dona apenas da Volkswagen, hoje é dona da Audi, Seat, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, MAN, Scania, Navistar, ItalDesign, etc, etc. Isso sem contar as centenas de empresas nacionais que tem espalhadas pelo mundo e as que desapareceram, mas os ativos pertencem a VW.



LOL. Andam várias empresas, incluindo a Sony, MS, Ubisoft, EA, etc, etc, a mais de 20 anos a tentar criar um novo FPS que destrone o COD e não conseguem. A MS compra o COD, a Sony tem 6 anos, é mais do que suficiente. LOL

No Halo Infinite a MS gastou cerca de 6 anos e cerca de 500 Milhões (rumores dentro da indústria), Nem precisamos dizer o que se passou.... Mas é fácil e tempo mais do que suficiente.

Enquanto não perceberem que não é o COD que está em equação, mas sim o precedente que vai abrir, é escusado dizer qualquer coisa.

Se essa compra for aprovada, com os moldes que a MS quiser, não dou 6 meses para a EA, Ubisoft e Take 2 serem compradas pela Amazon, google e outras grande companhias.

Google não é uma ameaça,Apple idem aspas. Amazon talvez.
Maiores ameaças no futuro seria uma Sony começar a consolidar no Japão(algo que aposto que alguns aqui que estão tão preocupados com a Activision se calhar até até apoiavam) ,MS continuar a consolidar nos States e Europa. Mais provável é mas é a Embracer e Tencent continuarem a compras estúdios e editoras pequenas/médias e a MS deixar de comprar editoras quotadas em bolsa e comprar estúdios apenas para passar entre os pingos da chuva.

Qual o mal?! Se quiseres jogar COD, tens de comprar uma Xbox, Se quiseres jogar FIFA tens de comprar um Playstation, se quiseres jogar GTA tens de comprar uma Nintendo, Se quiseres jogar Far Cay tens de aderir a Amazon, etc, etc... Isso pode muito bem chegar a esse ponto se abrirem precedentes.

Se achas que isso é bom para o consumidor, nem digo mais nada!



LOL... Se me mostrares uma empresa nos últimos 30 anos que tem lançado mais novas IP´s de sucesso e variadas do que a Sony...

A Sony se dá ao luxo de ter várias ips de sucesso em stand by por não ter recursos suficientes para voltar a pegar nelas e não as entrega a qualquer estúdio um para estragar o que já foi feito. Se queres criticar a Sony, estas a vontade, mas falta de inovação nos jogos não foi de certeza. Remaster e remakes... Qual a empresa que não faz? Só compra quem quer, que em regra geral, até são estúdio de apoio que os fazem.

A Sony pouco a pouco e com pequenos estúdios conseguiu construir um império em termos de IP, tem mérito e qualquer produtora tem inveja de a Sony ter feito isso, que os maiores estúdios internos já vem da década de 90 ou inicio dos anos 2000. A MS tenta replicar desde os anos 2000, conseguiu chegar perto no final da geração 360, mas não se sabe como, arrebentaram com aquilo tudo e agora tiveram de fazer uma compra de 70 Mil Milhões para remediar...

Se achas que o caminho melhor para os consumidores... Eu não acho.

É a lei do mercado,e infelizmente o streaming(vídeo ou música) já nos mostrou que o futuro é segmentado.

Tudo o que for uma editora que tem de viver de jogos apenas,em vez de uma divisão de gaming de uma empresa multifacetada?
Em que universo é que vives para vir com essa pérola? Se assim fosse,a Sony tinha comprado exclusividades temporárias ao longo dos anos para quê? O que tinham chegava,não precisavam de nada externo.


Tu deves ser um daqueles que dizia que a Disney é um underdog por causa de ter poucos estúdios que metem poucos filmes cá fora. Quem ouvir até pensa que a Sony não joga com as mesma armas da Xbox e Nintendo até recentemente(2020).
A MS está no processo de gastar 77 mil milhões,mas não é para ser a Sony. É para ser a Netflix. Drops constantes de conteúdo a um ritmo acima do normal da indústria em questão.

