A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Mas eles nao estao a sacrificar nada. Pura e simplesmente nao entra nas consideracoes da maioria. Se assim fosse,na recta final da geracao da PS4 a Sony tinha tido jogos a vender como um GTA.


O Zwame nao é o resto do mundo. Sites de entusiastas no geral nao reflectem a realidade.
Acrescento que para mim os exclusivos já tiveram muito mais relevância na escolha de uma consola do que agora. Por causa de 2 ou 3 exclusivos num ano? Em que se passa alguns deles em menos de 1 semana? Se fosse há uns anos atrás, nos tempos da PS2 e PS3 era diferente, saía muitos mais jogos exclusivos, agora contam-se pelos dedos de uma mao. Já para não falar que a maioria deles acabam por sair no PC com exceção dos exclusivos da Nintendo switch.
 
Acrescento que para mim os exclusivos já tiveram muito mais relevância na escolha de uma consola do que agora. Por causa de 2 ou 3 exclusivos num ano? Em que se passa alguns deles em menos de 1 semana? Se fosse há uns anos atrás, nos tempos da PS2 e PS3 era diferente, saía muitos mais jogos exclusivos, agora contam-se pelos dedos de uma mao. Já para não falar que a maioria deles acabam por sair no PC com exceção dos exclusivos da Nintendo switch.
2 ou 3 exclusivos por ano? Isso não é verdade, basta fazeres uma pesquisa rápida, é um facto que na geração da PS2 e PS3 existiam mais exclusivos mas os de agora são muito melhores.
 
2 ou 3 exclusivos por ano? Isso não é verdade, basta fazeres uma pesquisa rápida, é um facto que na geração da PS2 e PS3 existiam mais exclusivos mas os de agora são muito melhores.
Sim, 2 ou 3 exclusivos num ano por consola. Não estou com isto a contar com os temporários, se são temporários nem entra na equação e nem falo de sairem no PC. Acho que a única que tem verdadeiros exclusivos é a nintendo e aí sim, acho que ainda vale a pena equacionar a sua compra pelos exclusivos pois costumam ser em maior número não se podendo jogar no PC.

Dizer que os de agora são muitos melhores não e de todo verdade. Para a altura de cada consola PS2/PS3 saiam imensos de qualidade, ainda mais do que agora claro que era para a tecnologia existente na altura.
 
2 ou 3 exclusivos por ano? Isso não é verdade, basta fazeres uma pesquisa rápida, é um facto que na geração da PS2 e PS3 existiam mais exclusivos mas os de agora são muito melhores.
Até fiquei curioso e fui fazer uma pesquisa rápida pois tinha a ideia que sem contar com remasters (que nem são assim tantos) a PS5 tinha 7 exclusivos e a Xbox nenhum.
Parece que não, existem 5 da PS5 e 1 da Xbox (pelo menos na definição correta de exclusivo):
Astro's Playroom
Demon's Souls (remake)
Destruction AllStars
Ratchet & Clank: Rift Apart
Returnal
Orphan of the Machine

Se bem que posso estar enganado, se for esse o caso corrijam-me por favor.

Não me parece que hoje em dia os exclusivos façam grande diferença na decisão de comprar uma consola desta geração.
Quanto a serem melhores, é sempre subjetivo, pois é uma questão de opinião.

Nota: Só não falei da Switch pois parece-me uma consola bastante diferente das duas que mencionei. Contando com os seus exclusivos, o número aumenta consideravelmente.
 
Última edição:
Parece que não, existem 5 da PS5 e 1 da Xbox (pelo menos na definição correta de exclusivo):

Todos os jogos dos estúdios da Microsoft saem Day One no PC. Hoje em dia o termo exclusividade refere-se sobretudo a exclusividade nas consolas, os tais Console Exclusive, tendo em conta que hoje em dia sai praticamente tudo no PC.
 
