A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

O gamepass está nessas plataformas todas, podem não estar todos os jogos e por razões óbvias não nativamente, se nem o meu telemóvel que tem um bom SoC consegue correr quase nenhum dos jogos nativamente não espero que uma TV ou telemóveis piores o façam como é óbvio... Ainda não chegamos a esse ponto, mas há jogos que curiosamente até funcionam melhor via Touch na cloud que na consola com comando. O remote play funciona de forma diferente pois usa a consola para stream dos jogos, não é o mesmo que o que cloud que existe no gamepass ultimate, isso também a Xbox permite e não se chama gamepass(aliás tem APP específica para tal no PC por exemplo) e aqui não estou a envagelizar nada, estou a corrigir uma afirmação que não faz sentido pois nenhum daqueles fabricantes/OS a MS controla e no entanto o gamepass(possível) está lá...

Fiz-te uma questão sobre Linux. Porque é que não existe GP e jogos first party MS em Linux? Ou Mac? (salvo raras excepções que já existiam muito antes). É aí que quero chegar.

O remote play no fundo funciona como a cloud. Cloud gaming implica que o jogo está a correr em algum hardware fisico, e esse hardware fisico é da MS, seja PC ou Xbox, e até os servidores em que esse jogos está a passar e a streamar são da MS! Percebes o ponto?

É daí que vem a minha afirmação. O facto da Sony ter PS Plus/PS Nos no PC não mostra que são "muito abertos". É um avanço mas não é suficiente para dizer que a PS está em várias plataformas... aliás nem os mais recentes lançamentos. São passinhos que se vão dando...
E o GP ter apps de streaming é igual. São pequenos passos. Está com mais presença que a Sony noutras plataformas? Sem duvida.
Há uns tempos era o oposto quando a Sony lançou o Now ou inovou com o Remote Play... às vezes uns outras vezes outros.
 
Última edição:
É estranho a PS ter proposto o Plus na Xbox quando o Plus é, ou era, um serviço equiparável ao Gold, e não ao GP.

Ora nem mais!

Iam por Cloud.

Ora nem mais outra vez, e tendo em conta a estratégia da MS (mais focada em vender serviços sendo as consolas apenas um meio para chegar aos primeiros), não me parece descabido nem ingénuo acreditar que a MS pudesse efetivamente colocar o GamePass na PlayStation não sendo apenas uma afirmação para regulador ver.

Fiz-te uma questão sobre Linux. Porque é que não existe GP e jogos first party MS em Linux? Ou Mac?

Chegam ao Linux e macOS da mesma forma que chegam ao iOS.

Por exemplo, aproveito para recordar que a App do PS Remote Play foi durante vários anos exclusivo da linha Xperia. Há aqui muitas botas que não encaixam com as perdigotas.
 
O que acontece cá também não tem relevância nenhuma.

Foi exactamente esse erro que a MS cometeu e que a Sony não.
A Sony disse numa entrevista que o mercado Português serve de exemplo para o resto da Europa.
Isto é falta de relevância ?

Teve de haver investimento, e enquanto a Sony pensou " ok vamos tentar, ver no que dá".
E tanto deu que agora colhe os frutos.
A MS pensou " não vale a pena, são muitos pequeninos".
E agora está a correr atrás do comboio.
 
Foi exactamente esse erro que a MS cometeu e que a Sony não.
A Sony disse numa entrevista que o mercado Português serve de exemplo para o resto da Europa.
Isto é falta de relevância ?

Teve de haver investimento, e enquanto a Sony pensou " ok vamos tentar, ver no que dá".
E tanto deu que agora colhe os frutos.
A MS pensou " não vale a pena, são muitos pequeninos".
E agora está a correr atrás do comboio.
O problema é que a MS, em relação à Xbox, pensa a sim numa série de mercados e as vezes maiores que Portugal. A Playstation não é uma marca reconhecida globalmente só porque a Xbox não investe em Portugal
 
Chegam ao Linux e macOS da mesma forma que chegam ao iOS.

