A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

@Rcouto esse argumento também não desempata esta discussão visto que a Sony gasta muito dinheiro a remover conteúdo da Xbox. :D

Edit: para trazer alguns factos sobre o assunto só no arranque da geração a Sony comprou direitos do DeathLoop, Ghostwire Tokyo e queriam segurar também o Starfield, tudo jogos do mesmo publisher.
 
Podias ter escrito só isto. É "idiota" porque não te convém. Ou "só não vê quem não quer" o que não te dá jeito à argumentação.

Não percebes (ou melhor: não queres perceber) que o que está em causa é uma não ter que pedir licença à outra para gerir os seus negócios, ainda que uma delas evoque "o bem comum" para impedir a hipotética prática de exclusividade que de que se vem aproveitando há anos.

Criou IPs do zero? E então? Confere-lhe poderes de decisão sobre as casas alheias, queres ver?
Sobre a competência (ou falta dela) da MS, em que é que isso afecta a discussão em curso, para além da óbvia provocação?

Mas quem é que tem que desculpar a compra do que quer que seja? A MS ou a Nintendo precisam da benção da Sony para alguma coisa? Isso faz algum sentido? É que se for para entrar na fantasia, teremos a malta do PC a exigir compensação pelos anos que esperaram pelo acesso a jogos exclusivos que lhes foram negados e que lhes são atirados a conta-gotas quando a Sony bem entende.


Não discuto isso, apenas o direito em gastar onde quer e por e dispor daquilo que comprar, tal como fazem os queixosos.

Relembrando: eu sou contra exclusivos, sejam eles de quem forem (mas compreendo a sua função).

Eu acho que existe uma diferença entre "criar valor" ou "comprar valor" retirando coisas existentes do mercado.

Os exclusivos acabam por ser o que os diferenciam (comprei xbox para jogas Gears of War e não me arrependo), mas não compreendo quando dizem que esta compra é boa para os "gamers", quando a única coisa que faz é retirar de um lado e manter no outro.

Mais uma vez, com tantos milhões, preferia bem mais que fosse gasto em novas coisas, e não apenas gastos nas mesmas coisas mas só na minha casa.
 
Não ando por dentro da compra da actvision, até porque não sou muito fã dos seus jogos.
Mas não percebo qual o problema da MS comprar a activion, chama-se liberdade de mercado além de que a sony ao longo do tempo também comprou estúdios, é normal.

Se COD ficar exclusivo da MS temos pena, comprem uma xbox ou gamepass. Se for para o gamepass será muito bom para os jogadores.
 
@Rcouto esse argumento também não desempata esta discussão visto que a Sony gasta muito dinheiro a remover conteúdo da Xbox. :D

Edit: para trazer alguns factos sobre o assunto só no arranque da geração a Sony comprou direitos do DeathLoop, Ghostwire Tokyo e queriam segurar também o Starfield, tudo jogos do mesmo publisher.

Não me vês a defender isso, mas uma acção não justifica outra.
 
Se a Sony é tão competente então não precisa do CoD para nada.

Se a MS fosse tão competente não precisava gastar 70 mil milhões...

Não percebes (ou melhor: não queres perceber) que o que está em causa é uma não ter que pedir licença à outra para gerir os seus negócios, ainda que uma delas evoque "o bem comum" para impedir a hipotética prática de exclusividade que de que se vem aproveitando há anos.

Criou IPs do zero? E então? Confere-lhe poderes de decisão sobre as casas alheias, queres ver?
Sobre a competência (ou falta dela) da MS, em que é que isso afecta a discussão em curso, para além da óbvia provocação?

Mas quem é que tem que desculpar a compra do que quer que seja? A MS ou a Nintendo precisam da benção da Sony para alguma coisa? Isso faz algum sentido? É que se for para entrar na fantasia, teremos a malta do PC a exigir compensação pelos anos que esperaram pelo acesso a jogos exclusivos que lhes foram negados e que lhes são atirados a conta-gotas quando a Sony bem entende.