Todos os jogos dos estúdios da Microsoft saem Day One no PC. Hoje em dia o termo exclusividade refere-se sobretudo a exclusividade nas consolas, os tais Console Exclusive, tendo em conta que hoje em dia sai praticamente tudo no PC.
Sim eu sei disso, por isso é que referi na definição correta de exclusivo.
As consolas têm muitas outras vantagens e acho que é por isso que as pessoas compram, noutros tempos poderia ser pelos exclusivos.
 
Mas eles nao estao a sacrificar nada. Pura e simplesmente nao entra nas consideracoes da maioria. Se assim fosse,na recta final da geracao da PS4 a Sony tinha tido jogos a vender como um GTA.


O Zwame nao é o resto do mundo. Sites de entusiastas no geral nao reflectem a realidade.

Não digo o contrário, mas para muitos ainda tem peso os exclusivos.

Não me parece que hoje em dia os exclusivos façam grande diferença na decisão de comprar uma consola desta geração.

Como disse acima, penso que ainda façam, apesar de já não serem o que são.
Por exemplo, na lista que postaste de exclusivos, nenhum deles me faria comprar a ps5 em detrimento da xbox.
Mas por outros, já podia ser o inverso.
 
Já agora, eu falava do mercado nacional, não falava a nível global (onde obviamente a queda de um Player de um mercado com apenas 2 teve impacto). A minha percepção pode estar errada, mas era a SEGA quem dominava em Portugal (publicidades, revistas, etc). A Nintendo era uma opção mais cara, logo menos acessível não tendo nem de perto nem de longe a penetração da SEGA.
Não era apenas o preço, a representação da Sega era incrivelmente mais competente que a Nintendo.
Seja ao nível de publicidade, marketing, disponibilidade, clubes, enfim, tudo.
A imagem que a Sega tinha era parecida com a que a Sony tem hoje, a consola dos jogos adultos, a Nintendo era infantil. Isto numa época em que jogos de vídeo eram efectivamente um passatempo infantil e quanto muito de pré adultos.
O representante da Sega era a Ecofilmes e o da Nintendo a concentra e isso explicava muito, uma tinha experiência do mundo audiovisual, a outra vendia Nenucos.
E em Portugal até hoje acho que tudo se manteve com a Sony a substituir a Sega.
 
Como disse acima, penso que ainda façam, apesar de já não serem o que são.
Por exemplo, na lista que postaste de exclusivos, nenhum deles me faria comprar a ps5 em detrimento da xbox.
Mas por outros, já podia ser o inverso.
A lista que postei contém todos os exclusivos PS5 e XS (sem remasters e temporários).
Pode haver quem vá comprar uma das consolas por causa desses exclusivos, no entanto parece-me que o principal motivo é a melhor qualidade dos jogos. Se não fosse isso, bastavam as consolas de geração anterior para maior parte dos casos.

Claro que, para quem não tem uma consola da geração anterior, pode fazer mais sentido olhar para os exclusivos.
Não das consolas em si mas sim de cada empresa.
 
Até fiquei curioso e fui fazer uma pesquisa rápida pois tinha a ideia que sem contar com remasters (que nem são assim tantos) a PS5 tinha 7 exclusivos e a Xbox nenhum.
Parece que não, existem 5 da PS5 e 1 da Xbox (pelo menos na definição correta de exclusivo):
Astro's Playroom
Demon's Souls (remake)
Destruction AllStars
Ratchet & Clank: Rift Apart
Returnal
Orphan of the Machine


Que geração mais ranhosa...comprei uma ps5 para jogar um exclusivo, ainda por cima Remake! Mas vá lá que é um bom remake, demons souls.
 
