A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

A Sony é a única que não precisa do acordo, pois a Microsoft tem de colocar lá o jogo de qualquer maneira.
Não tem, do ponto de vista financeiro faz sentido mas o dinheiro que o COD gera são migalhas para a MS. Acho que nunca esteve em causa a MS por lá o jogo, no entanto agora a Sony perdeu o poder negocial.
 
Não é só a MS a perder receita caso o COD não saia na PS, a Sony também perde uma boa fatia. Caso contrário não estavam com a atitude que têm tido perante os reguladores. Se fazem acordos de marketing e de conteúdo exclusivo para o COD na PS é porque lhes compensa, daí a atitude.

A MS como um todo passa bem sem o dinheiro do COD da PS, só o dinheiro gerado pelos outros IPs da Activision, Blizzard e King deve chegar para compensar esta perda. Além disso, o propósito é potencializar mais o Game Pass.
 
Se umas das coisas que se fala é acabarem com o CoD anual para terem mais equipas a fazer outras coisas.
Só aí já é menos receitas.

A malta tem de sair da bolha.

Em todo o caso, acredito que isto poça acabar com a saída do Jim Ryan, único desafio que teve só queimou a marca.
 
A única dúvida é se a tempo ou não do Diablo IV entrar day one no gamepass.

Vou aproveitar o lanço e carregar o GPU até aos 3 anos.
Espero estar enganado mas os jogos da blizzard vão demorar a entrar, internamente vai ser um sapo difícil de engolir.
 
Última edição:
Certo e?
A MS vai subir a métrica das subscrições e de que maneira, é esse o ponto principal deles, as vendas também contam muito, mas objetivo deles é subscrições.

E duvido que não haja uma queda massiva nas vendas de CoD na PS. Vamos ver como o mercado vai reagir, vamos ver se afinal a malta está mesmo disposta a pagar 80€ pelos jogos.

Se leres meu comentário vais ver que eu digo, "..jogos como Diablo e Call of Duty darem mais dinheiro, de vendas pelo menos, na Ps5 que na Xbox".
Nunca mencionei outras fontes de rendimentos como as microtransaction ou dinheiro de licenciamento. Seja como for é verdade que os números de subscrições vão aumentar, mas ainda é uma grande factor de desconhecimento quanto é que os estúdios ganham com este modelo de subscrição. E isto é um grande desconhecimento não só no gaming, como nos filmes. Um jogo ou filme, sabemos que teve um custo de produção X e um retorno de vendas ou box-office de Y. No caso do jogos tb são divulgados os ganhos com microtransações. Mas ninguem sabe qual o retorno do roduto numa plataforma de subscrição?

Por isso vai ser interessante ver o resultado de um Call of Duty. Vendas, em que plataforma vendeu mais. Microtransaçãos, em que plataforma rendeu mais. A Activision pode fazer parte do grupo Microsoft, mas continua a operar de forma semi-autonoma e tem que ser paga pela Microsoft.
 
Digo-te jásem estar nas empresas, que não.
Diria que começam a concluir negócio em Junho que era o prazo, talvez em Setembro comecem a aparecer os jogos Activision no serviço.

Agora o pensamento é, vale a pena dar o dinheiro em Junho quando no final do ano é 0€?
Eu já não comprei o último COD à espera deste negócio, o Gamepass fez com que fosse menos impulsivo nas compras.

Era mais produtivo teres comprado fisico para depois vender. Eu pessoalmente tenho um problema com a IW e como desenham os jogos mais recentes,daí só jogar se aparecer no Gamepass.

Agora era a MS recusar.

Nao há nada para recusar. O acordo é com as entidades,nao com a Sony. A Sony nunca quis este acordo,mas vai receber concessoes dele. Proximos 10 anos tem acesso ao COD,mas depois a torneira fecha.

E vai ser engraçado ver estes jogos como Diablo e Call of Duty darem mais dinheiro, de vendas pelo menos, na Ps5 que na Xbox.

Engraçado é quando a userbase da PS é para aí o dobro mas nao faz o dobro da revenue...

