A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

O mais engraçado é que só dois desses jogos são realmente bons e nenhum dos dois sequer se compara à qualidade geral dos jogos novos.

O que aconteceu aí btw foi a franchise ter mudado de mãos e nada mais. A Activision se quisesse/tivesse feito alguma coisa de jeito com a franchise se calhar ainda a tinha consigo e agora a pessoa desse post estava em êxtase.

O ponto ali não é a qualidade dos jogos, porque se assim fosse, o pessoal não devia estar tão chateado com a possível exclusividade do COD, uma vez que tem sido notória a baixa de qualidade nos últimos anos.
 
O ponto ali não é a qualidade dos jogos, porque se assim fosse, o pessoal não devia estar tão chateado com a possível exclusividade do COD, uma vez que tem sido notória a baixa de qualidade nos últimos anos.

O ponto é o que eu expliquei no segundo parágrafo.

Para os jogadores o resultado final pode ser o mesmo mas o que se passa entre os dois exemplos são coisas muito diferentes.

@Nirvanes já eu acho que o mais engraçado mesmo é o facto de na altura esses jogos terem saído sempre como multis e depois acabaram por ser tornados exclusivos da PlayStation sem que ninguém se ter chateado.

Sweet Irony.

Depende do que lês.

Eu não só vi muitos comentários online como aqui no fórum sobre isso.

Como disse e reitero, o resultado final é o mesmo mas o que aconteceu são coisas bem diferentes. Aqui não foi a Activision que decidiu ceder por X anos os direitos de uma franchise sua aos estúdios Xbox porque a performance dos jogos anteriores ficou quase sempre aquém.
 
Última edição:
Permite-me discordar, mas estando nos 4 lados (Nintendo, Xbox, PlayStation e PC) vejo muito mais "agressividade" por parte dos fãs da Sony.

E pelo menos aqui não vi ninguém a desvalorizar a compra da Insomniac por parte da Sony. Já sobre a compra da Bethesda pela Microsoft...
Achas mesmo que as duas situações são comparáveis? Se a Xbox tivesse comprado por exemplo uma Asobo, tenho a certeza que pouco ou nada se falava.

A Sony se comprasse uma Ubisoft ou Take-Two, o falatório seria o mesmo, mas ao contrário. Também ias ver aí pessoas com Xbox a "chorar baba e ranho", por causa do GTA e afins...
 
Permite-me discordar, mas estando nos 4 lados (Nintendo, Xbox, PlayStation e PC) vejo muito mais "agressividade" por parte dos fãs da Sony.

E pelo menos aqui não vi ninguém a desvalorizar a compra da Insomniac por parte da Sony. Já sobre a compra da Bethesda pela Microsoft...

Não há comparação. A comparar devemos comparar com a compra da Obsidian.
Bethesda e Activision / Blizzard são de outros níveis obsecenos.
Tenho muito curiosidade em ver o impacto disto tudo no futuro e se daqui a uns anos ainda estamos aqui a falar do quão "positivo" isto foi para os "gamers".

Quanto a Sony só tem de ser inteligente e saber jogar a sua cartada, criar e promover o seu gamepass de forma inteligente e negociar bem com os thirdparty a exclusividade dos jogos thirdparty no seu gamepass.
A Sony tem uma vantagem sobre a Microsoft. A Microsoft tem agora tantos estúdios e jogos fisrtsparty rentáveis para o seu gamepass que os thirdparty ficam ofuscados perante os jogos dos estúdios da Microsoft. À Sony compete dizer aos estúdios thirdparty que no seu gamepass vão ter mais destaque, do que no ecosistema da Microsoft. No entanto tem se visto nos últimos anos que quem está na direcção da Sony tem uma gestão tática algo conservadora e reage ao invés de antecipar.
 
Permite-me discordar, mas estando nos 4 lados (Nintendo, Xbox, PlayStation e PC) vejo muito mais "agressividade" por parte dos fãs da Sony.

E pelo menos aqui não vi ninguém a desvalorizar a compra da Insomniac por parte da Sony. Já sobre a compra da Bethesda pela Microsoft...

Não vejo bem qual é o problema de desvalorizar, a mim por exemplo não me diz nada nenhuma das aquisições feitas pela Microsoft e tenho ambas as consolas. Tal como eu, muitos users aqui do fórum também devem ter preferência noutros jogos.

No entanto sei ver que são duas compras gigantes para o ecossistema xbox e que vão trazer novos utilizadores.
 
Ubisoft? Os AC já não valem nada.

EA? Isso é só o FIFA.

