A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Exactamente.
Anda tudo atrás de conseguir ser o próximo fortnite ou CODwarzone, porque o sucesso comercial que tiveram é substancial, mas esse mercado vai saturar.

O mercado para singleplayer AAA existe e não vai desaparecer tão cedo. Concordo é que jogos lineares em que se sente que se está a participar num roteiro pré determinado tendem a desaparecer, na minha opinião ainda bem porque me cativam menos e menos.


Se estás a falar dos jogos da antiga Telltale,os da DONTNOD,os da Quantic Dream e outras empresas em que a gameplay vive de QTEs,também tem de haver espaço para esses.
Para malta com mais unhas podem parecer básicos,mas para malta não gamer são um bom ponto de entrada.
Ainda hoje considero a primeira temporada de The Walking Dead,Tales from the Borderlands e Wolf Among Us dos melhores jogos que alguma vez joguei.
 
Para mim é ótimo, dado que é raro comprar jogos sem multiplayer, e lineares então apenas de forma muito esporádica.

Quem sabe se pode vir um AC num formato GaaS, em que conseguimos ver outros jogadores, fazer atividades juntos. Onde os conteúdos do jogo podem ser outros espaços temporais.
 
Eu só jogo jogos single player.
Dentro do género, ultimamente também já ando um pouco saturado dos open worlds. Até porque o backlog neste momento é muito grande e desde que estamos em confinamento o tempo é muito menos para jogar.
Por exemplo da Ubi ainda não comprei nem o WD legion nem o Valhalla, apesar de ter gostado bastante dos anteriores.
Prefiro mais uma experiência linear em que a história tem a maior preponderância e é o fio condutor do jogo. Em que toda a experiência é construída com o máximo de atenção ao detalhe e foco.
E é por esses jogos que eu realmente temo!
 
Compreendo a frustração com Legion e Valhalla. Não joguei nenhum dos 2 mas AC há muito que são jogos em que mudam o cenário mas de resto é sempre sempre sempre a mesma coisa. Legion o mesmo, é sempre o mesmo, sem que a história seja realmente interessante.
Fazer open worlds para isto mais vale linear com boa história, concordo.

Agora existem outras realidades. GTA's, RDR2, Witcher, etc. São open worlds de elevadíssima qualidade, com muita coisa para fazer mas com histórias há altura. Cabe a cada um decidir como quer jogar, se seguir a história e pouco mais, ou explorar tudo.

Não tenho nada contra lineares, até porque os há de qualidade também. Para mim deixaram é de ter grande piada. Imagino-me mais a jogar os referidos The Walking Dead,Tales from the Borderlands e Wolf Among Us, em que a história é rainha e senhora do que um Metro ou Wolfenstein.

Isto é a minha opinião apenas, tanto é que os AC continuam a vender imenso, por exemplo.
 
Partilho da tua preocupação.
Acho que os AAA single player vão lentamente tornar-se num nicho dentro dos videojogos.
Quando desaparecerem de todo ou forem num número muito reduzido, é quando for altura de eu procurar outro hobbie...

Mesmo. Eu agora estou a jogar o RDR II e nem sequer instalei ( nem tenho intenção) de instalar o online para o multiplayer.


Quando forem todos F2P e só uma ínfima parte ter sucesso vão voltar aos SP.

A questão é que pode haver espaço para todos, e a industria do videojogos que se esperava ser inclusiva, está a tornar-se elitista.
Porque vamos lá ver, eu não sei como estão as coisas actualmente, mas a industria de videojogos ainda gera mais receitas que a dos filmes e musica juntos, certo ?

Se assim for, não me parece que esta decisão seja por razões económicas, mas sim para agradar a um nicho.
O que acho bem, só estou é contra fazer desse nicho uma elite.
Há espaço para todos, singleplayers, multiplayers, etc. É na variedade que está o ganho.
 
Pessoalmente, tenho cada vez paciência para jogos MP que são sempre a mesma (apenas muda o nome e os cenários): nos tempos da PS3 dediquei dezenas de horas aos COD MW e MW2, na geração PS4 ainda joguei bastante os CODs oferecidos no Plus, mas foram muito menos horas e acabei por sentir aquela saturação de estar sempre a jogar a mesma coisa (mas com uma comunidade online que foi ficando cada vez mais imatura).

Neste momento com a XBX, apenas joguei umas partidas de PES 2021 online (mas não senti aquele prazer que sentia nos tempos da PS3), mas já perdi dezenas de horas em jogos SP do gamepass (e sinto que é neles que está o prazer de jogar e apreciar melhor o trabalho feito pelos developers).
 
Compreendo a frustração com Legion e Valhalla. Não joguei nenhum dos 2 mas AC há muito que são jogos em que mudam o cenário mas de resto é sempre sempre sempre a mesma coisa. Legion o mesmo, é sempre o mesmo, sem que a história seja realmente interessante.
Fazer open worlds para isto mais vale linear com boa história, concordo.

Agora existem outras realidades. GTA's, RDR2, Witcher, etc. São open worlds de elevadíssima qualidade, com muita coisa para fazer mas com histórias há altura. Cabe a cada um decidir como quer jogar, se seguir a história e pouco mais, ou explorar tudo.

Não tenho nada contra lineares, até porque os há de qualidade também. Para mim deixaram é de ter grande piada. Imagino-me mais a jogar os referidos The Walking Dead,Tales from the Borderlands e Wolf Among Us, em que a história é rainha e senhora do que um Metro ou Wolfenstein.

Isto é a minha opinião apenas, tanto é que os AC continuam a vender imenso, por exemplo.

