A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

O ódio que a malta tem a epic por causa dos "exclusivos" é algo que ainda hoje não compreendo bem. Não é que tenham de comprar uma segunda ou terceira consola. É só instalar um client e voila. Tanta "porcaria" que os pcs tem. É só mais um.
Precisamente porque a estratégia de concorrência adoptada baseia-se sobretudo na capacidade de captar exclusivos temporários third-party, estratégia que até então simplesmente não existia no mercado para PC.

Quando a instalar mais um cliente, a tua própria adjectivação de "porcaria" responde ao teu argumento.
 
Última edição:

O ódio que a malta tem a epic por causa dos "exclusivos" é algo que ainda hoje não compreendo bem. Não é que tenham de comprar uma segunda ou terceira consola. É só instalar um client e voila. Tanta "porcaria" que os pcs tem. É só mais um.

O "ódio" deve-se ao facto de o client EGS não ter o mesmo nível de funcionalidades e suporte do client Steam. Mesma razão com a Windows Store.
 
É o mercado a funcionar.
Não querem usar a EPIC, não jogam os exclusivos da plataforma, é simples. O que não faltam é alternativas para jogar.
Eu não quero alimentar a Sony com os seus exclusivos, não compro as consolas, simples! A diferença é que a Epic é de borla, não tem barreira nenhuma há entrada.
 
Como gamer casual. não entendo as diferenças de funcionalidades de um para o outro honestamente. Acho que é algo que só mesmo hardcore gamer é que pedem.

Até os jogadores casuais conseguem perceber as diferenças, porque algumas são evidentes. Por exemplo, o Steam suporta nativamente os comandos das diversas plataformas, incluindo o DualSense e as suas funcionalidades. Os outros clients são mais limitados no suporte aos diversos comandos.
 
Os clientes têm diferenças e o do Steam é muito melhor e com mais funcionalidades, é uma realidade. Mas a partir do momento que o jogo arranca, que para mim é de longe o mais importante, é exatamente igual. Mas uso o comando da Xbox que é suportado em qualquer plataforma no Windows pois usa o xinput.

No meu caso uso o GOG Galaxy 2.0 que junta todas as stores num único cliente.
 
Os clientes têm diferenças e o do Steam é muito melhor e com mais funcionalidades, é uma realidade. Mas a partir do momento que o jogo arranca, que para mim é de longe o mais importante, é exatamente igual. Mas uso o comando da Xbox que é suportado em qualquer plataforma no Windows pois usa o xinput.

No meu caso uso o GOG Galaxy 2.0 que junta todas as stores num único cliente.

Excepto quando não podes utilizar mods ou quando um jogo num dos clients é lançado sem algumas funcionalidades/opções dos outros clients. E a questão do comando também é relevante, uma vez que nem todos os comandos são igualmente bons para todo o tipo de jogos.
 
Excepto quando não podes utilizar mods ou quando um jogo num dos clients é lançado sem algumas funcionalidades/opções dos outros clients. E a questão do comando também é relevante, uma vez que nem todos os comandos são igualmente bons para todo o tipo de jogos.

Não costumo usar mods nos jogos, tirando alterar alguns .ini para melhroar configurações, mas tenho ideia que é possivel usar mods tanto no Steam como na Epic Store da mesma forma. Na Windows Store é que já deve complicar nesse aspecto.

A diferença do comando da Xbox para o Dual Sense, é o feedback. de resto são iguais, seja para que jogo for. A maioria do pessoal que joga em PC, até deve ter o comando da Xbox e não o Dual Sense, pois o da Xbox sempre teve uma compatibilidade com os jogos superior.

Mas como é obvio, a Epic tem de se mexer para suportar o Dual Sense, até porque a Sony até tem uma participação na Epic, o que torna a coisa mais engraçada.
 