Take Two/Rockstar? Já nem lançam um GTA há quase 10 anos.

Epic? Se não fosse o Fortnite, não valiam nada.

Além da Sega e da Konami (os dois grandes fetiches de alguns), quem considerariam uma boa compra para a Microsoft?

É que, pela conversa de alguns, parece que a Microsoft está a mandar dinheiro ao lixo.

Reparem que comprar a Activision, não é só comprar o CoD e o WoW. É comprar também a mão de obra de todos os seus estúdios, que têm muita qualidade e poderão não só desenvolver novos CoD e Wow, mas também ajudar em outras séries Xbox já existentes, ou até criar novos franchises.
 
Com a quantidade de $ que a MS tem é limpar alguma lixeira e aumentar o orçamento desses estúdios para criarem novos IP´s
 
Última edição:
Ubisoft? Os AC já não valem nada.

EA? Isso é só o FIFA.

Take Two/Rockstar? Já nem lançam um GTA há quase 10 anos.

Epic? Se não fosse o Fortnite, não valiam nada.

Além da Sega e da Konami (os dois grandes fetiches de alguns), quem considerariam uma boa compra para a Microsoft?

É que, pela conversa de alguns, parece que a Microsoft está a mandar dinheiro ao lixo.

Reparem que comprar a Activision, não é só comprar o CoD e o WoW. É comprar também a mão de obra de todos os seus estúdios, que têm muita qualidade e poderão não só desenvolver novos CoD e Wow, mas também ajudar em outras séries Xbox já existentes, ou até criar novos franchises.
Não é para desvalorizar, até porque só tenho mesmo Xbox e gamepass, mas diria isso a essas 3 compras que falas.
Se tivesse que escolher iria pela Bioware, ou seja se comprassem a EA servia, mas bastava a Bioware. A EA por si não interessa muito porque os Fifas são obrigados a ser multiplataforma.
 
Eu tb gostaria de poder jogar com o Spider-man no Marvel's Avengers.. mas de momento só tenho Xbox.. [emoji1745]

O mercado de exclusividade é jogado de modo "dirty" por ambos os lados. Em menor ou maior quantidade, mas nisso cada um joga com as armas que tem..

De qualquer maneira concorrência é essencial, e espero que a Sony se aguente bem.
 
Não há comparação. A comparar devemos comparar com a compra da Obsidian.
Bethesda e Activision / Blizzard são de outros níveis obsecenos.
Tenho muito curiosidade em ver o impacto disto tudo no futuro e se daqui a uns anos ainda estamos aqui a falar do quão "positivo" isto foi para os "gamers".

Com a compra da Activision, o Gaming Revenue da Microsoft passará para cerca de 12% e o da Sony está em 13%. A Tencent vai em 1º com uma percentagem superior.

Para já o que se vê, é uma maior competitividade entre as 3 primeiras, com a Microsoft a juntar-se aos 2 que dominavam.

Quanto a Sony só tem de ser inteligente e saber jogar a sua cartada, criar e promover o seu gamepass de forma inteligente e negociar bem com os thirdparty a exclusividade dos jogos thirdparty no seu gamepass.
A Sony tem uma vantagem sobre a Microsoft. A Microsoft tem agora tantos estúdios e jogos fisrtsparty rentáveis para o seu gamepass que os thirdparty ficam ofuscados perante os jogos dos estúdios da Microsoft. À Sony compete dizer aos estúdios thirdparty que no seu gamepass vão ter mais destaque, do que no ecosistema da Microsoft. No entanto tem se visto nos últimos anos que quem está na direcção da Sony tem uma gestão tática algo conservadora e reage ao invés de antecipar.

Antes dessa cartada, bastava à Sony colocar os seus First Party no PS Now day one e de forma definitiva, era logo um grande boost. Mas nem isso a Sony quer fazer e é como dizes, quando reagirem, já vai ser tarde de mais.

Se pensarmos bem, como é que a Sony quer convencer os Third Party a colocar os seus jogos day one no PS Now, se a propria Sony não o faz com os seus jogos?

Depois existe outro ponto a ter em conta, que é o facto da Microsoft ter bolsos bem mais fundos para convencer os Third Party a colocar os jogos no Gamepass. A Microsoft já deu a entender que está na corrida a longo prazo e neste momento é para gastar dinheiro para o colher mais tarde.
 
Última edição:
Eu tb gostaria de poder jogar com o Spider-man no Marvel's Avengers.. mas de momento só tenho Xbox.. [emoji1745]

O mercado de exclusividade é jogado de modo "dirty" por ambos os lados. Em menor ou maior quantidade, mas nisso cada um joga com as armas que tem..