Até fiquei curioso e fui fazer uma pesquisa rápida pois tinha a ideia que sem contar com remasters (que nem são assim tantos) a PS5 tinha 7 exclusivos e a Xbox nenhum.
Parece que não, existem 5 da PS5 e 1 da Xbox (pelo menos na definição correta de exclusivo):
Astro's Playroom
Demon's Souls (remake)
Destruction AllStars
Ratchet & Clank: Rift Apart
Returnal
Orphan of the Machine

Se bem que posso estar enganado, se for esse o caso corrijam-me por favor.

Não me parece que hoje em dia os exclusivos façam grande diferença na decisão de comprar uma consola desta geração.
Quanto a serem melhores, é sempre subjetivo, pois é uma questão de opinião.

Nota: Só não falei da Switch pois parece-me uma consola bastante diferente das duas que mencionei. Contando com os seus exclusivos, o número aumenta consideravelmente.

Tenho Xbox, e já tive as outras PS. Para mim não interessa se é exclusivo ou não. O que interessa são os jogos que posso jogar na minha consola, se podem ser jogados noutras plataformas ou não, não faz o jogo nem pior nem melhor.

Para quem não queira jogar em PC, como no meu caso, os exclusivos ainda podem fazer a diferença. No entanto é um dos fatores, existe a lealdade à marca, perfil (troféus /achievements), amigos, poder da consola e serviços. Eu mudei para a Xbox por causa dos serviços, e um pouquinho pelo poder, abdiquei da lealdade à marca, dos exclusivos PS e do meu perfil. Foi difícil principalmente a parte da lealdade (o que agora considero estúpido), mas para alguns é impossível seja por um ou mais dos itens. A outra solução é ter tudo.

A Nintendo é um caso à parte, conseguiu criar tanta diferenciação que muitos não conseguem não ter as suas consolas, outros ignoram-as por completo (eu estou aqui).
 
Última edição:
Tenho Xbox, e já tive as outras PS. Para mim não interessa se é exclusivo ou não. O que interessa são os jogos que posso jogar na minha consola, se podem ser jogados noutras plataformas ou não, não faz o jogo nem pior nem melhor.

Para quem não queira jogar em PC, como no meu caso, os exclusivos ainda podem fazer a diferença. No entanto é um dos fatores, existe a lealdade à marca, perfil (troféus /achievements), amigos, poder da consola e serviços. Eu mudei para a Xbox por causa dos serviços, e um pouquinho pelo poder, abdiquei da lealdade à marca, dos exclusivos PS e do meu perfil. Foi difícil principalmente a parte da lealdade (o que agora considero estúpido), mas para alguns é impossível seja por um ou mais dos itens. A outra solução é ter tudo.

A Nintendo é um caso há parte, conseguiu criar tanta diferenciação que muitos não conseguem não ter as suas consolas, outros ignoram-as por completo (eu estou aqui).

De todos esses argumentos o da lealdade à marca para mim nunca fez sentido nenhum.
Não sou accionista, agora se estou satisfeito fico como estou, se quero mudar ou experimentar algo novo quero mais é que as marcas se lixem, porque elas fazem o mesmo comigo.
 
De todos esses argumentos o da lealdade à marca para mim nunca fez sentido nenhum.
Não sou accionista, agora se estou satisfeito fico como estou, se quero mudar ou experimentar algo novo quero mais é que as marcas se lixem, porque elas fazem o mesmo comigo.

Eu sou leal à minha carteira.
E apesar de ter estado com a Sony, verdade seja dita que nesta geração estão a ir ao bolso do pessoal.
A par das politicas que tem feito, isto agora com Activision e Xbox está a ser ridiculo, e só denigre a imagem da Sony.
Não tenho já uma xbox, porque ainda tenho muito para jogar na geração passada.
A par de não ter tempo para estar a jogar em duas consolas, não sou pessoa de comprar só para dizer que tenho.
Comprando agora uma consola da nova geração, ficava mais tempo parada que a jogar.
 
