A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Para mim, como cliente, todo este processo desgastou a imagem que tenho da SONY e da marca PlayStation. Compreendo e respeito a necessidade de defender os seus interesses, mas a argumentação usada em conjunto com os altos índices de hipocrisia e arrogância manifestados fizeram crescer em mim um sentimento tremendamente negativo relativamente à marca. O cheiro a lobbys que fica no ar é a cereja no topo do bolo.

A questão é serás uma minoria a pensar dessa forma.
E atenção que não estou a criticar o teu ponto de vista.

Mas para a maior parte, basta a Sony lançar outro exclusivo e tudo fica esquecido.
Já com o GOW Ragnarok está a ser um sucesso, se lançarem por exemplo outro Uncharted, Ghost of Tsushima...
É como se não tivesse passado nada, aliás, muitos secalhar nem sequer estão a ligar a isto.
No final, a malta quer é jogar e ter os seus exclusivos.
O mesmo se passa com o COD, desde que continue na ps, e tudo infica que sim, o resto são peanuts.

No meio deste jogo de Ping-Pong entre reguladores, Sony e Microsoft, acho que toda a gente se esqueceu de que é a Activision que quer ser comprada pela Microsoft.

Com todos os processos judiciais que têm em curso, querem passar a batata quente.

Isto ainda vai dar muito pano para mangas.
Seja que resultado seja, haverá processos judiciais posteriormente.
 
Mas para a maior parte, basta a Sony lançar outro exclusivo e tudo fica esquecido.
Já com o GOW Ragnarok está a ser um sucesso, se lançarem por exemplo outro Uncharted, Ghost of Tsushima...
É como se não tivesse passado nada, aliás, muitos secalhar nem sequer estão a ligar a isto.
No final, a malta quer é jogar e ter os seus exclusivos.
O mesmo se passa com o COD, desde que continue na ps, e tudo infica que sim, o resto são peanuts.

Isso parece-me óbvio.

Não fico surpreendido com o protecionismo a que temos assistido à SONY por parte dos reguladores pois os próprios Gamers fazem o mesmo. A Microsoft apesar de ter começado bem a geração da Xbox One (a nível de catálogo, bem melhor que as consolas da atual geração por exemplo) foi "punida" pela comunidade.

Desde o arranque desta geração que a SONY tem mentido e omitido (com o objetivo de deixar a Microsoft mal na fotografia - a história das gerações é um exemplo óbvio), tem feito vários erros (tendo repetido alguns que foram apontados à Xbox One na altura) e ainda assim tem o sucesso que bem sabemos podendo mesmo dar-se ao luxo de aumentar os preços continuando sem sofrer quaisquer consequências.

Na verdade, a postura da SONY nem mudou muito. Ainda hoje continuo convencido que a PS4 seria para vir com um PS Eye, decisão alterada à última da hora após terem visto o Feedback da comunidade perante a inclusão do Kinect na Xbox One. Do mesmo modo, muito se falou do DRM da Xbox One quando a própria SONY sabia que se a PS4 ficasse sem a pilha CMOS virava um pisa-papéis (situação entretanto resolvida).

Quando digo que a Microsoft é mansa (como o digo constantemente) refiro-me a estas situações onde demonstra uma terrível ingenuidade. Por exemplo, em jeito de resposta ao famoso vídeo de "Como emprestar jogos na PS4" poderiam ter feito há 2 anos vídeos de como continuar um Save na Xbox Series, ou de como fazer um Upgrade de um jogo, mas nada fizeram.

No meio deste jogo de Ping-Pong entre reguladores, Sony e Microsoft, acho que toda a gente se esqueceu de que é a Activision que quer ser comprada pela Microsoft.

Com todos os processos judiciais que têm em curso, querem passar a batata quente.

Essa é outra parte engraçada da questão, toda a gente parece esquecer que a própria Activision deseja ser comprada por n motivos. Como foi dito ali atrás, em caso de cancelamento da compra, não me admirava que isto tivesse impactos práticos nas relações da Activision com a SONY.
 