De qualquer maneira concorrência é essencial, e espero que a Sony se aguente bem.
O pessoal fica indignado por que acham que estão a atacar a marca de consolas preferida.
Isto são empresas que querem ter lucro, e usam o seu dinheiro para tentar obter mais lucros no futuro. Enquanto algumas pessoas não se convencerem que são do clientes há sempre estes episódios. Como clientes temos direitos, e os deveres são os que estão nos TAs e não está lá escrito que devemos defender a companhia com unhas e dentes.
Como cliente, podemos mudar de consola, podemos comprar outra (caso as finanças permitam), podemos comprar um PC, podemos jogar na cloud.
 
Com a quantidade de $ que a MS tem é limpar alguma lixeira e aumentar o orçamento desses estúdios para criarem novos IP´s
É isso que se espera, ou pelo menos eu espero, que não se limitem a reciclar jogos ano após ano.

Com o que andam a adquirir, ficam com recursos mais do que suficientes, sejam humanos ou financeiros, para criar coisas boas de raíz.
 
O mais engraçado é que só dois desses jogos são realmente bons e nenhum dos dois sequer se compara à qualidade geral dos jogos novos.

O que aconteceu aí btw foi a franchise ter mudado de mãos e nada mais. A Activision se quisesse/tivesse feito alguma coisa de jeito com a franchise se calhar ainda a tinha consigo e agora a pessoa desse post estava em êxtase.

Nah,são mais que dois. Não são tão bons como o de 2018 e o Miles Morales,mas no seu respectivo tempo serviam. O problema foi quando coisas como o Arkham Asylum mostraram outro caminho para o jogo de super-herois e a Activision não deu ferramentas à Beenox para acompanhar. Os jogos licenciados dos últimos filmes da Sony foi mesmo o degredo final. Mas nada de novo,os executivos de caca já estavam a fazer o mesmo com a High Moon e os Transformers.

Os direitos estavam a ser licenciados a quem desse mais. Com o acordo dos filmes do Tom Holland,os direitos foram para a Sony.
Neste caso nem foi a PlayStation que gastou dinheiro com uma aquisição,recebeu um brinde.


É verdade que a Sony tem mais tendência (e uso esta expressão porque isto é difuso e com certeza que alguém arranja um ou outro exemplo contrário) a comprar estúdios que se desenvolveram sempre no âmbito do ecosistema deles enquanto que a MS abate este gigantes multiplaformas que depois aumentam o número efectivo de exclusivos.

lol,desde do início da marca que eles compraram estúdios apenas. Bungie e Rare são os casos mais famosos,mas há mais exemplos. O comprar editoras inteiras é um desenvolvimento recente,até no contexto deste novo investimento. Basta relembrar o anúncio da compra da Obsidian,InXile,Ninja Theory,Undead Labs e Playground Games em 2018(2 deles que fizeram exclusivos antes de ser comprados). Adicionem à MS ter criado a Coalition(ex Black Tusk) ainda na geração da 360,e terem criado a The Initiative no final da gen passada.


Achas mesmo que as duas situações são comparáveis? Se a Xbox tivesse comprado por exemplo uma Asobo, tenho a certeza que pouco ou nada se falava.

A Sony se comprasse uma Ubisoft ou Take-Two, o falatório seria o mesmo, mas ao contrário. Também ias ver aí pessoas com Xbox a "chorar baba e ranho", por causa do GTA e afins...

Nah,ia haver gente a dizer que a Sony teria sido esperta e subvalorizavam os aspectos negativos.
Basta olhares para como supostos adeptos da Xbox como o Ryan McAffrey olham para exclusividades temporárias do Tomb Raider e FF16 para percebes que eles não se conseguem controlar.

Não há comparação. A comparar devemos comparar com a compra da Obsidian.
Bethesda e Activision / Blizzard são de outros níveis obsecenos.
Tenho muito curiosidade em ver o impacto disto tudo no futuro e se daqui a uns anos ainda estamos aqui a falar do quão "positivo" isto foi para os "gamers".

Quanto a Sony só tem de ser inteligente e saber jogar a sua cartada, criar e promover o seu gamepass de forma inteligente e negociar bem com os thirdparty a exclusividade dos jogos thirdparty no seu gamepass.
A Sony tem uma vantagem sobre a Microsoft. A Microsoft tem agora tantos estúdios e jogos fisrtsparty rentáveis para o seu gamepass que os thirdparty ficam ofuscados perante os jogos dos estúdios da Microsoft. À Sony compete dizer aos estúdios thirdparty que no seu gamepass vão ter mais destaque, do que no ecosistema da Microsoft. No entanto tem se visto nos últimos anos que quem está na direcção da Sony tem uma gestão tática algo conservadora e reage ao invés de antecipar.