Isso não vai acontecer.

Se é para trazer algumas series de volta, alguns estudios tem de sair do apoio ao COD. E se o COD é para durar mais anos,têm de ter mais cuidado com ele. Já vai haver os outros shooters todos da MS e Blizzard para aguentar um ano.
 
Se é para trazer algumas series de volta, alguns estudios tem de sair do apoio ao COD. E se o COD é para durar mais anos,têm de ter mais cuidado com ele. Já vai haver os outros shooters todos da MS e Blizzard para aguentar um ano.

A malta está-se a esquecer de um ponto fundamental deste negócio que são os 13000 empregados, muita mão de obra para produzir para o Gamepass e futura aplicação/loja Mobile.
Desperdiçar tanta gente num jogo não faz sentido na ótica de negócio da MS, apesar de fazer na atual da Activision.


Edit:
 
Última edição:
No que toca a cloud,já houve concessoes: a Nvidia.
No que toca a console gaming,tambem já houve,nomeadamente a garantia do COD em consolas da Sony e Nintendo por 10 anos.
Mobile,nao há concessoes nenhumas.
 
Andas a ler as mesmas notícias que os outros?
As concessões que possam haver até é na Cloud, Cloud essa que a Sony pouco atua.

Desde o início que a Microsoft garantiu que não vai tirar o COD da PS, mesmo sem acordo com a Sony. Até se comprometeu junto de um dos reguladores a contratar uma entidade independente para assegurar a paridade de funções.

Nos últimos dias até saiu uma notícia de que um jogo COD poderia ser adiado caso essa paridade não fosse verificada.

Uma vez que a Sony está a fazer birra, estas garantias/propostas têm sido apresentadas a quem?

Estou a basear-me nas notícias que têm saído, e não apenas no comunicado da CMA de hoje, onde aliás até dizem que estão a considerar mais informação reunida:
Having considered this new evidence carefully, together with the wide range of information gathered before those provisional findings were issued
 
Última edição:
No que toca a cloud,já houve concessoes: a Nvidia.
No que toca a console gaming,tambem já houve,nomeadamente a garantia do COD em consolas da Sony e Nintendo por 10 anos.
Mobile,nao há concessoes nenhumas.
Mas isso é tudo de vontade própria para as coisas avançarem.
Não existiram ainda decisões finais, com as concessões/obrigações que têm de tomar.
 
@night_sign mas achas que os reguladores vão deixar cair as concessões que a Microsoft está a apresentar?
Eles até pediram para a Microsoft separar o COD e aí a Microsoft traçou logo uma linha vermelha.
 
Nao há nada para recusar. O acordo é com as entidades,nao com a Sony.

Os reguladores vão obrigar a que isso aconteça, senão o negócio não avança.

Até sair o parecer ninguém sabe isso.

Até ao momento nenhum regulador disse que ia obrigar a Microsoft a lançar um jogo onde quer que seja sem haver nenhum acordo por trás.

Vamos esperar pelos pareceres e depois teremos a certeza. Até lá não passam de suposições.
 
Sim, até à decisão final não há certezas de nada.

Mas acho que seria muito estranho, depois de tantas dúvidas e receios, principalmente à volta do COD, deixarem avançar o negócio sem qualquer concessão, ainda para mais as que têm partido da Microsoft.

Se for ao contrário cá estarei para admitir 😁
 
Última edição:
Mas acho que seria muito estranho, depois de tantas dúvidas e receios, principalmente à volta do COD, deixarem avançar o negócio sem qualquer concessão, ainda para mais as que têm partido da Microsoft.

Já existem várias concessões. O CoD vai passar a sair na consola da Nintendo, que é um mercado enorme, e todos os jogos da Microsoft vão passar a sair em múltiplas plataformas de cloud.

São duas grandes concessões.

Pode haver uma terceira concessão e sair na PlayStation? Pode. Se a Sony tivesse assinado o acordo dos 10 anos, já era uma certeza. Como não assinaram, fica a dúvida no ar sobre o que vai acontecer.
 
Back
Topo