Por exemplo, aproveito para recordar que a App do PS Remote Play foi durante vários anos exclusivo da linha Xperia. Há aqui muitas botas que não encaixam com as perdigotas.

Se tiram do contexto o que se diz torna-se muito complicado...

Cloud é a plataforma da MS, tirando Xbox e Windows. Não é Linux que é a plataforma. Nem MacOS.

Por isso "não chegaram". Têm a funcionalidade cloud acessível. Mas reforça a minha afirmação que só estão em OS que controlam. Que embora "estejam nas TVs" com uma app não é propriamente porque as TVs não têm hardware para correr esses jogos (embora também seja uma realidade), é por outras razões.

E o que é que tem a ver Remote Play ter sido vários anos exclusivo da Xperia a ver com o que estou a dizer?
Eu só falei no Remote Play e no PS Now para rebater o argumento de que o GP "também estava noutras plataformas". Usei-o para mostrar que a PS também tem presença e não é por isso que se diz que "está noutras plataformas".
 
Na verdade a Microsoft nunca deu importância a Portugal, e continua a não dar!
Não é bem assim, se resumes isso a Dobragens aí não.
Criaram redes sociais para nosso mercado não tinham, já vão a eventos de jogos nacionais, já existem streamers a fazer publicidade ao Gamepass, chegou até cá o serviço de subscrição com consola, etc.

O investimento tem aumentado, ainda que inferior à concorrência. Mas eu acho o Marketing da MS muito fraco mundialmente nem é só cá, ainda este mês tiveste o lançamento de um First Party com excelente notas e que foi quase ignorado na comunicação da Microsoft.
 
No que toca a publicidade,assim de cabeça só me lembro da do Fifa quando eles tiveram os direitos de marketing do Fifa.
Publicidade à consola ou first party nao me lembro nunca. Acho que nem publicidade ao resto da linha deles(Office,Windows,Surface) me lembro de ver na tv.


No que toca apontarem o facto de nao portarem os jogos para Linux ou iOS,lol. Fazem o que para aí 95% do mercado faz sem terem uma store e sistema operativo. A Windows Store ja é o que é no Windows,eu nem quero imaginar no Linux ou iOS. E isto com a Valve a puxar pelo Linux,senao Linux era um buraco ainda maior.



Lê os comentarios e vês de onde deriva essa contabilidade criativa da MS.





Pois,isto nao tem efeito nenhum numa oferta à Sony durante o periodo de averiguacao das entidades reguladoras. Eles nao querem este acordo a ir para a frente de maneira nenhuma que beneficie a MS como eles sao beneficiados no que toca ao COD. Esse tipo de promessa é mais produtivo sendo posto no papel de um acordo com os reguladores. A Sony vai sempre dizer que não.
 
Última edição:
O problema é que a MS, em relação à Xbox, pensa a sim numa série de mercados e as vezes maiores que Portugal. A Playstation não é uma marca reconhecida globalmente só porque a Xbox não investe em Portugal

Certo, mas não tendo um concorrente de peso ajuda muito a cimentar a marca e a torna-las mais conhecida.
Se formos mais atrás no tópico, temos casos de pessoal que tem amigos que não conhece a xbox.
 
Acho que nunca vi uma publicidade da Xbox na televisão, já a PlayStation é constante... têm de melhorar muito a nivel de marketing
Tem passado de vez em quando, mas associado a reclames da Worten.

Não se vê no entanto publicidade da mesma forma como se vê da PS, publicidade a jogos 1st party e mesmo 3rd party com intro e outro da PS. Ainda ontem vi um anúncio ao novo FIFA com branding da PS.
 

Misturei várias coisas. No fundo queria dizer que a atual MS tem uma postura bem mais aberta que em tempos.

São mercados diferentes, mas a Microsoft tem muito Software seu disponível nativamente em macOS, Linux, Android e iOS (tudo sistemas operativos que não controla). O mesmo não se pode dizer das outras (a suite de produtividade da Apple é exclusiva deles, assim como outro Software).

Podemos argumentar que é por necessidade, mas a Microsoft do Nadella é bem diferente do Bixo Papão de outros tempos, imagem que continuam a colar à MS atual, de forma injusta.

