A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Lancem os jogos para a Playstation 5 com o período de "exclusividade" durante 12 meses, ganham logo o maior bolo que têm a ganhar, atraem todos aqueles que "tem que jogar aquele jogo mal sai, se o vão jogar uns anos depois é um sacrilégio, uma desonra para a sua família" e depois lançam o jogo para o mercado do PC, o jogo já terá desenvolvido o interesse necessário e assim ganham um segundo disparo de vendas, ficam todos a ganhar.
 
Mas isso já lhes aconteceu com os GTAs que referiste... Os jogos foram banidos em alguns países, controvérsia na comunicação social pela temática/violência/sexo/drogas, a situação do "hot coffee", etc. E como já referiram, Manhunt foi outro IP que foi pelo mesmo caminho.
De "fixe e controversos" a Rockstar apenas foi vista assim pela comunidade de jogadores, porque pela sociedade em geral, os seus jogos a partir do GTA III, que foi quando se tornaram mais visíveis (e o impacto visual dos GTAs 2D não era tão grande que pudesse gerar polémica), sempre foram recebidos com polémica.

Hoje em dia há no entanto, e por outro lado, a meu ver, até uma melhor aceitação, pois a comunidade cresceu, e há muito mais gente a jogar GTA, seja adolescente ou adulta, pelo que se banalizou muita situação e o choque provocado por determinadas situações caricaturadas nos jogos já não é tão grande.

Quanto ao resto, o GTA VI já estará em desenvolvimento há algum tempo, segundo alguns rumores e leaks. Não será certamente "medo" de lançar o quer que seja, mas a demora não estará só relacionada com o milking ao GTA V, mas também com a dimensão que o GTA VI terá muito possivelmente. Será provavelmente o GTA com maior mapa, detalhe e mais mecânicas já existente. Isso leva tempo a fazer.

Como já disse, foram outros tempos... Não existia a revolta na internet como existe hoje, não existia a cultura de cancelamento, não existia a pressão de cotas raciais, género, orientação, etc, etc.

Hoje em dia, se a R* fizesse um jogo com algumas das missões mais controversas das que fez até ao GTA 4, podiam até vender bem dentro da comunidade gamer, mas as organizações, grupos, ong's e afins iam fazer tamanho barulho que as ações da R* iam descer bruscamente e isso não interessa aos acionistas e eles sabem bem o que tem nas mãos.
 
Não havia um acesso geral às redes sociais e popularização das mesmas, que o resto sempre houve, mas fora da bolha que é a internet. É a única diferença.
 
Última edição:
A Rockstar pode lançar os jogos com as temáticas que bem entender. Se for bom os consumidores aderem e a possível "polémica" só serve para promover ainda mais o título.

Desde que vendam, os accionistas não estão nada preocupados com potenciais polémicas. Se para o mercado alvo a empresa não é vista com maus olhos, o resto não interessa nada. O que não faltam são ONGs a reclamar das práticas das petrolíferas (e com muita razão) e o negócio segue e soma.

Acho, alíás, que a posição de que os videojogos são causas potenciais para violência nos jovens tende a desaparecer e que estas temáticas estão a ter menos e menos impacto.
Dito isso, não acho recomendável que uma criança de 10 anos jogue um GTA V, por exemplo, mas aí são os encarregados de educação que terão de controlar o que os putos fazem ou deixam de fazer.
 
Se tiveres wow no gamepass e ficar ao mesmo preço, não faz sentido para quem jogue continue só a pagar a mensalidade à parte. Subscrevem o gamepass e ficam com mais valor.
Aliás o gamepass já tem um valor incrivel por aquilo que oferece e pelo que pagas, com mais os titulos da Activision/Blizzard a Sony tem de se mexer ou fica pelo caminho. Este tipo de subscrições é o futuro
 
Se tiveres wow no gamepass e ficar ao mesmo preço, não faz sentido para quem jogue continue só a pagar a mensalidade à parte. Subscrevem o gamepass e ficam com mais valor.
Aliás o gamepass já tem um valor incrivel por aquilo que oferece e pelo que pagas, com mais os titulos da Activision/Blizzard a Sony tem de se mexer ou fica pelo caminho. Este tipo de subscrições é o futuro

exatamente, só isso vai dar uns bons milhões de subs para a microsoft. Já para não contar os outros ips..
Tiro-lhes o chapéu, genius move.
 
A nível de concorrência é uma compra muito perigosa: se estas compras não pararem, poderá vir aí um novo monopólio e quem vai perder serão os consumidores (como força dominante, a Microsoft terá poder para fazer o que lhe apetecer).
 
Esta arms race a ver quem compra mais publishers e estudios tem tudo para correr bem, a juntar com a parvoice dos nfts e blockchain em jogos prevejo um futuro risonho, espero estar enganado.
 
Sinceramente não vejo nada disto com bons olhos. Os fanáticos vão sempre aplaudir, mas cada vez mais o mercado está a ficar preso a x ou y, que no futuro vai tirar escolha aos consumidores.

Mas pronto, é o que é, daqui a uns anos temos de ter as plataformas todas, porque o COD só há ali, o FIFA só há ali, etc...
 
Ainda vai ter de ir às autoridades da Concorrência nos EUA e EU, pelo menos.

Duvido que seja barrado, não há grande argumento contra no que a toca às leis do mercado livre, isto desde claro que a Microsoft garanta que os estúdios associados vão continuar a desenvolver jogos para as plataformas concorrentes à Xbox e já tem o historial da aquisição da Bethesda e aí também não houve problemas.
 
Huh... que bomba que a MS resolveu lançar hoje.

Acho que vai começar a haver várias questões, tal como foi com a Bethesda. Os próximos jogos serão exclusivos para Xbox e PC, como COD, Overwatch, entre outros?

Interessante ver que Spyro e Crash Bandicoot agora pertencem à Microsoft...

E se a Bungie ainda estivesse na Activision....
 
Back
Topo