Vais apanhar uma desilusão como apanhaste com a situação dos multiplataforma day One no Gamepass. Mais uma...


Não é para desvalorizar, até porque só tenho mesmo Xbox e gamepass, mas diria isso a essas 3 compras que falas.
Se tivesse que escolher iria pela Bioware, ou seja se comprassem a EA servia, mas bastava a Bioware. A EA por si não interessa muito porque os Fifas são obrigados a ser multiplataforma.

A BioWare de agora,nhec...
Da EA era a Respawn para fazer Titanfalls e jogos como o Fallen Order.
 
Depois existe outro ponto a ter em conta, que é o facto da Microsoft ter bolsos bem mais fundos para convencer os Third Party a colocar os jogos no Gamepass. A Microsoft já deu a entender que está na corrida a longo prazo e neste momento é para gastar dinheiro para o colher mais tarde.

Verdade. Mas com certeza a Microsoft não vai para cima de todos os estúdios. Seria um abuso e com certeza os reguladores iriam ter uma palavra a dizer (podem até vir já a criar remédios para esta venda da Activison).
Irão haver muitos jogos e estúdios promissores que agradecem o apoio da Sony e no meio de tantos jogos grandes no ecosistema da Microsoft, o ecosistema da Sony acaba por ser mais apelativo para se destacar. Mas como dizes e bem, a Sony tem que primeiro por seus jogos day1 no seu reformulado serviço de subscrição e ai convencer os estúdios que ainda não foram comprados ou aliciados pela Microsoft a saírem day one no gamepass da Sony.

Sinceramente não me parece impossível competir com a Microsoft. Difícil, sim. Mas não impossível.

1 - Lançar bons jogos 1º party
2- Reformular o seu serviço de subscrição
3 - Lançar jogos 1º party day1 do seu reformulado serviço de subscrição
4 - Criar parcerias e lançamento day1 no serviço de subscrição com estúdios 3º party que ainda não foram aliciados pelo todo poderoso Microsoft
5 - Continuar a comprar pequenos estúdios e crescer de forma orgânica e sustentada
6 - VR como experiência única
7 - Melhorar a qualidade das edições fisicas e transformar as edições fisicas muma peça de colecionismo. Com serviços de subscrição as edição fisicas tem que ter valor acrescentado e não o bocado de plástico que vemos agora.
7 - Lançar bons jogos

Vais apanhar uma desilusão como apanhaste com a situação dos multiplataforma day One no Gamepass. Mais uma...

Qual desilusão?
E estás a dizer que a Microsoft mesmo que alicie todos os 3º party do mundo dayone no gamepass, todos vão ter o mesmo destaque e mesmo sucesso?
 
Última edição:
Com o que andam a adquirir, ficam com recursos mais do que suficientes, sejam humanos ou financeiros, para criar coisas boas de raíz.

A Activision/Blizzard tem o dobro dos funcionário da Microsoft + Bethesda, é uma coisa maluca.

Até aqui a Microsoft tinha cerca de 5000 e vão passar a ter cerca de 15000.

Penso que devem fazer uma mini restruturação e enviar alguns para o The Initiative por exemplo. Uns 50 já os ajudava bastante.
 
A Activision/Blizzard tem o dobro dos funcionário da Microsoft + Bethesda, é uma coisa maluca.

Até aqui a Microsoft tinha cerca de 5000 e vão passar a ter cerca de 15000.

Penso que devem fazer uma mini restruturação e enviar alguns para o The Initiative por exemplo. Uns 50 já os ajudava bastante.

Estás a bater num dos pontos mais importantes do negócio a mão de obra.
É um mercado que existe bastante falta de mão de obra e eles vão encaixar perto de 10000 de uma vez.
A reestruturação vai demorar tempo mas penso que irá acontecer, partilha de recursos conforme o caminho que a MS queria tomar.
Um que acho que não querem é COD anual, só isso pode libertar 2 estúdios e respetivos recursos.
 
emoji51.png


Aqui vemos bem o que a Activision representa em termos de receitas para a Sony.

O futuro vai ser interessante! Ou vão fazer acordo ou vão abrir mesmo guerra.
A Sony não possui os fundos para isso, basta ver que o plano económico deles para os próximos 3 anos era de apenas 15 biliões de investimento.
 
Back
Topo