Posto isto, acredito plenamente na ideia de meter o GamePass (XCloud) na PlayStation e Switch. Já o PS Plus na Xbox não faz muito sentido ... seria como colocar o Xbox Live Gold na PlayStation (estão a comparar alhos com bugalhos).

Na verdade a Microsoft nunca deu importância a Portugal, e continua a não dar!

Há dois problemas: o tamanho do mercado português e o nível de penetração da SONY. Cruzamos os dois indicadores e o esforço financeiro necessário para obter qualquer tipo de resultado palpável e significativo no nosso mercado não vale a pena.

Aproveito para recordar que a SONY não faz o que faz porque ama Portugal ou por qualquer tipo de homenagem à chegada dos Portugueses ao Japão. Simplesmente a empresa que ocupava o espaço agora ocupado pela SONY caiu e o trono ficou vazio, não foi preciso um grande esforço da SONY que ainda beneficiou de apanhar a Nintendo numa fase menos positiva com vários falhanços nas consolas caseiras (isto acabou por ser justiça poética depois da traição da Nintendo na cooperação com a SONY).

Eu cresci com a ideia que SEGA = Consola, da mesma forma que hoje PlayStation = Consola.

Claro que a SONY faz mais que qualquer outra pelo nosso mercado, mas também recebe a "recompensa" disso sem grande esforço. Não é uma questão de conquista, mas sim de manutenção de uma posição de líder cuja conquista foi facilitada pela queda do anterior rei.
 
Última edição:
Há dois problemas: o tamanho do mercado português e o nível de penetração da SONY. Cruzamos os dois indicadores e o esforço financeiro necessário para obter qualquer tipo de resultado palpável e significativo no nosso mercado não vale a pena.

Aproveito para recordar que a SONY não faz o que faz porque ama Portugal ou por qualquer tipo de homenagem à chegada dos Portugueses ao Japão. Simplesmente a empresa que ocupava o espaço agora ocupado pela SONY caiu e o trono ficou vazio, não foi preciso um grande esforço da SONY que ainda beneficiou de apanhar a Nintendo numa fase menos positiva com vários falhanços nas consolas caseiras (isto acabou por ser justiça poética depois da traição da Nintendo na cooperação com a SONY).

Eu crescei com a ideia que SEGA = Consola, da mesma forma que hoje PlayStation = Consola.

Claro que a SONY faz mais que qualquer outra pelo nosso mercado, mas também recebe a "recompensa" disso sem grande esforço. Não é uma questão de conquista, mas sim de manutenção de uma posição de líder cuja conquista foi facilitada pela queda do anterior rei.

O argumento do tamanho do mercado é um não-assunto.
Usa-se muito a frase ( em contextos mais marotos), mas no caso de Portugal, de facto o tamanho não importa.
Tanto que é dos melhores mercados da Sony, são eles próprios que o dizem.

O trono ficou de facto vazio, mas tanto esteve vazio para a Sony como para a Xbox.
A questão é que só uma delas o quis realmente, e mexeu-se para tal.
O que podia ser uma guerra após o regicidio, tornou-se numa espécie de sucessão natural.

Todavia, espero que a Xbox consiga conquistar mais quota no nosso mercado, pois tem um excelentes consolas.
E acredito piamente, que vencerá a batalha Natalicia deste ano.
Mas tem de investir mais, para ganhar uma boa fatia do nosso mercado.
Porque apesar de ser pequenino, é bom.
 
Claro que a SONY faz mais que qualquer outra pelo nosso mercado, mas também recebe a "recompensa" disso sem grande esforço. Não é uma questão de conquista, mas sim de manutenção de uma posição de líder cuja conquista foi facilitada pela queda do anterior rei.

No meu ponto de vista, essa parte não faz qualquer sentido... Dizer que a Sony teve uma vida facilitada é falta de noção da realidade dos anos 90, onde era dominado pela Nintendo e Sega. A Sony apresentou melhores argumentos e atacou mercados estratégicos muito bem, tinha dois grandes concorrentes que dominavam os mercados mundiais. Conseguiram lançar a consola em um timing perfeito, onde as rivais tiveram que antecipar o lançamento das consolas sucessoras, pois as atuais já estavam a ficar datadas.