Ah,o melhor periodo da 360 foi 2005-2010. Depois de 2010 consolidaram o first party com Gears/Halo/Forza+ Kinect. Antes disso eles apostaram em inúmeros novos IPs de vários géneros.
 
Já não é assim? Se quiser jogar Halo tenho que comprar Xbox, se quiser jogar Pokémon Nintendo, se quiser TLOUS Playstation. Os serviços também são assim, cada uns tem /, compram os seus conteúdos.
Ninguém está probido de comprar todas as consolas logo as franquias não ficam inacessíveis.

E isto já não acontece?

Das duas uma, ou as pessoas têm dinheiro ou têm de fazer escolhas, simples.
O Horizon Zero Dawn está no meu top 3 de jogos favoritos. Eu como não sou rico, não posso ter as duas consolas, ao optar pela xbox sabia que só iria poder jogar o Forbidden West daqui a uns anos.
Quem diz o FW, diz o TLoU part 2, o Stray....

Também gostava de jogar o Mário ou o Zelda, mas para isso tenho de comprar uma Nintendo.

Como vês, isso que referes já acontece atualmente.
De qualquer das formas, não acredito que a compra da MS despolete esse cenário extremista que estás a fazer.

Estão mesmo a comparar ips criadas do zero com a situação do COD? Se assim é nem vale a pena discutir nada, pois com esse tipo de argumentos, é escusado.
 
Estão mesmo a comparar ips criadas do zero com a situação do COD? Se assim é nem vale a pena discutir nada, pois com esse tipo de argumentos, é escusado.
Não, não estou a comparar IP's.
Estava a dizer-te que aquilo que escreveste (de querer jogar x ter de comprar consola y) já acontece atualmente.
 
LOL... Se me mostrares uma empresa nos últimos 30 anos que tem lançado mais novas IP´s de sucesso e variadas do que a Sony...
A Sony se dá ao luxo de ter várias ips de sucesso em stand by por não ter recursos suficientes para voltar a pegar nelas e não as entrega a qualquer estúdio um para estragar o que já foi feito. Se queres criticar a Sony, estas a vontade, mas falta de inovação nos jogos não foi de certeza. Remaster e remakes... Qual a empresa que não faz? Só compra quem quer, que em regra geral, até são estúdio de apoio que os fazem.

A Sony pouco a pouco e com pequenos estúdios conseguiu construir um império em termos de IP, tem mérito e qualquer produtora tem inveja de a Sony ter feito isso, que os maiores estúdios internos já vem da década de 90 ou inicio dos anos 2000. A MS tenta replicar desde os anos 2000, conseguiu chegar perto no final da geração 360, mas não se sabe como, arrebentaram com aquilo tudo e agora tiveram de fazer uma compra de 70 Mil Milhões para remediar...

Se achas que o caminho melhor para os consumidores... Eu não acho.
Metes sempre LOL porque? Está a ver o Fernando Rocha?

A Sony não tem recursos porque? Quantos estúdios já rebentou com eles, fechando ou despachando?
Porque não abriu mais ou aumentou dimensão dos seus atuais? Lucro máximo tudo para o bolso. E rebentar bastante em Marketing e mais recentemente em jogadas anti concorrenciais, como pagar para jogos não chegarem ao Gamepass e nem os oferece no seu serviço, paga só para bloquear. Dinheiro bem empregue realmente.

A MS com a 360 abanou bastante o mercado, mas a sua gestão ruinosa no lançamento da One quase acabou com a Xbox. E neste momento estão a tentar ir a trás do prejuízo, tendo bastante jogos em desenvolvimento sendo muitos IP's novos, que não se fazem de um dia para o outro. E a MS não está só a comprar estúdios, alguns já duplicaram os recursos, algo que não se vê mas faz diferença.
Mas isso também já aconteceu à Nintendo ou mesmo à SEGA que passou sou a ser só developer.

Aliás não sei se o futuro da Sony não será mesmo esse, ser unicamente developer. Quando o mercado tender para a Cloud a Sony não tem qualquer hipótese, aliás comprou a OnLive para ficar com a tecnologia dela e depois fechar portas. Serviço excelente, mas veio uma empresa grande chamada Sony comprar a empresa só para a fechar, quem era utilizador do OnLive como eu era, sem duvida que ficou a ganhar.