Recentemente a MS anunciou um jogo do Indiana Jones. Comprou a licença para um jogo e deu a um estúdio interno. O que achas que vai acontecer?
Essa ordem dos eventos está errada. A Bethesda comprou uma licença para fazer um jogo do Indiana Jones, bem antes do merge Xbox+Bethesda.

Não sei se já foi anunciado em que plataformas o jogo vai sair, mas se sair em várias é porque há obrigações contratuais.

Acho que não é normal nem expectavel que estudios internos de uma plataforma desenvolvam jogos para outras plataformas (ou serviços concorrentes). Há excpeções (MLB, Minecraft), mas são casos bem particulares.
 
Essa ordem dos eventos está errada. A Bethesda comprou uma licença para fazer um jogo do Indiana Jones, bem antes do merge Xbox+Bethesda.

Não sei se já foi anunciado em que plataformas o jogo vai sair, mas se sair em várias é porque há obrigações contratuais.

Acho que não é normal nem expectavel que estudios internos de uma plataforma desenvolvam jogos para outras plataformas (ou serviços concorrentes). Há excpeções (MLB, Minecraft), mas são casos bem particulares.

Ok!
Como o anuncio já foi feito sob a alçada da MS, não fazia ideia que a Bethesda já tinha os direitos antes.

Nem eu, só comparei a situação do Indiana Jones à situação do Spiderman.
 
Era mais um dos jogos da PS presentes no leak da Nvidia, que até agora tem batido certo. O port já deve estar a ser trabalhado faz algum tempo, a notícia foi para preparar terreno para um anúncio.
 
Tinha escrito algo parecido no Fim de semana, mas que não apareceu no tópico, como foi de telemóvel alguma coisa deve ter corrido mal no send.

Estive em Lisboa a semana passada, vi ao vivo a estação do Marquês e o trabalho/investimento gigantesco que foi posto naquela estação para fazer publicidade ao GoW ragnarok e Playstation, cheguei a andar num metro todo pintado a GoW Ragnarok. Em contraponto fiz um passeio pela baixa lisboeta e na ***** não existia qualquer referência a Xbox. Na parte de jogos existia uma área Switch, outra Area PS (inclusive vi a primeira PS5 ao vivo, que monstro!!). Por muito que se diga é falta de vontade do retalho em relação a Xbox, não penso que seja, para mim é falta de investimento da MS e pouco incentivo em vender Xbox, pois é uma consola mais virada para o Digital e serviços.

Sendo eu cliente XBox não preciso do retalho para nada, não vou comprar jogos físicos, e mesmo digitais compro muito poucos, no entanto a Xbox precisa do retalho para ter exposição da Marca. Acho incrivel que numa altura que a Xbox Series S esteve a 200€ não tenham enchido as lojas de publicidade. Acho uma oportunidade perdida a MS não ter neste momento um IP forte que possa fazer bundles, ou lançar numa altura forte como a que estamos.

Sou um cliente mais que satisfeito com a XBox Series X, mas a MS teve um ano incrivelmente mau em 2022 em relação a exclusivos, 2023 já deve começar a ser bastante diferente, no entanto acho que a MS deve começar a perceber que tem que ir ter com os possíveis clientes e não esperar que seja a qualidade do Gamepass a fazer com que os clientes vão ter com a MS.
 
Eu custa me muito a acreditar nessa proposta do plus na Xbox .

Aliás desculpem a minha ignorância mas quem é aquele jovem desse tweet? Qual a credibilidade?
 
Eu custa me muito a acreditar nessa proposta do plus na Xbox .

Aliás desculpem a minha ignorância mas quem é aquele jovem desse tweet? Qual a credibilidade?

Foi dito pela própria Sony. Basta leres o artigo: "from Sony's CMA response (Page 14, para. 40)".

"...given that Microsoft does not permit PlayStation Plus to be available on Xbox."

É o normal nestes casos. A Sony diz que a Microsoft não permite o Plus, a Microsoft diz que a Sony não permite o Gamepass.

Que acabem com esta novela de uma vez...
 
Por muito que se diga é falta de vontade do retalho em relação a Xbox, não penso que seja, para mim é falta de investimento da MS e pouco incentivo em vender Xbox, pois é uma consola mais virada para o Digital e serviços.