A Sony atacou o mercado com com um grande catalogo de jogos, inovador para aquela época e uma consola bastante acessível a nível financeiro. Arriscaram e estão até hoje a colher os frutos até hoje. Dizer que foi sem grande esforço é retirar todo o mérito que tiveram.

Tanto a Nintendo, como a Sega tinham consolas recentes para serem lançadas e se não fosse a Playstation iam mais uma vez dominar o mercado mundial. A Sony não teve a vida facilitada pela queda do anterior rei, a Sony entrou no castelo e "matou" o Rei (Nintendo) e a rainha (Sega) e ficou com o castelo para ela, mas teve de lutar para isso acontecer.

Para ter noção, a Sega vinha com recordes de vendas com e Mega Drive e a Nintendo estava a dominar o mercado com a Super Nintendo...

A Playstation foi o "boom" das consolas domesticas a nível mundial, onde nenhuma tinha alcançados os 50 milhões de vendas, a Sony vendeu mais de 100 milhões.

A Sony fez a Playstation ser vista como um centro de entretenimento e não apenas um brinquedo para crianças.
 
O argumento do tamanho do mercado é um não-assunto.
Usa-se muito a frase ( em contextos mais marotos), mas no caso de Portugal, de facto o tamanho não importa.
Tanto que é dos melhores mercados da Sony, são eles próprios que o dizem.

O trono ficou de facto vazio, mas tanto esteve vazio para a Sony como para a Xbox.
A questão é que só uma delas o quis realmente, e mexeu-se para tal.
O que podia ser uma guerra após o regicidio, tornou-se numa espécie de sucessão natural.

Todavia, espero que a Xbox consiga conquistar mais quota no nosso mercado, pois tem um excelentes consolas.
E acredito piamente, que vencerá a batalha Natalicia deste ano.
Mas tem de investir mais, para ganhar uma boa fatia do nosso mercado.
Porque apesar de ser pequenino, é bom.

Clara que é assunto e claro que o tamanho importa! Quando a Sony te diz que é um dos melhores mercados para eles estão a dizer-te que o dominam, basicamente, agora, o que eles ganham aqui são migalhas em relação a muitos outros mercados! Achas que se a Sony estivesse na posição da Xbox andava esbanjar dinheiro em publicidade e localização de jogos em mercados como Portugal quando tem outros bem mais apetecíveis para ganhar terreno? Óbvio que não.
 
Clara que é assunto e claro que o tamanho importa! Quando a Sony te diz que é um dos melhores mercados para eles estão a dizer-te que o dominam, basicamente, agora, o que eles ganham aqui são migalhas em relação a muitos outros mercados! Achas que se a Sony estivesse na posição da Xbox andava esbanjar dinheiro em publicidade e localização de jogos em mercados como Portugal quando tem outros bem mais apetecíveis para ganhar terreno? Óbvio que não.

Eh,ficava mais caro o push publicitario a serio que localizar as legendas em PT-PT e ter actores tugas a fazer voice over. Uma coisa até consigo perceber nao fazer,mas a localizacao nao é nenhuma fortuna.
 
Em número de unidades vendidas, Portugal é uma gota num oceano, mas se a MS nada fizer, também nada vai mudar. Talvez em vez de se criticarem unicamente os consumidores portugueses por só quererem PS, talvez esteja na altura de se criticar também a MS por pouco ou nada fazer para mudar isso.

Se a própria empresa se está a marimbar em chamar novos jogadores para a sua consola, certamente não vão ser os consumidores a fazer essa luta por ela.
 
Alguem que tenha melhor memória que me elucide, mas o que a Sony hoje se queixa que a MS quer fazer com eles, não foi o que a Sony fez a Sega na altura da Saturn/Dreamcast?
Posso estar errado mas creio que foi mais ou menos a mesma coisa.
 
Back
Topo