É bom dizer que a MS a comprar afeta o mercado, mas a Sony já não afeta e já não afetou no passado, desde o fecho de empresas, exclusividades manhosas, entre outros fatores.

As empresas são todas cifrões.
 
Estão mesmo a comparar ips criadas do zero com a situação do COD? Se assim é nem vale a pena discutir nada, pois com esse tipo de argumentos, é escusado.
É exactamente a mesma coisa. A única diferença é que originalmente um desses IPs era multiplataforma e há agora a possibilidade de deixar de ser, de resto em termos de limitações de exclusividade vai dar ao mesmo: queres jogar um jogo exclusivo? Compra a plataforma que o tem.

A Sony quer ter o bolo e comê-lo e o papel de vítima fica-lhe mal, até porque não é famosa por abrir mão dos seus exclusivos, muito pelo contrário.
As leis do mercado funcionam para os dois lados, não pode ser quando dá jeito.
 
A parte mais interessante desta conversa é que aposto que essa argumentação não foi/nao seria aplicada no Spider-Man/um futuro Sunset Overdrive exclusivo. Aí a Sony não tem obrigação nenhuma de manter jogos em outras plataformas.
 
Olha, seria uma prova de boa-fé (yeah, right) se disponibilizassem esses dois IPs, bem como o HZD para outras plataformas. E quem diz estes diz outros.

Como utilizador de Xbox e PC ficaria todo contente, até porque não faz sentido (para mim) andar a comprar várias consolas para poder ter acesso a jogos específicos. E de certeza que haverá malta com PS que certamente gostaria de ter acesso a alguns IPs da Xbox.

Mas isto sou eu, que sou claramente contra a treta da exclusividade, que só serve as empresas e não os consumidores.
Não há nem uma vantagem para estes últimos em terem jogos exclusivos, sobretudo se tiverem MP.
 
Só para dizer que um COD exclusivo tem impacto, mas há alternativas. Agora uma EASports, especialmente um FIFA exclusivo, ia ter percussões de tamanhos bombásticos. Ai é que era logo chumbado a venda. Se há grupo que dificilmente será comprado, a não ser que digam logo que o FIFA é para todos, é a EA com Fifa.
 
Na vossa cabeça é tudo igual, na minha não... Cada empresa tem o mérito de explorar o que criou. Se acham que o risco de criar uma IP do zero não deve ser recompensado, é problema vosso.

Alguma vez a Sony reclamou por não ter o Halo, Forza, Gears, Zelda, Mario, etc, etc na Playstation? Mais coerência sff...

Estamos perante uma situação nunca vista no mundo dos jogos e por coincidência, apenas o pessoal mais ligado a Xbox é que aprova a atitude em tornar o COD exclusivo. Parece que tem uma cegueira em dizer aos 4 mundos que são os lideres nas consolas a qualquer custo. LOL

Um IP multiplataforma a 20 anos, que por coincidência nas consolas até foi no lado da Playstation que teve mais vendas e jogadores, com dezenas de lançamentos e milhares de milhões de cópias vendidas se torne exclusivos, eu não acho correto porque milhões de usuários sempre jogaram esse jogo em determinada plataforma. Sou contra esse tipo de atitudes. Se não conseguem perceber esse ponto de vista tão simples, não posso fazer nada!

O mais engraçado é que continuam a distorcer factos para a vossa narrativa ter alguma lógica. Já falam em Spider Man, Horizon Zero Down, TLoU, etc, etc... Mais coerência sff... Quando querem justificar esse tipo de aquisições a colocar em exemplo a Insomniac, não precisa dizer mais nada.

@Sacripanta Não é por dizeres que é exatamente a mesma coisa, que vai ser... Todos sabemos que não é a mesma coisa e nem tem comparação possível.
 
