A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Tanto que é dos melhores mercados da Sony, são eles próprios que o dizem.

A nível individual acredito que Portugal deve ser o país onde têm maior domínio, penso ser neste sentido que falam, mas numa perspetiva global somos um mercado de nem 10M de potenciais clientes (uma migalha).


Só para deixar claro, eu não quis retirar mérito à SONY, no entanto, existiram vários fatores que ajudaram a SONY na velocidade da penetração. A queda da SEGA (que andava com guerras internas entre a SEGA USA e SEGA Japan - daí termos tido uma enorme confusão entre a 32X e a Saturn) assim como a Nintendo andar aos papéis foram realidades que obviamente influenciaram o contexto. O facto desta última ter continuado teimosamente com o suporte em cassetes privou-os de jogos de referência da PlayStation como por exemplo o Final Fantasy VII (franchise que até então era praticamente exclusiva da Nintendo).

O facto de avançarem com a consola mesmo depois de terem sido traídos pela Nintendo só reforça ainda mais o seu mérito.

Já agora, eu falava do mercado nacional, não falava a nível global (onde obviamente a queda de um Player de um mercado com apenas 2 teve impacto). A minha percepção pode estar errada, mas era a SEGA quem dominava em Portugal (publicidades, revistas, etc). A Nintendo era uma opção mais cara, logo menos acessível não tendo nem de perto nem de longe a penetração da SEGA.
 
Esqueçam o crescimento da Xbox em Portugal, não vai acontecer.
A PlayStation está completamente enraizada em Portugal e nos Português.
Se até aqui neste fórum existe quem diga que é fiel a PlayStation e experimentar a Xbox está completamente fora de questão, imaginem os consumidores casuais que só conhecem a consola PlayStation e que sao a grande grosso das vendas.

Não tenham dúvida que muitos estão a comprar agora a Xbox pela falta de PlayStations nas prateleiras das lojas e não só pelo game pass, o Zé Tuga sabe lá o que é o game pass.

Se alguém está errado? Ninguém.
Quem é o responsável? Microsoft.

A situação da Xbox em Portugal é um assunto que já enterrei na altura da 360, já não ligo e não foi por isso que deixei de a ter como consola principal.
 
O trono ficou de facto vazio, mas tanto esteve vazio para a Sony como para a Xbox.
A questão é que só uma delas o quis realmente, e mexeu-se para tal.
O que podia ser uma guerra após o regicidio, tornou-se numa espécie de sucessão natural.

Sim e não, porque quando a Sega abandonou o hardware com a descontinuação da Dreamcast, já vinha em fase descendente desde a Saturn (os americanos gostam sempre de salientar que esta fase começou com a 32X), que era uma powerhouse no 2D mas com fama de ser difícil programar 3D, e a Sony já levava uma geração de avanço com a PS1 em relação à Xbox. Quando a primeira Xbox foi lançada, já a PS tinha uma marca bem consolidada no mercado.

Se houve muita gente a saltar a Sega Dreamcast porque preferiram esperar pela PS2 (DVD!!), imagina a Xbox, plataforma totalmente nova e sem provas dadas, ainda para mais da Microsoft no contexto Y2K.
 
A Sony faz bem o seu trabalho...quando lançaram o Ragnarok havia publicidade em todas as estações de metro por todo o mundo...as pessoas que assistem ao mundial apanham sempre uma pub da Playstation pelo meio.

A MS com tanto dinheiro não consegue publicitar o que tem..faz-me confusão
 
Esqueçam o crescimento da Xbox em Portugal, não vai acontecer.
A PlayStation está completamente enraizada em Portugal e nos Português.
Se até aqui neste fórum existe quem diga que é fiel a PlayStation e experimentar a Xbox está completamente fora de questão, imaginem os consumidores casuais que só conhecem a consola PlayStation e que sao a grande grosso das vendas.

Não tenham dúvida que muitos estão a comprar agora a Xbox pela falta de PlayStations nas prateleiras das lojas e não só pelo game pass, o Zé Tuga sabe lá o que é o game pass.

Se alguém está errado? Ninguém.
Quem é o responsável? Microsoft.