Não costumo usar mods nos jogos, tirando alterar alguns .ini para melhroar configurações, mas tenho ideia que é possivel usar mods tanto no Steam como na Epic Store da mesma forma. Na Windows Store é que já deve complicar nesse aspecto.

A diferença do comando da Xbox para o Dual Sense, é o feedback. de resto são iguais, seja para que jogo for. A maioria do pessoal que joga em PC, até deve ter o comando da Xbox e não o Dual Sense, pois o da Xbox sempre teve uma compatibilidade com os jogos superior.

Mas como é obvio, a Epic tem de se mexer para suportar o Dual Sense, até porque a Sony até tem uma participação na Epic, o que torna a coisa mais engraçada.

Ninguém está a falar do DualSense ou de nenhum comando específico, já que o argumento aplica-se em geral. Um dos aspectos positivos de jogar no PC é o leque de opções que os jogadores têm, seja no que fazem aos seus jogos e que periféricos utilizam, correcto? Portanto, é fácil perceber a resistência que muitos têm a um client que reduz o leque de opções.

E como disse, há exemplos de jogos que são lançados num client com problemas ou falta de funcionalidades, mas que nos outros clients está tudo bem.
 
Ninguém está a falar do DualSense ou de nenhum comando específico, já que o argumento aplica-se em geral. Um dos aspectos positivos de jogar no PC é o leque de opções que os jogadores têm, seja no que fazem aos seus jogos e que periféricos utilizam, correcto? Portanto, é fácil perceber a resistência que muitos têm a um client que reduz o leque de opções.

E como disse, há exemplos de jogos que são lançados num client com problemas ou falta de funcionalidades, mas que nos outros clients está tudo bem.

Mas a vantagem do PC é mesmo isso, tudo é possível, mesmo em clientes que não suportem.
É perfeitamente possível correr o Dual Sense ou outro comando que seja num jogo da Epic Store.

Dou-te um exemplo, já cheguei a usar o PS Now no PC, e embora suporte o comando da Xbox, é a mesma coisa que não suportar, pois o Dual Shock 4 e o da Xbox têm funcionalidades diferentes o que torna a maioria dos jogos, injogaveis.
Nada que um simples software não resolva e existem varios. No meu caso uso o reWASD.
 
Última edição:
Mas a vantagem do PC é mesmo, tudo é possível, mesmo em clientes que não suportem.
É perfeitamente possível correr o Dual Sense ou outro comando que seja num jogo da Epic Store.

Dou-te um exemplo, já cheguei a usar o PS Now no PC, e embora suporte o comando da Xbox, é a mesma coisa que não suportar, pois o Dual Shock 4 e o da Xbox têm funcionalidades diferentes o que torna a maioria dos jogos, injogaveis.
Nada que um simples software não resolva e existem varios. No meu caso uso o reWASD.

Honestamente, nem sequer devíamos de estar a discutir isto, porque é tão óbvio que nem deveria de ser necessário. A partir do momento que dizes que um client suporta um determinado comando ao utilizar um outro software third-party, só estás a reforçar o porquê do muitos preferirem manter-se no Steam. Again, o Steam é o client que oferece mais opções e funcionalidades ao user. Tão simples quanto isto.
 
Honestamente, nem sequer devíamos de estar a discutir isto, porque é tão óbvio que nem deveria de ser necessário. A partir do momento que dizes que um client suporta um determinado comando ao utilizar um outro software third-party, só estás a reforçar o porquê do muitos preferirem manter-se no Steam. Again, o Steam é o client que oferece mais opções e funcionalidades ao user. Tão simples quanto isto.

Nem eu disse o contrario. Se um jogo sai no Steam e na Epic ao mesmo preço, compro no Steam.

Mas se na Epic está 10€ mais barato devido a uma promoção qualquer, a minha carteira agradece. É que nem penso duas vezes.

Se um jogo sai exclusivo na store da Epic, se o pessoal não quiser comprar o jogo porque é fiel ao Steam, respeito. Eu mais uma vez, nem penso duas vezes.


