1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A iniciação à programação

Discussão em 'Programação' iniciada por geotito, 7 de Setembro de 2007. (Respostas: 29; Visualizações: 2083)

1. geotito

geotito Power Member

Boas pessoal, queria iniciar-me na programação. Que linguagem recomendam? Tinha pensado em C/C++ ou Visual Basic Script (pra criar programas de instalação com um aspecto profissional). Na net há tutoriais, mas um livro é sempre melhor. Tive no site da editora FCA e tinha lá muitos. Se acharem que pra iniciado existe outra linguagem melhor postem por favor e recomendem-me o livro que acharem melhor.

Obrigado

2. brock

brock Folding Member

No meu tempo iniciava-se com pascal de facil aprendizagem e ja se faz alguns programitas depois passa-se para visual basic e por fim C e C++ podes ir por essa logica se bem que C e C++ sao mais uteis :)
    cump's.

3. JomarB

JomarB Power Member

Acho que C/C++ e a melhor opcao apesar de eu ter comecado com VB6

4. geotito

geotito Power Member

Programação

Mas com c/c++ os programas não se instalam com aqueles menus tipo, 1 para instalar, 2 para... Eu não acho isso la muito profissional e é por isso que tinha dúvidas.

5. brock

brock Folding Member

Se fosse hoje também achava mais util começar logo em c/c++ é bem mais util e tens exemplos de programas muito simples para perceberes a sua logica é questão de procurares no google :)
    Se precisares de alguma coisa dispoe.
    cump's.

6. JomarB

JomarB Power Member

Mas para, e necessario fazer programas para depois instalares.
    Aprende primeiro a fazer e depoi com o tem,p[o dedicaste a instalar o que fazes.:)

7. lothar_m

lothar_m Power Member

Não quero parecer "excessivamente" negativo mas se a tua preocupação é o aspecto da instalação de eventuais programas que ainda nem fizeste então não me parece que tenhas grande futuro...

8. HecKel

HecKel The WORM

9. brock

brock Folding Member

lol engraçadinho :P
    Esta ai um belo post para ter uma noções basicas! :)
    cump's.

10. geotito

geotito Power Member

Tive a pensar...

E que me dizem se começasse com Vbs???

11. Baderous

Baderous Banido

Pelas opiniões que tenho lido aqui no fórum, acho que não é a melhor opção...

12. brock

brock Folding Member

Se soubesse o que sei hoje iria para C/C++ penso que apanhas a linguagem num instante e encontras bastante informação tanto no forum como se googlares um pouco e apanhas a linguagem num instante :)
    É questão de experimentares apanhando o C tal já foi dito "saltas" para outra linguagem com certa facilidade.
    cump's.

13. geotito

geotito Power Member

Obviamente que o importante não é a interface de instalação mas sim o programa em si. Só que também vale apena recordar que hoje há muita oferta de software e o mais minucioso promenor conta. A interface utilizador--> programa e programa----->utilizador é muito importante.

14. JomarB

JomarB Power Member

Podes drer que um dia vais sempre ter que aprender C ou C++. Acho que se nao sabes programar ai, nao programas.

15. Vieirao

Vieirao Power Member

Começei com VB e não estou arrependido, o Vb é bom para aprender.

Mas começa com C++

16. AMSA

AMSA Power Member

Boas pessoal. So uma perguntinha, para nao estar a fugir à questao e para nao estar a abrir outro topico, digam-me uma coisa. Para primeira linguagem a aprender ou ter contacto, JAVA é boa solução? Ou melhor, tanto faz ou há alguma diferença, é dificil começar por JAVA?

Abraços

17. Não acho. Acho que até é boa ideia porque podes passar para conceitos mais avançados sem aprenderes outra linguagem.

18. TheRieper

TheRieper Power Member

Se quiseres começar duma maneira soft, e depois te adaptares a outras linguagens pascal é a solução.

Abraço

19. HecKel

HecKel The WORM

Desculpa-me, mas discordo. Sendo uma beca biased, mas a meu ver Pascal já está out of date, Python é excelente para quem está a começar, em todos os aspectos, e num que eu acho essencial para quem programa..., obriga o programador a identar o código..., poucos fazem isso e é algo bastante importante.

HecKel

20. brock

brock Folding Member

Concordo plenamente contigo heckel começei também com pascal não digo que não seja importante para perceber o codigo inicial mas penso que fará mais sentido começar com um VB ou até mesmo C encontra-se bastantes tutoriais na net ou até mesmo aqui no forum varios codigos basicos para começar com uma determinada linguagem.
    (C++ ainda acho a melhor).
    cump's.

Partilhar esta Página