Eu percebo o teu argumento, mas não me parece que seja válido.
Já antes de existir os serviços digitais, tinhamos esse cenário.
Agora a MS anda a correr atrás do comboio, que já está bem embalado diga-se.
Mas acredito que ainda o possa apanhar, num futuro próximo.

Eu custa me muito a acreditar nessa proposta do plus na Xbox .

Aliás desculpem a minha ignorância mas quem é aquele jovem desse tweet? Qual a credibilidade?

A resposta tardia da Sony, pode induzir a este cepticismo.
Se tivesse dito isto logo na altura, em que a MS lançou isto cá para fora.
Eu acredito que este cenário tenha sido proposto, e provavelmente o negócio caiu, por uma questão de divisão de receitas.
Por exemplo, quem aderisse ao gamepass pela playstation, naturalmente que a Sony tinha de ganhar algo por ser a plataforma onde se aderiu. E a MS queria a sua parte por ser a dona do serviço de subscrição.
Depois já se sabe, cada um vai espremendo o outro por mais um x de margem da receita.
Ou chegam a um meio-termo, ou não há acordo.
 
Tinha escrito algo parecido no Fim de semana, mas que não apareceu no tópico, como foi de telemóvel alguma coisa deve ter corrido mal no send.

Estive em Lisboa a semana passada, vi ao vivo a estação do Marquês e o trabalho/investimento gigantesco que foi posto naquela estação para fazer publicidade ao GoW ragnarok e Playstation, cheguei a andar num metro todo pintado a GoW Ragnarok. Em contraponto fiz um passeio pela baixa lisboeta e na ***** não existia qualquer referência a Xbox. Na parte de jogos existia uma área Switch, outra Area PS (inclusive vi a primeira PS5 ao vivo, que monstro!!). Por muito que se diga é falta de vontade do retalho em relação a Xbox, não penso que seja, para mim é falta de investimento da MS e pouco incentivo em vender Xbox, pois é uma consola mais virada para o Digital e serviços.

Sendo eu cliente XBox não preciso do retalho para nada, não vou comprar jogos físicos, e mesmo digitais compro muito poucos, no entanto a Xbox precisa do retalho para ter exposição da Marca. Acho incrivel que numa altura que a Xbox Series S esteve a 200€ não tenham enchido as lojas de publicidade. Acho uma oportunidade perdida a MS não ter neste momento um IP forte que possa fazer bundles, ou lançar numa altura forte como a que estamos.

Sou um cliente mais que satisfeito com a XBox Series X, mas a MS teve um ano incrivelmente mau em 2022 em relação a exclusivos, 2023 já deve começar a ser bastante diferente, no entanto acho que a MS deve começar a perceber que tem que ir ter com os possíveis clientes e não esperar que seja a qualidade do Gamepass a fazer com que os clientes vão ter com a MS.
A falta de representação da marca não tem a haver com o facto de esta apostar mais no digital do que no físico mas sim com o nosso mercado que pouco lhes interessa. Esta BF foram muito agressivos com a SS e bem, mas isso está longe de ser suficiente quando muita gente não sabe que é uma consola de nova geração e pensa que a PS4 é melhor. Lol
 
A falta de representação da marca não tem a haver com o facto de esta apostar mais no digital do que no físico mas sim com o nosso mercado que pouco lhes interessa. Esta BF foram muito agressivos com a SS e bem, mas isso está longe de ser suficiente quando muita gente não sabe que é uma consola de nova geração e pensa que a PS4 é melhor. Lol

Acredito que em alguns mercados tenham bastante presença física, mas o que acontece no nosso mercado deve ser extensível a maioria dos mercados, e isso isso reflete - se no reconhecimento da marca.
A aposta no digital para mim tem influência, mesmo que indireta, pois se houvesse mercado para o físico as lojas iam atrás. Eu não contra o digital, só acho errado que a MS pense que consegue crescer descurando a presença física e o reconhecimento da marca.
Pois neste BF vi PS4 e 2 mão, e nem eram pro, a venda por 250€, e a Series S que custava 200 estava um canto e sem preço. Quantos preferiram levar a PS4 a Series S.
O negócio do COD é importante para a Xbox por isto, pois a MS o único exclusivo que tinha com grande nome, Halo, tem vindo perder reconhecimento.
 