A situação da Xbox em Portugal é um assunto que já enterrei na altura da 360, já não ligo e não foi por isso que deixei de a ter como consola principal.
Ainda me lembro há 12 anos atrás, quando quis comprar uma consola de ultima geração. A primeira opção que me veio à mente foi a Playstation 3, não por causa dos exclusivos, ou por causa de publicidade, ou por uma razão em particular. Pura e simplesmente por causa da marca, e da popularidade das versões anteriores da consola. Só não a comprei por não ter dinheiro suficiente para a comprar. Por causa disso, em vez de fazer uma aquisição por impulso, fiz uma pesquisa na internet sobre as opções disponíveis, o que podia usufruir por cada opção, e acabei optando pela Xbox 360.
 
A Sony faz bem o seu trabalho...quando lançaram o Ragnarok havia publicidade em todas as estações de metro por todo o mundo...as pessoas que assistem ao mundial apanham sempre uma pub da Playstation pelo meio.

A MS com tanto dinheiro não consegue publicitar o que tem..faz-me confusão

Gasto vs Retorno, porquê gastar imenso dinheiro num mercado que não dá retorno?
 
Clara que é assunto e claro que o tamanho importa! Quando a Sony te diz que é um dos melhores mercados para eles estão a dizer-te que o dominam, basicamente, agora, o que eles ganham aqui são migalhas em relação a muitos outros mercados! Achas que se a Sony estivesse na posição da Xbox andava esbanjar dinheiro em publicidade e localização de jogos em mercados como Portugal quando tem outros bem mais apetecíveis para ganhar terreno? Óbvio que não.

Mas é dos mercados onde o lucro é mais certo !
Preferes ganhar 1000, mas de uma forma instável, ou ter 500 que são garantidos ?

Em número de unidades vendidas, Portugal é uma gota num oceano, mas se a MS nada fizer, também nada vai mudar. Talvez em vez de se criticarem unicamente os consumidores portugueses por só quererem PS, talvez esteja na altura de se criticar também a MS por pouco ou nada fazer para mudar isso.

Ora ai está. E isto não é de agora é desde o inicio.

Esqueçam o crescimento da Xbox em Portugal, não vai acontecer.
A PlayStation está completamente enraizada em Portugal e nos Português.
Se até aqui neste fórum existe quem diga que é fiel a PlayStation e experimentar a Xbox está completamente fora de questão, imaginem os consumidores casuais que só conhecem a consola PlayStation e que sao a grande grosso das vendas.

Não tenham dúvida que muitos estão a comprar agora a Xbox pela falta de PlayStations nas prateleiras das lojas e não só pelo game pass, o Zé Tuga sabe lá o que é o game pass.

Se alguém está errado? Ninguém.
Quem é o responsável? Microsoft.

A situação da Xbox em Portugal é um assunto que já enterrei na altura da 360, já não ligo e não foi por isso que deixei de a ter como consola principal.

E a xbox simplesmente desiste ?
Isso não é nada tipico de uma empresa americana, aliás até é vergonhoso.
Todos temos em mente que os grandes homens e mulheres de negócios americanos, são obstinados e não desistem ao menor obstáculo.

Acho que estás a "estupidificar" demais os jogadores Portugueses, se a xbox está a ser comprada pelos Zés Tugas.
Já não estamos isolados, temos net ( até melhor que a Americana), estamos conectados com o mundo, sabemos o que se passa lá fora.
Não é exclusivamente, por falta de stock, é porque a consola de facto tem qualidade, é porque as politicas da Sony já chateiam até mesmo os mais fiéis da marca.
E é porque sobretudo, por mais fiéis que sejamos a uma marca, somos muito mais fiéis à nossa carteira.
Eu continuo a acreditar piamente ( e sendo um consumidor playstation) que a xbox vai ganhar esta época natalicia.
E isto a investir pouco em Portugal, imagina se investisse mais...
Noutras circunstâncias estaria já por aqui uma consola da MS, mas penso que para já ( do meu ponto de vista) não justifique.
Mas possivelmente irei para o green side na próxima geração.


