A iniciação à programação

geotito

Power Member
Boas pessoal, queria iniciar-me na programação. Que linguagem recomendam? Tinha pensado em C/C++ ou Visual Basic Script (pra criar programas de instalação com um aspecto profissional). Na net há tutoriais, mas um livro é sempre melhor. Tive no site da editora FCA e tinha lá muitos. Se acharem que pra iniciado existe outra linguagem melhor postem por favor e recomendem-me o livro que acharem melhor.

Obrigado
 
No meu tempo iniciava-se com pascal de facil aprendizagem e ja se faz alguns programitas depois passa-se para visual basic e por fim C e C++ podes ir por essa logica se bem que C e C++ sao mais uteis :)
cump's.
 
Programação

Mas com c/c++ os programas não se instalam com aqueles menus tipo, 1 para instalar, 2 para... Eu não acho isso la muito profissional e é por isso que tinha dúvidas.
 
Se fosse hoje também achava mais util começar logo em c/c++ é bem mais util e tens exemplos de programas muito simples para perceberes a sua logica é questão de procurares no google :)
Se precisares de alguma coisa dispoe.
cump's.
 
Mas para, e necessario fazer programas para depois instalares.
Aprende primeiro a fazer e depoi com o tem,p[o dedicaste a instalar o que fazes.:)
 
Mas com c/c++ os programas não se instalam com aqueles menus tipo, 1 para instalar, 2 para... Eu não acho isso la muito profissional e é por isso que tinha dúvidas.

Não quero parecer "excessivamente" negativo mas se a tua preocupação é o aspecto da instalação de eventuais programas que ainda nem fizeste então não me parece que tenhas grande futuro...
 
E que me dizem se começasse com Vbs???

Se soubesse o que sei hoje iria para C/C++ penso que apanhas a linguagem num instante e encontras bastante informação tanto no forum como se googlares um pouco e apanhas a linguagem num instante :)
É questão de experimentares apanhando o C tal já foi dito "saltas" para outra linguagem com certa facilidade.
cump's.
 
Não quero parecer "excessivamente" negativo mas se a tua preocupação é o aspecto da instalação de eventuais programas que ainda nem fizeste então não me parece que tenhas grande futuro...

Obviamente que o importante não é a interface de instalação mas sim o programa em si. Só que também vale apena recordar que hoje há muita oferta de software e o mais minucioso promenor conta. A interface utilizador--> programa e programa----->utilizador é muito importante.
 
Boas pessoal. So uma perguntinha, para nao estar a fugir à questao e para nao estar a abrir outro topico, digam-me uma coisa. Para primeira linguagem a aprender ou ter contacto, JAVA é boa solução? Ou melhor, tanto faz ou há alguma diferença, é dificil começar por JAVA?

Abraços
 
Boas pessoal. So uma perguntinha, para nao estar a fugir à questao e para nao estar a abrir outro topico, digam-me uma coisa. Para primeira linguagem a aprender ou ter contacto, JAVA é boa solução? Ou melhor, tanto faz ou há alguma diferença, é dificil começar por JAVA?

Abraços

Não acho. Acho que até é boa ideia porque podes passar para conceitos mais avançados sem aprenderes outra linguagem.
 
Desculpa-me, mas discordo. Sendo uma beca biased, mas a meu ver Pascal já está out of date, Python é excelente para quem está a começar, em todos os aspectos, e num que eu acho essencial para quem programa..., obriga o programador a identar o código..., poucos fazem isso e é algo bastante importante.

HecKel
 
Desculpa-me, mas discordo. Sendo uma beca biased, mas a meu ver Pascal já está out of date, Python é excelente para quem está a começar, em todos os aspectos, e num que eu acho essencial para quem programa..., obriga o programador a identar o código..., poucos fazem isso e é algo bastante importante.

HecKel

Concordo plenamente contigo heckel começei também com pascal não digo que não seja importante para perceber o codigo inicial mas penso que fará mais sentido começar com um VB ou até mesmo C encontra-se bastantes tutoriais na net ou até mesmo aqui no forum varios codigos basicos para começar com uma determinada linguagem.
(C++ ainda acho a melhor).
cump's.
 
Back
Topo