Quem me dera que fosse como tu dizes. A mudança dos ACs da fórmula antiga(AC2 até ao Syndicate) para a nova(Origins para a frente),eu ainda tenho isso atravessado na garganta. E o Valhalla foi basicamente o jogo que me encheu,devido às forma como estruturaram a história(as múltiplas arcs).
Isso e a forma como o jogo equilibra o Animus e o fora do Animus,outra coisa que tenho atravessada.

Watch Dogs,foram de algo mais negro com foco num personagem(1) para uma cultura YOLO baseado num grupo(2). E se no 2 ainda tínhamos o Marcus como foco do grupo e da gameplay,agora no Legion temos personagens jogáveis criados de forma procedural.
 
Última edição:
Há uns dias atrás andei tentado em comprar o Valhala. Basicamente o último Assassins Creed que joguei foi o Black Flag, que apesar de ter gostado, pouco de "história" tinha.

Decidi ver um vídeo de um Story Recap para ver se tinha perdido grande coisa. Resumindo, até ao ACIII percebi a história sem problemas nenhuns. Depois disso, fiquei completamente a anhar com tanto nome, e coisinhas minúsculas sem sentido nenhum e perdi totalmente a vontade.

Tenho pena porque o que mais gostava do jogo era a parte histórica mas também o impacto que isso tinha na era moderna. Agora parece que o jogo é literalmente uma viagem no tempo com o nome Assassins.
 
Há uns dias atrás andei tentado em comprar o Valhala. Basicamente o último Assassins Creed que joguei foi o Black Flag, que apesar de ter gostado, pouco de "história" tinha.

Decidi ver um vídeo de um Story Recap para ver se tinha perdido grande coisa. Resumindo, até ao ACIII percebi a história sem problemas nenhuns. Depois disso, fiquei completamente a anhar com tanto nome, e coisinhas minúsculas sem sentido nenhum e perdi totalmente a vontade.

Tenho pena porque o que mais gostava do jogo era a parte histórica mas também o impacto que isso tinha na era moderna. Agora parece que o jogo é literalmente uma viagem no tempo com o nome Assassins.

Eu gostei muito dos jogos todos desde o black flag até ao Odyssey.
Mas basicamente encarei cada um deles como um jogo stand alone.
Por exemplo para mim o Odyssey foi a história da Kassandra. Nada mais que isso.
Basicamente desde o Unity que me desliguei do lore da saga Assassins creed e cada jogo é um jogo.
 
https://gamingsym.in/ps5-sony-has-invested-over-329-million-dollars-for-exclusive-second-parties/

329 Milhões em apenas 3 meses. A brincar a brincar, esse dinheiro dava para investir num AAA dos graúdos a cada 3 meses.

"Only in the third quarter of the financial year (October-December 2020), Sony concluded contracts worth over $ 329 million"

Se foi nesse período, ainda não sabemos no que foi aplicado o dinheiro.
Pode ser jogos "second party" como o Returnal, Demon's Souls e afins, tal como exclusividades temporárias à FFXVI (1 ano) e o Athia (2anos).

A ver no que investiram...
 
Gastar dinheiro para o jogo ser exclusivo um ano ou dois é algo que não faz sentido nenhum.
Não deve ser muitos que compram uma consola para jogar um jogo apenas porque sai uns meses ou um ano mais cedo, pelo menos eu sei que nunca iria fazer isso.
 
Tendo em conta o volume de pre-orders que existem de tantos e tantos jogos que vão saindo, já tive mais certezas quanto a isso.

As pessoas não estão dispostas a esperar, o que as leva a tomar decisões bem estúpidas de tanto a tanto.
 
Tendo em conta o volume de pre-orders que existem de tantos e tantos jogos que vão saindo, já tive mais certezas quanto a isso.

As pessoas não estão dispostas a esperar, o que as leva a tomar decisões bem estúpidas de tanto a tanto.


Sim mas pré order tanto fazes de um jogo com acesso antecipado numa consola como noutra.
Mas por outro lado tem aspectos positivos, depois do acesso antecipado do godfall na PlayStation deu para ver que o jogo não vale os € na minha opinião logo já não o comprk na Xbox.
 
Gastar dinheiro para o jogo ser exclusivo um ano ou dois é algo que não faz sentido nenhum.
Não deve ser muitos que compram uma consola para jogar um jogo apenas porque sai uns meses ou um ano mais cedo, pelo menos eu sei que nunca iria fazer isso.
Isto não é coisa de agora, já o fazem há algum tempo, portanto deduzo que deve fazer diferença, senão não continuavam a aposta.
 
Na notícia falam em acordos até 7 anos.
Se for este período é o tempo de vida de uma geração de consolas.

Isso faz mais sentido que um exclusivo de 1 ano por exemplo.
Para mim é indiferente como disse, se sair no ecossistema que eu tenho jogo, senão paciência, não vou é andar a gastar mais só porque eles se lembraram de bloquear um jogo x tempo.

Mas como já foi dito se o fazem é porque deve ter resultados.
 
https://gamingsym.in/ps5-sony-has-invested-over-329-million-dollars-for-exclusive-second-parties/

329 Milhões em apenas 3 meses. A brincar a brincar, esse dinheiro dava para investir num AAA dos graúdos a cada 3 meses.

Como eu interpreto, é que os contratos são nesse valor ao longo do período de tempo. Eles não gastaram esse montante em 3 meses, vão gastá-lo ao longo de vários anos mas os contratos estão fechados agora - EDIT: foram fechados ao longo de três meses -, sendo que os mais longos são válidos por 7 anos. Não sei se sabemos com quantas entidades e para quantos jogos para perceber melhor a média por jogo (embora, claro, vai sempre haver uns com mais orçamento e outros com menos).
 
Última edição:
vmRCFDt.png


https://twitter.com/EA/status/1362379919410495491
 
Back
Topo