• Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos: Death Stranding 2: On the Beach já chegou à PlayStation 5! Podem ler a nossa análise neste link!

A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Um pedaço de história com 20 anos, de um jogo que esteve alguns meses em desenvolvimento da Activision, e que foi cancelado, com um engine novo criado para Xbox, PS2 e PC

Ele não sabe porque foi cancelado, mas suspeita-se que foi porque o filme foi adiado (saiu em 2008), e nesta altura já estavamos bem dentro da gen Xbox 360/PS3, por isso este jogo para Xbox/PS2 já tinha perdido o seu timing.

Última edição:
Piranha Bytes: the two biggest veterans have already left to found another studio

Still no official statement from Embracer to respond to the (fairly concrete) rumor from the beginning of the day but we can say that things are in place for the death of Piranha Bytes without it ultimately being too detrimental for the fans from the studio: veterans and pillars Björn and Jennifer Pankratz announced that they had left the studio several weeks ago to found a new company under the name Pithead Studio.

Björn Pankratz was the creative director of all the Piranha games since its beginnings (Gothic saga, Risen and Elex) while Jennifer took the role of main Game Designer for 16 years, therefore since the Risen franchise.

We don't know who makes up the brand new studio for the moment (Piranha has suffered a lot of departures in recent months, without waiting for the closure) and the course remains in the same waters, namely an RPG full of adventures, but with the desire to explore elements of horror, and THIS TIME independently, with or without a publisher, but in all cases without its survival being subject to a parent company. Lesson learned.

10885620240708_160521_0_big.jpg

Piranha Bytes closes (Rumor)​

The studio behind Gothic, Risen and Elex closed with the end of June according to a source of a Polish gaming magazine/website: https://www.cdaction.pl/newsy/piranha-bytes-zamkniete-to-koniec-tworcow-gothica

Piranha bytes sempre fez jogos muito clunky, mas tinha um mundo muito bem desenhado e com alguma sátira por de trás dos jogos.
Sempre gostei bastante dos titulos deles, embora houvesse mais pontos maus que bons.

Sempre se aguentaram com a THQ Nordic, nunca houve problemas embora nunca vendessem muito bem.
Foi preciso vir a embracer para destruir tudo.

Estava a ver este vídeo e que saudades tenho destes tempos, revejo-me nestes miúdos, eu era exatamente igual a eles, tinha os meus amigos e primos, eramos educados, passávamos os comandos para cada um jogar.
Eu tinha mais ao menos a idade deles, os tempos da PS2 foram magníficos, os miúdos na altura também eram muito bons. Não se utilizava redes sociais, não precisávamos de telemóveis, havia respeito e amizade, sem jogos tóxicos online, tempos muito bons.

Para quem gosta de jogos de luta:

Estava a ver este vídeo e que saudades tenho destes tempos, revejo-me nestes miúdos, eu era exatamente igual a eles, tinha os meus amigos e primos, eramos educados, passávamos os comandos para cada um jogar.
Eu tinha mais ao menos a idade deles, os tempos da PS2 foram magníficos, os miúdos na altura também eram muito bons. Não se utilizava redes sociais, não precisávamos de telemóveis, havia respeito e amizade, sem jogos tóxicos online, tempos muito bons.

Isso é apenas a nostalgia a falar. Aliás, o facto de utilizares um grupo de amigos a jogar algo não competitivo é bastante demonstrativo disso mesmo. O que existe hoje existia no teu tempo. A diferença é que este hobby é agora bastante mais popular, mais mainstream, e as redes sociais exacerbam os comportamentos tóxicos pois podem fazê-lo em segurança das suas casas. Antes diziam na tua cara que não prestavas naquele jogo enquanto que agora dizem casualmente pela internet para te matares. Mas esses comportamentos tóxicos sempre existiram, principalmente em círculos de jogos/géneros competitivos. Só não vias isso a acontecer se não jogasses ou participasses em nada relacionado com esses jogos.

Última edição:
Falando de civismo a jogar, há vídeos pelo Youtube do último dia dos servidores do PSO da Dreamcast e ler o chat dá logo uma ideia de como as coisas eram muito diferentes, e um bocado de nostalgia pelos assuntos que estavam a falar também :P

5 anos após esse vídeo, foi onde foram forjados os verdadeiros machos, no COD MW online! Só quem viveu e experenciou aquilo, sabe o que é verdadeiro rage, sem limites e sem controlo! :D

Agora falando assério... nós falamos com nostalgia... Os tempos são iguais, com outras facilidades! Talvez houvesse mais um bocado de "respeito" nos jogos competitivos, porque ainda estavam todos um bocado "à descoberta" e havia mais tolerância em certas coisas. Mas neste tipo de jogos, sempre houve um ambiente mais tóxico.

Não há como comparar jogar com amigos ou conhecidos vs estranhos online.
E mesmo estranhos presencialmente tem outra conexão da frieza do online. Quem passou pela fase do Arcade sabe disto, criávamos amizades com malta que jogava connosco ou contra nós nos fighting games e nem me sentia mal em perder. Quando perco online com um estranho sinto logo raiava, coisa que com conhecidos não sinto.
O online trouxe muitas coisas boas, maior proximidade, mas tb uma desconexão emocional. Eu que agora estou num trabalho 100% remoto ainda não criei uma única amizade para sair a noite, já todos os outros trabalhos continuo a combinar saídas com ex-colegas.