Não é a Sony que decide nada, está apenas a proteger seus interesses. Se tivesses um negócio e aparecesse um concorrente que comprasse tudo a tua volta e te fizesse ter grandes perdas, também ias tentar evitar até onde fosse legalmente possível... Penso que isso é lógico.

Não me vês a defender isso, mas uma acção não justifica outra.

Assim como a MS também comprou vários... Argumentos que não fazem sequer sentido nessa discussão.
 
Não ando por dentro da compra da actvision, até porque não sou muito fã dos seus jogos.
Mas não percebo qual o problema da MS comprar a activion, chama-se liberdade de mercado além de que a sony ao longo do tempo também comprou estúdios, é normal.

Se COD ficar exclusivo da MS temos pena, comprem uma xbox ou gamepass. Se for para o gamepass será muito bom para os jogadores.

Existe uma diferença entre comprar estudios relativamente pequenos, e fazê-los crescer, ou comparar uma das maiores editoras.

Mas eu compreendo o que dizes, são negócios a funcionar, agora na minha opinião isto não é "bom para os gamers", existe apenas perda para um dos "players" e fica igual para os outros.
 
Não me vês a defender isso, mas uma acção não justifica outra.

Claro que não, mas a MS é obrigada de certo modo a jogar o jogo. Com a Sony a comprar novos IPs e a bloquear outros de entrarem no game pass mete em risco a estratégia deles. Com isso a solução é segurar os publishers e terem decisão por eles próprios.

Atenção que também não concordo com exclusividade mas percebo a posição da MS no assunto. Já o disse aqui antes, os jogos podem continuar em todas as plataformas que a compra traz os beneficios que a MS quer que é entregar jogos no game pass por isso não me surpreende a oferta e a posição de manter o CoD em todo lado. Aliás seria o mais provavel mesmo sem estas condições que a Sony pede.
 
Por acaso até foi a MS a aumentar primeiro o preço das suas consolas, a criar o standard de 80€ por jogos e a cobrar por upgrades Next-Gen.

Portanto, segundo a SONY, existe uma competição mais fraca por parte da MS.

LOOOOL
 
O que a Sony está a dizer é que, se a MS enfrentar uma competição mais fraca, vai aumentar os preços dos seus produtos. E eles têm experiência em primeira mão para poderem dizer isto, porque a Sony agora é quem enfrenta competição mais fraca e foi isso que fizeram aos seus produtos! :joker:
 
O que a Sony está a dizer é que, se a MS enfrentar uma competição mais fraca, vai aumentar os preços dos seus produtos. E eles têm experiência em primeira mão para poderem dizer isto, porque a Sony agora é quem enfrenta competição mais fraca e foi isso que fizeram aos seus produtos! :joker:

Essa afirmação da Sony é do mais hipócrita que há

Acusam que a Microsoft pode aumentar o preço das consolas e dos jogos, quando isso foi exatamente o que a própria Sony fez, aumentaram o preço da PS5 e dos seus jogos first party. Já para não dizer que cobram 10€ para o upgrade next gen, quando na Xbox é de borla.

A defesa da Microsoft é tão facil de fazer. Basta mostrar as provas e os factos que a Sony é que aumentou o preço dos jogos e consolas e que é necessário nivelar a competição para os preços ficarem melhores.
 
Não é a Sony que decide nada, está apenas a proteger seus interesses. Se tivesses um negócio e aparecesse um concorrente que comprasse tudo a tua volta e te fizesse ter grandes perdas, também ias tentar evitar até onde fosse legalmente possível... Penso que isso é lógico.
Sejam honestos e assumam isso em vez de dizerem que é para defender os gamers ou o mercado.
Agora não faças é passar essas práticas como normais quando o que defendes é o condicionar de uma empresa pela concorrente num negócio que ainda nem se concretizou, baseado apenas em consequências hipotéticas em que essa mesma empresa é pródiga.

Não é normal que um negócio seja empatado porque uma empresa teme que lhe façam aquilo que anda a fazer há anos.