Sim e não, porque quando a Sega abandonou o hardware com a descontinuação da Dreamcast, já vinha em fase descendente desde a Saturn (os americanos gostam sempre de salientar que esta fase começou com a 32X), que era uma powerhouse no 2D mas com fama de ser difícil programar 3D, e a Sony já levava uma geração de avanço com a PS1 em relação à Xbox. Quando a primeira Xbox foi lançada, já a PS tinha uma marca bem consolidada no mercado.

Se houve muita gente a saltar a Sega Dreamcast porque preferiram esperar pela PS2 (DVD!!), imagina a Xbox, plataforma totalmente nova e sem provas dadas, ainda para mais da Microsoft no contexto Y2K.

Mais uma razão para investir mais.
Essa situação não foi igual em todo o lado ?
A xbox não teve que se promover bem para conquistar outros mercados ?
Claro que haverá mercados mais atractivos e há que prioritirizar o investimento.
Mas se aqui não fez nada, o que é que esperava ?

Gasto vs Retorno, porquê gastar imenso dinheiro num mercado que não dá retorno?

Por outro lado se não gastar, então ai nunca terá retorno.
 
Mercados como os EUA e alguns europeus como o UK, Alemanha, França são muito mais apetecíveis e influenciadores. A Microsoft sabe que no dia em que lá estiver fortíssima, os outros, mais cedo ou mais tarde, vão atrás.
 
Além de que de há uns anos para cá a aposta em PT tem sido maior, já se vai vendo alguma publicidade(em loja), temos o Xbox all access(ainda que associado a um cartão de uma loja), tivemos edições especiais de Xbox em exclusivo nessa mesma loja, etc
 
E a xbox simplesmente desiste ?
Isso não é nada tipico de uma empresa americana, aliás até é vergonhoso.
Todos temos em mente que os grandes homens e mulheres de negócios americanos, são obstinados e não desistem ao menor obstáculo.

Acho que estás a "estupidificar" demais os jogadores Portugueses, se a xbox está a ser comprada pelos Zés Tugas.
Já não estamos isolados, temos net ( até melhor que a Americana), estamos conectados com o mundo, sabemos o que se passa lá fora.
Não é exclusivamente, por falta de stock, é porque a consola de facto tem qualidade, é porque as politicas da Sony já chateiam até mesmo os mais fiéis da marca.
E é porque sobretudo, por mais fiéis que sejamos a uma marca, somos muito mais fiéis à nossa carteira.
Eu continuo a acreditar piamente ( e sendo um consumidor playstation) que a xbox vai ganhar esta época natalicia.
E isto a investir pouco em Portugal, imagina se investisse mais...
Noutras circunstâncias estaria já por aqui uma consola da MS, mas penso que para já ( do meu ponto de vista) não justifique.
Mas possivelmente irei para o green side na próxima geração.

Não estou a estupidificar ninguém.

É normal que os jogadores mais casuais não saibam de muitas coisas pois não têm por hábito andar nestes meios.
 
Esqueçam o crescimento da Xbox em Portugal, não vai acontecer.
A PlayStation está completamente enraizada em Portugal e nos Português.
Se até aqui neste fórum existe quem diga que é fiel a PlayStation e experimentar a Xbox está completamente fora de questão, imaginem os consumidores casuais que só conhecem a consola PlayStation e que sao a grande grosso das vendas.

Não tenham dúvida que muitos estão a comprar agora a Xbox pela falta de PlayStations nas prateleiras das lojas e não só pelo game pass, o Zé Tuga sabe lá o que é o game pass.

Se alguém está errado? Ninguém.
Quem é o responsável? Microsoft.

A situação da Xbox em Portugal é um assunto que já enterrei na altura da 360, já não ligo e não foi por isso que deixei de a ter como consola principal.

Eu sou um dos que sou fiel á Sony e admito. Não me imagino a comprar uma Xbox, não me cativa.
Por várias razões, jogos em português, o apoio em Portugal( em comparação com a Microsoft na Xbox é esmagador) e mesmo no comando, que não gosto da Xbox.
 