É tudo contexto. As pessoas não mudaram muito, os contextos é que são outros.

Falando de civismo a jogar, há vídeos pelo Youtube do último dia dos servidores do PSO da Dreamcast e ler o chat dá logo uma ideia de como as coisas eram muito diferentes, e um bocado de nostalgia pelos assuntos que estavam a falar também :P
Por falar nisso, e para o caso de alguém não saber, ainda dá para jogar PSO na Dreamcast (Sylverant), entre outros jogos online.

Última edição:
Não há como comparar jogar com amigos ou conhecidos vs estranhos online.
E mesmo estranhos presencialmente tem outra conexão da frieza do online. Quem passou pela fase do Arcade sabe disto, criávamos amizades com malta que jogava connosco ou contra nós nos fighting games e nem me sentia mal em perder. Quando perco online com um estranho sinto logo raiava, coisa que com conhecidos não sinto.
O online trouxe muitas coisas boas, maior proximidade, mas tb uma desconexão emocional. Eu que agora estou num trabalho 100% remoto ainda não criei uma única amizade para sair a noite, já todos os outros trabalhos continuo a combinar saídas com ex-colegas.

É tudo contexto. As pessoas não mudaram muito, os contextos é que são outros.
Não conseguem combinar uma ida ao escritório nem que seja 1 vez por semana? Também trabalho remoto e tento fazer isso, aliás onde trabalho entrei já tudo remoto e graças a isso já deu para conhecer malta. Claro que também depende se tens alguns tugas ou não, se for tudo estrangeiro é mais difícil.

Quanto ao online, sinceramente quase nunca jogo, não me diz nada, mas adorava quando a malta se juntava toda e passava noites a jogar PES ou SmackDown vs RAW. Havia picardias, havia azia, havia bocas, mas depois passava tudo

Já tinha alertado para isto há mais de um ano, quando fizeram um pico ao custo do DLC add-on do Tsushima para 300%, e fui a ver andaram a replicar para todo o título/DLC 1st party.

Alerto que havia raro 3rd Party que podia fazer isto, mas era algo raro, foi o 1st party que aumentou tudo de um momento para o outro.

Foi quando começaram com tanta mas tanta pequena modificação para barrar o acesso inadevido (ToS) às compras de jogos/subscrições e de momento a realidade mudou e poucos são os "não turcos" a conseguir comprar, que atualmente até deve causar constragimento para os que são de lá.

E mesmo assim (os que apenas culpavam os compradores externos de destruir o ecosistema) após de todas as imposições, continuam a piorar.

Desfrutem, enquanto podem.

Já tinha alertado para isto há mais de um ano, quando fizeram um pico ao custo do DLC add-on do Tsushima para 300%, e fui a ver andaram a replicar para todo o título/DLC 1st party.

Alerto que havia raro 3rd Party que podia fazer isto, mas era algo raro, foi o 1st party que aumentou tudo de um momento para o outro.

Foi quando começaram com tanta mas tanta pequena modificação para barrar o acesso inadevido (ToS) às compras de jogos/subscrições e de momento a realidade mudou e poucos são os "não turcos" a conseguir comprar, que atualmente até deve causar constragimento para os que são de lá.

E mesmo assim (os que apenas culpavam os compradores externos de destruir o ecosistema) após de todas as imposições, continuam a piorar.

O GoT já se vendia por 14,99€ na PS4 quando decidem inventar a versão DC com a expansão e manter um PVP de 80€ até aos dias de hoje, descontinuado a antiga. Foi um move muito duvidoso por parte da Sony que parece ter passado ao lado de muita gente e que espelha bem a alteração da política interna em relação aos first party.

Os que compram fora, nada prejudicam o aumento dos preços... apenas são as empresas a testar as águas para cobrar 85€ (e havemos de chegar aos 100€)
Neste caso acredito que prejudiquem sim, logo a Turquia que é um dos países alvo para estas coisas devido à desvalorização da moeda. As vendas lá devem ser e bem inflacionadas por utilizadores estrangeiros.

Neste caso acredito que prejudiquem sim, logo a Turquia que é um dos países alvo para estas coisas devido à desvalorização da moeda. As vendas lá devem ser e bem inflacionadas por utilizadores estrangeiros.

Claro que influencia. Na Xbox ainda é mais prevalente, quer na compra de jogos quer de subscrições, porque o sistema é "mais aberto".

Não sei porque é que as pessoas acham que tudo tem de ser acessível, barato e ajustado a qualquer bolso.

Os valores e o custo de produção têm aumentado, porque é o preço não haveria de refletir isso? Ninguém tem de comprar os jogos no lançamento (como esse AC Shadows), já se sabe que os jogos tornam-se baratos com o tempo, e até melhores com sucessivos patches. E o físico ainda permite belos descontos com 2ª mão e revenda. Eu por norma compro sempre nas promoções pois recuso-me a pagar esses valores, exceto jogos que quero jogar no day 1, que cada vez são menos.

Back