Eu acho que existe uma diferença entre "criar valor" ou "comprar valor" retirando coisas existentes do mercado.

Os exclusivos acabam por ser o que os diferenciam (comprei xbox para jogas Gears of War e não me arrependo), mas não compreendo quando dizem que esta compra é boa para os "gamers", quando a única coisa que faz é retirar de um lado e manter no outro.

Mais uma vez, com tantos milhões, preferia bem mais que fosse gasto em novas coisas, e não apenas gastos nas mesmas coisas mas só na minha casa.
Certo, mas irrelevante para a discussão do que se pode ou não fazer com um bem adquirido.

Em relação ao sublinhado, a resposta está abaixo e serve para o teu outro post:
(...) agora na minha opinião isto não é "bom para os gamers", existe apenas perda para um dos "players" e fica igual para os outros.
Existe? Onde? Ainda não vimos uma única declaração oficial a confirmar os argumentos da Sony.
Ninguém disse que iam retirar ou condicionar acesso a IPs actuais.

Se é possível? Sim. Se merecem que seja isso que aconteça? Sem dúvida, a cada dia que passa.

Os exclusivos nunca são bons para os gamers, seja em que plataforma for.

Agora esta situação prejudica alguns gamers AGORA, que podiam estar a desfrutar dos IPs da Activision no Game Pass e que não estão. Só uns é que podem fazer a festa em nome do "bem comum" que na realidade são os bolsos dos accionistas da Sony?
Como é que se defende isto?
 
Mas afinal o objectivo de um "exclusivo" é realmente este, gerar receitas apenas para uma entidade... digam o que disserem tudo se resume ao mais basico objectivo de uma empresa, ter lucro, e se é exclusivo os lucros revertem apenas para um lado, de uma forma resumida...
Claro que todos os gamers beneficiariam em que os jogos estivessem sempre disponiveis para a consola que possuem, evitando ter de gastar dinheiro em outra consola para jogar certos jogos, mas isso nunca vai acontecer, "exclusivos" é uma estrategia que foi encontrada para gerar mais receitas e não deve acabar tão cedo, não enquanto não surgir uma nova forma deles compensarem os lucros que podem obter com os objectivos.

A questão é que os serviços de subscrição podem mudar esse paradigma.
E com isso cimentar para que o formato digital possa de facto ser o modelo padrão nos próximos tempos.
E convencer mesmo os mais conservadores apoiantes do formato fisico.
Fará sentido nesta altura ter exclusivos ?
É uma pergunta honesta, não de retórica.

Com números assim, logicamente a Sony não vê incentivo nenhum em colocar estes jogos day-one no Plus.

Não ? Se vendeu isso só com lançamento do jogo, imagina se tivesse no plus day one.
As subscrições disparavam, contava na mesma como venda.
Era um serviço diferente, é verdade, mas era mais dinheiro que entrava e ia parar ao mesmo sitio, portanto...

A defesa da Microsoft é tão facil de fazer. Basta mostrar as provas e os factos que a Sony é que aumentou o preço dos jogos e consolas e que é necessário nivelar a competição para os preços ficarem melhores.

Mas isso, nunca esteve em causa, e de facto é facilimo, é só apresentar os factos.
O problema é que temos reguladores parciais.
 
Argumento? Mas que argumento querias? É apena a economia e o mercado a funcionarem.
Se a sony tivesse tal poder financeiro queria ver...
Se mesmo sem grande poder conseguem coisas como FF exclusivos "temporários" mas que depois não tem data de saída nas restantes plataformas... Se o pudessem também compravam editoras em vez de estúdios.
 
Epá, entre exclusivos temporários e permanentes, venham os primeiros, acho que poucos discordarão.

É uma tremenda estupidez não poder jogar com amigos porque temos plataformas diferentes precisamente porque a dada altura tivemos preferência por exclusivos de uma delas. As comunidades online desses jogos só teriam a ganhar com isso.
 
Back
Topo