Eu sou um dos que sou fiel á Sony e admito. Não me imagino a comprar uma Xbox, não me cativa.
Por várias razões, jogos em português, o apoio em Portugal( em comparação com a Microsoft na Xbox é esmagador) e mesmo no comando, que não gosto da Xbox.
Já somos 2, também n m estou a ver actualmente a comprar alguma Xbox, embora reconheça o valor do gamepass vejo mais qualidade de jogos na PlayStation. Ps: também tenho uma switch 😁
 
Já somos 2, também n m estou a ver actualmente a comprar alguma Xbox, embora reconheça o valor do gamepass vejo mais qualidade de jogos na PlayStation. Ps: também tenho uma switch 😁

Os exclusivos da ps de facto são o grande deal breaker na maioria dos casos.
Na altura de comprar uma consola há que sempre ter isso em conta.
Depois vai do gosto de cada um.
Ou mantem-se pelos exclusivos ou "sacrificam" os exclusivos e mudam para outra consola.
A outra alternativa será ter ambas.
 
Os exclusivos da ps de facto são o grande deal breaker na maioria dos casos.
Na altura de comprar uma consola há que sempre ter isso em conta.
Depois vai do gosto de cada um.
Ou mantem-se pelos exclusivos ou "sacrificam" os exclusivos e mudam para outra consola.
A outra alternativa será ter ambas.

Ou as pessoas estao borrifar-se para isso e querem algo barato que o resto do circulo social tenha para jogar meia duzia de jogos para lá da sagrada trindade(COD,GTA,Fifa).
 
Foi isso que quis dizer com "sacrificar os exclusivos".

Mas eles nao estao a sacrificar nada. Pura e simplesmente nao entra nas consideracoes da maioria. Se assim fosse,na recta final da geracao da PS4 a Sony tinha tido jogos a vender como um GTA.


O Zwame nao é o resto do mundo. Sites de entusiastas no geral nao reflectem a realidade.
 
Também se pode dizer que há mais jogos do que os exclusivos Sony. Eu já tive PS2 e PS4, pelo meio tive 360 e agora SeriesX. Na altura da PS4, joguei o Last of US 1 (gostei muito) e saiu o 2, não comprei, comprei o primeiro God of War joguei os primeiros 15 mins, depois parei para jogar outra coisa qq (achoa eu o Spider Man que também gostei muito) e entretanto acabei por vender a consola e não o acabei.

Reconheço que são grandes jogos, mas sinceramente com o tempo que tenho para jogar o que existe na SeriesX serve-me bem. E não sou da Santíssima trindade FIFA, cod e GTA, destes FIFA já não me lembro do último que comprei, Cod fiquei no modern warfare 3 e GTA joguei o V quando saiu. :P

Para mim o Gamepass tem uma valia tremenda porque adoro jogar todo o tipo de jogos e não só grandes jogos cinematográficos (que também adoro jogar atenção, mas gosto só de jogar desses de vez em quando)
 
@ManSCP

Mas foi como o @sniperfox disse, muitos jogadores que têm a nova Xbox e descobriram o gamepass escolheram a Xbox porque não tiveram alternativa.
Se tivessem a PS5 nas lojas eles compravam a PS5, não tenho dúvidas. É capaz de haver um ou outro que tenha comprado a PS5 e a tenha trocado pela Xbox mas são casos muito raros.

Se fosse a comprar outra consola seria a Nintendo Switch, sem dúvida. E talvez o faça para o ano, por ser portátil e por ter jogos que quero muito experimentar, entre eles o Zelda e o Pokémon.

Sobre o jogador casual, eu também sou da mesma opinião, eles querem lá saber de um The Last of Us, de um Uncharted, de um God of War ou de um The Witcher 3, o círculo de jogos deles é um GTA 5, Fifa 23, COD Modern Warfare 2 e Fortnite.
 
Última edição:
O que tem levado a alguns jogadores a mudarem para a Xbox é mesmo o valor das consolas, já vi séries s em segunda mão a menos de 200 euros 😁, em relação ao gamepass a vantagem é o day One por ser for católico por catálogo a plus extra não fica atrás, e a plus essencial é infinitamente melhor que a gold.
 
Back
Topo