A história da Sony querer o PS Plus na Xbox é muita esquisita... principalmente porque só agora é que se sabe.. o timing é conveniente.

Mas resta saber se foi oferecido antes ou depois da MS...se foi depois então é preciso ter descaramento
 
Acredito que em alguns mercados tenham bastante presença física, mas o que acontece no nosso mercado deve ser extensível a maioria dos mercados, e isso isso reflete - se no reconhecimento da marca.
A aposta no digital para mim tem influência, mesmo que indireta, pois se houvesse mercado para o físico as lojas iam atrás. Eu não contra o digital, só acho errado que a MS pense que consegue crescer descurando a presença física e o reconhecimento da marca.
Pois neste BF vi PS4 e 2 mão, e nem eram pro, a venda por 250€, e a Series S que custava 200 estava um canto e sem preço. Quantos preferiram levar a PS4 a Series S.
O negócio do COD é importante para a Xbox por isto, pois a MS o único exclusivo que tinha com grande nome, Halo, tem vindo perder reconhecimento.
O que acontece cá também não tem relevância nenhuma.

Se fosse só pelo nosso mercado quando era pequeno também ficaria com a sensação que a SEGA era a última bolacha do pacote e a Nintendo era nota de rodapé.

Neste caso é um bocado estranho porque temos representação oficial da MS e esperava-se mais, a Nintendo naquela altura era um importador manhoso, mas ao fim do dia vale o que vale.
 
Tinha escrito algo parecido no Fim de semana, mas que não apareceu no tópico, como foi de telemóvel alguma coisa deve ter corrido mal no send.

Estive em Lisboa a semana passada, vi ao vivo a estação do Marquês e o trabalho/investimento gigantesco que foi posto naquela estação para fazer publicidade ao GoW ragnarok e Playstation, cheguei a andar num metro todo pintado a GoW Ragnarok. Em contraponto fiz um passeio pela baixa lisboeta e na ***** não existia qualquer referência a Xbox. Na parte de jogos existia uma área Switch, outra Area PS (inclusive vi a primeira PS5 ao vivo, que monstro!!). Por muito que se diga é falta de vontade do retalho em relação a Xbox, não penso que seja, para mim é falta de investimento da MS e pouco incentivo em vender Xbox, pois é uma consola mais virada para o Digital e serviços.

Sendo eu cliente XBox não preciso do retalho para nada, não vou comprar jogos físicos, e mesmo digitais compro muito poucos, no entanto a Xbox precisa do retalho para ter exposição da Marca. Acho incrivel que numa altura que a Xbox Series S esteve a 200€ não tenham enchido as lojas de publicidade. Acho uma oportunidade perdida a MS não ter neste momento um IP forte que possa fazer bundles, ou lançar numa altura forte como a que estamos.

Sou um cliente mais que satisfeito com a XBox Series X, mas a MS teve um ano incrivelmente mau em 2022 em relação a exclusivos, 2023 já deve começar a ser bastante diferente, no entanto acho que a MS deve começar a perceber que tem que ir ter com os possíveis clientes e não esperar que seja a qualidade do Gamepass a fazer com que os clientes vão ter com a MS.

A Microsoft ainda não compreendeu que o sucesso da Nintendo e da PlayStation se deve a décadas de investimento no desenvolvimento e crescimento da marca, não só a nível global como também a nível regional (seja com anúncios, campanhas, eventos, iniciativas, traduções para PT, etc). E mesmo assim, essa aposta não lhes oferece sucesso garantido (ex: Nintendo com a Wii U e Sony com a PS3). Agora, se não se fizer esse investimento, então, é ainda mais complicado atingir o mesmo nível de sucesso das plataformas concorrentes.
 
A história da Sony querer o PS Plus na Xbox é muita esquisita... principalmente porque só agora é que se sabe.. o timing é conveniente.

Mas resta saber se foi oferecido antes ou depois da MS...se foi depois então é preciso ter descaramento

Então e se foi antes, é preciso a MS ter descaramento também?
 
Back
Topo