Eu sou leal à minha carteira.
E apesar de ter estado com a Sony, verdade seja dita que nesta geração estão a ir ao bolso do pessoal.
A par das politicas que tem feito, isto agora com Activision e Xbox está a ser ridiculo, e só denigre a imagem da Sony.
Não tenho já uma xbox, porque ainda tenho muito para jogar na geração passada.
A par de não ter tempo para estar a jogar em duas consolas, não sou pessoa de comprar só para dizer que tenho.
Comprando agora uma consola da nova geração, ficava mais tempo parada que a jogar.


A verdade é que desde há uns tempos que ando mesmo a pensar vender a ps5 enquando não perco dinheiro e comprar uma series x.
Os exclusivos sony atualmente não me aliciam a ponto de andar a gastar dinheiro desnecessário para jogar.
 
De todos esses argumentos o da lealdade à marca para mim nunca fez sentido nenhum.
Não sou accionista, agora se estou satisfeito fico como estou, se quero mudar ou experimentar algo novo quero mais é que as marcas se lixem, porque elas fazem o mesmo comigo.
Também acho que não faz mas senti principalmente naquela altura após cancelar a reserva da PS5 e esperar que saisse a Xbox Series X. Não sei se é lealdade /habituação /resistência à mudança. Mas assim que decidi passei por cima disso e até os jogos vendi, depois a Xbox chegou e passou - me qualquer réstia desse sentimento.

edit:
Mais um sinal que a Sony quer seja pelo preço, quer seja pelo stock está a perder vendas e a Xbox talvez ganhe alguns clientes que agora compram a Series S (ou X) e depois podem já não voltar.

 
Última edição:
Nintendo 42%, Xbox 40% e PS 18%?

Ainda estou à espera daqueles milhões de PS5 que estavam guardadas em armazém para a Black Friday e para o Natal. Mas a BF já passou, pode ser que apareçam agora...
 
Incrível o que a Nintendo faz com um jogo que originalmente foi lançado na WiiU.

Por acaso era jogo que gostava genuinamente de ter na Switch, mas cobrarem Full Price por um jogo que já comprei e tenho na WiiU é algo que não consigo "aceitar".
 
Incrível o que a Nintendo faz com um jogo que originalmente foi lançado na WiiU.

Por acaso era jogo que gostava genuinamente de ter na Switch, mas cobrarem Full Price por um jogo que já comprei e tenho na WiiU é algo que não consigo "aceitar".
Como é Nintendo ninguém reclama com as coisas que faz, é tipo a Apple.
Apesar de ter a Switch é a consola que me puxa menos para jogar.
 
Como é Nintendo ninguém reclama com as coisas que faz, é tipo a Apple.
Apesar de ter a Switch é a consola que me puxa menos para jogar.
A Nintendo se não fizer asneira, e agora com o modelo híbrido é difícil, é a que tem a tarefa mais facilitada nos 3 players fabricantes de consolas.
IPs são quase os mesmos (não digo os Jogos são sempre os mesmos, porque estou por fora e caem em cima de mim). Consegue vender os jogos anos e anos a fullprice, não tem que andar atrás nem de specs nem de features dos concorrentes.
 
Última edição:
Nintendo 42%, Xbox 40% e PS 18%?

Ainda estou à espera daqueles milhões de PS5 que estavam guardadas em armazém para a Black Friday e para o Natal. Mas a BF já passou, pode ser que apareçam agora...

Eles disseram que iam ter stock para a BF e para o Natal.
Não especificaram foi de que ano...

Como é Nintendo ninguém reclama com as coisas que faz, é tipo a Apple.
Apesar de ter a Switch é a consola que me puxa menos para jogar.

De certa forma todas tem feito isso.
Temos remakes a serem lançados de geração em geração.
A Nintendo com os seus jogos vai fazendo um revamp misto, que aquilo nem é remake, nem é jogo novo.
E assim vai vendendo, eles há tempos disseram que eram a consola mais vendida em Portugal.
E nenhum dos outros concorrentes vem constestar isso...
 
Última edição:
Back
Topo