Que dizer por exemplo do RDR2 que obriga sempre a usar o cliente da Rockstar? É um cliente que tem ainda menos funcionalidade que os outros dois. No entanto, é dos jogos mais vendidos no PC.

Como disseram atrás, no que toca a consolas é lixado, pois obriga a comprar determinada consola para poder jogar 1 exclusivo que seja. Já no PC, a única coisa necessária é fazer o download de um client e comprar o jogo.
 
Epa, mas acabam por ter os dois razão.

pessoalmente, acho que a Steam tem claramente um serviço superior e de maior maturidade. Não sou grande fã da epic, pois tinha ideia do launcher ser um pouco mais pesado e menos optimizado.

Mas quem diz epic, diz o serviço da EA, ou qualquer outro.

E já nem me lembro qual é que era o jogo que tive há uns meses instalado, que obrigava a ter 2 clientes.. Sei que se abria pela EPIC (que foi quem ofereceu o jogo, penso), mas tinha que ter outro cliente qq instalado, e tinha que correr os 2.. era nonsense.

No entanto, é também óbvio que as exclusividades de títulos no pc passem por aqui... E aqui dou toda a razão ao Ansatsu, pois se eu não gosto do Cliente Y, mas o jogo que quero só está lá... A minha alternativa é simplesmente nem jogar (ou comprar uma consola, caso exista em alguma).

Pessoalmente tenho os clientes todos instalados, mas nenhum a correr de raiz. Quando quero jogar determinado jogo abro o cliente e pronto..

Agora, não jogar jogo X ou Y porque só existe disponível num cliente que eu não gosto. Acho tonto.


Ahh saudades de que quando se queria um jogo comprava-se num super mercado ou assim e pronto :D hahaha
 
E já nem me lembro qual é que era o jogo que tive há uns meses instalado, que obrigava a ter 2 clientes.. Sei que se abria pela EPIC (que foi quem ofereceu o jogo, penso), mas tinha que ter outro cliente qq instalado, e tinha que correr os 2.. era nonsense.

Se comprares o RDR2 no Steam ou no Epic, obriga a abrir o jogo pelo cliente da Rockstar.

Para mim a solução foi fácil, comprei diretamente na Rockstar :D

Pessoalmente tenho os clientes todos instalados, mas nenhum a correr de raiz. Quando quero jogar determinado jogo abro o cliente e pronto..

Exatamente como eu. Tenho todos os clientes instalados e ainda são bastantes. Nenhum arranca com o Windows.

Quando quero jogar algo, arranco o jogo diretamente pelo atalho ou pelo Galaxy. Só nessa altura o cliente abre em background.
 
Última edição:
Pessoalmente gosto mais da UI e da UX da EGS (visual mais clean e moderno, sem grandes voltas a dar para chegar onde pretendo), face à store front do Steam, que é remendo em cima de remendo ("dores de crescimento"). Muito clutter e redundância visual. Na minha opinião o Steam enquanto loja digital e launcher, precisa de um redesign em várias componentes.
Integrações estão também melhores na EGS, pelo menos as que tem (integração oficial com o Ubisoft Connect totalmente automática e instantânea no acto de compra do jogo, integração oficial com o GOG Galaxy, entre outras que me possam estar a escapar).

Agora, o Steam enquanto plataforma, tem várias features que outras plataformas, e tão pouco a EGS, têm. Family Sharing, Remote Play Together, entre outras features, que a meu ver são realmente uma mais valia em termos práticos.
Já a componente social/comunitária (fóruns, reviews, guias, etc), na qual o Steam tem também larga vantagem em questões de implementação, a mim já não me faz tanta diferença, pois há sempre outros meios de informação online complementares - mais depressa vejo um guia no YouTube do que no Steam.

EDIT: erros de sintaxe.
 
Última edição:
Back
Topo