Só para dizer que um COD exclusivo tem impacto, mas há alternativas. Agora uma EASports, especialmente um FIFA exclusivo, ia ter percussões de tamanhos bombásticos. Ai é que era logo chumbado a venda. Se há grupo que dificilmente será comprado, a não ser que digam logo que o FIFA é para todos, é a EA com Fifa.

FIFA acha que vai conseguir impingir a licença do FIFA a outra empresa e existe o E-Football. Não é assim tão simples.
Acho que pior é o Madden.


Na vossa cabeça é tudo igual, na minha não... Cada empresa tem o mérito de explorar o que criou. Se acham que o risco de criar uma IP do zero não deve ser recompensado, é problema vosso.

Alguma vez a Sony reclamou por não ter o Halo, Forza, Gears, Zelda, Mario, etc, etc na Playstation? Mais coerência sff...

Estamos perante uma situação nunca vista no mundo dos jogos e por coincidência, apenas o pessoal mais ligado a Xbox é que aprova a atitude em tornar o COD exclusivo. Parece que tem uma cegueira em dizer aos 4 mundos que são os lideres nas consolas a qualquer custo. LOL

Um IP multiplataforma a 20 anos, que por coincidência nas consolas até foi no lado da Playstation que teve mais vendas e jogadores, com dezenas de lançamentos e milhares de milhões de cópias vendidas se torne exclusivos, eu não acho correto porque milhões de usuários sempre jogaram esse jogo em determinada plataforma. Sou contra esse tipo de atitudes. Se não conseguem perceber esse ponto de vista tão simples, não posso fazer nada!

O mais engraçado é que continuam a distorcer factos para a vossa narrativa ter alguma lógica. Já falam em Spider Man, Horizon Zero Down, TLoU, etc, etc... Mais coerência sff... Quando querem justificar esse tipo de aquisições a colocar em exemplo a Insomniac, não precisa dizer mais nada.

@Sacripanta Não é por dizeres que é exatamente a mesma coisa, que vai ser... Todos sabemos que não é a mesma coisa e nem tem comparação possível.

O jogo tornou-se aquilo que é com a colagem à Xbox do MW2 à nova geração(a anterior).
E o COD tem de ter um attach rate maior na Xbox,como já te mostramos os numeros do lucro que as diferentes empresas dão à Activision. É que 15/17% vs 11/12% quando se tem o dobro das consolas e a MS ainda está em período de expansão na cloud...
 
Na vossa cabeça é tudo igual, na minha não... Cada empresa tem o mérito de explorar o que criou. Se acham que o risco de criar uma IP do zero não deve ser recompensado, é problema vosso.
Parece-me mais ser problema teu que nosso.
Lá por "criarem" uma coisa não quer dizer que não a possam partilhar, e o inverso é também verdade.

Ainda não li aqui nenhum facto destorcido, estou a ler, sim, uma tendência em rejeitar argumentos simplesmente porque eles colocam em causa o que defendes. "lol".

Um IP multiplataforma a 20 anos, que por coincidência nas consolas até foi no lado da Playstation que teve mais vendas e jogadores, com dezenas de lançamentos e milhares de milhões de cópias vendidas se torne exclusivos, eu não acho correto porque milhões de usuários sempre jogaram esse jogo em determinada plataforma.
Já eu não acho correcto que uns "milhões de usuários" tenham acesso exclusivo a algo só porque é rentável àquela companhia e que fiquem indiferentes aos restantes "milhões de usuários" que não têm acesso mas depois ficam chateados quando POSSIVELMENTE a situação lhes possa acontecer a eles com um jogo que sempre deram como certo na sua plataforma de eleição.

O "ah, mas sempre tivemos acesso" não conta para muito no que diz respeito ao mercado. O produto muda de dono, este deve ter direito a decidir a quem o quer disponibilizar. É o mal dos exclusivos: deixam sempre "milhões de usuários" de fora.

Todos sabemos que não é a mesma coisa e nem tem comparação possível.
Na TUA opinião, porque não TE dá jeito.

É como dizes: "mais coerência, s.f.f." ao que EU acrescento "e menos egoísmo". A comunidade gamer multiplataforma decerto agradece.

Concordemos em discordar.
 
Back
Topo